quarta-feira, abril 14, 2021

Gripen para o Brasil

‘Aerolula’ troca tubo pitot

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

aerolula-fab

O avião utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas viagens internacionais, modelo Airbus 319 –conhecido como Aerolula–, está em manutenção no centro tecnológico da companhia TAM, em São Carlos (SP). Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave deve passar por uma adaptação no sistema de controle de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento.

O Airbus é do mesmo fabricante do A330 que fazia o voo 447, da Air France, que caiu no Atlântico no dia 31 de maio, quando fazia a rota RioParis, levando 228 pessoas a bordo. O procedimento segue orientação do fabricante e estava programado desde abril.

Uma das linhas de investigação para as causas do acidente com o voo 447 aponta é que poderia ter ocorrido um problema com sensor de velocidade da aeronave. Após o acidente, a Air France informou que havia recomendado no ano passado a troca destes sensores.

Segundo a companhia, no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores que enviaram informações contraditórias sobre a velocidade.

A incoerência desses dados pode fazer com que sistemas eletrônicos dos aviões deixem de funcionar, como o piloto automático.

A FAB não soube informar até quando o avião ficará em manutenção. Segundo a Aeronáutica, não “há relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France”.

Em março, o Airbus presidencial não chegou a levantar voo em Nova York para trazer o presidente Lula de volta ao país. Com um defeito na porta, o Aerolula não conseguiu decolar dos EUA. Segundo o Palácio Planalto, o avião não teve condições de voo depois que a escada que serve para o embarque de passageiros bateu e empenou a porta da aeronave.

FONTE: Folha online / FOTO: FAB

- Advertisement -

30 Comments

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

AHhh…podiam deixar o Força Aerea 51 do jeito que tava

Clésio Luiz

Acabaram-se as minhas esperanças…

gaspar

porra, o modelo para troca era o 330, e o forca area 51 eh de modelo 319 !!!!!
esse governo eh uma palhacada mesmo… vivem trocando equipamentos sem NENHUMA NECESSIDADE (nesse caso)… gastam o dinheiro onde nao devem… exigo uma CPI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Don D

Hahaha! Força aérea “51” saquei, muito boa essa!

[…] respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação […]

Sopa

Vende esse lixo pro EVO ou Chaves, e deixa so o EMB190 que é zero bala e bonitão !!

Sds.

J Roberto

Esses sensores chamados de tubo Pitot levam esse nome porque foi desenvolvido pelo francês Henry Pitot em 1732. São usados para medir a velocidade das aeronaves.No Airbus existem 3 destes,todos na frente do avião:2 no lado esquerdo e outro no lado direito. Passados ao sistema Adiru,um dos itens do computador de bordo que informa a velocidade da aeronave. Dados são enviados de forma incorreta se houver alguma avaria,entrada de resíduos ou congelamento do Pitot. Se houver interpretação incorrta da velocidade,computador de bordo modifica a velocidade do avião. Cada Pitot é composto por um tubo metálico em forma de L Lado… Read more »

Cláudio Melo

Já me manifestei a respeito em OGLOBO on line.

O avião é da Presidência da República Federativa do Brasil, servindo ao atual ocupante do cargo como servirá aos próximos.

A aeronoave pertence a todos os brasileiros. É patrimônio nosso, comprado com nosso dinheiro.

Aerolula é coisa de papo de botequim.

Esdras

O problema nos tubos de pitot atingiu toda a linha A-320 e A-330/40. No caso da air france trocaram dos modelos da linha A-320 mas não trocaram da linha A-330/340.

Fernando Gonzales

Bonito este avião….neste aquele URUBU, travestido de tucano, nunca vai andar…..FORAAAAAA…………………FHC…………kkkkkk

X-nobe

Nunca fui muito de votar em candidato do PT, mais concordo com o Cláudio Melo, o avião pertence a presidência e ao Brasil, e não é uma propriedade do Lula, por isso esta denominação aéro-lula que o blog colocou foi infeliz (pra não dizer preconceituosa). E uma aeronave não pode sair voando por ai com os mesmos cuidados que fazemos com os nossos carros quando pegamos á estrada, para que fazer um alvoroço por esta aeronave fazer manutenção. Ou alguém aja que se o avião tiver problemas mecânicos na hora que estiver voando pode parar em uma nuvem e chamar… Read more »

Billy

Excelente medida preventiva de segurança!
Ainda,a população estaria com sua saúde e higiêne em perigo…com “coisas’ caindo dos ares!

Jose Fonseca

A forma como a imprensa se refere ao avião presidencial é ridícula e provinciana. Imaginem a imprensa americana chamando o “Air Force One” de “Aero-Bush” ou “Aero-Obama”. Tudo resultado de uma triste editorialização e politização da nossa mídia. O avião presidencial foi com muita justiça batizado de “Santos Dumont” e assim deveria ser chamado.

Marcelo Tadeu

Destesto quando a imprensa burra chama esse avião de Aerolula. Este avião não é do Lula é da FAB e servirá a muitos presidentes. Agora um Blog que é especializado em assuntos militares não deveria se referir à aeronave deste jeito!!! É engraçado, se voamos um B.707 dizem que é sucatão , se compra um avião novo, dizem que é desperdício. A economia de operação do VC-1A é de 71% em relação ao KC-137, o avião se paga em 5 anos. Deveriam comprar mais um para ser a aeronave de reserva. Quanto aos E-190, parece que os companheiros do blog… Read more »

João

A forma como a imprensa se refere ao avião presidencial é ridícula e provinciana.

RenanZ

AHhh…podiam deixar o Força Aerea 51 do jeito que tava

Clésio Luiz

Acabaram-se as minhas esperanças…

gaspar

porra, o modelo para troca era o 330, e o forca area 51 eh de modelo 319 !!!!!
esse governo eh uma palhacada mesmo… vivem trocando equipamentos sem NENHUMA NECESSIDADE (nesse caso)… gastam o dinheiro onde nao devem… exigo uma CPI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Don D

Hahaha! Força aérea “51” saquei, muito boa essa!

[…] respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave ACJ-319 da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação […]

Sopa

Vende esse lixo pro EVO ou Chaves, e deixa so o EMB190 que é zero bala e bonitão !!

Sds.

J Roberto

Esses sensores chamados de tubo Pitot levam esse nome porque foi desenvolvido pelo francês Henry Pitot em 1732. São usados para medir a velocidade das aeronaves.No Airbus existem 3 destes,todos na frente do avião:2 no lado esquerdo e outro no lado direito. Passados ao sistema Adiru,um dos itens do computador de bordo que informa a velocidade da aeronave. Dados são enviados de forma incorreta se houver alguma avaria,entrada de resíduos ou congelamento do Pitot. Se houver interpretação incorrta da velocidade,computador de bordo modifica a velocidade do avião. Cada Pitot é composto por um tubo metálico em forma de L Lado… Read more »

Cláudio Melo

Já me manifestei a respeito em OGLOBO on line.

O avião é da Presidência da República Federativa do Brasil, servindo ao atual ocupante do cargo como servirá aos próximos.

A aeronoave pertence a todos os brasileiros. É patrimônio nosso, comprado com nosso dinheiro.

Aerolula é coisa de papo de botequim.

Esdras

O problema nos tubos de pitot atingiu toda a linha A-320 e A-330/40. No caso da air france trocaram dos modelos da linha A-320 mas não trocaram da linha A-330/340.

Fernando Gonzales

Bonito este avião….neste aquele URUBU, travestido de tucano, nunca vai andar…..FORAAAAAA…………………FHC…………kkkkkk

X-nobe

Nunca fui muito de votar em candidato do PT, mais concordo com o Cláudio Melo, o avião pertence a presidência e ao Brasil, e não é uma propriedade do Lula, por isso esta denominação aéro-lula que o blog colocou foi infeliz (pra não dizer preconceituosa). E uma aeronave não pode sair voando por ai com os mesmos cuidados que fazemos com os nossos carros quando pegamos á estrada, para que fazer um alvoroço por esta aeronave fazer manutenção. Ou alguém aja que se o avião tiver problemas mecânicos na hora que estiver voando pode parar em uma nuvem e chamar… Read more »

Billy

Excelente medida preventiva de segurança!
Ainda,a população estaria com sua saúde e higiêne em perigo…com “coisas’ caindo dos ares!

Jose Fonseca

A forma como a imprensa se refere ao avião presidencial é ridícula e provinciana. Imaginem a imprensa americana chamando o “Air Force One” de “Aero-Bush” ou “Aero-Obama”. Tudo resultado de uma triste editorialização e politização da nossa mídia. O avião presidencial foi com muita justiça batizado de “Santos Dumont” e assim deveria ser chamado.

Marcelo Tadeu

Destesto quando a imprensa burra chama esse avião de Aerolula. Este avião não é do Lula é da FAB e servirá a muitos presidentes. Agora um Blog que é especializado em assuntos militares não deveria se referir à aeronave deste jeito!!! É engraçado, se voamos um B.707 dizem que é sucatão , se compra um avião novo, dizem que é desperdício. A economia de operação do VC-1A é de 71% em relação ao KC-137, o avião se paga em 5 anos. Deveriam comprar mais um para ser a aeronave de reserva. Quanto aos E-190, parece que os companheiros do blog… Read more »

João

A forma como a imprensa se refere ao avião presidencial é ridícula e provinciana.

Combates Aéreos

Como o F-35 está aprimorando suas habilidades de ‘dogfight’ no Japão?

Por Valerie Insinna KADENA AIR BASE, Japão e WASHINGTON - O F-35 recebeu artilharia pesada dos críticos pela falta de...
- Advertisement -
- Advertisement -