segunda-feira, abril 12, 2021

Gripen para o Brasil

Irkut Corporation finaliza entrega dos SU-30МКМ à Malásia

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

su-30mkm

A Irkut Corporation está finalizando as entregas dos caças Sukhoi Su-30MKM à Real Força Aérea da Malásia (RMAF). Os dois primeiros aviões do último lote já foram entregues, faltando apenas 4 aeronaves, de um total de 18.

O contrato para a compra dos caças multifuncionais Su-30MKM foi assinado durante a visita oficial de Vladimir Putin, então presidente da Rússia, à Malásia, em agosto de 2003.

Depois de detalhada análise feita pela RMAF, o Su-30MKM foi escolhido no lugar do F/A-18E Super Hornet. De acordo com a mídia local, a decisão da Malásia foi influenciada em grande parte pela Índia, que opera com sucesso o Su-30MKI.

O Su-30МКМ (multi-role, commercial, Malaysian) é a versão mais recente do Su-30МКI criado para a Índia. A aeronave tem a mesma configuração aerodinâmica e motores Thrust Vector Control (TVC), juntamente com um avançado sistema de controle de voo digital fly-by-wire. O MKM difere do MKI pela aviônica customizada.

su-30d0bcd0bad0bc-3

O caça é equipado com um radar phased array capaz de rastrear 15 alvos e atacar 4 simultaneamente. A aviônica do Su-30MKM inclui um sistema de guerra eletrônica (EW) e um sistema óptico com laser para telemetria. Alguns aviônicos ocidentais também foram integrados ao caça: Head-up display (HUD), navigational forward-looking IR system NAVFLIR, Laser Designation Pod (LDP Damocles) da Thales francesa e missile approach warning sensor (MAWS) e laser warning sensor (LWS) da AVITRONICS da África do Sul.

A integração de toda  a aviônica está sendo feito pelo Su-30MKM Project Team, que inclui oficiais da RMAF.

A Irkut Corporation já entregou o Su-30MK para a Índia, Argélia e Malásia, juntamente com kits para a montagem sob licença pela Hindustan Aeronautics Limited da Índia. São cerca de 300 SU-30MK encomendados, com metade já entregue.

O upgrade dos Su-30MKI da IAF está em negociação. Planeja-se integrar o míssil antinavio BrahMos na aeronave.

su-30d0bcd0bad0bc-4

su-30d0bcd0bad0bc-2

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

81 Comments

Subscribe
Notify of
guest
81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Max

Não me refiro às suas qualidades bélicas, que devem ser ótimas embora eu não tenha como comparar com nenhum outro.

Mas é estepacular de lindo, este avião!

JC

Concordo, esse e o Mig 29 pra mim sao dos mais bonitos.

Paulo Renato

Que inveja deles !!!!!!!!!!!

Abs.

mauro dias

Além de uma aviônica que pode ser diversificada, talvez fosse colocada alguns ítens da aeroeletronica , se estivessem participando do fx2 , e fossem os escolhidos.
De qualquer forma acho que perdemos uma oportunidade única.Até agora não entendi o motivo, trasnferência de Tecnol.?

Rodolfo

Eu não tenho conhecimento profundo sobre radares de caças modernos, mas o radar AESA que foi oferecido pelos 3 finalistas do FX-2 não seria superior ao radar phased array dos russos?

luciano

Ia ficar faltando colocar um aesa…

Primo

A matéria fala de integrarem a ele o Brahmos. Putz, vai ficar esquisito ele carregando um míssil de 2,5T com 8,4m de comprimento. Eu acho que o SU30 só consegue levar um deles e no máximo dois. Gostaria de entender qual a doutrina da marinha Indiana para o uso destes mísseis, quais são os potenciais inimigos que eles visualizam, só vejo realmente Paquistão e China. Imagino que um míssil com estas características, não deverá ser usado contra qualquer navio, mas será deixado para navios maiores, então porque modificar um SU30 para isso e não usar bombardeiros de verdade para o… Read more »

gerson ( fronteira sul)

prefiro o f-18 ou o rafale..

esse caça é uma verdadeira sopa de pedras.

Paulo Renato

Senão me engano o que falta nele é um bom radar, tirando isso uns 40 desses aki seria ótimo.

Abs.

Caipira

Ei vovódka, acho que o Galante fez esse post especialmente para atender a sua reclamação sobre a falta de fotos dos flankers no blog…

hehehe

LBacelar

OOOOOOOOOOOOOOO inveja…….

Pelo menos os caras tem avião novo e a gente?rs

SU35 BMI II cairia muito bem p/ gente

HDS

Este avião é grande de mas.Ele é um bom avião mas não seria bom para FAB ela sempre operou aeronaves ocidentais as primeiras aeronaves eslavas são os mi35.

Vovódka da Lua

Agora sim!!!!!!! Isso e´que e´ foto boa que fazia tempo que nao aparecia aqui nesse blog e as viuva quem nem a veia aqui que e´ a viuva de verdade do Pavelzinho querido agradece!!!! e´ muito bom ver essas foto aqui na lua pra matar a saudad e de voar n o s Sukhoi que aq u i so´ tem esses re st os de mo dulo de apolo e sondas pr a fa z er compania e pega en er gia pra conec tar e a pi lha des sa aqui ta´ fi can do fr a ca e… Read more »

Flavio

Se é bom ou não, eu não sei,

mas que o design dele impõe respeito, isso impõe.

belo caça

Francisco AMX

Este caça é uma m…, o Indianos são umas mulas, pois apesar de operarem caças modernos a muito tempo, enquanto a FAB nem sabia ou sabe o que é isso em termos de operação, estes burros compraram 300 unidades do SU-30 e a Malásia outra idiota também analisou errado e deixou o SH de fora, escolhendo o SU-30, esta gente é muito imbecil mesmo! rsrsrs Eles não sabem o que é RCS, só nós aqui do blog, pois compraram um caça que tem assinatura radar enorme! como pode isso? compraram um caça que tem um radar de m… que nem… Read more »

Fábio Max

É!!!

Hare Baba!!!

sonic wings

Srs. pelas fotos podemos ter uma noção mais precisa do tamanho deste caça, que é enorme! O tamanho dos flankers foi apresentado por alguns como sendo impecilho para a aquisição destes caças pelo Brasil, uma vez que nossas bases teriam de sofrer uma significativa mudança nos angares e pista para podermos operar esta aeronave.

Abs

sonic wings

Mas que é bonito e sabe fazer firula, isso é!

Abs

Francisco AMX

Como gostaria que este caça fosse feito pelos USA e nos fosse ofertado… melhor seria se fosse feito aqui… este sim, junto aos F-15K seriam vetores de ponta para nossa defesa aérea…
Imaginem:
24 F-15k ou silent-eagle / SU-35 (made USA) rsrsrs
60 F-16B60…

precisa mais?

Francisco AMX

Complementando:
Eu não acredito que os russos são tão ruins como falam…
Porém eu acredito que os Americanos são tão bons como falam, em termos de assistência e cumprimento de contrato, desde que não vá contra a segurança nacional deles… claro…

Como torço para os USA nos enxergarem como confiáveis perceiros, independente de qual governo tenhamos, seja esquerda ou direita… teríamos muito a ganhar com isso… a começar pelos repasses de equipamentos de ponta como navios e mísseis…. ale´m de treinamentos avançados e repasses de experiências de guerra, como fizeram com Israel…

Humberto Gomes

Amigos, esta é a primeira vez que participo do fórum. Gostaria de dizer que tbm achei muito estranho a FAB ( ou o governo brasileiro) terem deixado o SU-35 de fora do FX-2. Sem dúvida seria o avião ideal para a FAB até porque usamos poucas unidades em poucas bases aéreas, portanto este é o único avião que poderia cobrir todo o espaço aéreo do Brasil. Bem, quanto aos finalistas do FX-2, acho que daqui a 10 anos qualquer um deles já estará defasado tecnologicamente, principalmente o F-18, então acho que ao invés de gastarmos essa fortuna com aviões de… Read more »

Alexandre Galante

Amigos, tem uma galera nova chegando no Blog xingando e agredindo os leitores mais antigos. Nem se apresentam!

Já que está faltando educação básica nesse país, os “boca sujas” terão seus e-mails colocados na lista negra de comentários do Blog e assim, quando comentarem, seus textos cairão direto na lixeira de Spam.

latino

apoiado pela velha guarda ,,

Alexandre G.R.S.

Lembro-me certa vez que um engenheiro da aeronáutica disse que ele não tinha como confiar num avião onde os próprios fabrincantes não sabiam a temperatura máxima do bocal de exaustão…
Não sei se é real mas…
Ainda sim o Flanker é um excelente caça, fator de desestabilização em qualquer TO.

Paulo Renato

Valeu Galante é isso aí !!!!
Realmente estva complicado.

Valeu !!!

Abs.

Alecsander

Sou a favor de termos um parceria com os russos para o desenvolvimento do 5ªgeração PAK FA T-50, mais sou contra termos caças SU-30/35, este tipo de negocio com os russos só se for para desenvolver uma nova arma, comprar proto não da.

Um grande abraço.

JUCA BALA

Que desperdício de metal… Sou mais o nosso humilde FX-2 mesmo. Explico o porquê: O nosso programa de aquisição de caça não é baseado na aquisição pura e simples deste ou daquele “brinquedo” e sim na relação político-estratégico-comercial que será produzida a partir dela. Os russos não apresentaram um programa de transferência de tecnologia que fosse considerado aceitável e foram corretamente deixados de lado. O que eu percebo em alguns comentários por aqui é que as pessoas estão mais preocupadas em ponderar acerca de desempenho de aeronaves, falar de armamentos, radares embarcados; enquanto o fator que vai decidir toda essa… Read more »

Marcos T.

Galante:
100% apoiado

RoninSnkShit

Nao tem como o Brasil participar de o desenvolvimento de um caça de 5ª geração nao! Com que dinheiro?

Nao tivemos grana para bancar a parceria com a Estação Espacial Internacional, o que iríamos nos dar uma grande parceria estratégica.

A gente nao tem uma política militar! Isso é fato! Nunca teremos Forças Armadas compatíveis com o Brasil!! Pq? Pq quem deveria se importar nao importa!

É uma penas, pois gostaria de ter independencia militar dos russos, alemães, franceses e dos não-confiáveis americanos!

Uma pena!

Francisco AMX

Mauro, sabe que é recíproco!

Concordo em gênero, número e grau, e um pouco disso vem da consideração que tive tua, de tuas opiniões e de outros amigos do blog! como o Hornet, Galante, Bosco, Welington (até ele mesmo, teu eterno rival de peleia) Marine, entre outros, justamente a simbiose de opiniões só faz acrescentar… e isso ó o melhor do Blog!

Galante! e o nosso esquema do COD4? 🙂

Galera que gosta de um jogo online de COD4 … apresente-se! 🙂

CENSURA NOS MAL EDUCADOS GALANTE! APOIADO

Abraço aos 2 !

Rodrigo Cordeiro

Boa Galante!

Mauricio R.

“…os indiaonos tem sérios problemas com os SU-30, porém eles continuam com o programa e continuam comprando… o que empede eles de cancelar e compra o SH,…” -Na idéia dos indianos, o Flanker é o nível top, mais a baixo viria o vencedor do MMRCA, que é aonde o SH compete c/ os demais designs, haveria ainda um nível abaixo do MMRCA e então o nível aonde está hoje o atrapalhado “Tejas”. “…e os indianos queria não apenas um caça mas um programa que lhes desse vantagem. Aí se juntou a fome e a vontade de comer….rs.” Os indianos reclamam… Read more »

Rodrigo Marques

Lembrando que assim como os SU-30 Malaios receberem um belo enxerto de aviônica ocidental, o mesmo ocorreu com os SU-30MKI, estes com aviônica francesa e israelense. Ninguém pode discordar que são dois colossos, devidamente bem operados (manutenção incluída). Pelo que já foi escrito exaustivamente no blog, a proposta russa foi derrotada por não contemplar antes de qualquer coisa a tão sonhada transferência de tecnologia, que está no cerne da END. O mesmo aconteceu com os submarinos. Então FAB e MB não teriam nada haver com a derrota destes equipamentos russos dos programas de modernização. Concordo com o Francisco em relação… Read more »

pedro

tenho uma pergunta, li a respeito que o PAK 50 terá 2 versõs, uma biturbina e outra monomotor, ressalto que sou leigo no assunto, mas não seria possível para o Brasil, fazer uma parceria com a Sukhoi e produzir um SU 27 monomotor (mini – flanker), nos moldes do F 16 americano ? seria muita loucura ? poderia desenvolver o avião e inclusive uma versão naval para o mesmo.
usaria motores, sistemas e armas já testados do SU 30 ou SU 35.
poderíamos ter esse caça + barato junto com SU 35.

Patriota

Como já disseram o Su-30MKI é o melhor caça multifunção em operação na Asia.

Abraços

J Curitiba

Poxa, nem acredito que nós escapamos dessa bomba.

DORNIER

ok

mauro dias

Depois da chegada do SUKOI para venezuela.Coicidência ou não ha uma placa na base aérea de miami , junto com a que indica a direção para cuba.Esta placa indica e diz:”Venezoela , 1.152 mn”.
Este caça com uma pernada só , sem revo chega a Caracas e volta quase até a metade,saindo de Manaus”

Fábio Max

Também desconfio dessa mania de dizer que o material russo é problemático.

O contrato dos MI35 foi há pouco e já se iniciaram as entregas.

E um avião com as capacidades deste simplesmente não pode operar sem muita qualidade de engenheiros, cadeia de fornecimento de peças, acompanhamento, etc…

Talvez sejam inferiores aos americanos e mesmo europeus. Mas nunca me convenci desse boato de que os russos criem um deusnosacuda entre seus clientes.

mauro dias

Apoiado Galante, a arrogância de alguns é impressionante

Fábio Max

Não me refiro às suas qualidades bélicas, que devem ser ótimas embora eu não tenha como comparar com nenhum outro.

Mas é estepacular de lindo, este avião!

JC

Concordo, esse e o Mig 29 pra mim sao dos mais bonitos.

Paulo Renato

Que inveja deles !!!!!!!!!!!

Abs.

mauro dias

Além de uma aviônica que pode ser diversificada, talvez fosse colocada alguns ítens da aeroeletronica , se estivessem participando do fx2 , e fossem os escolhidos.
De qualquer forma acho que perdemos uma oportunidade única.Até agora não entendi o motivo, trasnferência de Tecnol.?

Rodolfo

Eu não tenho conhecimento profundo sobre radares de caças modernos, mas o radar AESA que foi oferecido pelos 3 finalistas do FX-2 não seria superior ao radar phased array dos russos?

luciano

Ia ficar faltando colocar um aesa…

Primo

A matéria fala de integrarem a ele o Brahmos. Putz, vai ficar esquisito ele carregando um míssil de 2,5T com 8,4m de comprimento. Eu acho que o SU30 só consegue levar um deles e no máximo dois. Gostaria de entender qual a doutrina da marinha Indiana para o uso destes mísseis, quais são os potenciais inimigos que eles visualizam, só vejo realmente Paquistão e China. Imagino que um míssil com estas características, não deverá ser usado contra qualquer navio, mas será deixado para navios maiores, então porque modificar um SU30 para isso e não usar bombardeiros de verdade para o… Read more »

gerson ( fronteira sul)

prefiro o f-18 ou o rafale..

esse caça é uma verdadeira sopa de pedras.

Paulo Renato

Senão me engano o que falta nele é um bom radar, tirando isso uns 40 desses aki seria ótimo.

Abs.

Caipira

Ei vovódka, acho que o Galante fez esse post especialmente para atender a sua reclamação sobre a falta de fotos dos flankers no blog…

hehehe

Combates Aéreos

Quando MiGs encontram Sukhois

Traduções inéditas por Roberto F.Santana   De escaramuças medíocres até embates memoráveis, nos cantos mais esquecidos do mundo, já consta nas...
- Advertisement -
- Advertisement -