aquela tomada da ponte prece ser no mesmo lugar do triplo x onde tem os Su=22 se não me engano
não sei se o filme vai ser bom mas pelas imagens e tomadas aereas ja vai valer
cmte.felix
Visitante
15 anos atrás
Olha… acho que o menos pior é o Mirror Wars.
Aquele SU passando por baixo da ponte foi o “hó”. É o que acontece quando se passa a infância inteira jogando FS rssssss
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Opa, o filme é legal pacas, cheio de mentiras hollywoodianas que é pra deixar a esquerdalha bem p. da vida, rsrsrs…
Fui só eu ou todo mundo viu um F-5 no começo do trailer? Eita Bicudão véio-de-guerra, falem mal dele, mas tá em todas também, rsrs… 🙂
Filminho bom de caça russo é o “Fire Fox” com Clint Eastwood. Mentiras e absurdos de todos os gostos 🙂
madvad
Visitante
15 anos atrás
É o Iron Eagle do séc 21!!!
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Qual é o problema do SU passar por debaixo da ponte? Eu mesmo esturdia passei com um A-1 em sig-sag nos pilares da rio-niteroi!
MEIA DÙZIA LADRÃO DE TENTO!!!!!!
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Agora se querem ver o F-5, AMX e Tucanão tem o filme nacional chamado Segurança Nacional, com THiago Lacerda e Milton GOnçalves. Nunca encontrei aqui no interior mas vcs que são da capital! Pode ser uma boa dica.
Esse video esta muito estranho no começo aparecem cenas do F-14 Tomcat decolando de uma porta aviões e em um combate (dogfight) contra um F-5 , Cenas essas que pra min foram retiradas de um documetnário de 2006 chamado “Speedy & Angels”, este sim um filme digno de aviação, pois mostra senas reais do treinamento de pilotos da USNAVY, no último ano de operação do Tomcat, inclusive uma piloto mulher é a grande estrela do documentário. dá só uma olhada: http://www.speedandangels.com Agora filme russo que assiti e gostei pois tem ótimas cenas é “Ataque Áereo” sem marmeladas mas na onda… Read more »
Jonas Rafael
Visitante
15 anos atrás
Depois que mudaram a história de Pearl Harbor pra inventar abates de Zeros por P40s(que ainda por cima davam rasante arrastando a ponta da asa no chão, ziguezagueando no meio de caminhões) vale tudo…
Gabriel from reu
Visitante
15 anos atrás
Muito bom eheheh, chega de mentirada yankee, tem que ter um pouco de mentira ruskie também!!!!!!
Luciano Baqueiro
Visitante
15 anos atrás
Olá amigos, andei sumido devido a diversos problemas pessoais, mas sempre que posso dou uma olhada nos 3 blogs. Gostaria de recomendar aos editores e demais blogueiros a assistir a entrevista que o Deputado José Anibal ( que integrou a comissão parlamentar que visitou a França recentemente ) deu p/ o Roberto Godoy – o início do vídeo fala-se sobre o ‘maravilhoso’ acordo do Lula c/ o bispo-papão Lugo. Há uma novidade sobre o interesse dos franceses no KC-390 tanto em participação no projeto, como em aquisições, e aí, se for verdade, tá mais do que claro e até justificada,… Read more »
Alecsander
Visitante
15 anos atrás
Este filme parece ate um daqueles filmes americanos dos anos 80. Tem um filme frances chamado Cavaleiros do Ar, e comparando com o russo, parece que todo filme estrangeiro de caças, tem aquele geito inrritante do estilo Top Gun, ou seja estes tipos de flmes quando criados por outros países tem aquele geitão americano pior que os proprios filmes americanos do genero.
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Luciano,
Excelente sua dica. Percebe-se que foi feito um lobby “elegante e saudável” ao ver o nobre deputado falar dos franceses com entusiasmo claro. O que mais deve ter sido dito nesta reunião? Pelo jeito os franceses fizeram uma encenação bem feita no negócio e os caras acretitaram em tudo que ouviram hahaha. Só pra destacar, codigo fonte não é transferencia de tecnologia. Deram um migué na resposta.
Prezados
Pela entrevista do líder tucano definitivamente esclareceu tudo
deu Rafale e so foram confirmar e falou com convicção sobre os subs até chamou a atenção sobre o que a imprensa andou falando( muitas bobagens).
sds
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Aproveitando o mesmo veículo, vale a pena assistir à proposta da SAAB:
Vi a entrevista com o Godoy do representante da SAAB. O Gripen realmente é um forte candidato. Não mudou minha idéia que ele é o patinho feio da concorrência. Acredito que o Brasil não quer produzir uma aeronave em nosso país e exportá-lo a nossos vizinhos como disse o representante da SAAB. Ele apresenta um alcance considerável de 4.000km sem carga alar. Agora o que mais me chamou a atenção foi qdo. ele diz desejar substituir os componentes americanos por componentes fabricados no Brasil. O GE414 será fabricado no Brasil? Dúvido assim como os motores SNECMA M88 do Rafale. Vamos… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Vi a entrevista também, mas fiquei com uma dúvida. A entrevistado da SAAB diz que o motor do Gripen é o melhor do mundo. Não dúvido. Só que este motor é americano. E aí fica dúvida. A SAAB diz que ele tem 4 mil km de alcance sem carga alar. E com carga alar é equivalente aos demais concorrentes. Só que isso com o motor GE414, que não é o que está sendo oferecido ao Brasil. Ele diz que no NG o motor será trocado para o Brasil. E como ficamos? Qual motor teremos se o NG for o escolhido… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
ops! “A entrevistado” = O entrevistado
Gunter
Visitante
15 anos atrás
Boas entrevistas! O deputado tucano com certeza sabe que estava falando para um publico mais seleto, e agiu e falou como queremos de um político, pensando primeiro no Brasil. Só nao tenho dúvida de que o tom da entrevista seria outro caso o veiculo fosse uma rede aberta de TV.
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Hornet e Wolfpack,
ele se referiu a 4000 km como sendo o ‘alcance de translado’, ou seja, sem carga útil, e com o máximo de combustível externo e em um perfil do vôo ótimo do ponto de vista de redução do consumo.
‘Carga alar’ é uma constante que divide o peso do avião pela área da asa.
Um abraço a todos.
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Bosco,
valeu pelos esclarecimentos!!!
abração
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Bosco,
aproveitando a oportunidade…
e quanto ao motor, como vc entendeu o que o cara da SAAB falou?
Tive um pouco a impressão que ele saiu pela tangente…mas sei lá…
abração de novo
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Olá Hornet, Assisti pela segunda vez o vídeo para ter certeza. O trecho da entrevista sobre as partes americanas começa em 5min. Nele o dirigente faz algumas referencias aos componentes que são americanos como o motor GE, na seguencia ele destaca alguns itens que serão nacionalizados na versão BR citando a AEL: computador de bordo, display e helmet. E não faz uma referencia de que a turbina seria substituida nesta versão o que não acredito que aconteça, uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer contando inclusive com um site de manutenção da mesma aqui no… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Sonic Wings,
esclarecido. valeu!
Mas então a outra dúvida que surge é: os EUA liberariam a tecnologia da turbina para a SAAB passar pra nós?
Pois a pergunta que achei (achei, não estou afirmando) que ficou no ar, na entrevista, foi essa. O Godoy pergunta isso diretamente (a questão dos componentes americanos do Gripen) e achei que a resposta ficou meio no ar…
mas só vi a entrevista uma vez só…enfim…
abração
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
* Deixa eu reescrever este paragrafo aqui:
E não faz NEHUMA referencia de que a turbina seria substituida nesta versão. NÃO acredito que aconteça, uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer, contando inclusive com um site de manutenção da mesma aqui no Brasil.
Agora sim, ficou entendível!
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Hornet,
Não acredito que alguém vá nos passar tecnologia de turbina, nem russos, nem franceses o farão. Poucos dominam esta tecnologia, penso que esta transferencia esteja focada na parte de compostos e estruturas, talvez alguma coisa na parte de comunicação e nanotecnologia.
Quem viver verá!
Abs
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Hornet, só complementando:
Desta forma qualquer dos caças que venham a fazer parte do nosso inventário virão com a turbina montadinha de casa. No máximo faremos a manutenção das mesmas como já o fazemos no caso da GE. Abs
Hornet
Visitante
15 anos atrás
“uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer”… Não entendi, a Embraer usa o motor GE F-414 G?!!! A minha dúvida é a seguinte: o motor é americano, não é sueco, e neste sentido a pergunta que fiz é: os EUA liberariam a tecnologia do motor pra nós, caso o Gripen vença o FX2? Pois o GE-F414 G é o mesmo motor do Super Hornet. Não estou falando em manutenção do motor pela Embraer…estou falando em construção do motor pela Embraer. Os EUA deixariam (via SAAB) a Embraer construir o motor aqui? Ou ao menos aprendermos… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Sonic Wings, “Não acredito que alguém vá nos passar tecnologia de turbina”… mas aí é a sua crença, ok! respeito sua opinião. de qualquer modo não é isso que a FAB está pedindo. E nem o MD. Quando o FX2 fala em transferência de tecnologia irrestrita do caça eu entendo que a turbina faz parte do avião também. E portanto como parte da tecnologia que deva ser passada a nós sem restrições. Aliás, turbina é o que mais precisamos aprender a fazer aqui no Brasil. Este é um dos pontos críticos que ainda não sabemos fazer e sem isso não… Read more »
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Hornet, Me expressei mal com relação a turbina, na verdade a EMBRAER é cliente da GE com motores de varios modelos, não necessariamente a F-414, assim como também é da Rolls Royce. Aliás a versão de turbina usada pelo Gripen é uma versão melhorada desta turbina, sendo chamada VOLVO alguma coisa. Com maior empuxo. Não faz sentido os EUA barrar a venda das turbinas ao Brasil, não é estratégico e pode ser substituida. Sem falar em futuros problemas comerciais, imagina se nós clientes da GE decidimos trocar nossos motores por uma Rolls Royce, SPECMA ou outro qualquer. “Quando o FX2… Read more »
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Sonic Wings, como eu disse, respeito sua opinião. Sem problemas. Mas continuo apoiando o compromisso do FX2 de transferência de tecnologia irrestrita. mas só uma correção: os primeiros Gripens usavam o motor Volvo Aero GE F-404, fabricado na Suécia sob licença (pra vc ver que é possível sim existir transferência de tecnologia de motores…os americanos fizeram isso pra Suécia). O F-404 é um motor menos potente que o F-414. Depois passaram a usar o motor americano diretamente (deixaram de usar a turbina fabricada na Suécia) no Gripen, em sua versão GE F-414 F. E atualmente os Gripens mais modernos (C… Read more »
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Hornet, comi bola com a numeração da turbina, valeu! Penso que neste momento não é o momento de partirmos do zero para de uma só vez dominarmos todo o ciclo de um caça, não imagino que isso seja possível e penso que ao contrário; seja até improdutivo. Quem tudo quer nada tem! (Ditado da minha mãe hehe) Temos que definir prioridades e penso que a FAB o tenha feito, e eles não devem ter priorizado a turbina, fosse isso não teriam selecionado o GRIPEN e sim caças que tivessem turbinas próprias de seus países. Imagino que isso titio SAM não… Read more »
Prezados
Muito se tem falado sobre aviões , mísseis, subs,helicoptéros, ucav, NAe, MAS pouco se tem falado no sistema de defesa e enfatizado (comparativamente) sobre o sistema(s) de defesa anti-aéreo e que deveria se incluido no debate para ficar mais abrangente e quiçá mais interessante.
Obs: creio que no post “Como poderá ser o futuro NAe da MB e suas aeronaves?” o LM em 23 Jan, 2009 às 23:41 matou a charada (ou pelo menos excluiu o gripen ng) sobre a possível escolha entre Rafale e F-18 SH.
Abraços
Lucas, boa dica a sua. Tomara que a gente veja realmente estes bichões por aqui, no entanto, ao contrário da galera, continuo acreditando na zebra e se for de interesse da marinha criar uma versão naval do GRIPEN. Estive lendo algumas opiniões por aí e concordo, não me entra na cabeça que a FAB está em busca de um avião pra marinha e vá abrir mão disso, pois estamos falando de 120 aeronaves enquanto o Marinha operaria 12. Também não faz sentido a FAB escolher o SH buscando se equiparar as doutrinas da USNavy e não de uma outra força… Read more »
Prezado Sonic Wings Particularmente acho muito mais interessante a proposta do gripen ng de desnvolver e construir em pararceria SAAB/EMBRAER, entretanto segundo o Hornet em seu comentário é muito esclarecedor. F-X2: Boeing facilitará entrada de empresas nacionais nos EUA se vencer concorrência Hornet em 16 jul, 2009 às 1:13 Lucas, eu acho que o Rafale é o mais cotado e desde o início achava isso, devido a proposta francesa ser a mais completa. Eu nunca discuti o FX2 em termos isolados (quem voa mais alto, quem tem o melhor não sei o quê etc.), sempre discutia levando em conta a… Read more »
entretanto temos que lembrar que o gripen n~ão é navalizado e que os custos seriam muito alto e que não se trata apenas de colocar um gancho e sim reforçar toda uma estrutura(comentário do hornet)
sds
Hornet
Visitante
15 anos atrás
Amigo Lucas, e só pra crescentar a seu comentário, sobre a posibilidade de transformar o Gripen em naval. É todo o projeto que precisaria ser refeito. Um caça naval tem que ter todas as estruturas reforçadas, velocidade de aproximação compatível com um porta-aviões, precisa ter materiais usados na fabricação do caça que não oxidem facilmente no mar, redesenho dos trens de pouso, para ajustá-los ao uso embarcado…enfim…teria que se construir um avião novo. caças navais podem ser usados sem problemas por forças aéreas, mas caças não-navais não tem como serem adaptados para o uso embarcados em NAe. Para que isso… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Hornet,
me desculpe por não ter te respondido. Recebi visitas ontem e não voltei ao blog.
Quanto ao ‘motor’ eu não vi a entrevista toda. Só dei uma olhada no início. Vou ver se consigo ver o resto hoje.
Um abraço.
Sonic Wings
Visitante
15 anos atrás
Srs,
Certa vez comparei este período do FX a uma final de campeonato, mas agora mudei de ideia, esta mais pra véspera de eleições municipais onde ninguém sabe afirmar com certeza quem será o eleito, os cabos eleitorais saem no tapa e às bandeirinhas, as notícias falsas começam a aparecer daqui e dali e nós mortais, pedimos sabedoria aos que tem o poder de definir o futuro da FORÇA.
Patético a animação do Su-27 voando rasante. Custava usar uma engine de simulador de vôo para deixar o vôo mais realista?
Passando por debaixo da ponte, He,He,
Abs
Abacaxi.
BEZÃO, BEZÃO, Prateleira dos Fundos.
O sukhoy por debaixo da ponte é de matar!
Amigos, não é este filme.
O filme correto é o MIRROR WARS
http://www.youtube.com/watch?v=cMSPhG_YXjE
Que nesta chamada aparece rapidamente o mesmo Su-35 voando sem canopy e até cena da ejeção.
Filme bom é quando tem muita mentira
heheh
aquela tomada da ponte prece ser no mesmo lugar do triplo x onde tem os Su=22 se não me engano
não sei se o filme vai ser bom mas pelas imagens e tomadas aereas ja vai valer
Olha… acho que o menos pior é o Mirror Wars.
Aquele SU passando por baixo da ponte foi o “hó”. É o que acontece quando se passa a infância inteira jogando FS rssssss
Opa, o filme é legal pacas, cheio de mentiras hollywoodianas que é pra deixar a esquerdalha bem p. da vida, rsrsrs…
Fui só eu ou todo mundo viu um F-5 no começo do trailer? Eita Bicudão véio-de-guerra, falem mal dele, mas tá em todas também, rsrs… 🙂
Abs.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM705357-7823-AVIAO+DE+COMBATE+CAI+DURANTE+ACROBACIA+NA+UCRANIA,00.html
Filminho bom de caça russo é o “Fire Fox” com Clint Eastwood. Mentiras e absurdos de todos os gostos 🙂
É o Iron Eagle do séc 21!!!
Qual é o problema do SU passar por debaixo da ponte? Eu mesmo esturdia passei com um A-1 em sig-sag nos pilares da rio-niteroi!
MEIA DÙZIA LADRÃO DE TENTO!!!!!!
Agora se querem ver o F-5, AMX e Tucanão tem o filme nacional chamado Segurança Nacional, com THiago Lacerda e Milton GOnçalves. Nunca encontrei aqui no interior mas vcs que são da capital! Pode ser uma boa dica.
http://www.youtube.com/watch?v=GNmMLw_3Kw0
Abs
Prezado Felipe Cps
Não foi engano não eu até pausei pra confirmar. O bicho vai “dando conta do recado”. rsrsrs
Abraço
É a versão russa do Top gun
Galera filme pode tudo.
Esse video esta muito estranho no começo aparecem cenas do F-14 Tomcat decolando de uma porta aviões e em um combate (dogfight) contra um F-5 , Cenas essas que pra min foram retiradas de um documetnário de 2006 chamado “Speedy & Angels”, este sim um filme digno de aviação, pois mostra senas reais do treinamento de pilotos da USNAVY, no último ano de operação do Tomcat, inclusive uma piloto mulher é a grande estrela do documentário. dá só uma olhada: http://www.speedandangels.com Agora filme russo que assiti e gostei pois tem ótimas cenas é “Ataque Áereo” sem marmeladas mas na onda… Read more »
Depois que mudaram a história de Pearl Harbor pra inventar abates de Zeros por P40s(que ainda por cima davam rasante arrastando a ponta da asa no chão, ziguezagueando no meio de caminhões) vale tudo…
Muito bom eheheh, chega de mentirada yankee, tem que ter um pouco de mentira ruskie também!!!!!!
Olá amigos, andei sumido devido a diversos problemas pessoais, mas sempre que posso dou uma olhada nos 3 blogs. Gostaria de recomendar aos editores e demais blogueiros a assistir a entrevista que o Deputado José Anibal ( que integrou a comissão parlamentar que visitou a França recentemente ) deu p/ o Roberto Godoy – o início do vídeo fala-se sobre o ‘maravilhoso’ acordo do Lula c/ o bispo-papão Lugo. Há uma novidade sobre o interesse dos franceses no KC-390 tanto em participação no projeto, como em aquisições, e aí, se for verdade, tá mais do que claro e até justificada,… Read more »
Este filme parece ate um daqueles filmes americanos dos anos 80. Tem um filme frances chamado Cavaleiros do Ar, e comparando com o russo, parece que todo filme estrangeiro de caças, tem aquele geito inrritante do estilo Top Gun, ou seja estes tipos de flmes quando criados por outros países tem aquele geitão americano pior que os proprios filmes americanos do genero.
Luciano,
Excelente sua dica. Percebe-se que foi feito um lobby “elegante e saudável” ao ver o nobre deputado falar dos franceses com entusiasmo claro. O que mais deve ter sido dito nesta reunião? Pelo jeito os franceses fizeram uma encenação bem feita no negócio e os caras acretitaram em tudo que ouviram hahaha. Só pra destacar, codigo fonte não é transferencia de tecnologia. Deram um migué na resposta.
Abs
Prezados
Pela entrevista do líder tucano definitivamente esclareceu tudo
deu Rafale e so foram confirmar e falou com convicção sobre os subs até chamou a atenção sobre o que a imprensa andou falando( muitas bobagens).
sds
Aproveitando o mesmo veículo, vale a pena assistir à proposta da SAAB:
http://tv.estadao.com.br/videos,AERONAUTICA-GRIPEN-NG-PODE-GERAR-PROJETO-DE-CACA-BRASILEIRO,63201,259,0.htm
E dá-lhe GRIPEN BR
Abs
Me desculpen o OFF TOPIC é que achei muito boa!
Vi a entrevista com o Godoy do representante da SAAB. O Gripen realmente é um forte candidato. Não mudou minha idéia que ele é o patinho feio da concorrência. Acredito que o Brasil não quer produzir uma aeronave em nosso país e exportá-lo a nossos vizinhos como disse o representante da SAAB. Ele apresenta um alcance considerável de 4.000km sem carga alar. Agora o que mais me chamou a atenção foi qdo. ele diz desejar substituir os componentes americanos por componentes fabricados no Brasil. O GE414 será fabricado no Brasil? Dúvido assim como os motores SNECMA M88 do Rafale. Vamos… Read more »
Vi a entrevista também, mas fiquei com uma dúvida. A entrevistado da SAAB diz que o motor do Gripen é o melhor do mundo. Não dúvido. Só que este motor é americano. E aí fica dúvida. A SAAB diz que ele tem 4 mil km de alcance sem carga alar. E com carga alar é equivalente aos demais concorrentes. Só que isso com o motor GE414, que não é o que está sendo oferecido ao Brasil. Ele diz que no NG o motor será trocado para o Brasil. E como ficamos? Qual motor teremos se o NG for o escolhido… Read more »
ops! “A entrevistado” = O entrevistado
Boas entrevistas! O deputado tucano com certeza sabe que estava falando para um publico mais seleto, e agiu e falou como queremos de um político, pensando primeiro no Brasil. Só nao tenho dúvida de que o tom da entrevista seria outro caso o veiculo fosse uma rede aberta de TV.
Hornet e Wolfpack,
ele se referiu a 4000 km como sendo o ‘alcance de translado’, ou seja, sem carga útil, e com o máximo de combustível externo e em um perfil do vôo ótimo do ponto de vista de redução do consumo.
‘Carga alar’ é uma constante que divide o peso do avião pela área da asa.
Um abraço a todos.
Bosco,
valeu pelos esclarecimentos!!!
abração
Bosco,
aproveitando a oportunidade…
e quanto ao motor, como vc entendeu o que o cara da SAAB falou?
Tive um pouco a impressão que ele saiu pela tangente…mas sei lá…
abração de novo
Olá Hornet, Assisti pela segunda vez o vídeo para ter certeza. O trecho da entrevista sobre as partes americanas começa em 5min. Nele o dirigente faz algumas referencias aos componentes que são americanos como o motor GE, na seguencia ele destaca alguns itens que serão nacionalizados na versão BR citando a AEL: computador de bordo, display e helmet. E não faz uma referencia de que a turbina seria substituida nesta versão o que não acredito que aconteça, uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer contando inclusive com um site de manutenção da mesma aqui no… Read more »
Sonic Wings,
esclarecido. valeu!
Mas então a outra dúvida que surge é: os EUA liberariam a tecnologia da turbina para a SAAB passar pra nós?
Pois a pergunta que achei (achei, não estou afirmando) que ficou no ar, na entrevista, foi essa. O Godoy pergunta isso diretamente (a questão dos componentes americanos do Gripen) e achei que a resposta ficou meio no ar…
mas só vi a entrevista uma vez só…enfim…
abração
* Deixa eu reescrever este paragrafo aqui:
E não faz NEHUMA referencia de que a turbina seria substituida nesta versão. NÃO acredito que aconteça, uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer, contando inclusive com um site de manutenção da mesma aqui no Brasil.
Agora sim, ficou entendível!
Hornet,
Não acredito que alguém vá nos passar tecnologia de turbina, nem russos, nem franceses o farão. Poucos dominam esta tecnologia, penso que esta transferencia esteja focada na parte de compostos e estruturas, talvez alguma coisa na parte de comunicação e nanotecnologia.
Quem viver verá!
Abs
Hornet, só complementando:
Desta forma qualquer dos caças que venham a fazer parte do nosso inventário virão com a turbina montadinha de casa. No máximo faremos a manutenção das mesmas como já o fazemos no caso da GE. Abs
“uma vez que esta seja uma das principais turbinas usadas pela embraer”… Não entendi, a Embraer usa o motor GE F-414 G?!!! A minha dúvida é a seguinte: o motor é americano, não é sueco, e neste sentido a pergunta que fiz é: os EUA liberariam a tecnologia do motor pra nós, caso o Gripen vença o FX2? Pois o GE-F414 G é o mesmo motor do Super Hornet. Não estou falando em manutenção do motor pela Embraer…estou falando em construção do motor pela Embraer. Os EUA deixariam (via SAAB) a Embraer construir o motor aqui? Ou ao menos aprendermos… Read more »
Sonic Wings, “Não acredito que alguém vá nos passar tecnologia de turbina”… mas aí é a sua crença, ok! respeito sua opinião. de qualquer modo não é isso que a FAB está pedindo. E nem o MD. Quando o FX2 fala em transferência de tecnologia irrestrita do caça eu entendo que a turbina faz parte do avião também. E portanto como parte da tecnologia que deva ser passada a nós sem restrições. Aliás, turbina é o que mais precisamos aprender a fazer aqui no Brasil. Este é um dos pontos críticos que ainda não sabemos fazer e sem isso não… Read more »
Hornet, Me expressei mal com relação a turbina, na verdade a EMBRAER é cliente da GE com motores de varios modelos, não necessariamente a F-414, assim como também é da Rolls Royce. Aliás a versão de turbina usada pelo Gripen é uma versão melhorada desta turbina, sendo chamada VOLVO alguma coisa. Com maior empuxo. Não faz sentido os EUA barrar a venda das turbinas ao Brasil, não é estratégico e pode ser substituida. Sem falar em futuros problemas comerciais, imagina se nós clientes da GE decidimos trocar nossos motores por uma Rolls Royce, SPECMA ou outro qualquer. “Quando o FX2… Read more »
Sonic Wings, como eu disse, respeito sua opinião. Sem problemas. Mas continuo apoiando o compromisso do FX2 de transferência de tecnologia irrestrita. mas só uma correção: os primeiros Gripens usavam o motor Volvo Aero GE F-404, fabricado na Suécia sob licença (pra vc ver que é possível sim existir transferência de tecnologia de motores…os americanos fizeram isso pra Suécia). O F-404 é um motor menos potente que o F-414. Depois passaram a usar o motor americano diretamente (deixaram de usar a turbina fabricada na Suécia) no Gripen, em sua versão GE F-414 F. E atualmente os Gripens mais modernos (C… Read more »
Hornet, comi bola com a numeração da turbina, valeu! Penso que neste momento não é o momento de partirmos do zero para de uma só vez dominarmos todo o ciclo de um caça, não imagino que isso seja possível e penso que ao contrário; seja até improdutivo. Quem tudo quer nada tem! (Ditado da minha mãe hehe) Temos que definir prioridades e penso que a FAB o tenha feito, e eles não devem ter priorizado a turbina, fosse isso não teriam selecionado o GRIPEN e sim caças que tivessem turbinas próprias de seus países. Imagino que isso titio SAM não… Read more »
Prezados
Muito se tem falado sobre aviões , mísseis, subs,helicoptéros, ucav, NAe, MAS pouco se tem falado no sistema de defesa e enfatizado (comparativamente) sobre o sistema(s) de defesa anti-aéreo e que deveria se incluido no debate para ficar mais abrangente e quiçá mais interessante.
Obs: creio que no post “Como poderá ser o futuro NAe da MB e suas aeronaves?” o LM em 23 Jan, 2009 às 23:41 matou a charada (ou pelo menos excluiu o gripen ng) sobre a possível escolha entre Rafale e F-18 SH.
Abraços
e o modo de operar (força conjunta).
Lucas, boa dica a sua. Tomara que a gente veja realmente estes bichões por aqui, no entanto, ao contrário da galera, continuo acreditando na zebra e se for de interesse da marinha criar uma versão naval do GRIPEN. Estive lendo algumas opiniões por aí e concordo, não me entra na cabeça que a FAB está em busca de um avião pra marinha e vá abrir mão disso, pois estamos falando de 120 aeronaves enquanto o Marinha operaria 12. Também não faz sentido a FAB escolher o SH buscando se equiparar as doutrinas da USNavy e não de uma outra força… Read more »
Prezado Sonic Wings Particularmente acho muito mais interessante a proposta do gripen ng de desnvolver e construir em pararceria SAAB/EMBRAER, entretanto segundo o Hornet em seu comentário é muito esclarecedor. F-X2: Boeing facilitará entrada de empresas nacionais nos EUA se vencer concorrência Hornet em 16 jul, 2009 às 1:13 Lucas, eu acho que o Rafale é o mais cotado e desde o início achava isso, devido a proposta francesa ser a mais completa. Eu nunca discuti o FX2 em termos isolados (quem voa mais alto, quem tem o melhor não sei o quê etc.), sempre discutia levando em conta a… Read more »
entretanto temos que lembrar que o gripen n~ão é navalizado e que os custos seriam muito alto e que não se trata apenas de colocar um gancho e sim reforçar toda uma estrutura(comentário do hornet)
sds
Amigo Lucas, e só pra crescentar a seu comentário, sobre a posibilidade de transformar o Gripen em naval. É todo o projeto que precisaria ser refeito. Um caça naval tem que ter todas as estruturas reforçadas, velocidade de aproximação compatível com um porta-aviões, precisa ter materiais usados na fabricação do caça que não oxidem facilmente no mar, redesenho dos trens de pouso, para ajustá-los ao uso embarcado…enfim…teria que se construir um avião novo. caças navais podem ser usados sem problemas por forças aéreas, mas caças não-navais não tem como serem adaptados para o uso embarcados em NAe. Para que isso… Read more »
Hornet,
me desculpe por não ter te respondido. Recebi visitas ontem e não voltei ao blog.
Quanto ao ‘motor’ eu não vi a entrevista toda. Só dei uma olhada no início. Vou ver se consigo ver o resto hoje.
Um abraço.
Srs,
Certa vez comparei este período do FX a uma final de campeonato, mas agora mudei de ideia, esta mais pra véspera de eleições municipais onde ninguém sabe afirmar com certeza quem será o eleito, os cabos eleitorais saem no tapa e às bandeirinhas, as notícias falsas começam a aparecer daqui e dali e nós mortais, pedimos sabedoria aos que tem o poder de definir o futuro da FORÇA.
Abs
Bosco,
sem problemas, não esquenta.
abração