terça-feira, abril 13, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Comandante e ex-comandante do 2º/6º GAV comentam no Poder Aéreo

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

r-99b

bolacha_guardiao_03Prezados senhores,
Em nome de todos os homens e mulheres integrantes do Esquadrão Guardião, agradeço as palavras de apoio os efusivos parabéns.
Gostaria de aproveitar o fórum e o alto nível dos participantes para reforçar que o 2º/6º GAV está preparado para cumprir as missões atribuídas, tendo alcançado, nestes dez anos de existência, o nível de excelência no emprego de suas aeronaves e de seus sensores aeroembarcados.
Apenas a título de informação, ressalto que participamos do resgate dos reféns na selva peruana, na identificação de destroços na selva amazônica e, agora, no Oceano Atlântico, no patrulhamento diuturno dos céus do Brasil, do imageamento da Operação Arco de Fogo e de inúmeros trabalhos científicos conjuntamente com diversas centros acadêmicos e de pesquisa de ponta do País.
Finalizando, nossas tripulações sentem-se orgulhosas com o seu trabalho e agradecem o reconhecimento.

Ten Cel Av Vila Lima – Guardião 07
Comandante do 2º/6º GAV

Interessantes as discussões sobre o tema. Pena que todos não conheçam a história do desenvolvimento do R-99 e do P-99, bem como da aquisição do P-3. Aqui não será possível contar todos os detalhes. Correta a informação do companheiro que falou sobre o radar de abertura sintética da ORBISAT. É um produto muito importante para o país, e de boa qualidade.

Ten Cel Av Nery – SDDP/COPAC – Guardião 03
Ex-Cmt do 2º/6º GAV

- Advertisement -

64 Comments

Subscribe
Notify of
guest
64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Que chic, hein Galante!!!

E estou achando ainda mais legal que a FAB tem se pronuciado mais vezes que o de costume sobre a imprensa ultimamente.

No caso do Blog Aéreo, elogiou.

No caso da revista Época, detonou (e fez muito bem!).

abração

gaspar

e quem disse que “eles” nao leem o blog ???
parabens a equipe do 2/6 GAV pela otima atuacao em todos os fatos…

Hornet

em tempo: lembro-me de um dia desses alguém ter perguntado se os militares liam o blog e tal..a resposta está aí!

Só fico imaginando os pilotos e o comando da FAB lendo nossas “disputas” aqui no blog em relação ao FX2…eles devem rolar de rir…hehehe

abraços a todos

Hornet

Gaspar,

tivemos um “transmimento de pensação” em relação aos militares lerem o blog…

olha a hora de nossos posts: 16:11…

Nem se a gente tivesse combinado e ensaiado ia dar tão em cima, cravado, né?…hehe

abração

welington

Parabéns ao galante e a todos os editores e moderadores dos BLOG poder Aéreo, naval e terrestre… A FAB juntamente com a marinha vêem efetuando um excelente trabalho. Sempre achei que a aquisição dos P-3 foi acertada esta aeronave possui características impares como seu alcance e espaço interno inclusive para as tripulações se revezarem, com esta aeronave desenvolveremos uma doutrina com aeronaves deste porte, futuramente poderemos desenvolver aeronaves baseadas no BEM-195 ou no C-390 para esta função… Hornet em 08 jun, 2009 às 16:11 Só fico imaginando os pilotos e o comando da FAB lendo nossas “disputas” aqui no blog… Read more »

gaspar

Hornet,

verdade, nem se a gente tivesse combinado…
agora vamos pensar para os politicos lerem os blog’s tb, he he he he

uma pergunta,
o R99B temalgum tipo de “pod designador” de alvos ??

Hornet

Gaspar,

vixe! aí teremos que fazer uma reza braba aqui…hehehe

Welington,

sem dúvida. E acho que os militares que leem o blog sabem disso.

abração aos dois

Nailton

Nossas FFAA são um grande exemplo de patriotismo e dedicação. Agora com essa atitude me enche de orgulho ver estampado em uma aeronave ou em um caminhão os brasões que representa a bravura, a coragem, o sentimento de nacionalidade, o braço forte. Parabens FFAA!!

Marcos T.

O projeto do R-99 e do P-99 tem grandes qualidades e isso ninguem duvida.
Más para se consolidar tem de haver um desenvolvimento continuo, então que venha o R-100, R-101, R-102, o Hiper-Tucano e por aí vai.

Robson Br

“”Ten Cel Av Vila Lima – Guardião 07
Comandante do 2º/6º GAV
Interessantes as discussões sobre o tema. Pena que todos não conheçam a história do desenvolvimento do R-99 e do P-99, bem como da aquisição do P-3. Aqui não será possível contar todos os detalhes.””

UMA SUGESTÃO PARA O BLOG. Quem sabe o Bolg não conta esses detalhes.

Pedro Rocha

Olá senhores! Senhor TCoronel Nery realmente gostaríamos muito de conhecer as justificativas para o P-3 em detrimento do P-99 ou um futuro desenvolvimento do E-190 versão patrulha! Na minha singela opinião de leigo cabe muitas explicações pela FAB, haja vista que esse entusiasta que respeitosamente vos escreve não consegue entender! Mais uma vez solicito ao blog um tópico sobre os aviões de patrulha! Lembro que sou entusiasta e CONTRIBUINTE! Saudações!

Zorann

Achei muito interessante ele ter comentado sobre o P-99. Será que a FAB está estudando a compra de algumas unidades? Vai ver ele deixou escapar, ou será porque motivo que ele sitou a tal aeronave….

Um abraço a todos

marujo

Parabéns, Galante e Cia. pela publicação da correspondênica do 2º/6º Grupo de Aviação. Parabéns ao Guardião pelos inestimáveis serviços prestados ao país.

Henrique Sousa

Parabéns àqueles que conceberam, operacionalizaram e agora empregam o equipamento.

Parabéns também ao Blog pelo importante papel na difusão dos assuntos ligados à Defesa.

welington

O R-99B é equipado com um radar de abertura sintética SAR da McDonald Dettweiler, com alcance de 92 Km de terreno em volta do avião. Além deste sofisticado sistema, um equipamento OIS FLIR AN/AAQ-22 Safire (sensor ótico e infravermelho), permite detectar fontes de calor como queimadas e equipamentos camuflados em terra. O R-99B, assim como seu irmão AEW, possui o sistema de transmissão e recepção de dados datalink, permitindo o intercambio de informações ccom outros aviões e a base em terra, em tempo real de forma segura. Além do Brasil, a Grécia usa o R-99 A, sendo o primeiro operador… Read more »

Tiago Jeronimo

Espero que agora sabendo que os caras leem o blog parem as critícas descabidas e impensadas que a Força Aérea vinha recebendo aqui por meio de comentários infantis, alguns dos quais ocorreram após o acidente quando começaram a cair em cima da FAB dizeno que a mesma não estava preparada para exercer sua função de busca e regaste.

Quando se fazem comentários baseados em informações e sem sensacionalismo ganham todos e respeita-se os profissionais.

Bittencourt

Lembro quando eram apenas meia duzia de loucos, falando de navios e avioes…..

Parabens

Henrique

Boa Hornet…. os caras não estão atentos só no ar, mas pelo jeito tb na net…rs Parabéns mais uma vez à força aérea.

Parabéns tb o Blog, credibilidade inegável!
Quanto à criticas ou elogios às FAs, toda a discussão “saudável” é válida, somente assim é que idéias e projetos surjem e avançam!
Abraços

Sérgio

welington em 08 jun, 2009 às 17:51

Meu camaradinha, complemente -se possível- sua esclarecedora informação. Quais são as origens desses equipamentos/ sensores, pois fico curioso qdo. efetuam esses comentários sobre a conjunção dos mesmos. Cato 1 aki outro ali, e alguem tem que faze-los funcionar, penso em ser a Embraer ou a FAB, via CTA ou DEPED. Fico com essa curiosidade, se esses sensores não sofrem restrições de vendas lá fora, o trabalho de integra-los tem um tremendo mérito. Mas se sofrem efetuamos um drible junto a Reatheon << coisa semelhante, qdo montamos o SIVAM/SIPAM? Sacou!

Jacubão

Guardiões. Vocês, assim como todos os militares do Brasil, são o grande orgulho dessa grande nação brasileira. Os nossos homens, mulheres e equipamentos de ponta produzidos aqui mesmo, está mostrando a nossa capacidade de superar as dificuldades que nos são impostas todos os dias e que infelizmente não é reconhecida por nossos governantes, que ao final da fainas, apenas dizem palavras bonitas para apenas massagear o ego, depois tudo é esquecido. A sorte do Brasil é que todos vocês são extremamente proficionais e mesmo nas dificuldades financeiras e de material, nunca deixam suas aeronaves no solo, e se nem todas… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores,

gostaria de prestar o meu reconhecimento pelo altissimo grau de profissionalismo e abnegação demostrado ate aqui pela equipe do Esquadrão Guardião nas buscas do sinistro ocorrido com o avião da Air France.

Grato.

Wolfpack

Senhores, Depois de ver o documentário na TV sobre o desastre com o Concorde em Paris, tenho sérias dúvidas sobre a capacidade deste Departamento de Investigação Francês em solucionar de forma independente este acidente com o A330-200 da Air France. Investigações posteriores ao relatório desta comissão apontam que a tragédia com o concorde começou muito antes deste tocar com o trem de pouso e pneus esquerdos em peças de um jati da Continental Airlines que havia pousado pouco antes no mesmo aeroporto. O avião já vinha desalinhado na pista muito antes do choque com o objeto, o que foi constatado… Read more »

Rescfox

Vocês da FAB estão de parabéns, a cada dia nossas Forças Armadas & CIA, vão ganhando novos horizontes, tanto no ar, quando em terra, bom saber que eles conhecem o Poder Aéreo. \o/

Jony Costa

Estou aqui também para reconhecer o trabalho destes brasileiros que de forma “anônima” colocam suas vidas a serviço da Nação.

Há e criticas devem existir sim, mas aquelas que promovem o debate e que acabam por nos confrontar e ao mesmo tempo apontar por soluções.

e o Ten Cel Av Nery deve ser meu parente, pois sei que não somos muitos “Nery” com “y”, se for terei o maior orgulho!!!

Saudações, Jonathas Costa Nery!!!
Fortaleza – Ceará

Poggio

Prezados,

O motivo da compra do P-3 está no texto do Poder Naval. O ROP Nº8 estabelecia a necessidade de um quadrimotor, turboélice e com compartimento interno de armas. Quantas aeronaves no mercado possuem estas características?

Para maiores detalhes, leiam.
http://www.naval.com.br/dossie/P-3AM/P-3AM_p1.htm

Poggio

Caros leitores do blog,

Como vocês podem ver, existem diferentes tipos de pessoas que leem o blog. O púlico heterogêneo vai desde especialistas no assunto a simples curiosos.

Uma determinada parcela, além de ler, gosta também de comentar e dar sua opinião. Todos podem contribuir. No entanto, esperamos que os comentários sejam cordiais e respeitosos.

Queremos passar mais tempo trazendo informações para vocês do que “moderando e editando” certos comentários.

Atenciosamente,

Guilherme Poggio
co-Editor/Moderador

André SS

parabéns aos heróis desse nosso Brasil, que mesmo com baixos salários e falta de estrutura e materiais, continuam fazendo bonito quando os “gringos” precisam de nós, o blog é tão bom, interessante e informativo, que passa dos entusiastas(meu caso), para os profissionais, grande abraço a todos!

Angelo Nicolaci

Galante e poggio, Gostaria de parabeniza-los e a toda a equipe de nossos blogs, vocês trazem a cada dia mais informações para nosso meio possibilitando uma discussão sobre os assuntos de defesa e necessidades nacionais e mesmo internacionais, bem como cria um canal entre os entusiastas, curiosos, especialistas e militares para troca de informações ideias e conceitos. Nosso país precisa de mais pessoas como a equipe de nossos blogs. E ainda quero parabenizar nossos honrados guerreiros, que levam a cabo a missão, mesmo com poucos meios, mas mostram garra e determinação, é isso que diferencia o soldado brasileiro dos demais,… Read more »

Virtualxi

Dinheiro investido, dinheiro retornado. Ao contrário do porta helicópteros SP, que onera os cofres públicos a todo momento, e não serve a nada, os R-99 estão a toda hora prestando serviços a nação. E de forma bonita. Que bonito ver estes aviões decolando, cumprindo a missão. Tão mais bonito que ver na tv e jornais um navio ou seja lá oque for aquela coisa, chamada de caboclo, aliás uma ofensa aos cablocos deste país, que muitos serviços prestaram a nação. Esta é a FAB que todos querem ver. Estes são os equipamentos que todos devem ter. Infelizmente esta mesma FAB… Read more »

welignton

Sérgio os R-99 A e B e o P-99 contam com vários sensores e sistemas de varias nacionalidades como no caso do R-99 A o radar Sueco Ericsson 890 Eryeye, R-99B um radar de abertura sintética SAR da McDonald Dettweiler radar Américo canadense e todas as versões contam com datalink da Rohde & Schwarz, da família 400U, alemão, a FAB e a Embraer tiveram êxito na integração dos sensores, hadwares e softwares da aeronave que por sinal são bastante diversificados… Sobre as restrições a venda, no caso dos EUA todos os materiais bélicos de alta tecnologia sofrem restrições as quais,… Read more »

J Roberto

Em Janeiro de 44,a UsNavy deu início ao que passaria a ser chamado de “Project Cadillac” -um programa que visava ao desenvolvimento de um novo sistema de alerta antecipado.Porém,ao invés de simplesmente aumentar a potência dos radares embarcados em navios,ou empregar algum outro artifício técnico,o Project Cadillac objetivava desenvolver um radar de defesa aérea e instalá-lo em uma plataforma aérea.Ou seja,em sua essência,algo que hoje conhecemos como Airbone Early Warning(AEW-Alerta Aéreo Antecipado) Mas foi somente durante a Guerra do Vietnã que se pode apreciar todo o potencial presente no emprego das plataformas AEW.Foi quando em Outubro de 67 um dos… Read more »

ivan

SIMPLISMENTE NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO SEMPRE A FAZER MILÁGRES. NÃO É DE AGORA, COM OS INITERRUPTOS CONTIGENCIAMENTO DE VERBAS EXIGIRAM DOS NOSSOS MILITARES USAREM CRIATIVIDADE EXTREMA.

Sérgio

welington em 08 jun, 2009 às 17:51

Meu camaradinha, complemente -se possível- sua esclarecedora informação. Quais são as origens desses equipamentos/ sensores, pois fico curioso qdo. efetuam esses comentários sobre a conjunção dos mesmos. Cato 1 aki outro ali, e alguem tem que faze-los funcionar, penso em ser a Embraer ou a FAB, via CTA ou DEPED. Fico com essa curiosidade, se esses sensores não sofrem restrições de vendas lá fora, o trabalho de integra-los tem um tremendo mérito. Mas se sofrem efetuamos um drible junto a Reatheon << coisa semelhante, qdo montamos o SIVAM/SIPAM? Sacou!

Hornet

Que chic, hein Galante!!!

E estou achando ainda mais legal que a FAB tem se pronuciado mais vezes que o de costume sobre a imprensa ultimamente.

No caso do Blog Aéreo, elogiou.

No caso da revista Época, detonou (e fez muito bem!).

abração

gaspar

e quem disse que “eles” nao leem o blog ???
parabens a equipe do 2/6 GAV pela otima atuacao em todos os fatos…

Hornet

em tempo: lembro-me de um dia desses alguém ter perguntado se os militares liam o blog e tal..a resposta está aí!

Só fico imaginando os pilotos e o comando da FAB lendo nossas “disputas” aqui no blog em relação ao FX2…eles devem rolar de rir…hehehe

abraços a todos

Hornet

Gaspar,

tivemos um “transmimento de pensação” em relação aos militares lerem o blog…

olha a hora de nossos posts: 16:11…

Nem se a gente tivesse combinado e ensaiado ia dar tão em cima, cravado, né?…hehe

abração

welington

Parabéns ao galante e a todos os editores e moderadores dos BLOG poder Aéreo, naval e terrestre… A FAB juntamente com a marinha vêem efetuando um excelente trabalho. Sempre achei que a aquisição dos P-3 foi acertada esta aeronave possui características impares como seu alcance e espaço interno inclusive para as tripulações se revezarem, com esta aeronave desenvolveremos uma doutrina com aeronaves deste porte, futuramente poderemos desenvolver aeronaves baseadas no BEM-195 ou no C-390 para esta função… Hornet em 08 jun, 2009 às 16:11 Só fico imaginando os pilotos e o comando da FAB lendo nossas “disputas” aqui no blog… Read more »

gaspar

Hornet,

verdade, nem se a gente tivesse combinado…
agora vamos pensar para os politicos lerem os blog’s tb, he he he he

uma pergunta,
o R99B temalgum tipo de “pod designador” de alvos ??

Hornet

Gaspar,

vixe! aí teremos que fazer uma reza braba aqui…hehehe

Welington,

sem dúvida. E acho que os militares que leem o blog sabem disso.

abração aos dois

Nailton

Nossas FFAA são um grande exemplo de patriotismo e dedicação. Agora com essa atitude me enche de orgulho ver estampado em uma aeronave ou em um caminhão os brasões que representa a bravura, a coragem, o sentimento de nacionalidade, o braço forte. Parabens FFAA!!

Marcos T.

O projeto do R-99 e do P-99 tem grandes qualidades e isso ninguem duvida.
Más para se consolidar tem de haver um desenvolvimento continuo, então que venha o R-100, R-101, R-102, o Hiper-Tucano e por aí vai.

Robson Br

“”Ten Cel Av Vila Lima – Guardião 07
Comandante do 2º/6º GAV
Interessantes as discussões sobre o tema. Pena que todos não conheçam a história do desenvolvimento do R-99 e do P-99, bem como da aquisição do P-3. Aqui não será possível contar todos os detalhes.””

UMA SUGESTÃO PARA O BLOG. Quem sabe o Bolg não conta esses detalhes.

Pedro Rocha

Olá senhores! Senhor TCoronel Nery realmente gostaríamos muito de conhecer as justificativas para o P-3 em detrimento do P-99 ou um futuro desenvolvimento do E-190 versão patrulha! Na minha singela opinião de leigo cabe muitas explicações pela FAB, haja vista que esse entusiasta que respeitosamente vos escreve não consegue entender! Mais uma vez solicito ao blog um tópico sobre os aviões de patrulha! Lembro que sou entusiasta e CONTRIBUINTE! Saudações!

Zorann

Achei muito interessante ele ter comentado sobre o P-99. Será que a FAB está estudando a compra de algumas unidades? Vai ver ele deixou escapar, ou será porque motivo que ele sitou a tal aeronave….

Um abraço a todos

marujo

Parabéns, Galante e Cia. pela publicação da correspondênica do 2º/6º Grupo de Aviação. Parabéns ao Guardião pelos inestimáveis serviços prestados ao país.

Henrique Sousa

Parabéns àqueles que conceberam, operacionalizaram e agora empregam o equipamento.

Parabéns também ao Blog pelo importante papel na difusão dos assuntos ligados à Defesa.

welington

O R-99B é equipado com um radar de abertura sintética SAR da McDonald Dettweiler, com alcance de 92 Km de terreno em volta do avião. Além deste sofisticado sistema, um equipamento OIS FLIR AN/AAQ-22 Safire (sensor ótico e infravermelho), permite detectar fontes de calor como queimadas e equipamentos camuflados em terra. O R-99B, assim como seu irmão AEW, possui o sistema de transmissão e recepção de dados datalink, permitindo o intercambio de informações ccom outros aviões e a base em terra, em tempo real de forma segura. Além do Brasil, a Grécia usa o R-99 A, sendo o primeiro operador… Read more »

Tiago Jeronimo

Espero que agora sabendo que os caras leem o blog parem as critícas descabidas e impensadas que a Força Aérea vinha recebendo aqui por meio de comentários infantis, alguns dos quais ocorreram após o acidente quando começaram a cair em cima da FAB dizeno que a mesma não estava preparada para exercer sua função de busca e regaste.

Quando se fazem comentários baseados em informações e sem sensacionalismo ganham todos e respeita-se os profissionais.

Bittencourt

Lembro quando eram apenas meia duzia de loucos, falando de navios e avioes…..

Parabens

Combates Aéreos

A USAF prometeu que o F-4 Phantom jamais participaria de um dogfight…

... e agora diz o mesmo do F-35 * tradução e adaptação: Guilherme Poggio O combate aéreo de curto alcance (conhecido...
- Advertisement -
- Advertisement -