MiG-31: Rússia retoma negociações com a Síria

81

mig31-1

A agência russa Ria Novosti informou hoje que Moscou retomou as negociações com o governo de Damasco para o fornecimento de, pelo menos, oito interceptadores MiG-31 Foxhound.

O mesmo periódico que deu a notícia sobre o congelamento das conversações em maio, informou que a companhia Sokol, responsável pela modernização das aeronaves, já iniciou os trabalhos em algumas células que estavam estocadas desde 1994, quando a linha de montagem do MiG-31 foi descontinuada.

Há cerca de dois anos atrás Rússia e Síria assinaram dois contratos na área de aviação militar. O primeiro deles sobre a venda de caças MiG-29 foi implementado, mas o segundo, a respeito dos MiG-31, não seguiu em frente.

Segundo algumas fontes, cerca de 500 MiG-31 foram produzidos desde 1978. Aproximadamente 370 estariam em serviço na Força Aérea da Rússia, mas não necessariamente operacionais.

mig31-2

FONTE: Ria Novosti
FOTOS: militaryphotos

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecsander

O MiG-31 é sem sombra de duvida um dos mais incriveis caças do mundo, mais eu acho um erro comparar com o F-22, assim como o MiG-25, o MiG-31 não tem agilidade, em comparação ao F-22 ele para combater em dogfilther, ele pode ser muito bom interceptação e para atacar com armas de alcance alem do campo de visão, mais ele é como um Mustang 1978, ou um carro de competições de arrancadas, seu motor tem uma força incrivel, pode ate superar com folga um formula 1. Mais seu potencial só pode ser totalizado em uma reta, na curva ele… Read more »

Samuel

Acho que a Mach 2.85 fica difícil ver o bixinho!!!! hehehehe

Adler Medrado

Esse avião é lindo.

Vai ser triste ver Israel derrubar eles.

Cor Tau

“Deu no Globo News agoira há pouco: Mulla manifesta sua preferência sobre caças franceses. Segundo ele, a França se mostrou mais “flexível” na transferência de tecnologia”

Se é serio então deu esse caça ai mesmo….Seria muita burrice afirmar uma coisa dessas em plena~auge negociação….Mas….Sabem como é cachaceiro né?!……….A qualidade do churrasco depende da cerveja que foi comprada………..

http://www.youtube.com/watch?v=I1Aq5I5-7ag

Esdras

Imaginem pelo menos uns 10 destes baseados na Amazônia heiiii!!! assim aquele papo bobo de invasão da amazonia ia para o espaço…

Cor Tau

O satelite espião é o principal aparato no contexto mas não é o definitivo….E Nunca sera….Sempre havera UAVs por ai…..Sempre havera outras formas de aparato para compensar as limitações ou falhas dos outros………

Rodrigo Marques

Será que a Síria apoiará o Irã, militarmente, quando Israel bombardear as instalações nucleares dos aiatolás? Algo que parece inevitável.

COMANDANTE MELK

Senhores,

a velocidade que este avião é capaz de alcançar é fantastica, agora gostaria de informar que a Venezuela deverá adquirir cerca de 10 helicópteros de ataque Mi-28N “Night Hunter”, de última geração, para a aviação de seu Exército. Sem contar que há rumores da possibilidade de compra de um novo lote de aviões de combate Sukhoi Su-30MK2 e, de um pedido inicial do modelo mais avançado, o Su-35.

Sem querer dizer que o nosso vizinho é uma ameaça, mas é bom que cheguem logo as novas aeronaves de combate da FAB, só para equilibrar melhor as coisas…

Grato.

Caipira

Não entendo de caças, mas a impressão passada pelas imagens é que as turbinas desse “monstro” são gigantes…
Alguém tem mais info técnica sobre as turbinas?

Marcelo Tadeu

Um avião muito bonito, mas de outras épocas, hoje a arena BVR acabaria com eles. Imaginem aquela radazão Foxhound emitindo potentíssima radiação eletro-magnética, os AIM-120 C-7 iriam adorar. O que adianta voar à 2.500 Km/h naquele espaço aéreo do tamanho de Minas Gerais, os sírios iriam varar pela Europa oriental antes de perceberem onde estavam. Isto não quer dizer que eu não goste do MIG-31, mas é um belo avião na foto, só isso. Os custo de operação devem estar na altura que ele voa.

Sds,

luciano

Bela foto. A fuselagem é bem rústica.

luciano

Mas o 31 não é tão rápido quanto o 25.

Tomcat

A fuselagem parece rústica mesmo… modo russo de fazer as coisas antigamente. Não se esqueça que Mig-31 é uma evolução do Mig-25, que por sua vez é um projeto da década de 60.

Não sei ao certo, mas chuto que o diâmetro do bocal da turbina seja por volta de 1 metro. Isso aí com o Pós-Combustor ligado deve fazer um estrondo danado! 🙂

Clésio Luiz

Varia de acordo com a fonte, mas a potência em PC é de 15,500 kgf de empuxo, cada uma.

Diálogo entre o Mig-31 e o F-22:

F-22: eu tenho super-cruise, Mach 1,58.
Mig-31: ahahahahahaa

Adler Medrado

Diálogo entre o F-22 e o MiG-31:

F-22: Ei, vai mais devagar.
MiG-31: Eu acho que estou escutando vozes. Não vejo nada nem ninguém.

Deu pra entender né? O MiG é lindo e possante mas no radar de um F-22 não passa de mais um alvo.

Pegasus

Pelo que eu andei lendo sobre ele , o interassante é sua capacidade de operar quase que como AWAC, por ter um radar potente e voar a grande altura, pelo que eu li, 3 deles poderiam cobrir a amazonia com seus radares em cooperação fazendo uma cobertura total e dando alerta antecipado.

tyrion

eles vao abater um ou outro mas creio que o custo sera alto principalmente se eles vierem acompanhados com o kit de armamento completo e to falando dos míssil de longo alcance de guiamento semi-ativo R-33 (AA-9 Amos) ou novo míssil de longo alcance R-37 e o R-77 (AA-12 Adder), os dois de guiamento ativo na fase final do curso.
lembrando.o mig 31 e um vetor fantastico,ele junto com o F-14 tomcat sao imbativeis.

André Castro

Para uma velocidade dessa haja combustível!!!! qual a autonomia do MIG-31?

Baschera

Poggio,

Magnífica a segunda foto !!

O radar do Mig-31 ligado é como acender uma fogueira à noite no deserto.

Sds.

Tiago Jeronimo

O único avião russo de que eu sou fã,o Foxhound junto com o F-14 maracaram epoca. Mas hoje em dia…

Diálogo entre o Mig-31 e o F-22:

F-22: eu tenho super-cruise, Mach 1,58.
Mig-31: ahahahahahaa Eu voô a Mach +3
F-22: O Meu AIM-120D voa a Mach 4,5 sinto muito.

Tiago Jeronimo
marcelo

É CLARO QUE ISRAREL ESTA PREUCUPADO COM O MIG-31 A SIRIA PODE ABATER O F-15 A MAIS 100 KM É UMA MAQUINA MORTIFERA.

Francisco AMX

A 2 foto parece um 3D! Muito Bacana!

Não é tão simples buscar um alvo a Mach3 a 25mil metros… quanto parece… tem gente que acha que tudo é video-game… NÃO É!

Este caça modernizado, pode carregar um radar sem par entre os caças, ser o vetor de vários mísseis de longo alcance, ser uma verdadeira base de mísseis no “espaço” mudando de posição como um raio!
A tecnologia pode reservar surpresas para estes mastodontes ultra rápidos…
Imagine o alcance do Brhamos sendo lançado de 25 mil metros de altitude…

germa

o meu questionamento não é sobre o MIG que eu acho lindo,mas pq um interceptador?? Em em TO contra os F-15 e F-16,o MIG-31 tem um alcançe de radar menor,e Israel não opera bombardeiros, onde o MIG deveria levar vantagem.(não estou considerando um DOGFIGTH) Lí que o avião da RAC(russian aircraft corp.)pode ser utilizado como AWAC e passar dados aos MIG-29, mas o alcance de radar do mesmo ainda é maior. Ou ainda para atacar alvos em solo,mas o missel Kh-25MP tem um alcance de 60 km para ataque a rada… sei lá… só o Wellinton mesmo pra nos explicar… Read more »

germa

tem matéria em inglês no pravda.

Cor Tau

Podem levar até 16.500 kg de combustível…..Mach 3,5…4.300 km/h(30 minutos)…Tem um alcance máximo de 3.500 km(tanques externos)..Pode efetuar o lançamento de satélites comerciais leves para órbitas baixas…..Assim como pode abater(MIG-31D)…Este avião não foi construído visando a manobrabilidade…..Mas…Hoje em dia o sujeito nem chega a ver o inimigo….Dogfight ira acabar mesmo na 6G………..Seu grande diferencial foi na época a eletrônica digital de seus aviônicos e o radar de antena fixa e abertura sintética Zaslon N-007…O primeiro radar de scan eletrônico de fase à entrar em serviço no mundo…Podia rastrear alvos até 198 Km de distância podendo gerenciar e acompanhar até 10… Read more »

Cor Tau

“Vai ser triste ver Israel derrubar eles”

Infelizmente é verdade…..Versão de exportação com capacidades reduzidas…….Sem atualizações que pelo menos quebrem algum galho…

Cor Tau

Espero que consiga ver desta vez…… Francisco AMX em 01 set, 2009 às 23:03 “Obrigado Cor Tau, entendi! gostei da Musica! me diz uma coisa este menino bonitinho e simpático que aparece no teu avatar é um filhote? tenho um de 2,5 anos e uma menina de sete!Abraço! poeta do blog!” Francisco AMX muito obrigado mesmo viu……….O menino bonitinho e simpático da foto sou eu mesmo….Quando criança….rsrsrsrs…Hoje eu tenho 26 anos e ainda não tenho filhos…..Por enquanto…. “Abraço! poeta do blog!” Quem me dera ser poeta para poder colocar em verso o sentimento de uma grande amizade…Os amigos ocupam grande… Read more »

Felipe Cps

Bem, Mikhoyan Gurevich nunca fez caças de acrobacia.

Off-Topic URGENTE:

Deu no Globo News agoira há pouco: Mulla manifesta sua preferência sobre caças franceses. Segundo ele, a França se mostrou mais “flexível” na transferência de tecnologia.

Sds.

Amir Abdlah

Israel tem que temer sim. Os anos de massacre do povo Arabe estão acabando. A hora é de união dos povos arabes para honrarmos o nosso sagrado solo.
Chega de exploração. comesta aeronave Israel não terá reação. Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto pois o governo Israelense apoiado pelos EUA, desrespeitam tudo o que é de sagrado.
Chega! temos que vingar nossos irmãos e irmãs mortos por Israelenses com armas Americanas…

welington

Germa os Sírios já possuem caças interceptadores (MIG-25) e conhecem muito bem as táticas utilizadas em sua operação e as capacidades impares destas aeronaves, a primeira vista eles têm a intenção de a médio longo prazo substituir os MIG-25 pelos MIG-31, o que elevaria enormemente as capacidades daquela força. O MIG-31 é o melhor interceptador já construído, ele utilizado em conjunto com caças de combate MIG-29 podem dar uma enorme capacidade de combate a força aérea síria, mas a intenção primordial Síria a meu ver é em caso de combate utilizar em conjunto com o MIG-31 caças MIG-29 e AWACS… Read more »

Jc

Otimo, mais comida para a poderosa forca aerea israelense. Cairao como moscas, como sempre.

Jonas Rafael

Marcelo Tadeu, eu pensei a mesma coisa. Será que eles tem espaço pra utilizarem plenamente a velocidade e o alcance das armas do avião? Melhor por eles na base aérea mais longe da fronteira com Israel. Por outro lado é verdade que os MiG-25 usaram sua velocidade estrondosa pra evadir confrontos em outra época, mas será que hoje em dia com a evolução dos radares/mísseis isso ainda seria possível?

Raphael Barros

O Mig-31 é fantástico foi derivado do Mig-25 que é um avião que alcança 3000 km/h e foi concebido para destruir o XB-70, o mig-31 alcança 2800 km/h ele utiliza o míssel R-33 e R-37 com alcances entre 100km – 400km o radar Zaslon pode operar via datalink com mais 3 Mig-31 totalizando alcance 400km de radar ou seja 4 migs 31 voado um perto do outro formam um AWACS de 400km. Diálagos F-22, Mig-31 e Su-35BM F-22: Meu AIM-120D tem alcance de 150km e tenho baixo RCS Mig-31: Eu e mais 3 camaradas Migs-31 juntos formamos um radar com… Read more »

Raphael Barros

Um detalhe os F-22A atualmente só estão equipados com o AIM-120 C7 com 100km de alcance o AIM-120D ainda está na fase de protótipo mais o meu palpite é alcance entre 130 à 150km e fora que foi baseado nos R-77 de primeira geração estudados após a queda da URSS.

R-77M1 já esta operacional com alcance de 175Km

Caipira

Aff…

José

Senhores, certamente a Síria vai defender seu espaço aéreo caso alguma aéronave o invada. O que eu acho é que a Síria não va atacar Israel, mas sim , não permitira que nenhum avião Israelense invada ou passe perto do seu espaço aéreo. Pois a Síria é um país soberano e tem direito de se defender. Uma guerra entre Israel e Irã certamente é inevitável. Creio que um desacordo comece pra valer quando o Irã tiver seu artefato nuclear pronto ou quando começar os testes nucleares. O Irã já tem o míssil de longo alcance, agora só falta a bomba.… Read more »

José

Senhores, outro estopim para uma possivél guerra será entre ‘EUA, Coréia do Sul e Japão’ contra a ‘Republica da Coréia do Norte’. A guerra ainda não estourou devido a crise mundial e alguns problemas que os EUA está tendo com o Iraque e com o Afeganistão. Outra desavensa que vai acontecer no futuro será os EUA contra a Venezuela, caso se a Venezuela adquirir mesmo mais armamentos que possa ser visto pelo os EUA como uma ameaça aos Yanks. Já se corre boata que a Venezuela estaria para receber mais 12 caças SU-30 somando-se assim uma quantia de 36 caças… Read more »

Tiago Jeronimo

Nego viaja muito, se velocidade quizesse dizer invunerabilidade a misseis o SR-71 ainda táva em operação, o B-71 Valkyrie não teria sido cancelado, o A-10 teria sido produzido, o Mig-31 continuaria sendo produzido, se velocidade fosse bom ninguém teria mudado o foco para a manobrabilidade e depois para a diminuição do RCS… Cor Tau, você realmente acha que um radar não da lock-on porque o Mig-31 tá voando a Mach 3? Sonhar não custa nada, se você realmente acha que um MiG-31 é pareo pra um F-22 e que o Zaslon vê o F-22 a mais de 100km? Então você… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Tiago Jeronimo, Primeiramente gostaria de dizer-lhe que desaprovo seu tom de superioridade ante aos outro participantes do blog. Acredito que aqui ninguêm queria ser dono da verdade mas sim perseguidores da mesma. Não acredito em um confronto entre o Mig-31 e o F-22, até porque os requisitos técnicos de ambos são diferentes. Porém a que se reconhecer as fantásticas capacidades do equipamento Russo, como muito bem postou o colega COR TAU sempre buscando fundamentos em sua fala. Concordo que você possa ter uma idéia discordante dos demais. Isso é salutar. Agora saber falar, argumentar e contra argumentar é imperioso… Read more »

alfie

hummmm que cheiro de xixi uauauauauauauauauaua
É isso liberdade para todos!

JC

“Já se corre boata que a Venezuela estaria para receber mais 12 caças SU-30 somando-se assim uma quantia de 36 caças SU-30. Daqui a uns dois anos mais ou menos a um projeto da Venezuela adquirir 36 caças SU-35 somando se assim um efetivo de 72 caças supersônicos de alta tecnologia em favor aos Venezuelanos. Vale lembrar a possivél aquisição de 2 a 4 aviões bombardeiros TU-160 pela Venezuela também. Isso são algumas armas, ainda tem mais.” Duvido. A Venezuela nao esta com dinheiro nem pra comprar alimentos e papel higienico. E o poder nas maos do Chaves tem dias… Read more »

Lucio

Concordo plenamente com o Tiago Jeronimo. Ele esta apenas debatendo salutarmente e expondo sua opinião. Se esses velhos caças de outras eras fossem tão bons , sua linha de montagem não teria sido desativada a mais 15 anos e nem a Rússia estaria trabalhando com afinco para viabilizar aparelhos mais modernos . Seguindo o raciocínio de alguns, um SR-71 armado com os velhos misseis Phoenix seriam absolutamente imbatíveis mesmo nos dias de hoje . Em 1992 um f-16 ( isso mesmo um f-16)abateu um Mig-25 iraquiano na zona de exclusão usando um AIM-120 AMRAAM. Como um f-22 iria ter problemas… Read more »

José

Senhor JC e senhores, gostaria que fosse assim, que eles não tivessem dinheiro para comprar.
Mas os Russos vão financiar em vários anos e por um preço irrecusável. Tudo isso para os Russos ter influência na América.

LBacelar

“Em 1992 um f-16 ( isso mesmo um f-16)abateu um Mig-25 iraquiano na zona de exclusão usando um AIM-120 AMRAAM.” Isso é verdade, vc só esqueceu de dizer que o MIG estava desertando… Os radares americanos a partir do APG-68 são cópias do Zaslon, o qual teve os esquemas e desenhos roubados e vendidos para os EUA. Sendo que o Zaslon já existia em 1978, e o APG-79? Aquestão de aeronaves stealth serem imbativeis já deixou de ser verdade há tempos. Lembram do F117 abatido na bósnia? E o medo dos americanos em exibir o F22 em le bourget? Se… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Lucio, Debater idéias salutarmente não significa discutir em tom jocoso. Acredito que somos todos adultos a e podemos perfeitamento esplanar nossas idéias sem parecermos petulantes. Como, alias, o Sr. bem o fez. Já sobre o Mig-25 abatido por um AIM-120 AMRAAM, disparado de uma platarforma F-16, a que se apontar algumas peculiaridades. É sabido que a versão utilizada pela Força Aerea Iraquiana do Mig-25 era inferior à utilizada pela VVS. Seus sistemas e armamentos eram compatíveis com os primeiros Mig´s-25 produzidos. Outro ponto é que o próprio Mig-31, em discussão, é um novo avião. Seria como compararmos um F-18A… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Lucio,

Não me referi ao Sr. como petulante mas sim como muito Consciênte, pautado e comedito. Desculpe-me se os primeiros parágrafos ficaram com um sentido ambiguo. Não foi esta a minha intenção.

Sds.

Felipe Cps

Comportem-se crianças, debatam com civilidade, rsrs… 🙂

Sds.

welington

A motivo de análise o MIG-31 é um vetor de alta importância por ser um interceptador de alvos de grande valor como AWACS, Bombardeiros e mísseis Cruise, o mesmo não é uma aeronave de combate, porem o mesmo pode ser utilizado para tal função principalmente em combate BRV longos, o mesmo se auxiliado por aeronaves de alerta antecipado como o A-50 dão uma excelente capacidade de combate extremamente avançada… Não é sensato comparar super velocidade com capacidade de descrição stealth, Capacidade super cruise, ou manobrablilidade, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra, são características totalmente distintas… Read more »

Cor Tau

“Lucio em 04 set, 2009 às 14:43 ”

http://www.youtube.com/watch?v=i_KPsH7f3xo

É brincadeirinha viu………Brincadeirinha salutar amiguinhos…..Só pra descontrair…………