vinheta-destaque-aereoO Comando da Aeronáutica informa que, por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB) apresentarem possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EVANDRO

PALHAÇA!!!!!

EVANDRO

PALHAÇADA!!!!

Rodrigo Torres

FX-2 _________ pura!!!
Uma vergonha isso.

ESTE COMENTÁRIO FOI EDITADO POR CONTER PALAVRA DE BAIXO CALÃO

Harry

Caros Como disse anteriormente esta correncia esta francamente aberta, o que muito nos favorece. A cada dia as coisas tendem a ficar mais clara. Agora tudo isso porque?, por que querem mais prazo? O que querem oferecer a mais? (e diziam aqui que nada mais tiham a oferecer) Ou melhor o que querem de nós? afinal nada é de graça ( ao contrário do que diz o nosso presidente) A partir desse momento deixa de ser uma apenas venda de produto e tecnologia. Sem dúvida nenhuma o que parecia ser antes, uma postura geopolítica só do Brasil, agora passa a… Read more »

Storm

Calma pessoal, a data de anuncio do vencedor já foi fixada em 30 de Fevereiro de 2010, um dia antes do feriado de São Nunca…

Harry

Caro

Onde alguns veem P….. vejo possibilidades, tudo depende de nossa capacidade de gerenciar.

E eu acho que a Aeronautica, NJ e governo esta tendo de sobra.

Abs

Marco

Neste ano não decide nada. Vai ficar para 2010.

jc

A pergunta de 1 milhao de dolares eh: quem faz maior papel de palhaco nessa estoria, nos ou a Boeing e a Saab?

Rogerfer

Enquanto a maioria está “emputecida” com a demora, eu estou achando que isso é melhor para nós, no sentido da disputa/concorrência. É claro que ficamos receiosos que não saia um resultado positivo, mas parece que está tudo muito bem encaminhado. Esse projeto vai ficar para a história.

Como o Harry disse, muita hora nesta calma. É melhor fazer a coisa com cuidado porque daqui há dez anos vamos estar com este mesmo vetor enquanto alguns países já vão estar indo para a próxima geração.

Rogerfer

Isso se não acabar tudo em 21/12/2012.

CorsarioDF

E como tudo no Brasil, vai acabar em PIZZA!!!

CorsarioDF

Eu já acho melhor nós colocarmos duas ou até mesmo 3 turbinas no Super Tucano e transformá-lo no Hiper Tucano, aí não vai ter pra ninguém, um caça de “várias” gerações em um só avião!!! Ou então partir para o progeto do caça de 8ª geração com oito divisões o FX-Pizza!!! Aí sim eu quero ver ter alguém para encarar a gente!!!
rsrsrsrsrsrsrs

Sds.

CorsarioDF

digo “PROJETO”, desculpe pelo erro!!!

bulldog

ouvi dizer que o FX-Pizza vem com armamento de 6ª geração, como azeitonas pretas BVR, ervilhas inteligentes e palmitos a laser.

Douglas

Fica óbvio que a princípio não existe o favoritismo frances dentro da FAB. Se existisse, já teriam assinado o contrato.

A FAB está esticando o prazo e por ora está contendo o lobby frances fortissimo que vem do Planalto. Foi esse lobby que tentou empurrar goela abaixo no 07 de setembro o caça frances.

A FAB foi estóica, aguentou a pressão e vai tentar encerrar o FX 2 ao seu modo.

Abraço

Mabill

Hahahahahahahaha, mandou bem bulldog…O resultado só vai sair depois que os deputados, senadores e a cupula do pt (molusco) tirarem o Breve de Piloto; partindo do principio que a escolha pertence a quem vai usar(escolha técnica em vez de política)!!!

Braziliano

Depois da tempestade, a bonança.

Creio que os Estadunidenses e os Suecos não continuariam participando de um eventual teatro criado pelos “ishpertos lula e nj”.

Se estão ainda participando, pode ser um bom sinal. Espero.

max

não sei….simplesmente não sei.

Asterix

Pessoal, leiam com atenção!
Foram as CONCORRENTES que pediram o adiamento.
De repente o Brasil virou a donzela cobiçada….
Mas na verdade, mal sabem essas concorrentes que essa donzela já está mais que arregaçada….

tomas

Bem que eu falei que a “coisa toda” ficaria para outubro.
Há gigantescas implicações econômicas e geopolíticas neste processo. Ao que parece a pueira está abaixando depois dos lamentáveis e desnecessários acontecimentos de 7 de setembro último, que colocaram o programa FX-2 na berlinda levando à suspeita sobre lisura de como a escolha seria feita.
Agora retorna novamente o lado técnico e entrega-se a “bola” novamente a quem de direito, a FAB.
Vamos ver até quando!

alvespereira

Bom dia,

Vou tirar um cochilo, me acordem quando tudo for resolvido, esta novela já esta dando sono.

Saudações.

Esdras

Acho que o governo está é usando a tática de quanto mais demorar, melhor podem ser as propostas.
Pode ser uma boa, mas espereo que não se esqueçam que o FX era para a década de 90 e já estamos no final de 2009.

Lobo

Calma guerreiros, “muita hora nessa calma!” O procedimento é complexo, muito complexo, envolve interesses e questões que vão muito além da opção, já em sí difícil, de um novo caça para a FAB. O acirramento da disputa é favorável ao Brasil, mas carrega em seu bojo, um monte de contra-informações. Comuns nesse tipo de compra. É preciso separar, oa menos tentar, o que é informação e o que é simples desqualificação do concorrente. Estamos selecionando um parceiro, para a FAB, para a industria bélica e aeronáutica e para o País, pelos proximos 20, 30 ou 40 anos. O anúncio apresentado… Read more »

LBacelar

prepare- se p/ hibernar…

Se continuar desse jeito nós vamos receber o primeiro caça em 2057…

Já pensou um Super Hornet em 2057? rsrsrs

Antes tivéssemos aceitado participar do PAKFA

Lobo

Se o blog permite-me um texto mais longo, segue este mencionado anteriormente. Grato pela gentileza da atenção. Da Folha LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA Lição de nacionalismo e política O Estado precisa, sem dúvida, da crítica, mas não à custa de desmoralizarmos o que já conquistamos O PRESIDENTE Lula, em entrevista ao “Valor Econômico”, deu uma lição de nacionalismo e do que significa a política em uma sociedade democrática. Em relação ao primeiro ponto, Lula declarou-se nacionalista, cobrou dos empresários que também o sejam, e disse que há tempos vem demandando que a Vale construa usinas siderúrgicas no Brasil em vez de… Read more »

Luciano

o pessoal não consegue ler duas vezes antes de postar?

por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo…

Luciano

o pessoal não consegue ler duas vezes antes de postar?

por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo…

Lobo

O professor Bresser-Pereira é ligado, creio que filiado ao PSDB, logo parece-me insuspeito, ou digamos,”menos suspeito” em seus elogios às instituições, especialmente ao governo atual.
Trata-se de uma mente bastante lúcida.
Embora não trate especificamente do tema do blog, a seleção do FX-2, pareceu-me muito oportuno e apropriado para o momento de “angustia” que muitos aqui têm vivido.

Jobim

Assim, o francês não pode entregar mentiras de Sarkozy … Uma semana, talvez eles podem mentir algo juntos. A Saab está pronta fora do escritório Saito diz que o boato.

Angelo Nicolaci

A boeing pediu novo prazo pois a SAAB manteve a ultima proposta e a dassault entregou a sua hj, só se a SAAB mudou de ideia em cima da hora e aproveitou que a Boeing não teve tempo de preparar sua ultima cartada

sergio

novela sem fim, ja perdeu a graça, e bem provavel que na data marcada haja novo adiamente, ai estara sendo colocado em duvidas a vontade de realmente estes aviões serem adquiridos.

RL

Ta parecendo Fraucatua isso ai. Pressão de alguem para embaralhar o processo e com isso ganhar tempo e alavancar ferramentes, subterfúgios de modo que permitam ainda anunciarem outro vencedor.

Vencedor este que tem muitos interesses aqui. E poder para fazer acontecer.

Felipe Cps

Vai ver que é assim: quando a proposta boa é a da Dassault, fecha com ela. Quando a boa é das concorrentes, dê mais prazo.

Só lembrando uma coisinha: se entrar em 2009 vai ficar pro próximo governo, porque em 2010 “não pó-dji”…

Sds.

André

Será o martelo será batido em 23 de outubro, dia do aviador?

RL

A sensação que se tem, é a mesma de uma partida de futebol onde esta empatada a partida em 1 x 1.

Más.

O juiz, já comprado começa a dar minutos de acréscimos até o time preterido fazer o gol de desempate, ai o juiz muito sabiamente apita o final da partida.

Marcelo Tadeu

Sinceramente, a maioria aqui não entende de nada mesmo!!! Acho que não têm o que fazer e ficam entrando no Blog. Quanta ignorância, me desculpem!!!

Harry

Caros

O presidente tem perfil de quem confrontou o poder em um dos momentos mais dificeis, (para eles), He, He, o pau comia solto.

Esteve a frente de negociações com gente poderosa, enquanto lider sindical.

Alguem contesta a capacidade de negociação do homem, s/piada, He, He,

Questão técnicas deixa com Jobim e Saito (Aeronautica).

Enquanto houver vantagens a ser tiradas……quando não houver mais.

VIDA LONGA amigos

Angelo Nicolaci

Lobo tomei a liberdade de postar esse texto da folha no meu blog ok amigo??? se quiser pode dar uma olhada, pois é o enfoque do meu projeto, e espero que possa contar com sua participação, pois é um espaço aberto a todos os amigos que anseiam por conhecer a geopolitica e assuntos estrategicos.

http://www.brasilnicolaci.blogspot.com GeoPolitica Brasil

André Castro

Sem comentários…….

Fábio Mayer

E quando outubro chegar, prorrogarão para novembro. E em novembro, para janeiro. E em janeiro, para julho. E em julho, para agosto. E em agosto, para 7 de setembro. E em setembro, para outubro. E assim sucessivamente… Nesse processo todo sempre que eu critiquei poupei a FAB. Mas agora não vou poupar. O comando da FAB deveria deixar de ser tonto e enviar um recado para a presidência, dizendo que a escolha da força é o caça X e pedindo uma decisão, mesmo que seja pelo caça Y. Mas não, entra no jogo do lobby, do diz-que-me-diz, no jogo do… Read more »

Walfredo

Pela fusão Dassault+Embraer+SAAB já.

Angelo Nicolaci

Pessoal a torcida do SH não conhece ainda o Blog GeoPolicita Brasil??? Pq o SH esta sem nenhum voto na enquete, a briga esta acirrada entre Rafale e Gripen por lá, deem seu voto participem amigos

http://WWW.BRASILNICOLACI.BLOGSPOT.COM

ToP GuN

E aí, quem aposta 2010,2011 ou 2012??

Abraços

kaleu

Pessoal,

Entendo que os colegas estejam “bravos” pela prorrogação … entretanto não se pode negar que a cacá que o Pres. fez tem rendido bons frutos e melhoras nas propostas … isso é bom … precisamos aproveitar essa oportunidade e “espremer” todo o caldo desses gringos … acho que ta sendo positivo !

E acho tbm que não pode passar de 23 de outubro … pra não melar novamente !

abc
Kaleu

kaleu

mas, até lá vamos ESPREMER !!! RSRSRS

Marino

Parece-me, que parte dos frequentadores do blog, tem memória curta, por diversas vezes, o Brig. Saito declarou, que a FAB apresentará a avaliação feita pela Força, de caca um dos 3 vetores em causa, para apreciação/decisão do escalão superior MD/PR. Aí, certamente estarão todos os conceitos apurados pela Força, quanto a cada aparelho, tanto na parte operacional em si, quanto na operacionalização da TT e aporte de recursos. Trabalho em uma empresa, de grande porte e quando uma área avalia algum novo equipamento, apresenta à Diretoria a análise em sentido o mais amplo possível, indo desde os custos de aquisição,… Read more »

Marino

…caca, entendam …cada… por favor.
A Comissão Gerencial do Projeto FX 2, é FAB, e não Governo.

jc

Teatrao governamental pra enrolar a Boeing e a Saab. Jah se acertaram nos bastidores pelos franceses ha tempos. Quando tem uma empreiteira nos bastidores, o jogo acabou.

kaleu

Grande Felipe Cps !!

Sengundo informações da Agência Estado e da EFE a prorrogação foi feita a pedido da SAAB :

“A prorrogação do prazo, que já havia sido acenada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na última sexta-feira, foi atendida em função de um pedido da sueca SAAB, fabricante do avião Gripen.”

SERÁ QUE VIRÃO NOVIDADES PORAÍ ???

abc
Kaleu

Hornet

Um detalhe que pode ajudar a entender o que supostamente deve estar por trás do pedido da Boeing para adiar o prazo: o Lula está indo esta semana para os EUA.

Ele não vai tratar oficialmente dos caças, ele está indo para uma reunião com o G-20 ou algo assim, mas alguém aqui duvida que o Obama não vai querer puxar o assunto…hehehe

alguém sabe o que consta da proposta da Dassault que foi entregue hoje? Já foi divulgada em algum lugar?

abraços a todos