Comandante da Aeronáutica Juniti Saito durante a LAAD-09

Segundo a última edição a revista Veja, o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, pediu demissão do cargo na segunda-feira passada por causa das declarações de Lula sobre a aquisição de 36 caças Rafale antes mesmo que a própria Aeronáutica terminasse a análise das propostas. Lula contornou a situação e Saito resolveu ficar.

Se o evento realmente aconteceu isto ainda merece maiores confirmações. No entanto, está claro o mal estar de toda a cúpula do governo com a história do anúncio (depois desmentido) da negociação com a França. Uma semana que poderia não ter existido, mas infelizmente aconteceu.

FOTO: A. Galante, Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Azul&branco

“Mune ni tsuketeru maaku wa ryuusei
Jiman no jetto de teki wo utsu
Hikari no kuni kara bokura no tame ni
Kita zo warera no urutoraman”

Este CHEFE merece os versos acima!!
Os mais antigos devem lembra da canção!!
tem até uma navezinha do GAM na foto…

Klevston kvowster

Seria muito interessante e mostraria respeito aos participantes se fosse realizado uma coletiva de imprensa nas quais antes de se realizar a análise final, fosse colocado todos os interesses das tres empresas e fizesse um debate, depois de alguns dias desse o resultado para todos. Agora da maneira como foi feito mostrou desrespeito a todos.Para mim lamentável, mais ainda há concerto,agora veremos, se eles terão como denrolar a teia nas quais eles se meteram.

Mauricio R.

Não somente o Comandante da Aeronáutica, mas tds os envolvídos no processo de seleção deveriam sair.
Os desmandos da administração Lula tem que ser expostos, chega de acobertamentos, chega desse entreguismo aos franceses.

Luís Aurélio

Repararam bem na foto do Saito??? O caça preferido dele está sobre a mesa e a direita dele!!

Julio

Se for verdade a noticia, demonstra mais uma vez a transparencia pela qual a Força Aerea conduziu o processo de escolha dos aviões. Talvez para nós brasileiros passa parecer estranho a decisão do comandante da Força Aérea, pois aqui no Brasil vemos o presidente do Senado sendo acusado de crimes administrativos e favorecimentos e acha que é normal, ministros que agem a margem da lei, nem vou entrar no detalhes quanto a deputados e senadores. A decisão do Comandante Saito é de uma forma mostrar para os concorrentes que a força aérea não está em conluiu com a decisão “politica”… Read more »

Julio

Luis Aurelio, a foto foi tirada por ocasiao da LAAD-09.

Ricardo

Voces lembram do aerolula que foi comprado sem licitação e pago a vista. O que se pode esperar de um governo onde a corrupção e o favorecimento estão acima de tudo e todos.A decisão deve ser politica isto não tem a menor duvida, mas por favor respeitem a decisão tecnica da aeronautica e seu pilotos.

athalyba

Como é que é ??? Vc acredita mesmo no que a Veja publica ??? Faça-me o favor, Galante !!! Já está mais do que claro que a revista é desonesta e parcial até a medula, é capaz de fabricar qqer coisa pra transtornar o ambiente. E está ficando claro, pra mim, que a editoria do blog “comprou” a versão do PIG e não está fazendo uma análise equilibrada do acontecido. Já dei minha opinião em outros tópicos e vou repeti-la: a condução do processo está 100%, pois com esse último movimento (a declaração de abertura da negociação com os azuis)… Read more »

Gunter

Esta longe o dia em que qualquer notícia da VEJA terá credibilidade, faz tempo que VEJA virou um folhetim político.

Esdras

DUVIIDOO!!!

Concordo com athalyba, não acredito nessa revista mentirosa!!

Wolfpack

Pessoal, não têm conserto não. Seja qual for a solução para o FX2, o estrago já foi feito. Ficamos desmoralizados pela incompetência de nossa adminstração. Este cara apesar de Presidente não deveria nem tocar no assunto. Seus acessores anti-americanos colocaram tudo a perder (MAG o Top Top e o Celso Amorin). O Jobim deixou a coisa rolar se intervir. Uma sucessão de fatos vergonhosos. A Dassault está tirando proveito claro da situação, e se deixarem a Boeing entra e tira mais casca ainda pois ficou provado que quem manda é o Cachaceiro. As empresas estão deitando e rolando sobre a… Read more »

Francisco AMX

Não gosto do atual governo, por muitas razões, aliás não gostei de nenhum governo civil que tivemos! todos com muitos podres para explicar, mas tenho de concordar que o Lula está fazendo mais pela defesa do que quelquer um fez, e o Saito é seu subalterno, quem manda é o Lula, eu na posição dele não teria nem perguntado nada para a FAB no âmbito político e comercial, apenas teria solicitado um parecer técnico e operacional de cada vetor, e contrataria uma empresa de renome internacional para ajudar a FAB a entender melhor os aviões dispostos, pois para decidri precisa-se… Read more »

Francisco AMX

Tem gente querendo confusão!

Zeke A6M

Colegas, Vejam estas notícias e reflitam. “O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (11), que vai começar a recolher assinaturas para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as recentes compras de equipamentos militares, fechadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. O parlamentar afirmou querer saber quem são os brokers (intermediários) da operação e pretende apurar se um integrante do Ministério da Defesa ficou hospedado na casa de um dos fornecedores do armamento, durante visita à França. Essas são, de acordo com o deputado – delegado da… Read more »

athalyba

Como reconhecer um comentário inútil sobre esse assunto especificamente: 1) Somem os adjetivos. Se o número deles for alto em relação aos substantivos, é apenas uma diatribe. 2) Se os nomes de pessoas está trocado em função de “ironia”, é apenas chorôrô. 3) Se o centro de poder está sendo projetado para além de nossas capacidades, é sinal de complexo de inferioridade. 4) Se entrar uma única sigla política ou algum programa político e sobre isso se construir a argumentação, é texto do Reinaldo Azevedo. O resto é só blábláblá de quem ainda não se expressa muito bem na Lingua… Read more »

kaleu

athalyba, Permita-me discordar … a veja é um veículo sério na apuração dos fatos e porisso é a maior na sua categoria e desmerecer TUDO que por ela é publicado, além de ser um posicionamento ignorante (no sentido de desconhecimento), revela, sim, um forte ranço ideológico esquerdista, aliás … os canhotos de plantão, substituíram o SU-35BM em suas preferências “caça-ideológicas” pelo Rafale … claro, “se não posso escolher o Russo … escolho o mais anti-americano” … e com a escolha político/ideológica, ignoram e desprezam todo o trabalho técnico (de anos a fio), por uma escolha no minimo “abestalhada” … pelo… Read more »

jc

Acredito muito mais na VEJA do q neste governo mais do que corrupto.
E deve ser a 2a vez q ele pede a conta, a primeira foi no episodio dos controladores de voo, quando o mula autorizou a quebra da hierarquia.

Saito,se for macho, sai de uma vez dessa patifaria.

Paulo

Alguém viuessa parte de um comentário do Vilas Boas Correa, no site do JB? Quando o azar chega em duplicata, os santos devem ser invocados. O presidente Lula desabou da euforia com a compra, sem consulta à FAB, dos 36 aviões de caça Rafale, no amistoso bate-papo com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em sua visita ao Brasil, com a reação dos Estados Unidos, que alegam estar a Embraer em negociações sigilosas para vender aviões às Forças Armadas Americanas. Insiste a embaixada ame ricana que a Boeing fará nova oferta para a venda dos caças. Embaraçado nos fios da… Read more »

athalyba

Kaleu, Devemos estar falando de revistas diferentes … Onde exatamente a Veja é séria nas apurações ??? Nos dólares cubanos ??? Nas contas secretas do Lula, que o Dantas deu pra a Abril publicar ??? Nas relações do Eurípedes Alcântara com os partidos de oposição ??? Nas contribuições financeiras das FARC ao PT ??? No grampo do Supremo ??? São tantas as incongruências e desonestidadas da revista que só mesmo o trabalho de um jornalista independente, durante mais de dois anos, é capaz de sumarizar: http://luis.nassif.googlepages.com/ Leia o material dele e depois conversamos, ok ??? Talvez depois da leitura vc… Read more »

Dalton

Athalyba…

complementando o que o Kaleu escreveu acima, e sendo um leitor da revista Veja, admito que muitas vezes eles podem ser parciais, tendenciosos, mas, será que existe alguma publicaçao que nao seja de algum modo tendenciosa?

Nao serao tais publicaçoes que “defendem” o governo, tendenciosas também?

abraços

Mauricio R.

Incrível como tem gente que se dá o direito de patrulhar a opinião alheia.

kaleu

“Esta longe o dia em que qualquer notícia da VEJA terá credibilidade, faz tempo que VEJA virou um folhetim político.”

Como alguém que NÃO LÊ a Veja pode ter uma opinião tão formada sobre o assunto ? … não seria por “repetir” a cantilena esquerdista ? … acho essas afirmações uma P… falt de argumento !

abc
Kaleu

athalyba

Dalton, Sua pergunta, me desculpa a sinceridade, é só um diversionismo e não pode ser respondida. Se vc mesmo acha que a revista que vc lê é tendenciosa e parcial e tem não motivos pra ler outra (como a Carta Capital ou a Piauí) pq, afinal, elas “defedem” algo que vc acharia indefensável, então não há o que responder. Leitura serve para analisarmos diferentes pontos de vista, amigo, pra ampliar nosso entendimento sobre as coisas … Se vc só quer ler o gosta, blz. Mas pra quem quer se informar e ter o mínimo de capacidade analítica, é necessaŕio ler… Read more »

Esdras

Ronaldoo!!

jc

Kaleu, give up, my friend…waste of time….

Mauricio R.

Athalyba,

Então o seu figado está mto mal.

Zeke A6M

Francisco AMX
Gosto de suas ponderações.
Mesmo que ás vezes não concorde muito, enriquece basante o debate.
Tua frase diz tudo!
“Tem gente querendo confusão!”
Diria que “Tem muita gente querendo confusão”
E de todos os lados !
Abraços.

p.s. por favor não me refiro aos debatedores.

Dalton

Athalyba…

acredito que há varias formas de se conseguir informaçao: internet, revistas, jornais, tv…mas acredito que todos tem seu valor, inclusive a Veja, porém, sempre ´pe possivel quando se quer, filtrar as informaçoes.

A revista veja alem do mais nao trata apenas de politica e é uma
excelente revista cobrindo outros aspectos culturais tambem.

Declarar que a revista Veja só publica mentiras ou que a Carta Capital apenas publica verdades pode ser muito conveniente para alguns.

abraços

.——+.*3,

Dalton

Athalyba

desculpe o truncado do post, minha filha mexeu no teclado quando teclei o “enviar”

sds

athalyba

Declarar que a revista Veja só publica mentiras ou que a Carta Capital apenas publica verdades pode ser muito conveniente para alguns.

Ainda bem que eu não declarei isso, não é mesmo ???

Fica a sugestão, que ao que parece o sr. Kaleu deixou passar batido: leia o trabalho do Luis Nassif.

Abcs

kaleu

athalyba Pergunto … e vc, LÊU o link que postou ? … nada que justifique: “Já está mais do que claro que a revista é desonesta e parcial até a medula, é capaz de fabricar qqer coisa pra transtornar o ambiente.” Amigo, não sou jornalista, porém generalizar uma publicação … taxando de desonesto e TUDO que publica é “pra transtornar o ambiente.” é ridículo. Então vc ACREDITA que os “dólares na cueca” … “mensalão” … “carequinha” … “Delúbio” … e o recente caso Sarney foram “plantados” pela revista para tumultuar ? Equilibrio é o desejável … a revista não é… Read more »

Esdras

A revista veja é somente porta voz da elite preconceituosa brasileira, o pior é que a classe média lê e acha que está sendo bem informada.

O grupo sul-africano Naspers, que entrou para o controle da Veja há um ano, foi porta-voz do Apartheid durante toda sua existência. De seus quadros saíram D.F. Malan, que tornou lei a segregação racial e mais dois chefes do Estado pária: H.F. Verwoerd e P. Botha

Dalton

“p.s. por favor não me refiro aos debatedores”

Ainda bem, Zeke A6M, senao mandava um F6F para derrubar vc!

Só para descontrair…

abraços

F/A-18E Super Hornet

Não dúvido que o japonês pediu pra sair. Eu mesmo parei com comentários sobre o FX-2.

Abraços

kaleu

JC,

“Saito,se for macho, sai de uma vez dessa patifaria.”

Se for macho mesmo “bate de frente” com o GF e NJ e leva o relatório da FAB à público e diz o porque não compactua com a escolha … e deixa o circo pegar fogo …

Sou Brasileiro amigo JC … não desisto NUNCA …rsrsrs

abc
Kaleu

Roberto CR

kaleu em 12 set, 2009 às 14:34 Caríssimo, eu não sou da tal de esquerda, mas não consigo mais ler a Veja nem no banheiro. Não é questão de falar mal do governo (o que ela não faz), mas constantemente desenvolver intrigas e factóides (o que faz constantemente), defendendo a necessidade de manutenção de um clima de instabilidade política constante com o objetivo de inviabilizar o governo. Eu chamo isso de golpe, canalhice. Esse governo que está aí, goste ou não, ganhou esse direito nas urnas, é legítimo. E olha que eu aprendi a ler sobre política lendo a Veja… Read more »

A-Bomb

O problema do fx2 e que a palavra final tem que ser dada por um analfabéto Bebado do mula. Ele com seu profundo conhecimento de estratégia militar e aviação. Para se manter um dialogo entre lula um estrageiro é preciso 2 tradutores: Um para traduzir o que o molusco falar para a autoridade estrangeira e outro para traduzir o que o lula fala para o tradutor. Fica assim: Lula falar em Seu “português curto”. O primeiro tradutor faz a tradução ao segundo em português normal. Dai finalmente o Segundo faz a tradução a altoridade em seu idioma natal. Por isso… Read more »

Roberto CR

Putz… dei pra engolir letras ultimamente.
Aonde “… sociedade brasileira e que nuca fez muito pelo país”
leia-se “… sociedade brasileira e que NUNCA fez muito pelo país”.

Abs

Zeke A6M

Dalton,
O problema é que sempre vinham de quadr… digo, esquadrilha. rsssss
Abraços.

Baschera

Caro Athalyba,

Este “tal” comandante em chefe ou presidente da esculhambação não se elegeria mais nem para sub-vice síndico do prédio onde moro.
Respeito enormemente vossa opinião, mas por favor…..

Não entenderam ainda por que vai ser tudo françês ???
Uma pista…… 2010.

Sds.

billy

É bom que seja o F-18 e depois o F-35, CHAVEZ já adquiriu o S-300 dos russos.Alguém confirma?

URUTAU

Senhores Enquanto o BRASIL vacila e brinca de virar potencia ou superpotencia olhem isto O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros. “Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia. Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo. “Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender nosso país… Read more »

JMRC

É lamentável oque aconteceu. Mostra o amadorismo com que o Presidente da Republíca está administrando o Processo do FX-2.
Era um 7 de Setembro que deveria ficar na História, e que virou um “papelão”.
Independente de tudo continuo com o Rafale.

FelipeTP

Diz ele que sim.

Mas o Brasil também está em andamento com mísseis terra-ar, russos e de outros fabricantes.

kaleu

Roberto CR em 12 set, 2009 às 15:45 Permita-me discordar do amigo tbm … em 1º lugar gostaria de deixar absolutamente claro que tenho profundo respeito pelo Governo do Pres Lula, referendado pelas urnas, e que em minha modesta opinião teve mais acertos do que se podia esperar … porém sou livre pra discordar de alguns de seus posicionamentos que em minha opinião não refletem as aspirações de nosso povo … refiro-me a sua postura com nossos vizinhos bolivarianos … a política indigenista de concessão (sem critério) de terras e o recente caso da escolha do FX-2 … O Gov… Read more »

URUTAU

Senhores É impressionante como o antiamericanismo campeia por estas plagas enevoando entorpecendo e até mesmo desmemoriando alguns por aqui quanto a fatos historicos antigos e mesmo alguns mais recentes na minha opinião o BRASIL ficou numa sinuca de bico pois vejamos os americanos antecedentes inumeros de vetos e negativas no que se diz respeito as vendas e compras de armamentos pelo BRASIL portanto não merecedores de nossa confiança os franceses a historia nos conta diversas invasões as famigeradas quase guerra da lagosta e a outra dos camarões queriam ou melhor roubavam e pirateavam nossas riquezas em nosso oceano e tambem… Read more »

Baschera

Felipe TP,
…..o outro fabricante tem os olhos puxados e pequenos !!!

Sds.

Wolfpack

Uma coisa que nem Max Gering me ensinou neste tempo de vida é o seguinte, uma vez que você vai aos seu chefe e pede demissão, esta deve ser sua palavra definitiva, se qual for sua contra-proposta. Você deve ponderar antes sobre as conseqüências e se for pedir demissão que o faça sem abrir mão de sua decisão. Se vc volta atrás, está certo que estará nas mãos de quem pensou se afastar. Neste ponto o Sr Junite Saito está agora assinado embaixo tudo que o Molusco fala, pede e afirma. Para a FAB e para ele seria melhor que… Read more »

Francisco AMX

Obrigado Zake “zero”! 🙂 pela gentil colocação! também não me referia a ninguém do blog sobre a “confusão” era a imprensa mesmo! Mas e o Saito pediu ou não para sair? alguem confirma? ele confirma? não confirma-se nada? então é papo furado ou ele foi convencido mesmo, por argumentos, e isso embasa o que digo, o alto comando da FAs Brasileiras são mais politizados do que muitos imaginam! será que eles não tem suas “preferências” pessoais também, que nada tem a ver com parte técnica!? eu acredito que sim, suposição minha claro! Porém se ele se “acovardou” só podemos lamentar…,… Read more »

Nunão

“Wolfpack em 12 set, 2009 às 16:26 …uma vez que você vai aos seu chefe e pede demissão, esta deve ser sua palavra definitiva, se qual for sua contra-proposta. Você deve ponderar antes sobre as conseqüências e se for pedir demissão que o faça sem abrir mão de sua decisão. Se vc volta atrás, está certo que estará nas mãos de quem pensou se afastar. Neste ponto o Sr Junite Saito está agora assinado embaixo tudo que o Molusco fala, pede e afirma. Para a FAB e para ele seria melhor que ele deixasse a casa.” Wolfpack, concordo com você,… Read more »