FAB envia aeronave R-99B para a área de buscas do AF 447

96

r-99b-2

A FAB informou hoje à noite em nota que uma aeronave R-99B realizará busca radar no período noturno, com a utilização de radar de abertura sintética, varredura eletrônica nas frequências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e, caso as condições sejam favoráveis, o FLIR (equipamento infravermelho).

r-99b-1

r-99b-3

r-99b-sensores

FOTO: Alexandre Galante/Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AJS

Busca noturna, muito bem!
As aeronaves francesas, interromperam as buscas ao anoiterecer, serão retomadas amanhã ao amanhecer.

AJS

…anoitecer…

FD

Agora acham!

marcandrey

Nestas horas o criticos se plantão se calam….

Vitaum

Até que enfim mandaram os R-99!

Qual é a autonomia dos R-99, alguem tem idéia de quanto tempo eles podem permanecer no local das buscas?

konner

Autonomia é de 6 horas.

Rodrigo Cesarini

Não pode abastecer os aviões na África? Acho que daria mais tempo no ar.

gaspar

eles nao tem capacidade REVO ???

Baschera

Talvez não seja o local (post) mais adequado a repecutir esta notícia, mas vamos lá…….. “Nota Defesanet – A imprensa francesa e internacional já menciona abertamente a possibilidade de bomba. Segundo informações de uma fonte da comunidade de Inteligência brasileira, na semana passada um alto membro da Al-Qaeda havia sido preso em São Paulo. Na mesma semana o presidente francês Nicolas Sarkozy inaugurou nos Emirados Árabes Unidos sua maior base militar fora do país. Muitos consideraram como um alerta ao Irã. Hoje a Air France não pôde divulgar a lista antes que a Polícia Federal fizesse a averiguação da nacionalidade… Read more »

gaspar

PQP, so faltava essa…
no site do defesanet estao dizendo que uma bomba explodiu no aviao…
tomara que estejam errados…

Sopa

Baschera

Apoiado !!!

Baschera

Gaspar,

A notícia do Defesanet está acima, em meu post… o que acha ?? Pode até ser verdade não ? Achei que sim, por isto postei, já imaginando por que o Pres. Françês pediu ajuda do pentágono…..
Esclarecendo sua dúvida :
Os R-99B (ou os A) não tem capaciade revo….. ainda !!
Os R-99 tem vel. máxima: 833 Km/h e alcance de 1.480 Km nas duas pernas (ida e volta).

Sds.

Sopa

É pq. o R-99B não fez isso no inicio do acontecido ?

Sds.

Juarezj

O guardião vai operar apartir de Fernando de Noronha, portanto estará na ´pernada ” provavel da queda do Vôo da Air France.É a única aeronave com capacidade de localizar os destroços com equipamento de missão que possui.

Grande abraço

marcelo

Dimensões: Motores/ Potência
Comprimento: 29.9 M
Envergadura: 20 M
Altura: 6.7 2 x motores Allison AE-3307A
Potência total: 6300 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 11000 Kg
Peso máximo/descolagem: 18000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação / passageiros: 6/12 Velocidade Maxima: 910 Km/h
Máxima(nível do mar): 850 Km/h
De cruzeiro: 830 Km/h
Autonomia standard /carregado : 5200 Km
Autonomia máxima / leve 7000 Km.
Altitude máxima: Não disponível

Getulio - São Paulo

É nestas horas de emergencia, como na guerra, que se pode avaliar realmente o potencial das forças armadas. Se estão preparadas ou não para determinada situação. No caso, penso que demoraram muito para acionar estes aviões, agora deve ser tarde. Na hora de equipar a força aerea a Embraer temtou de todo modo vender à FAB seu r-99 patrulha maritima. Não houve negocio, acabou sendo vendido ao México. Se tivessemos um desses no lugar certo, teria sido de grande ajuda. A outra questão é que uma base naval naquela altura do Brasil, próximo de Fernando de Noronha, teria sido extremamente… Read more »

gaspar

Baschera,

espero que esse fato nao venha a se concretizar…
ter celulas terroristas operandp a partir do Brasil !!!!
se eu nao me engano, temos mais palestinos aqui no Brasil do que na propria Palestina… nada contra, mas so um comparativo…
o Mula Omar ja foi visto numa mesquita que tem ali em Foz do Iguacu…
uma tripulacao da TAM viu chamas no ar na rota contraria a do aviao da AIR FRANCE…

Jaique Sparro

Se foi realmente um ataque terrorista,muita coisa vai ter que mudar nos meios aeronáuticos e aeroportuários no Brasil.

DEUS QUEIRA QUE NÃO TENHA SIDO REALMENTE UMA BOMBA.

ERA SÓ O QUE FALTAVA NESSE CAÓTICO PAÍS.

Wolfpack

Getúlio, concordo com sas palavras numero e grau. Não se pode deixar uma rota (aerovia) tão importante sem vigilância ostensiva. Nossas autoridades vivem na época da Primeira República. Vidas se perderam e vidas de valor incalculável. Agora temos que torcer para que se ache de as caixas pretas da aeronave e se faça uma investigação científica neutra e confiável, não igual ao do acidente do Concorde em Paris.

Hornet

Quem apareceu com essa “notícia” de bomba, de atentado terrorista foi o Le Figaro…

Já foi desmentido pelo governo da França e pela Air France.

É quase certo que foi um problema elétrico ocorrido durante uma forte turbulência no meio do Atlântico…ao menos é essa a principal hipótese do acidente, que franceses e brasileiros estão trabalhando.

A tese do “atentado” foi descartada.

abraços a todos

Sopa

O problema agora não é o que aconteceu e sim como resolver o acontecido!

Sds.

Roberto CR

Baschera Atentado a bomba longe de uma câmera de tv? No meio do Atlântico? Eu acho muito difícil. As características não permitem repercussão (faltam imagens). A não ser que exista uma marinha terrorista ai pelo mundo que ficou por ali, bem em cima da Dorsal Mesoatlântica, a meio caminho entre Brasil e África, com a câmera na mão e ninguém sabe disso ainda. E tem uma bela forçada nesse post que você citou, só pra criar um clima: …Sabe-se que ao menos 5 libaneses e dois marroquinos estavam na aeronave… .Puro preconceito. Eu não duvido que terroristas tentem qualquer tipo… Read more »

Leigo - BR7

Não entendo porque a tese do atentado foi descartada …

Mal sabem onde o avião caiu, não encontram ainda sombra dos destroços, não houve comunicação de emergência por parte da tripulação …

Podia até ser um meteoro que atingiu o avião … nenhuma hipótese pode ser rechaçada.

Billy

Se esta linha de investigação, sabotagem, fosse confirmada, gostaria ver a cara sem vergonha de alguns acobertadores de terroristas,inclusive de Al Qaeda e Brigadas Vermelhas, explicando aos familiares porque um integrantes dos primeiros, simplismente foi solto por ser “casado’ com uma nacional, apesar dos alertas de agências internacionais.

gaspar

Roberto CR,

esse post que o Baschera copiou esta no site do defesanet, nao foi de autoria dele essa informacao postada a respeito dos libaneses…

celio andrade

E ainda compram sucatas(P-3) , tendo a solução em casa…só no Brasil mesmo…

Marcos Pesado

Bem, algum grupo terrorista assumiu o atentado. Ou estamos diante de um ataque anônimo? TAlvez, como as jabuticabas, somente, no BRasil!!!

Roberto CR

Gaspar

Eu sei que não foi de autoria dele, por isso usei a expressão “Esse post que você CITOU é só…”. Mas aproveito o alerta pra afirmar que não disse, na minha mensagem anterior, que o texto tenha sido escrito pelo Baschera.

Baschera

Senhores, Quando disse que não descartava a idéis de atentado terrorista à bomba, imediatamente lembrei em com fiz, no Brasil, para entrar em uma aeronave rumo ao exterior. Se você passar pela inspeção que é apenas um detetor de metais e uma esteira de bagagem idem….. mas não há, pelo menos que eu saiba, um detector de explosivos ou de compostos químicos, nem mesmo revista aos passageiros. Em Roissy-Charles de Gaule passei por duas revistas de praxe à caminho da sala de embarque, uma delas com um equipamento de “scanner” manual. Um possível atentado a partir de um aeroporto que… Read more »

Tailhooker

Os palpiteiros de plantão já estão trabalhando a todo vapor na mídia brasileira. Cada canal tem o seu “especialista de segurança de voo”. Quem realmente é especialista em segurança de voo sabe que, num momento como esse, não se pode especular. Companehiros, muito cuidado com o que escutam, sobretudo num momento como esse em que todos estão sedentos por informação. Nessa altura, nada é descartado. O fato é que a área identificada e demarcada para início das buscas tem profundidades abissais. É bem provável que não seja possível recuperar o CVR/FDR. Duvido que tenhamos recursos tecnológicos para isso. Talvez os… Read more »

claudio alfonso

Bomba? no Brasil? só se for de chocolate! Ainda mais vindo do defesanet, que adora notícias como essa, parece a versão brasileira do areamilitar (português). Se fosse outra fonte teria alguma credibilidade.

Baschera

A TAM confirmou que tripulantes avistaram “focos luminosos em alto mar” na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso da aeronave da Air France que desapareceu. A TAM diz que avisou as autoridades aeronáuticas brasileiras sobre os focos luminosos, que estavam a aproximadamente 1,3 mil km de Fernando de Noronha (PE).
Pode, eu disse, PODE , ser um indício que o A-330-200 explodiu.
Como pode ter explodido…. aí, ainda, se fosse o caso, é mera suposição.

Sds.

Tiago Jeronimo

Eu leio cada comentário…

Pedro Rocha

Olá senhores! Essa tragédia que infelizmente está se caracterizando, vem nos trazer alguns questionamentos e principalmente ensinamentos! O primeiro questionamento é: Por que o único Esquadrão especializado em SAR fica baseado em Campo Grande? Sempre questionei isso, imagino que os “Barões” do Gado precisavam de proteção para seus aviões particulares fazerem a rota dos grandes centros para as suas fazendas! Isso é uma opinião de leigo talvez os senhores saibam por que o Pelicano fica baseado em Campo Grande e mude minha opinião! Mesmo assim devemos imediatamente ter mais um esquadrão SAR como o Pelicano guarnecendo essa rota sob nossa… Read more »

Alecsander

Alem de ter que agüentar neguinho falando mau da aéronaltica por ter responsabilidade pela queda do Aribus, mesmo ele tendo caido em mares neutros, e também pelo afundamento do titanic, pelas duas guerras mundiais, pelo olocausto, pela explosão do ônibus espacial Columbia, pelo surgimento da AIDS, Peste Bubônica, febre Amarela, Gripe Espanhola, pela propagação das 7 pragas do Egito ainda temos que agüentar gente falando mau das forças armadas, e dos grupos brasileiros de resgate. Não me levem a mau pelo sarcasmo, mais é duro de agüentar falar mal de quem não tem culpa do ocorrido, e mais ainda não… Read more »

Alecsander

Eu sei que dos problemas que envolveram os acidentes de 2006 e 2007, mais não tem a mesma relação com o acidente da madrugada de domingo para segunda. E se tiver algum problema ele só pode ser confirmado quando acharem e se acharem as caixas Pretas, mais ate lá uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

reginaldo

parece que até super tucanos estão sendo usados na busca ao avião da Air France,o aeroporto de Fernando de Noronha ,voltou a ser usado,como não era desde a Segunda Guerra Mundial.

RL

Se foi bomba, raio ou pombo não sei.

Más que deveriamos ter fechado um contrato para ao menos 3 R-99 Maritimo da EMBRAER em épocas passadas, deveriamos.

A prova disso é o cenário atual dessa tragédia. Se estivessem na ativa no minimo alguma posição de localização já teriamos.

Edmar

Caros Amigos.: O que é a voz da Imprensa!!! Esse trágico acidente já teve através da mídia várias hipótises: …Falaram que tinha sido um possivél sequestro; …Falaram que tinha sido um atentado a bomba; …Falaram que tinha sido por uma forte tespestade; …Falaram que tinha sido por uma pane no sistema elétrico; Caros Amigos, a verdade mesmo, acho que vamos saber é daqui a alguns dias (até o final da semana), pois “agora” é que realmente começaram as buscas. Agora…, o que falta que faz o “Porta-Aviões SP”…, e afinal, o que está acontecendo com ele, alguem pode me responder?… Read more »

Paulistinha

Acabou de ser informado na tv globo que que o R-99 localizou sinais de alguns objetos metálicos no registro de dados do mesmo a próximo das ilhas S. Pedro e S. Paulo.

Alguém confirma…

Getulio - São Paulo

Espero que esta tragédia sirva de lição. Pois senão será tudo em vão. Espero que os estrategistas pensem sobre o tema de controle do Mare Nostrum (Atlantico), principalmente naquele local tão estratégico entre Brasil e Africa e tão desguarnecido. Readaptar aviões que nem se fabrica mais como os P-3, jogando fora a oportunidade de comprar aviões a jato Embraer R-99 Patrulha Maritima foi o cúmulo. Aviões a helice levam um ano para sobrevoar determinado local, enquanto que um jato como foi proposto faria isto em poucas horas. Está aí um tema a ser abordado neste importante blog naval, aereo e… Read more »

gil

Lamentável tragédia!!!

Parabéns a FAB, sempre profissional, está fazendo tudo o que é possível e tudo certo!!!….esperem vai mostrar ao mundo sua competência!!!

Airbus,….tenho la’minhas dúvidas nestes computadores voadores…
sei que não é hora de brincar!!!….mas será que estão usando o Vista para controlar o NAVEGADOR INERCIAL????!!!!

Tomara que seja possível resgatar o CVR/FDR!!!!

Conforto e Paz ao coração das famílias enlutadas!!!!

Abraços!!!

Paulistinha

“Elaine Lina Direto de Brasília A Aeronáutica confirmou, na manhã desta terça-feira, que foram localizados possíveis destroços do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Os vestígios foram avistados em alto-mar, nas proximidades das ilhas São Pedro e São Paulo, a 800 km de Fernando de Noronha (PE). Também foram encontradas manchas de óleo no oceano. As buscas foram retomadas, ainda durante a madrugada, pelas equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). Quatro aeronaves decolaram de Natal (RN) e outra partiu de Fernando de Noronha com o objetivo de realizar uma varredura eletrônica nas… Read more »

Roberto CR

Paulistinha Sem querer desmerecer o seu comentário, mas a Globo pegou essa informação de um rádio amador que “teria” ouvido as comunicações estabelecidas entre as equipes de resgate, mas não disseram quem era esse rádio amador, e nem o local onde ouviu. E, no Bom(?) Dia Brasil, eles iniciaram uma entrevista com um Coronel do centro de comunicação da aeronáutica, ao vivo, perguntando se ele confirmava a informação. Ele falou que não sabia dessa informação e que não ia confirmá-la. Fim da entrevista. Bem dentro do padrão Globo de jornalismo. Como falou o Edmar aí em cima, tem de esperar… Read more »

Fábio Max

Se tiverem capacidade REVO, prestarão um serviço muito mais eficiente que os Bandeirulha.

Mas eu continuo criticando, o Brasil tem capacidade de produzir tais aviões, mas a FAB só conta com 5 ou 6. Pelo tamanho do país, deveria ter uns 15, no mínimo!

[…] menos destaque e uma certa dose de desconfiança, a FAB decidiu também utilizar uma aeronave R-99B, pertencente ao 2º/6º GAv – Esquadrão Guardião. Era a primeira vez que este tipo de avião […]

[…] Comando da Aeronáutica informa que durante as buscas realizadas na madrugada de hoje (04/06), a aeronave R-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) identificou novos pontos de destroços à sudoeste dos penedos de […]

AJS

Busca noturna, muito bem!
As aeronaves francesas, interromperam as buscas ao anoiterecer, serão retomadas amanhã ao amanhecer.

AJS

…anoitecer…

FD

Agora acham!