‘Voo tático’ disponibiliza primeiras fotos dos Mi-35M da FAB

109

Mi-35M

O blog “Voo tático” recebeu as primeiras fotos dos Mi-35M da FAB. Elas foram enviadas pela Logitec – Consultoria em Logística”, que representa a Rosoboronexport no Brasil.

Na FAB estes helicópteros serão conhecidos como “AH-2 Sabre”.

Para ver as fotos clique aqui.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RoLoUcO

na boa e sem querer falar mal da fab, mais estas aeronaves parecem que foram feitas por um latoeiro i no martelo. esta e minha impressao para o acabamento do bixo! sem fala que este lugar parece a oficina do meu avo de 70 anos que ele mantém do jeito que ele construiu na década de 50.tomara que seja só impressão e que o recheio seja bom!!

José

Senhores, a FAB está de parabéns por estes 12 Helicópteros.

Resta saber se o Exército vai adquirir mesmo as 24 unidades deste aparelho também.

Mercurio

Mas nem chegou o equipamento e já estão “martelando”! Até a oficina (que pra mim está de bom grado).

Parabéns a FAB pela aquisição!

Bruno Rocha

Não tenho palavras. O Brasil tem um Força aérea precária e vocês tem a coragem de reclamar de quem nos estende e mão. Preferem ganhar caças por misericórdia dos franceses??
Melhor valorizarmos quem faz a BONDADE do nos vender uma aeronave excelente como esta.

VLW russos. Mesmo dizendo que foram vocês que inventaram a rapadura(mentira), agradecemos a pela venda.

O Brasil está de braços e pernas abertas para vocês.

Amem.

abraços. Tchaus

F/A-18E Super Hornet

“… vocês tem a coragem de reclamar de quem nos estende e mão.” Não entendi. O Brasil é um país soberano, significa que somos NÓS é que decidimos o quê, quando e quanto iremos comprar. Não temos que dar satisfação a ninguém sobre isso. Muito menos valorizar a “Bondade” de quem nos vende seus produtos. O país de quem nós compramos o produto, que agradeça aos Céus pela nossa opção. Venda de “prateleira” quase todos os países fazem (exceto EUA por envolver questões políticas). Se um país não quer nos vender um produto, bola pra frente à fila anda, há… Read more »

pacau

daqui a pouco aparece a Vovodka, defendendo seus conterrâneos.

Flavio

Rapaz, braços abertos eu até entendo, agora pernas abertas, jamais!!!!

Temos que escolher o que comprar, quem quiser vender, vende, quem não quiser, não atrapalhe, pois sempre tem alguém que quer vender.

luciano

Na Rússia o Helicóptero martela VOCÊ!

Henrique Sousa

Não que tenho esperado, mas achei que nunca veria uma imagem destas.

Para quem tem mais de uns 35 anos, e cresceu admirando/temendo os MilMi-24, nada mais nada menos que a aeronave encarredada de martelar as colunas blindadas da OTAN nos campos da europa central, defendendo a URSS/CCCP; e ver agora um desenvolvimento desta sendo incorporado à nossa FAB, e assombroso.

Acho que por mais que esta geração de jovens esteja acostumada com mudanças, nada se compara àquela presenciada por quem cresceu nos idos de 70/80.

Capitão

Eles servem pra fazer isso…
http://www.youtube.com/watch?v=9MlA1qqNoJE
O INFERNO na terra.

Abs e viva a FAB!!! Que venham mais!!

Abs!

Luís Aurélio

Se estes helicópteros vierem com as mesmas armas que eles operam na Rússia; “sai debaixo” !!!

Henrique

Estes gafanhotos não tem a concepção de montagem de um Apache mas são robustos, confiáveis e principalmente temidos… são os Tanques Voadores da velha URSS.
Que bom que os teremos por aqui e será também uma boa experiência para a FAB testá-los na prática em nossos céus. Num cenário como o da AL… uma centena destes dará frio na espinha a qualquer força dos “hermanos”…
Pergunta aos mais entendidos: pelo que notei a versão que compramos não tem trem de pouso retrátil… algum comentário a respeito?
Abraços.

Francoorp

VIVA a FAB, Finalmente coisa boa aqui, falta sò o exercito e os fuzileiros navais terem a coisa e tudo bem, armas de 1° pro nosso povo, por que nao? Temos armas anti-OTAN e isso é maravilhoso! A OTAN que vai ao inferno!!!! A Amazonia é nossa, O petrolio é nosso, o Aluminio é nosso e a agro-negocio é nosso!!!! Morte aos traidores e vendidos a propaganda norte-americana, viva o Brasil Viva a independençia de nossas escolhas!!!!!!!!!!!

Bruno Rocha

Viu. O Brasil não pode sair por ai comprando o que quer e quano quer. POis se fosse assim, não iriamos estar a uma década e meia esperando o FX se tornar FX2 e – FX2 a missão -.

Se fosse tão facil comprar assim F/A-18E Super Hornet, ja teriamos a maior força aerea do mundo. Pois que nos falta não é vontade é $$$$$$

Temos SIM que agradecer aos russos por nos venderem um PODEROSO helicoptero de combate. OU você SUper Hornet teria que se contentar com um helicoptero de boné.

abraços flwww

Bruno Rocha

“Na Rússia o Helicóptero martela VOCÊ!”

LUciano meu amigo. Você me fez lembrar que:

Na União Soviética, o helicopero voa em você.
Na União Soviética, você explode a bomba atômica.
Na União Soviética, o Sol gira em torno da Terra.

Rodrigo Rauta

Galera, o heli é do CARAIO, um enorme salto pra gente! Não tem do que reclamar!!!
A não ser essa cor “azul-mendigo” que o Heli ta pintado! Eta corzinha feia hein!!!!Ele podia vir pintado todo de preto..ia ficar o bicho…ehehehehehe!

Abraços!

Bruno Rocha

Ae o super hornet e amigos desse país. A soberania militar desse país só vai até sua fronteira. Além de ela ser muito desrespeitada pelos outros países “irmãos” e supostos aliados(EUA).

Não quero que fiquem com raiva de mim, mas só seremos respeitados lá fora quando tivermos os caças que queremos.

O que atrai eles(estrangeiros) é a nossa Mata Atlântica, Recursos naturais já esgotados em seus países e o Petróleo do Pré-Sal.

Abraços

Bruno Rocha

E por falar em Pré-Sal. É por isso que os Estados Unidos querem tanto nos vender aqueles caças, o acordo é nos dar toda a sua tecnologia(!) e em troca nos os ofereceríamos o nosso Petróleo do Pré-Sal.

Eles dizem que teremos a cadeira provisória na ONU. Logo os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA controlam quem entra ou sai da ONU conforme seus interesses.

Obrigado a atenção de quem leu. Obrigado.

Abraços

Paulo

Rolouco as 14.09 vc nunca viu esse bicho guspindo fogo faz o inimigo tremer as pernas

abs

Bruno Rocha

CORREÇÃO:

eles querem nos dar a cadeira permanente e nao provisória.

PERMANENTEEEEEEE!!!!NO CONSELHO DA ONU

Paulo

É Bruno o lobby americanos vai vir mais coisa por ai.
Aonde vc teve essa informação?

abs

Bruno Rocha

No Jornal da Globo a uns dias. Falaram que além de nos dar a tecnologia que tanto queremos, iriam nos favorecer no mercado militar, econômico e na política. Principalmente na poílitica.

Por isso eu digo que os franceses e americanos estão prometendo de mais. Srá que vão cumprir???

Abraços. Tchau e até o próximo comentário ou Poster.

F/A-18E Super Hornet

Caro Sr. Bruno Rocha “… O Brasil não pode sair por ai comprando o que quer e quano quer. POis se fosse assim, não iriamos estar a uma década e meia esperando o FX se tornar FX2 e – FX2 a missão -” Não misture as coisas, o âmbito do programa FX-2 é o reaparelhamento de nossa força aérea, em substituição às aeronaves F-5E, MIRAGE 2000 e AMX, além dos “imprescindíveis elementos de avanço tecnológicos para a Força Aérea Brasileira”. Fica notável que não se trata de uma simples compra de caças. Envolve transferência de tecnologia (NÃO TOTAL, mas o… Read more »

Sopa

Pessoal uma duvida esses helis serão novos ou revisados (usados) ?

Att.

CADU

Novos, esta foto é da linha de montagem dedicada aos nossoa Heli, pelo que entendi.
Abraço

Harry

Caros, Bela aqusição, espero que essa parceria frutifique e venha mais unidades dessa Helis.
Abs

Getulio - São Paulo

Depois desta ótima notícia da vinda do MI-35, o terror dos tanques e tropas, aguardamos que enquanto o FX-2 não sai, nosso mercador de carnes de frango para a Russia possa trocar uns quilos de carne por uma dúzia de caças SU-35.

Bruno Rocha

Mesmo que o Brasil quisesse o melhor caça do mundo senhor SH. Temos que escolher o melhor que eles nos oferecem. E se não quiserem vender o que nós queremos, paciência. Vamos então ao próximo

Me desculpe se fui desrespeitoso com você.
.

luciano

Fico feliz pela FAB. Esses Helicópteros são muito legais e fodões, o Brasil nunca teve algo assim….

Toma que o exército também os consiga, vai botar medo!

MOsilva

Henrique

O trem de pouso do Mi-35 é retrátil. Repare que na foto é possível ver a caverna de recolhimento do trem de pouso traseiro. A família do Mi-8, esta sim tem trem de pouso fixo.
Fico curioso em saber qual será (se é que vai haver…) o canhão frontal do aparelho. Tem um modelo do tipo revólver (semelhante ao usado no Apache) e um Gattling multi-canos (semelhante ao do A-10). Qulaquer um deles faz um estrago danado…
SDS.

RL

Deveriamos ter mais umas 30 unidades de bixão ai….Más pra começar esta de bom tamanho.

Agora, uma coisa que poderia acontecer nas relacões comerciais com a Russia, seria a vinda de alguns sistemas SS-400.

F/A-18E Super Hornet

Caro Sr. Bruno Rocha Não precisa se desculpar, você não faltou com respeito comigo. Admito que ao ler o seu comentário, em especial a parte: “… O Brasil está de braços e PERNAS abertas para vocês(russos)…” veio-me um súbito sentimento de ódio. Pra mim é inadmissível uma sentença dessa magnitude. Uma alusão a prostituição da nação a qualquer estrangeirismo é abominável! O Brasil é “Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria… Read more »

F35 ja

Olha eu ja vi puxa saco mas o que eu li nesses comentarios e rediculo,pra começar eu não faria negocio com russo nenhum,nem que ele fosse o ultimo recurso do mundo. É só ver o que o governo deles fazem com o seu proprio povo que exemplo né,e tem muito metido a esquerdista aqui nesse blog que não ficaria satisfeito com alguns caças mas tambem teria que vir a crueldade dos seus governantes,se o comunismo fosse bom,o mundo todo o seria,mas graças a Deus e nasci num pais democratico,corrupto mas democratico. Mas uma coisa,só para salientar muitas tecnologias que os… Read more »

F35 ja

Na boa alguem se lembra daquele seriado o Aguia de fogo com aquele heli BELL 222,aquele heli sim era fu***o,se ele existisse daria um pau nessa arca de Noé (Mi35)

RoLoUcO

calma galera do blog,, não falei que o heli e ruim não. só quis dizer que o galpao que fica a montagem e muito velho, ninguém na foto esta de macacão, cada macaco que esta sendo usado para segurar
o heli e de uma cor diferente( da a impressão que nao sao dali), cabos eletricos esparramados no chão, e por ai vai. da uma impressão de que esta sendo montado a moda caralh….!!!
só isso…

MOsilva

Caro F35 ja… acredito que o Brasil tem feito, ultimamente, uma política de requipamente de suas FFAA usando uma estratégia das mais interessantes: diversificar. Com isso estamos tendo acesso a vetores das mais distintas procedências, sem ficar “refêm” de um único país/fornecedor. E também permite que sejam conhecidos (mesmo que de forma não tão profunda) aspectos das tecnologias usadas em diversos países. Se há uma intensão de se revitalizar a indústria armamentista brasileira, creio que estamos no melhor caminho. Ideologias a parte, a Rússia é um tradicional fabricante/fornecedor de armamentos do mercado mundial. E o Mi-35 já demonstrou suas qualidades… Read more »

Lucius Clay

Acredito que o azul na aeronave seja um fundo preparador, adequado para evitar a corrozão e melhorar a superfície da aeronave para a tinta que será aplicada, não será azul portanto a cor do Mil Mi-35.

Atenciosamente

MOsilva

A linha de montagem não me parece ser das piores não. E na foto aparecem duas pessoas que estão vestidas do mesmo jeito. Pelo que pude perceber, não vi nada particularmente depreciativo.
SDS.

F35 ja

caro MOsilva
Eu entendo muito bem a sua colocação,mas é que eu fico loco da vida quando vejo tanta idolatria por um sitema como esse,concordo com a politica de reaparelhamento da FFAA,mas como dizem cada cabeça é uma sentença,mas venhamos e convenhamos,os helis que eu citei são bem melhores,até aquele Bell 222 do seriado.
um abraço F35

Bruno Rocha

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 🙂
Gostei da animação Super Hornet

Só para esclarecer.

Como diria alguns primos meus. Receber de “braços e pernas abertas” significa(de uma forma exagerada) receber alguém “de todo o coração”,”de toda boa vontade” e etc.

Hornet

segundo o informe da FAB: “Pilotos do Esquadrão Poti terminam instrução teórica do helicóptero de ataque MI-35M Os cinco oficiais aviadores do Esquadrão Poti (2º/8º GAV) concluíram neste mês o curso teórico da aeronave MI-35M (AH-02 Sabre), na Rússia, e iniciaram os preparativos para a instrução aérea. Em dois meses e meio de aulas teóricas diárias, a equipe conheceu a aerodinâmica, a construção do helicóptero, o motor, o armamento, o emprego em combate e os instrumentos, entre outros. Ultrapassada esta etapa, iniciaram a preparação em solo, que terá a duração de duas semanas. Nesta fase, serão apresentados aos seus instrutores… Read more »

MOsilva

Olá F35 ja A Rússia é, hoje, um país capitalista. O comunismo soviético acabou por lá desde a década de 1990. Sem dúvida que ainda existe muito da antiga estrutura, mas na prática a Rússia é capitalista. Diferente da China, que está “inventando” um “capitalismo socialista” (para mim, são comunistas mesmo…). E, independentemente do regime político/econômico, o que nos interessa, como brasileiros, são as vantagens e pontos positivos que se pode ter de uma negociação de compra de equipamento bélico. Se algum membro de diretório estudantil vivendo na década de 1960 defende a tecnologia e os armamentos russos devido a… Read more »

Henrique

Caro MOsilva,
Pelo que percebi o modelo das fotos é parecido com o que foi vendido à Venezuela e não tem trem de pouso retrátil (foto no link ao lado): http://www.airliners.net/photo/Venezuela—Army/Mil-Mi-35M2-Caribe/1416887/L/&sid=4d57f234f008338b78af9121aa0bd575
Esta é minha dúvida se é melhor para o nosso tipo de necessidade ( ou é para baratear o custo de aquisição/manutenção (modelo exportação).
Abraço.

BRAVURA

Na mídia há pesadas críticas a aquisição do Mi-35 iniciados por Mangabeira Unguer, como é de praxi a qualquer aquisição de equipamento procedente da Rússia. Os lobistas americanos/europeus adoram. Acredito que esta escolha foi facilitada principalmente pelo preço. Pra quê danado o Brasil compraria um helicoptero fino como o Apache ou Tiger que tem mesmo preço de um Rafale. Quantos Mi-35 compramos com o dinheiro p um único Apache. Sejamos estrategas ao mínimo. O cenário de operação desse rotativo será a Amazônia. Clima úmido, quente, isolado. O Mi-35 tem características multifunção: Transporta 8 soldados armados e municiados (podem descer no… Read more »

Harry

Caro F35 “Eu sou brasileiro em primeiro lugar,mas procuro analisar os assuntos sem paixonites agudas,”
Não é o que voce esta demonstrando
“eu não faria negocio com russo nenhum,nem que ele fosse o ultimo recurso do mundo.”
Se for por questão politica nos compreendemos, mas se for tecnica
alguns de nos como já demostrado acima e a Aeronautica discordamos.
Abs

Giovani

Gostei mesmo foi a rapidez com as coisa foram feitas, em breve estas Maquinas estarão voando na Amazonia, beleza.

Se o negócio FX fosse feito com essa rapidez certamente o F-X estaria voando antes de 2014.

Cá pra nós esse Héli deveria ser chamado de AH-2 “Dragão”, combina mais com esse cospe fogo voador.

Giovani

A noticia do blog vootatico.com.br diz que uma comissão o Exercito Brasileiro está na Russia acertando a compra de mais Helicópteros MI-35 para o ComAvEx, seriam 12 unidades.

MOsilva

Olá Henrique A foto que aparece no site que você endereçou mostra realmente um aparelho com as insígneas da Venezuela e com a palavra “caribe” escrita que não parece ter o trem de pouso retrátil. No entanto, se forem buscadas fotos do modelo (Mi-35) haverá várias que mostram aparelhos que tem trem de pouso retrátil, todos muito semelhantes entre si. Nas fotos dos Mi-35 “brasileiros” dá para ver a caverna de recolhimento do trem de pouso e um recorte na chapa compatível com o formato da porta do compartimento. Assim, pelas fotos mostradas, creio que o modelo brasileiro tenha o… Read more »

F35 ja

Caro MOsilva,concordo que a russia não seja mais comunista no papel,mas no fundo eles nunca deixaram de ter suas ideologias comunistas,quanto aos chineses esses eu prefiro nem comentar,quanto ao delirio do “Aguia de Fogo”era muito divertido mesmo,em materia de realismo o “trovão azul”dava show.SDS Caro Harry,”Não é o que voce esta demonstrando”,quando eu citei o meu comentário,não estava puxando a sardinha para nenhum outro pais ou sistema politico.Eu sou apaixonado pelo meu Brasilzão querido.Pois tem muita gente que comenta aqui que desvaloriza a industria belica e de defesa nacional,e valoriza a de outros paises como Russia e China. “Se for… Read more »

Getulio - São Paulo

Penso que a destinação do MI-35 é mais que um simples helicóptero de ataque destes citados, que acho em nossa realidade, seria um desperdício de dinheiro.
O MI-35 é uma versão atual do famoso MI-24, helicoptero que é muito bem armado e muito útil para infiltração/exfiltração de comandos, apoio aos combatentes terrestres e até resgate de pilotos abatidos, já que pode transportar fora os dois tripulantes até 8 soldados equipados. Possui canhão rotativo e pode lançar misseis ar-ar, ar solo e bombas aereas. Que outras funções pode ter? Só a necessidade dirá. Feliz aquisição FAB.