Tucano é retirado de serviço na Força Aérea Francesa

    955
    34

    tucano-sai-de-servico-na-forca-aerea-francesa-foto-armee-de-lair-sirpa-air1

    Último voo foi no dia 22 de julho, após 15 anos de serviço. Mudanças na evolução dos cursos de treinamento de pilotos ditaram a aposentadoria.

    O último voo dos aviões de treinamento Tucano no Armée de l´air (Força Aérea Francesa) foi realizado na manhã de 22 de julho. Os Tucanos franceses comemoraram recentemente, em 10 de junho, 15 anos de operação na Força e sua despedida oficial foi realizada no último dia 9 de julho, na Base Aérea de Salon de Provence, de onde operaram. Dos cerca de 20 aviões do tipo que permaneciam em serviço, alguns serão utilizados para a instrução de sub-oficiais mecânicos em Rochefort, e outros serão destinados a museus.

    A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air deve-se a mudanças na sistemática de treinamento dos pilotos franceses, em que tanto o tronco comum da instrução quanto a pré-especialização em transporte ou caça deverá ser realizada em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.

    FONTE e FOTO: Armée de l’air / Sirpa Air

    NOTA do BLOG: a Força Aérea Francesa recebeu um total de 48 treinadores Tucanos a partir de 1993, em substituição aos jatos Fouga Magister. Por volta de 2002, 36 dos turboélices de treinamento fabricados pela Embraer permaneciam em linha (outros 10 ficavam estocados, em reserva). Em 2006, foi tomada a decisão de aposentar prematuramente a frota, devido à modificação na sistemática de instrução de voo, e a última turma a passar pela aeronave iniciou treinamento em março do ano passado.

    Leia mais sobre o Tucano na Força Aérea Francesa e em outra Força europeia, a RAF, clicando nos links abaixo:

    Subscribe
    Notify of
    guest
    34 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Lucas Calabrio
    Lucas Calabrio
    11 anos atrás

    Prezados
    Será substituido pelo super tucano?
    sds

    Wilson Johann
    Wilson Johann
    11 anos atrás

    Alguns poderiam ser remetidos de volta para o Brasil, já que possuem muito menos horas de vôo do que as unidades da Fab, que aqui ainda vai usá-los por um bom tempo ainda. Com isso poderíamos substituir as unidades que estamos enviando para Angola e para o Paraguai. Essas doações dão a entender que estão sobrando tucanos na FAB.

    Abraços!

    Lucas Calabrio
    Lucas Calabrio
    11 anos atrás

    Prezado Wilson Johann
    Esse é o avião perfeito para a esquadrilha da fumaça e logicamente outros para patrulhamento ou reserva de peças poque não sei se a Embraer ainda o está produzindo ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta?
    Abraço

    Lucas Calabrio
    Lucas Calabrio