A FAB informa que R-99 fez varredura eletrônica durante o dia, direcionando as demais aeronaves para esclarecimento visual

hercules-fab1

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, conforme anunciado anteriormente, entre 5 e 6h desta manhã, o radar do avião R-99 identificou uma série de pontos a 849 quilômetros de Fernando de Noronha, distante 69,5 quilômetros a noroeste do local onde o AF 447 relatou pane elétrica. Um Hércules C-130 foi direcionado ao local e confirmou visualmente a presença de objetos na água. Logo em seguida, às 08h14, a Corveta Caboclo recolheu no local uma poltrona azul e momentos depois encontrou dois corpos, além de vários componentes da aeronave. Esses corpos foram transferidos para a Fragata Constituição.

Às 11h39, o R-99 da Força Aérea Brasileira decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados. Como previsto, as aeronaves de busca visual decolaram em seguida para esclarecer estes pontos. Por volta das 16h00 um C-130 da FAB avistou outros locais com possíveis destroços.

Dessa forma, as buscas prosseguirão concomitantemente ao resgate dos variados componentes da aeronave já localizados. A Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Grajaú continuarão a retirar material do mar nesta noite. Outrossim, os aviões seguirão o mesmo planejamento adotado nos dias anteriores, priorizando as ações de busca e posteriormente o resgate de destroços. Os dois corpos resgatados já estão a caminho de Fernando de Noronha a bordo da Fragata Constituição.

É pertinente ressaltar que Fernando de Noronha será apenas uma escala logística para possibilitar o transporte aéreo a partir deste ponto até Recife, onde a identificação de corpos será conduzida pelo IML-Recife (PE). Na atual fase das operações, enfatiza-se que o resgate de corpos terá prioridade sobre o resgate de materiais e que cada nova evidência encontrada reforça a necessidade de ampliar a área de buscas, que atualmente já soma mais de 200.000 quilômetros quadrados.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO DA SOCIAL AERONÁUTICA

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Bom, a guerra da informação já começou.

Para esconder a nossa capacidade a imprensa européia está noticiando que o local das buscas foi indicado por satélites dos EUA e Alemanha.

Que super satélite não.

Ve através das nuvens.

Da-lhe R-99

Hornet

Rodrigo,

vi essa notícia também…

Mas não só a MB e a FAB a desmentiram, como nos principais jornais da França o crédito está sendo dado a FAB e a MB…mais pra FAB até (por causa do R-99)…

No Le Monde de hoje, por exemplo, está estampada na primeira página uma foto do R-99 com a manchete:

“Vol Rio-Paris : l’armée brésilienne dit avoir récupéré des corps”

Portanto, seria interessante saber quem “inventou” essa história dos satélites…

mas enfim…

abraços

AlCar

Reiterando um link que deixei em tópicos anteriores, com fotos do interior do R-99:

“No Jornal do Commércio, do Recife, publicaram fotos do R99.”
http://jc.uol.com.br/canal/voo-447/noticia/2009/06/05/veja-imagens-da-aeronave-r99-que-auxilia-nas-buscas-189758.php

mcv

Fantastica maquina voadora esse tal de R-99!!!
A cada noticia um surpresa a mais que ja esta se torna missao sempre bem executada e bons “resultados assombrosamente garantidos”!!!
+ uma vez Parabens a FAB e a Embraer, o mundo por mais que queira negar mas “eles estao de olho” na Aguia Voadora R-99!!!
sds

Hornet

mcv,

fantástica mesmo.

e aqui está a foto dele que foi manchete no Le Monde, como eu disse acima:

http://www.lemonde.fr/web/illustration/0,32-0,40-1203507,0.html

aliás, uma bela foto!

abraços

Nascimento

Caracas, nunca ví tanto empregado e vendedor da embraer frequentando o mesmo blog. Na hora de mandar engenheiro/técnico embora pra pagar bônus de diretor, a embraer se eximiu de tudo e colocou a culpa na falta de investimento por parte do governo, FAB e o q seja…. Agora na hora de colher os louros pela operação de resgate do AF447… só dá R99… Não esqueçamos o passado recente… A embraer deveria parar de pagar bônus elevado aos seus diretores (deixando de lado os engenheiros/técnicos) e começar à investir mais em PID, em desenvolvimento de protótipos de sistema de patrulha marítima… Read more »

Hornet

Nascimento,

não sei se após dizer isso foi ser descontado no meu “salário” (hehe), mas nas várias matérias que eu li, tanto nos jornais brasileiros quanto nos franceses, o destaque é o R-99 da FAB…e não o R-99 da Embraer.

Não me lembro de ter lido o nome da empresa fabricante do avião em nenhum lugar. Mas enfim…

Mas se eu for “demitido” por isso que acabei de falar eu vou entender…até porque em matéria de demissão o Curado tem uma vasta experiência!..hehe

abraços

Hornet

ops! “…após dizer isso foi ser” = após dizer isso VOU ser…

Bosco

Satélites de reconhecimento fotográficos possuem órbitas baixas e bem definidas. Para movê-los de sua órbitas atuais e redirecioná-los para que sobrevoem a região do acidente levaria dias de manobras e não acho que seja o caso.
Mesmo supondo que algum satélite já passe sobre o local, o mesmo teria que saber onde apontar suas câmeras, caso contrário levaria dias, senão, meses, para a análise detalhada do material fotográfico de uma vasta região.

[…] Fonte: Poder Aéreo […]

wi

No link abaixo (do site Army Recognition), tem umas boas fotos dos R-99 da FAB e da Grécia: http://armyrecognition.com/forum/viewtopic.php?t=1119 ——- Uma reportagem, em francês que fala dos R-99 : ……. Publié le 02/06/2009 à 19:36 Le Point.fr DISPARITION AF 447 LE R-99, un avion radar brésilien conçu pour l’Amazonie AFP Le R-99, qui a repéré dans la nuit des débris qui pourraient être ceux de l’Airbus d’Air France, est une version brésilienne de l’avion radar américain AWACS conçu pour la surveillance de l’Amazonie. Les forces aériennes brésiliennes ont annoncé avoir localisé mardi à l’aube des débris qui pourraient être ceux… Read more »

cerberos

Com essa fama os R99 vão ser os alvos prioritários, os primeiros a serem derrubados, no caso de um conflito com outros paises. No caso de um conflito quais são as defesas dos R99? Como eles serão “protegidos”??

gaspar

tenho certeza de que a FAB ficou surpresa com os indices/dados obtidos pelo R-99… nao so a FAB com nos e pricipalmente os gringos…

as unidades R-99 e R-99B(utilizadas hj em dia) poderiam receber sondas REVO ???

existe algum radar embarcado hj em dia capaz de mapear o fundo do oceano ??

Rodrigo

Cerberos, Sem dúvida aeronaves como o R-99 são alvos prioritários. Assim como os AWACS. A questão é que essas aeronaves nunca voam sem escolta em conflitos. Mas a sua colocação é importante, pois os EUA e a França devem ter monitorado as emissões do R-99 sem dúvida. Eles já conheciam a capacidade do avião. Inclusive achei estranho aquele P-3 americano. Não sei se vocês notaram mas logo após as notícias do R-99 na área, os franceses colocaram os AWACS no pedaço. Isso mesmo depois de cancelarem as suas buscas la do Senegal. Não sei, mas tem um antigo ditado que… Read more »

J Roberto

Mesmo com diferentes proporções o R99B tem uma performance similar e em muitos pontos superior ao E-8 JSTARS da USAF, que foi usado nos conflitos do Iraque, em 1991 e 2003, e em Kosovo ( 1999).
Não só aeronaves A&WC como tb aviões reabastecedores são alvos prioritários de qualquer campanha aérea,por isso que não podem voar sem aviões escoltas num conflito.Na Cruzex/06,dizem que o E-99 não foi detectado pelo AWACS Francês,nem o F5-M e nem o míssil BVR Derby.

RodrigoBR

Acho que o que falta para melhorar os R-99 futuros é a incorporação de sensores radar nacionais ORBISAT e a sonda REVO(para reabastecimento aéreo) para torná-lo realmente uma “extrema ameaça” a qualquer inimigo.

pacau

pra quem não sabe frances, no comentario do “WI”. GOOGLE tradutor neles hehehe. Publicado em 02/06/2009 às 19:36 A Point.fr DISPARITION AF 447 O R-99, um avião radar projetados para a Amazônia brasileira AFP O R-99, localizado na qual névoas de detritos que poderiam ser as do Airbus, Air France, é uma versão brasileira do American aviões AWACS radar concebidas para a vigilância da Amazônia. A Força Aérea Brasileira anunciou que ter. localizado na véspera de detritos que poderiam ser as do Airbus A330 desaparecido com 228 pessoas a bordo da rota Paris-Rio. O original R-99 foi concebido para monitorar… Read more »

wi

No link abaixo (do site Army Recognition), tem umas boas fotos dos R-99 da FAB e da Grécia: http://armyrecognition.com/forum/viewtopic.php?t=1119 ——- Uma reportagem, em francês que fala dos R-99 : ……. Publié le 02/06/2009 à 19:36 Le Point.fr DISPARITION AF 447 LE R-99, un avion radar brésilien conçu pour l’Amazonie AFP Le R-99, qui a repéré dans la nuit des débris qui pourraient être ceux de l’Airbus d’Air France, est une version brésilienne de l’avion radar américain AWACS conçu pour la surveillance de l’Amazonie. Les forces aériennes brésiliennes ont annoncé avoir localisé mardi à l’aube des débris qui pourraient être ceux… Read more »

Rodrigo

Bom, a guerra da informação já começou.

Para esconder a nossa capacidade a imprensa européia está noticiando que o local das buscas foi indicado por satélites dos EUA e Alemanha.

Que super satélite não.

Ve através das nuvens.

Da-lhe R-99

Hornet

Rodrigo,

vi essa notícia também…

Mas não só a MB e a FAB a desmentiram, como nos principais jornais da França o crédito está sendo dado a FAB e a MB…mais pra FAB até (por causa do R-99)…

No Le Monde de hoje, por exemplo, está estampada na primeira página uma foto do R-99 com a manchete:

“Vol Rio-Paris : l’armée brésilienne dit avoir récupéré des corps”

Portanto, seria interessante saber quem “inventou” essa história dos satélites…

mas enfim…

abraços

AlCar

Reiterando um link que deixei em tópicos anteriores, com fotos do interior do R-99:

“No Jornal do Commércio, do Recife, publicaram fotos do R99.”
http://jc.uol.com.br/canal/voo-447/noticia/2009/06/05/veja-imagens-da-aeronave-r99-que-auxilia-nas-buscas-189758.php

mcv

Fantastica maquina voadora esse tal de R-99!!!
A cada noticia um surpresa a mais que ja esta se torna missao sempre bem executada e bons “resultados assombrosamente garantidos”!!!
+ uma vez Parabens a FAB e a Embraer, o mundo por mais que queira negar mas “eles estao de olho” na Aguia Voadora R-99!!!
sds

Hornet

mcv,

fantástica mesmo.

e aqui está a foto dele que foi manchete no Le Monde, como eu disse acima:

http://www.lemonde.fr/web/illustration/0,32-0,40-1203507,0.html

aliás, uma bela foto!

abraços

Nascimento

Caracas, nunca ví tanto empregado e vendedor da embraer frequentando o mesmo blog. Na hora de mandar engenheiro/técnico embora pra pagar bônus de diretor, a embraer se eximiu de tudo e colocou a culpa na falta de investimento por parte do governo, FAB e o q seja…. Agora na hora de colher os louros pela operação de resgate do AF447… só dá R99… Não esqueçamos o passado recente… A embraer deveria parar de pagar bônus elevado aos seus diretores (deixando de lado os engenheiros/técnicos) e começar à investir mais em PID, em desenvolvimento de protótipos de sistema de patrulha marítima… Read more »

Hornet

Nascimento,

não sei se após dizer isso foi ser descontado no meu “salário” (hehe), mas nas várias matérias que eu li, tanto nos jornais brasileiros quanto nos franceses, o destaque é o R-99 da FAB…e não o R-99 da Embraer.

Não me lembro de ter lido o nome da empresa fabricante do avião em nenhum lugar. Mas enfim…

Mas se eu for “demitido” por isso que acabei de falar eu vou entender…até porque em matéria de demissão o Curado tem uma vasta experiência!..hehe

abraços

Hornet

ops! “…após dizer isso foi ser” = após dizer isso VOU ser…

Bosco

Satélites de reconhecimento fotográficos possuem órbitas baixas e bem definidas. Para movê-los de sua órbitas atuais e redirecioná-los para que sobrevoem a região do acidente levaria dias de manobras e não acho que seja o caso.
Mesmo supondo que algum satélite já passe sobre o local, o mesmo teria que saber onde apontar suas câmeras, caso contrário levaria dias, senão, meses, para a análise detalhada do material fotográfico de uma vasta região.

[…] Fonte: Poder Aéreo […]

cerberos

Com essa fama os R99 vão ser os alvos prioritários, os primeiros a serem derrubados, no caso de um conflito com outros paises. No caso de um conflito quais são as defesas dos R99? Como eles serão “protegidos”??

gaspar

tenho certeza de que a FAB ficou surpresa com os indices/dados obtidos pelo R-99… nao so a FAB com nos e pricipalmente os gringos…

as unidades R-99 e R-99B(utilizadas hj em dia) poderiam receber sondas REVO ???

existe algum radar embarcado hj em dia capaz de mapear o fundo do oceano ??

Rodrigo

Cerberos, Sem dúvida aeronaves como o R-99 são alvos prioritários. Assim como os AWACS. A questão é que essas aeronaves nunca voam sem escolta em conflitos. Mas a sua colocação é importante, pois os EUA e a França devem ter monitorado as emissões do R-99 sem dúvida. Eles já conheciam a capacidade do avião. Inclusive achei estranho aquele P-3 americano. Não sei se vocês notaram mas logo após as notícias do R-99 na área, os franceses colocaram os AWACS no pedaço. Isso mesmo depois de cancelarem as suas buscas la do Senegal. Não sei, mas tem um antigo ditado que… Read more »

J Roberto

Mesmo com diferentes proporções o R99B tem uma performance similar e em muitos pontos superior ao E-8 JSTARS da USAF, que foi usado nos conflitos do Iraque, em 1991 e 2003, e em Kosovo ( 1999).
Não só aeronaves A&WC como tb aviões reabastecedores são alvos prioritários de qualquer campanha aérea,por isso que não podem voar sem aviões escoltas num conflito.Na Cruzex/06,dizem que o E-99 não foi detectado pelo AWACS Francês,nem o F5-M e nem o míssil BVR Derby.

RodrigoBR

Acho que o que falta para melhorar os R-99 futuros é a incorporação de sensores radar nacionais ORBISAT e a sonda REVO(para reabastecimento aéreo) para torná-lo realmente uma “extrema ameaça” a qualquer inimigo.

pacau

pra quem não sabe frances, no comentario do “WI”. GOOGLE tradutor neles hehehe. Publicado em 02/06/2009 às 19:36 A Point.fr DISPARITION AF 447 O R-99, um avião radar projetados para a Amazônia brasileira AFP O R-99, localizado na qual névoas de detritos que poderiam ser as do Airbus, Air France, é uma versão brasileira do American aviões AWACS radar concebidas para a vigilância da Amazônia. A Força Aérea Brasileira anunciou que ter. localizado na véspera de detritos que poderiam ser as do Airbus A330 desaparecido com 228 pessoas a bordo da rota Paris-Rio. O original R-99 foi concebido para monitorar… Read more »