segunda-feira, março 8, 2021

Gripen para o Brasil

Super Tucano – 100ª aeronave fabricada é entregue para a FAB

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

super-tucano-fab

Acontece hoje na sede da EMBRAER, em São José dos Campos (SP), a cerimônia para entrega da 100ª aeronave A-29, conhecida como Super Tucano, para a Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, que será realizado às 11:30h, contará com a presença do Comandante da Aeronáutica, Ten Bri Ar Juniti Saito.

A aeronave Super Tucano representa a combinação de um turboélice com aviônicos e armamentos de última geração. Torna-se assim, a única solução multimissão disponível no mercado, pois é capaz de executar missões fora do alcance de qualquer outro turboélice já disponível ou em desenvolvimento.

Atualmente possuem a aeronave os seguintes esquadrões de caça da FAB: 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (1º/3ºGAV), sediado em Boa Vista (RR), 2º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (2º/3ºGAV), localizado em Porto Velho (RO), 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação (3º/3ºGAV), sediado em Campo Grande (MS) e 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5ºGAV), em Natal (RN).

FONTE: FAB

- Advertisement -

64 Comments

Subscribe
Notify of
guest
64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Quais misseis ar-ar estão integrados aos nossos tucanos? Alguém sabe dizer?

marujo

Que bom que o programa Super Tucano chegou ao fim em bom termo, relativamente dentro do prazo. Coisa rara por aqui. A reparar, o fato de que a versão de exportação é superior à da FAB. Gostaria que o do F-5M e o Modfrag também tivessem andado assim, o que não ocorreu.

fullcrum

Ué, o contrato não era de 99??? Sobrou cobre prá mais um???

GustavoB

Entregou o 100º para a FAB ou o 100º fabricado?

A encomenda era de 99..

Leandro Mello

Acho que um a mais nunca faz mal! ^^

Marcelo Tadeu

Tb acho, Gustavo, no off-topic dizia que era o 100º A-29 e 76º para a FAB. Quanto ao A-29 de exportação ser superior ao da FAB, não sei de onde tiraram esta informação?

sds

marujo

O pedido inicial era para 76 aeronaves ST, com previsão de mais 33 opções, que depois foram convertidas em compra firme.

gaspar

Marcelo Tadeu,

o ST exportado a Colombia e Equador sao muito mais aparelhado tecnologicamente…
os ST da Colombia lancam bombas guiadas a laser…
os nossos no maximo devem disparar foguetes avibras…

Goiano

Pelo q entendi esse é o 100º fabricado e não o 100º entregue a fab

Zorann

Tenho varias perguntas e gostaria que se alguem puder me responda Foram mesmo concretizadas as opções de compra? Oque foram feitos dos Tucanos dos 1°, 2° e 3°/3° após a chegada dos A-29? Existem ainda Tucanos servindo nos esquadrões de F-5 e A-1? Tem alguma previsão de venda de Tucanos usados a outros países? Se estes Tucanos não estão em serviço, estão estocados onde? Ou foram transferidos para outros esquadrões? Existe a previsão de mais algum novo esquadrão formado utilizando os Tucanos remanescentes ou os novos A-29 do exercício das opções? Se existem planos para integração de novas armas ao… Read more »

Poggio

Pessoal,

Esse é o ST de número 100 a sair da fábrica, OK? A nota da FAB não ficou muito clara.

Raphael Barros

Qual o desempenho do super tucano perante aos caças da segunda guerra? Claro tirando os mísseis e os aviônicos.

Rudel

Saiu no Valor Economico Embraer entrega o 100º Super Tucano Virgínia Silveira A Embraer entrega hoje a centésima aeronave Super Tucano fabricada desde 2003. O avião será utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente o principal operador do Super Tucano no mundo, com 72 unidades do modelo. O contrato com a FAB, avaliado em R$ 449,7 milhões, contempla a produção de 99 Super Tucano, sendo 66 do modelo biposto (para dois tripulantes) e 33 monoposto (para um ocupante). Concebido para atender aos requisitos operacionais da FAB, especialmente na região Amazônica, o Super Tucano é considerado uma referência mundial na área… Read more »

Hornet

Quantos que a FAB já possui? Alguém sabe?

A idéia era termos 99 na FAB, não é isso?

Não entendi esse número de 99…por que não 100 já logo de uma vez…hehehe

Mas enfim…

abraços a todos

GustavoB

Mas acho que este ano encerram as entregas e que atrasou devido ao pedido da Colômbia. Leia-se bem, ACHO.

Robson Br

Hornet

Segundo o Jornal Valor Economico, a FAB já recebeu 72 aeronaves, portanto o 100º é o numero de ST produzidos pela Embraer.
No ano passado uma esquadrilha teve que fazer um pouso forçado próximo a Boa Vista-RR. Não sei o destino destes aviões avariados.

Marcelo Tadeu

Zorann, vamos ver se eu consigo te ajudar com a ajuda dos outros companheiros de blog pois, não sou expert, só entusiasta: 1)Os Tucanos destes Esquadrões foram distribuídos nas bases de Anápolis, Santa Maria , Santa Cruz e Canoas, como aeronáves de treinamento, outros estocados. 2)O MD sugeriu doar alguns Tucanos para Moçambique e outros países da Africa, mas isot tem que passar pelo crivo americano em virtude da quantidade de equipamento desta origem. 3)Não existe, pelo menos no que eu sei, planos para criação de outro Esquadrão. 4)O A-29 usa o MAA-1 para ar-ar e metralhadora .50 nas asas,… Read more »

Zorann

Marcelo Tadeu muito obrigado pelas informações

Noel

Zorann, algumas informações complementares, às do Marcelo Tadeu: Oque foram feitos dos Tucanos dos 1°, 2° e 3°/3° após a chegada dos A-29? R: continuam operando nos Esqd, como apoio e instrução, pois os mesmos ainda não têm sua dotação de A-29 completa. Existem ainda Tucanos servindo nos esquadrões de F-5 e A-1? R: o Marcelo Tadeu acertou em parte, pois os Esqd de Caça sempre operaram o AT-27, portanto, não houve redistribuição, eles continuam onde sempre estiveram. Tem alguma previsão de venda de Tucanos usados a outros países? R: além do citado pelo Marcelo Tadeu, foi realizada uma negociação,… Read more »

Robson Br

Noel
Teve um acidente com uma esquadrilha de ST nas proximidades de Boa Vista. Houve alguma perda, ou existe alguma aeronave parada por causa deste acidente?

RJ

Sanando a dúvida de alguns: O ST Colômbia aproveitou todo o desenvolvimento feito pela FAB, e acrescentou outras coisinhas a mais que eram necessárias para a operação feita por eles. Isso é normal na indústria aeronáutica, o produto tem uma evolução constante. A cada cliente, um produto melhor. Os próprios aviões da FAB já receberam algum upgrade de software, e não duvido que recebam outros. O ST Chile (que está em desenvolvimento) tem ainda novos aprimoramentos, que podem até ser vendidos sob a forma de upgrade tanto para Colômbia quando para a FAB no futuro. (afinal, se o F-16 tem… Read more »

F-5

o brasil tem;EMB-314 Super Tucano

emb-314 super tucano : 103 aeronaves
emb-312 tucano : 109 aeronaves

si eu estiver errado por favor me corrijam

RJ

tem 76 EMB-314, de um total de 99 encomendados.

Noel

Robson BR, caso vc esteja referindo-se ao acidente de 2007, aeronave foi pro Parque, e o Ten que pilotava morreu, se tiver “saco” de uma pesquisada no Google, que deve ter alguma coisa mais detalhada. Não se te informar se o A-29, q caiu, voltou prá linha de voo, primeiro por que o estrago foi grande, e segundo, por que, como disse no outro post, agora estou desplugado dessas informações.
Sds

Hornet

Robson BR,

já temos 72 na FAB, então!!! bacana.

Minha dúvida era só essa mesmo…

Eu tinha entendido que 100 era o número de ST já fabricados.

E, no caso da FAB, a encomenda feita a Embraer é para chegarmos aos 99 Super Tucanos, não é isso?

esse número é que não entendo direito…por que 99?

Não que 100, ou 98 fossem números melhores, não é isso…

Mas eu imaginava algo em torno de 120, ou 60…enfim, números múltiplos de 12…

De qualquer modo, grato pela informação!

abração

J Roberto

Bom, pelo menos para uma guerra de baixa intensidade,acho que temos aviões até de mais!!!
São um pouco mais de duzentos aviões que poderão ser armados com os mais diversos tipo de armas de vários calibre,foguetes e bombas.
Haja inimigo heim!! rsrs

Bosco

Raphael Barros,
o desempenho do Super Tucano é muito semelhante ao do P-51 Mustang, que foi o melhor caça americano na SGM e tinha motor convencional.
O P-51 era mais veloz chegando a quase 700 km/h.
Não me pergunte qual então a vantagem do Super Tucano ser 50 anos mais novo e ter motor turbohélice que eu não faço a mínima idéia.

Virtualxi

100 unidades já é um bom começo para a FAB. Parabéns a Embraer.

Noel

Bosco, aviônica atual, e o sistema de tiro/pontaria permite ao A-29 ser muito mais preciso, apesar de utilizar somente duas .50, logicamente prá finalidade que o mesmo foi projetado, o P-51 era caça, o A-29 ataque leve/patrulhamento(ou policiamento) aéreo, e alcance maior, de forma geral(sei que alcance sempre depende da configuração).
Sds

Sérgio

Acidente c/ a esquadrilha de Boa Vista. Sob chuva e neblina os 4 avistaram uma rodovia e 3 pousaram e o 4º q também estava junto bateu a asa, não me lembro onde, mas estava junto aos demais e devido a baixa altitude só foi lamento.

[…] Embraer entregou hoje, na sede da Empresa em São José dos Campos, Estado de São Paulo, a 100ª aeronave Super Tucano. A […]

Sérgio

Acidente c/ a esquadrilha de Boa Vista. Sob chuva e neblina os 4 avistaram uma rodovia e 3 pousaram e o 4º q também estava junto bateu a asa, não me lembro onde, mas estava junto aos demais e devido a baixa altitude só foi lamento.

[…] Embraer entregou hoje, na sede da Empresa em São José dos Campos, Estado de São Paulo, a 100ª aeronave Super Tucano. A […]

Tiago Jeronimo

Quais misseis ar-ar estão integrados aos nossos tucanos? Alguém sabe dizer?

marujo

Que bom que o programa Super Tucano chegou ao fim em bom termo, relativamente dentro do prazo. Coisa rara por aqui. A reparar, o fato de que a versão de exportação é superior à da FAB. Gostaria que o do F-5M e o Modfrag também tivessem andado assim, o que não ocorreu.

fullcrum

Ué, o contrato não era de 99??? Sobrou cobre prá mais um???

GustavoB

Entregou o 100º para a FAB ou o 100º fabricado?

A encomenda era de 99..

Leandro Mello

Acho que um a mais nunca faz mal! ^^

Marcelo Tadeu

Tb acho, Gustavo, no off-topic dizia que era o 100º A-29 e 76º para a FAB. Quanto ao A-29 de exportação ser superior ao da FAB, não sei de onde tiraram esta informação?

sds

marujo

O pedido inicial era para 76 aeronaves ST, com previsão de mais 33 opções, que depois foram convertidas em compra firme.

gaspar

Marcelo Tadeu,

o ST exportado a Colombia e Equador sao muito mais aparelhado tecnologicamente…
os ST da Colombia lancam bombas guiadas a laser…
os nossos no maximo devem disparar foguetes avibras…

Goiano

Pelo q entendi esse é o 100º fabricado e não o 100º entregue a fab

Zorann

Tenho varias perguntas e gostaria que se alguem puder me responda Foram mesmo concretizadas as opções de compra? Oque foram feitos dos Tucanos dos 1°, 2° e 3°/3° após a chegada dos A-29? Existem ainda Tucanos servindo nos esquadrões de F-5 e A-1? Tem alguma previsão de venda de Tucanos usados a outros países? Se estes Tucanos não estão em serviço, estão estocados onde? Ou foram transferidos para outros esquadrões? Existe a previsão de mais algum novo esquadrão formado utilizando os Tucanos remanescentes ou os novos A-29 do exercício das opções? Se existem planos para integração de novas armas ao… Read more »

Poggio

Pessoal,

Esse é o ST de número 100 a sair da fábrica, OK? A nota da FAB não ficou muito clara.

Raphael Barros

Qual o desempenho do super tucano perante aos caças da segunda guerra? Claro tirando os mísseis e os aviônicos.

Rudel

Saiu no Valor Economico Embraer entrega o 100º Super Tucano Virgínia Silveira A Embraer entrega hoje a centésima aeronave Super Tucano fabricada desde 2003. O avião será utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente o principal operador do Super Tucano no mundo, com 72 unidades do modelo. O contrato com a FAB, avaliado em R$ 449,7 milhões, contempla a produção de 99 Super Tucano, sendo 66 do modelo biposto (para dois tripulantes) e 33 monoposto (para um ocupante). Concebido para atender aos requisitos operacionais da FAB, especialmente na região Amazônica, o Super Tucano é considerado uma referência mundial na área… Read more »

Hornet

Quantos que a FAB já possui? Alguém sabe?

A idéia era termos 99 na FAB, não é isso?

Não entendi esse número de 99…por que não 100 já logo de uma vez…hehehe

Mas enfim…

abraços a todos

GustavoB

Mas acho que este ano encerram as entregas e que atrasou devido ao pedido da Colômbia. Leia-se bem, ACHO.

Robson Br

Hornet

Segundo o Jornal Valor Economico, a FAB já recebeu 72 aeronaves, portanto o 100º é o numero de ST produzidos pela Embraer.
No ano passado uma esquadrilha teve que fazer um pouso forçado próximo a Boa Vista-RR. Não sei o destino destes aviões avariados.

Marcelo Tadeu

Zorann, vamos ver se eu consigo te ajudar com a ajuda dos outros companheiros de blog pois, não sou expert, só entusiasta: 1)Os Tucanos destes Esquadrões foram distribuídos nas bases de Anápolis, Santa Maria , Santa Cruz e Canoas, como aeronáves de treinamento, outros estocados. 2)O MD sugeriu doar alguns Tucanos para Moçambique e outros países da Africa, mas isot tem que passar pelo crivo americano em virtude da quantidade de equipamento desta origem. 3)Não existe, pelo menos no que eu sei, planos para criação de outro Esquadrão. 4)O A-29 usa o MAA-1 para ar-ar e metralhadora .50 nas asas,… Read more »

Combates Aéreos

‘Árabes sempre mentem’

Por Tom Cooper* Neste momento, não me lembro de ter encontrado um israelense que não tenha repetido essa frase do...
- Advertisement -
- Advertisement -