domingo, abril 11, 2021

Gripen para o Brasil

Eurofighter Typhoon faz testes de voo em configuração ´swing role´

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

eurofighter-ipa-7-com-seis-paveway-iv-quatro-mraam-e-dois-sraam-foto-eurofighter

Em 7 de julho, o consórcio Eurofighter informou que a aeronave IPA7 (Instrumented Production Aircraft 7), um dos exemplares que realizam testes de desenvolvimento do caça, completou recentemente provas de voo carregado com bombas guiadas Paveway IV na unidade da EADS em Manching, além de mísseis ar-ar (clique aqui para acessar matéria com dados sobre a Paveway IV)

Na foto, pode ser vista a configuração em que a aeronave realizou um dos últimos testes, num voo de duas horas e sete minutos, carregando seis Paveway IV bombs, quatro mísseis ar-ar de médio alcance e dois de curto alcance. Segundo a empresa, os testes sevem para  comprovar a configuração ´swing role´ do Typhoon, mostrando como o sistema de controle de voo (FCS – Flight Control System) reage a essa carga de armas. 

O IPA 7, que está sendo utilizado para dar suporte aos testes de aviônica do exemplar IPA 6, também completou cinco voos de teste do sistema de alerta de aproximação de mísseis ( Missile Approach Warning – MAW), com o apoio de um F-4 Phantom da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) e um Tornado. Em agosto, um Harrier da RAF contribuirá para mais testes do sistema.  

Outros testes recentes, segundo a empresa,  foram feitos pelo IPA 1, aeronave do Reino Unido, que realizou uma sequência de quinze lançamentos de Paveway IV, três deles bem sucedidos até agora. Esses lançamentos servem para testar diversas configurações de carregamento da arma, para garantir uma separação segura e verificar se, quando lançada, a bomba não interfere com outras carregadas em pilones próximos.

FONTE e FOTO: Eurofighter

NOTA do BLOG: como curiosidade, pode-se aproveitar a coincidência de que a foto acima do Eurofighter Typhoon foi feita num ângulo muito parecido com a do Dassault Rafale que ilustra a matéria abaixo. Apesar de uma delas ser um exemplar monoposto e outra biposto, pode-se notar facilmente as várias diferenças de design entre as duas aeronaves, chamadas genericamente de ´eurocanards´, com asas em delta e canards.

- Advertisement -

58 Comments

Subscribe
Notify of
guest
58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igo

Essa configuração tá animal, imagina o estrago que por fazer!! Sinistro.

Francisco AMX

Talvez esteja aí a diferença maior do Typhonn (meu “preferido” no FX2) para o Rafale… voou 2 horas! sem tanque adicional… com esta carga toda! quer caça melhor para o Brasil??? não existe!

ph ctba

Seria sem duvida uma otima opção para ser escolhido para a FAB!

Mas o Typhonn, Rafale, Super Honert, Super Flanker, Gripen NG são todas otimas opções para a força. O sucesso ou insucesso da plataforma estara diretamente relacionada com o suporte que a mesma sofrerá…informações, abastecimento, armamentos!!!

Mas claro que para um pais como o Brasil, alcance é sempre um fator chave!

hms tireless

Essa foto apenas prova que o Eurofighter é um avião muito superior ao “Rafaele”…Aliás não só ele como o F/A-18E/F, Su-35BM e Gripen NG superam o queijo podre francês..

Igo

Francisco AMX,

Você só se esqueceu de um detalhe: o preço. Esse caça é para outro padrão de gasto militar, ainda falta muito para nós. Veja o contrato da Arábia Saudita, aquilo foi muito caro…

Sds,

MICA

Typhoon não é credível como caça-bombardeiro, ele não tem sequer um “targeting pod” en essa foto.
Como é que ele pode ir longe nesta configuração?
Não muito longe!

Rafale tem muito mais alcance, resistência e credibilidade.

André Castro

Alguem saberia me responder se o Eurofighter Typhoon tem sonda de reabastecimeno ,é até agora eu não nada que fale sobre isso .

Leigo

André …

Cara eu acho que ele tem uma sonda de reabastecimento retrátil do lado direito …

Igo

MICA,

Lamento, mas você afirmar que ele não é um caça bombardeiro credível porque NA foto não aparece um pod é zuação né?! O caça está com 6 paveway, 4 AIM-120 e dois AIM-9. Ele realiza o ataque, sem precisa de escolta. Ele é um puta caça/bombardeiro. Não estou entrando no mérito de quem é melhor (euro ou rafa).

Sds,

Igo

Leigo,

Você está correto.

Sds,

Francisco AMX

Hms Tireless, quer dizer que o único país que fazia frente aos USA, nos anos 80 e 90, (M2000 vs F-16), desaprendeu a fazer caças??? retrocedeu e fez uma Bosta de avião que é o Rafale?? vc realmente acredita nesta bobagem? que pena.. reveja seus conceitos, o Rafale e Typhoon estão em pé de igualdade, com uma leve vantagem no caso de Brasil, em operacionalidade de combate, para o Typhoon… Igo, Eu não vou muito por estas mazelas de valor não, sou mais de pensar no vetor em si… pois até agora ninguém sabe o preço do que e de… Read more »

Tiago Jeronimo

Dizem que o Typhoon tem metade do RCS do Rafale…

Quanto quem é melhor, na minha opinião acho que ambos os caças estão muito equilibrados e qualquer diferença teria que ser tirada na doutrina, estratégia, apoio e no braço.

CADU

Melhor caça para o BRASIL, é aquele que nois pudermos comprar, na quantidade que precisamos, que podermos fazer a manutenção, abastecer para podermos voá-lo com certa freqüência para podermos tirar o maior proveito dele, fora isso tudo é utopia, não adianta comprar caças TOP e em pouca quantidade para mante-los no hangar.
Saudações a todos.

André Castro

Francisco AMX e Leigo

Obrigado ,Abraços

Giovani

Eu já disse uma vez, o Eurofighter é um dos caças mais lindo q ja vi, só fica atrás do F-22.
Essa configuração fica complicado em ataques a longa distancia, pela falta de tanques externos, só Revo não basta.

kaleu

Nota do Blog : – Na comparação às duas fotos Rafale X Typhoon, uma coisa fica absolutamente clara, sendo inclusive minha maior preocupação com relação ao Rafale, como já disse algumas vezes aqui … é que enquanto o Typhoon carrega 6 Paveway IV bombs, 4 mísseis ar-ar de médio alcance e 2 de curto alcance, num voo de mais de 2 horas … o nosso preferido Rafale carrega os benditos tanques subalares … como falar em RCS ? … Como falar em capacidade de fogo ? … como falar em autonomia ? … numa eventual necessidade de bombardear o inimigo… Read more »

Hornet

Concordo com o Chicão AMX…o Typhoon seria um caça e tanto para o Brasil, para a FAB.

Pena que não exista versão embarcada.

Mas o Rafale é “primo-irmão” do Eurofighter, “dá pro gasto” também…hehehe

e tem versão naval.

abraços a todos

Hornet

Só agora lembrei de um ponto que diferencia o Typhoon do Rafale e que pode ter pesado contra o Typhoon no Fx2.

O Typhoon foi desenvolvido, desde o ínício, para ser um interceptador puro sangue.

Já o Rafale, desde o início também, foi desenvolvido para ser um caça multi-role.

E neste sentido, para o FX2, faz mais sentido termos um caça multi-role que um interceptador puro sangue. Pois o FX2, segundo consta, irá substituir toda nossa frota de caças…

mas enfim…diferenças e semelhanças entre o Rafale e o Typhoon dá uma boa discussão.

abraços a todos

X-nobe

O Eurofighter Typhoon era o meu favorito para o projeto FX-2, mais como ele é muito caro eles colocarão o Gripen NG no seu lugar, agora é torce para o Rafale ou F/A-18 SH.

Alecsander

hms tireless

Você esta totalmente desenformado, eu já disse aqui e vou repetir para você, a França tinha participado do desenvolvimento do Eurofighter Typhoon e iria adiquirilo junto ao Rafale F1, mas dai veio o Rafale F2 e F3 e o projeto Typhoon foi abandonado de vez. E eles não farião isso sem que o Rafale F3 fosse iqual ou superior ao Typhoon.

Um grande abraço.

luciano

Voando por mais de 2 hora em qual potência?
A M0.8,0.9,1? Duvido. Com reabastecimento no ar? Não diz também.

Francisco AMX

Kaleu, só pq vc viu a maioria das fotos do Rafale com tanques subalares, que estavam opercacionais e talvez em missões reais e deslocamentos, não quer dizer que sua autonomia seja muito inferior ao Typhoon, como disse o Alecsander, será que a França abandonaria um projeto em desenvolvimento para conceber algo inferior, substancialmente, aos seus vizinhos??? não creio nisso, o Rafale pode ser inferior, mas em algum detalhe, muito pequeno… Porém o “seu” NG sim, 🙂 este nós sabemos que é inferior, menor autonomia, monoreator, sem AESA confirmado, menos capacidade de carga, RCS maior pois suas formas são bem convencionais… Read more »

Algol

Pra quem fala que Typhoon seria uma boa opção para o Brasil: imaginem se um dos vários países participantes do projeto resolve vetar peças ou qualquer tecnologia do caça para o Brasil. Transferência tecnológica seria um pesadelo. Isso sem falar no preço desse avião.

De qualquer maneira é um caça muito bonito, acho mais bonito que o Rafale, que já é um belo caça.

kaleu

Grande Chico,

vive querendo “pisar no meu calo !! … aí vai brow !

Rafale is the way of if giving badly! rsrsrs

abraço
Kaleu

Francisco AMX

hahuauauh Kaleu, é que teu calo é grande! 🙂 brincadeira bro!

Abração

Lucas Calabrio

O numero de parceiros envolvidos no projetos para a cessão de tecnologia pesou bastante contra

MICA

Olá Igo, lamento mas, Typhoon não é credível como caça-bombardeiro, seu primeiro emprego é intercepção (e é uma boa interceptador). Por exemplo, nesta foto : demasiado arrasto e não basta combustível. Como ele vai ir longe nesta configuração? País perto da fronteira (máxima), não muito longe ! A missão será muito curto : decolagem, subida na altitude, manter o ritmo, (1,2,3, combustível já está desaparecendo), diminuição da altitude, aceleração, evitar inimigos defesa anti-aérea, realizar a missão, (baixa combustíveis! baixa combustíveis! combustível está desaparecendo!), regressar muito rapidamente à base antes aeronaves e pilotos são perdidas… Se algo der errado durante a… Read more »

Felski

Ola amigos, não se preocupem com a autonomia destes caças, não temos nada o que lançar em nossos arcenais mesmo.

Edmar

Caros Amigos.:

Podem “analisar e pesquisar” o quanto quiserem, pois qualquer um dos aviões finalistas do “FX2” é superior ao “Eurofighter Typhoon”.

Abraços…

Felski

Ola amigos, não se preocupem com a autonomia destes caças, não temos nada o que lançar em nossos arcenais mesmo.

MICA

Olá Igo, lamento mas, Typhoon não é credível como caça-bombardeiro, seu primeiro emprego é intercepção (e é uma boa interceptador). Por exemplo, nesta foto : demasiado arrasto e não basta combustível. Como ele vai ir longe nesta configuração? País perto da fronteira (máxima), não muito longe ! A missão será muito curto : decolagem, subida na altitude, manter o ritmo, (1,2,3, combustível já está desaparecendo), diminuição da altitude, aceleração, evitar inimigos defesa anti-aérea, realizar a missão, (baixa combustíveis! baixa combustíveis! combustível está desaparecendo!), regressar muito rapidamente à base antes aeronaves e pilotos são perdidas… Se algo der errado durante a… Read more »

Lucas Calabrio

O numero de parceiros envolvidos no projetos para a cessão de tecnologia pesou bastante contra

Francisco AMX

hahuauauh Kaleu, é que teu calo é grande! 🙂 brincadeira bro!

Abração

kaleu

Grande Chico,

vive querendo “pisar no meu calo !! … aí vai brow !

Rafale is the way of if giving badly! rsrsrs

abraço
Kaleu

Algol

Pra quem fala que Typhoon seria uma boa opção para o Brasil: imaginem se um dos vários países participantes do projeto resolve vetar peças ou qualquer tecnologia do caça para o Brasil. Transferência tecnológica seria um pesadelo. Isso sem falar no preço desse avião.

De qualquer maneira é um caça muito bonito, acho mais bonito que o Rafale, que já é um belo caça.

Igo

Essa configuração tá animal, imagina o estrago que por fazer!! Sinistro.

Francisco AMX

Kaleu, só pq vc viu a maioria das fotos do Rafale com tanques subalares, que estavam opercacionais e talvez em missões reais e deslocamentos, não quer dizer que sua autonomia seja muito inferior ao Typhoon, como disse o Alecsander, será que a França abandonaria um projeto em desenvolvimento para conceber algo inferior, substancialmente, aos seus vizinhos??? não creio nisso, o Rafale pode ser inferior, mas em algum detalhe, muito pequeno… Porém o “seu” NG sim, 🙂 este nós sabemos que é inferior, menor autonomia, monoreator, sem AESA confirmado, menos capacidade de carga, RCS maior pois suas formas são bem convencionais… Read more »

Francisco AMX

Talvez esteja aí a diferença maior do Typhonn (meu “preferido” no FX2) para o Rafale… voou 2 horas! sem tanque adicional… com esta carga toda! quer caça melhor para o Brasil??? não existe!

ph ctba

Seria sem duvida uma otima opção para ser escolhido para a FAB!

Mas o Typhonn, Rafale, Super Honert, Super Flanker, Gripen NG são todas otimas opções para a força. O sucesso ou insucesso da plataforma estara diretamente relacionada com o suporte que a mesma sofrerá…informações, abastecimento, armamentos!!!

Mas claro que para um pais como o Brasil, alcance é sempre um fator chave!

luciano

Voando por mais de 2 hora em qual potência?
A M0.8,0.9,1? Duvido. Com reabastecimento no ar? Não diz também.

Alecsander

hms tireless

Você esta totalmente desenformado, eu já disse aqui e vou repetir para você, a França tinha participado do desenvolvimento do Eurofighter Typhoon e iria adiquirilo junto ao Rafale F1, mas dai veio o Rafale F2 e F3 e o projeto Typhoon foi abandonado de vez. E eles não farião isso sem que o Rafale F3 fosse iqual ou superior ao Typhoon.

Um grande abraço.

hms tireless

Essa foto apenas prova que o Eurofighter é um avião muito superior ao “Rafaele”…Aliás não só ele como o F/A-18E/F, Su-35BM e Gripen NG superam o queijo podre francês..

X-nobe

O Eurofighter Typhoon era o meu favorito para o projeto FX-2, mais como ele é muito caro eles colocarão o Gripen NG no seu lugar, agora é torce para o Rafale ou F/A-18 SH.

Igo

Francisco AMX,

Você só se esqueceu de um detalhe: o preço. Esse caça é para outro padrão de gasto militar, ainda falta muito para nós. Veja o contrato da Arábia Saudita, aquilo foi muito caro…

Sds,

Hornet

Só agora lembrei de um ponto que diferencia o Typhoon do Rafale e que pode ter pesado contra o Typhoon no Fx2.

O Typhoon foi desenvolvido, desde o ínício, para ser um interceptador puro sangue.

Já o Rafale, desde o início também, foi desenvolvido para ser um caça multi-role.

E neste sentido, para o FX2, faz mais sentido termos um caça multi-role que um interceptador puro sangue. Pois o FX2, segundo consta, irá substituir toda nossa frota de caças…

mas enfim…diferenças e semelhanças entre o Rafale e o Typhoon dá uma boa discussão.

abraços a todos

MICA

Typhoon não é credível como caça-bombardeiro, ele não tem sequer um “targeting pod” en essa foto.
Como é que ele pode ir longe nesta configuração?
Não muito longe!

Rafale tem muito mais alcance, resistência e credibilidade.

André Castro

Alguem saberia me responder se o Eurofighter Typhoon tem sonda de reabastecimeno ,é até agora eu não nada que fale sobre isso .

Hornet

Concordo com o Chicão AMX…o Typhoon seria um caça e tanto para o Brasil, para a FAB.

Pena que não exista versão embarcada.

Mas o Rafale é “primo-irmão” do Eurofighter, “dá pro gasto” também…hehehe

e tem versão naval.

abraços a todos

kaleu

Nota do Blog : – Na comparação às duas fotos Rafale X Typhoon, uma coisa fica absolutamente clara, sendo inclusive minha maior preocupação com relação ao Rafale, como já disse algumas vezes aqui … é que enquanto o Typhoon carrega 6 Paveway IV bombs, 4 mísseis ar-ar de médio alcance e 2 de curto alcance, num voo de mais de 2 horas … o nosso preferido Rafale carrega os benditos tanques subalares … como falar em RCS ? … Como falar em capacidade de fogo ? … como falar em autonomia ? … numa eventual necessidade de bombardear o inimigo… Read more »

Leigo

André …

Cara eu acho que ele tem uma sonda de reabastecimento retrátil do lado direito …

Combates Aéreos

- Advertisement -
- Advertisement -