Com modernização, Bandeirantes ganharão mais 25 anos

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Número de aeronaves diminuiu e valor do contrato aumentou

A Aeroeletrônica, de Porto Alegre (RS), foi selecionada pela Força aérea Brasileira (FAB) para participar do programa de modernização de 54 aeronaves Bandeirante, em operação desde os anos 70. A empresa, segundo o chefe da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (Dirmab) da FAB, brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, fornecerá uma nova aviônica para os aviões, termo utilizado para os sistemas elétricos e eletrônicos, tais como navegação, comunicação, dados de voo e sistemas de controle.

O investimento previsto, de acordo com Barros Júnior, é da ordem de US$ 35 milhões. Das 54 aeronaves que serão modernizadas, 10 são de patrulha marítima. A frota atual de Bandeirante da FAB é de 80 aviões, mas a modernização só incluiu os modelos mais novos, de acordo com o diretor da Dirmab.

Fabricado na década de 70, o Bandeirante foi produzido durante quase 20 anos pela Embraer. Atualmente o modelo ainda é muito utilizada pela FAB em instrução básica de pilotos de aeronaves de transporte e em missões de busca de salvamento. A FAB opera a aeronave em sete esquadrões de transporte aéreo. “Consideramos o Bandeirante um avião extremamente seguro e com a modernização ele ganhará uma sobrevida de mais 25 anos”.

O programa de modernização da aeronave, segundo o brigadeiro Barros Júnior, é considerado estratégico para a Aeronáutica e contemplará não só a parte de aviônica, como também o hardware (bomba, sistema de combustíveis, hidráulica e ferragens), documentação técnica e estrutura. Esta última, de acordo com o diretor da Dirmab, será feita através de licitação e demandará um investimento de US$ 10 milhões.

Controlada pelo grupo israelense Elbit, a empresa Aeroeletrônica, já participa de outros programas de modernização da FAB, atualmente em andamento: 45 caças F-5, que será concluído em breve e consumiu um total de R$ 120 milhões e o AMX, que contempla a revitalização da aviônica de 53 aeronaves, um projeto da ordem de R$ 740,7 milhões. Os 99 Supertucano comprados pela FAB da Embraer, com a designação ALX, também possuem aviônica Elbit/Aeroeletrônica. O desenvolvimento e a produção desses aviões teve um custo total de R$ 449,7 milhões.

FONTE:Valor Econômico, via Notimp

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Zero Uno

É eles ainda são ótimos tranportes leves… Acho correto.

Paulo Cesar

A FAB deve modernizar os F5B que tem, não precisa doá-los para museu.

Marcelo Tadeu

Concordo Zero Uno e os P-95 vão complementar os P-3AM pois patrulharão a ZEE.

Sérgio

O RIO GRANDE DO SUL está extendendo a sua fronteira até ISRAEL. É Aeroelêtronica, Taurus, VEM.

Nessa notícia saiu uma peróla. Significa que iremos operar em conjunto os “Bandeirulhas” junto com os “Orions”? Até então pensava em apenas substituições/ atualizações, muito embora fossem classes diferentes, mas se for aumento de estratégia, mais uma grande bola!

Embora idoso, mas já estamos nos acostumando, sobrevida a quem nos fez dar um enorme salto tecnológico é até carismático. Chega de relóginhos, vamos de telinhas!

Zero Uno

Marcelo Tadeu..

Com certeza. 10 desses aviões para a marinha + 8 P3-AM teremos 18 aviões de patrulha. E olha que pode ser uma boa para a industria nacional. Se não me engano, o Chile opera também os P-95 e tem a aviação comercial que também opera os Bandeirantes. Este avião é considerado bastante seguro e há operadores espalhados pelo mundo que pode querer moderniza-los para a aviação civil com instrumentos mais modernos e por mais 25 anos também.

Abraços.

gaspar

entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!

essas 10 unidades de patrulha maritima tera algum tipo de armamento ??

Zero Uno

Más fica uma pergunta:

Nossos P95 são armados com lança foguetes SBAT 70. Será que haverá modernização para lançamentos de armamentos mais modernos?

Marcos T.

Acho o termo sobrevida estranho…
Parece alguem que ta quase morto e botam um marcapasso pro cara vive mais uns anos… Cadavérico não?

Zero Uno

gaspar.

EADS-CASA Persuader vc está dizendo? Para a MB? Não vi notícias disso não. P-295???

gaspar

Zero Uno,

seriam avioes do porte do Bandeirantes… a FAB ate chegou a abrir uma licitacao… tinha ate uma empresa da Iugoslavia… o aviao de tao simples que era, seria montado pela propria FAB ali aqui no Campo de Marte…

Wilson Johann

Esta LAAD está revelando a indústria de defesa brasileira para o mundo. Cada contrato anunciado pelas forças armadas são com (ou incluem) empresas nacionais. Muito bom isso. E essa modernização vai sair melhor do que a encomenda, pois com a renovação da frota de bandeirantes deixamos de gastar naquela compra anunciada anos atrás dos aviões de transporte leve, que, como informou o Gaspar, seriam montados no Campo de Marte. Melhor ainda é saber que ela inclue os Bandeirulhas. Mas fica uma questão: o que vão fazer da frota restante? Pois, se não me engano, são um total de 16 unidades… Read more »

gaspar

Zero Uno, achei a reportagem dos substitutos do Bandeirantes, Substituto do Bandeirante será fabricado em São Paulo FAB vai fabricar 50 aviões no Campo de Marte com tecnologia do grupo europeu Eads Casa Mariana Barbosa A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a escolha do turboélice C-212, fabricado pelo consórcio europeu Eads Casa, para substituir sua frota de Bandeirantes. O contrato prevê a aquisição de 50 aviões, que serão montados pela própria FAB no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, em um acordo que prevê a transferência de tecnologia. O valores da compra só serão revelados no dia 15… Read more »

gaspar
Zero Uno

Ahhh sim! Me lembro. Más a FAB resolveu nem assinar este contrato.

Robson Br

Com a entrada em operação na FAB dos Caravans, dos Brasílias e dos C295 Amazonas diminuiu um pouco a necessidade de tantos Bandeirantes. É um guerreiro, mas os primeiros já devem estar estocados. É uma boa notícia, principalmente dos Bandeirulhas qu me parece estão todos operacionais e merecem novos sistemas, apesar de não haver comentários sobre os seus sistemas de vigilância. Para operar em algumas regiões do Brasil somente os Bandeirantes e os Caravans.

Ulisses

Zero Uno e amigos

Para mim os Casa C-295 não são bons em missões de patrulha,pois não podem levar armamentos sofisticados como os AGM-84 Harpoon.

Abraços.

Ulisses

Seria bom se houver uma modificação para ele(P-95)levar os Harpoon.Se possível claro.

Ulisses

Alguém sabe porque o P-99 não foi aprovado pela MB?

Agradecido.

gaspar

na epoca a FAB alegou que o P99 nao atendia as necessidades dela…

Marcelo Tadeu

Na parte de armamentos, eu acho que como os P-95 são aviões de esclarecimento, apenas os foguetes SBAT está de bom tamanho. O radar de busca dele poderia se modernizado, além do uso de FLIR , pois no mar esse equipamento é util, vide os que vão equipar os Super Lynx da MB. Os P-95 fazem um belo par com os NaPa da Classe Macaé (P-70)que a MB está construindo no Ceará para o patrulhamento da ZEE, deixando os Orions para o patrulhamento e ASW de longo alcance. Agora, a FAB e a própria Embraer estão estudando uma versão do… Read more »

dumont

Concordo com o Marcelo, os P95 tem outro perfil de missão. Agora que podiam ser incorporados outros armamentos… O Penguin ou o Sea Skua seriam alternativas que agregariam valor ao vetor.

Lucius Clay

Caro Robson Br, foi interessante você lembrar dos Caravns, tinha me esquecido que a FAB vem adquirindo diversos, me parece que já temos duas dezenas, é um excelente avião para as regiões remotas do país.

Marcelo Tadeu

É, o Caravam é um “pé-de-boi” e de operação muito econômica. Quanto ao uso de míssies no P-95, sei lá! O Penguin é pesado demais, tanto que o único helicóptero naval que o utiliza é o SH-60 e que a MB tb vai utilizar. Talvez o Seaskua, seja mais leve, agor ao Harpoon, nem pensar , é muito pesado!!

Mauricio R.

“…entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!”

Era o C-212, deu em nada ainda bem.

Mauricio R.

Poderiam ter licitado este upgrade no mercado, não é pq a solução é da Elbit, que seja a ultima maravilha.
Uma solução baseada em algum modelo de EFIS, usado pelos E-Jets seria mto mais custo-efetivas.

Carlinga Carenada

Mais uma modernização forçada… Por que a Embraer não desenvolveu uma versão despressurizada do EMB-120 Brasília para substituir de maneira competente o bravo EMB-110 Bandeirante. O EMB-120 é um excelente avião e foi prematuramente desprestigiado pela direção da Embraer em prol dos E-Jets. Com uma versão despressurizada, o EMB-120 teria um excelente mercado civil para Ásia, África e América em linhas de baixa demanda e de muitas “pernadas”, algo que o EMB-110 fez de forma muito boa ao longo de décadas. O novo EMB-120 poderia ter uma versão militar muito bem adaptada para as necessidades do EB e da FAB,… Read more »

Noel

Paulo Cesar, lembro que vc já postou essa idéia do F-5B, porém saiba que os mesmos foram alienados por um adquirinte privado, não são mais da FAB, e posteriormente a operação foi embargada pela justiça, ou seja, a venda está sub sub judice, a bastante tempo, sabe como é nosso eficiente judiciário, e com certeza as condições dessas aeronaves voltarem a operar é 0, pelo custo não compensar, eles encontram-se totalmente inoperantes a muitos anos, e nunca foram realmente aeronaves de combate, se vc tiver saco e paciência de pesquisar esse assunto, talvez encontre informações mais atuais ou mais precisas.… Read more »

Wolfpack

Quantidade nao eh igual a qualidade… Daqui a pouco vao contratar a Elbit e IWI para modernizar milhares de FAL do exercito, no padrao Tavor… O Chile vai de EADS CASA C-295 Persuader, F16 Block50, Humvee, Leopard 2A5 e o Brasil vai de Bandeirulha, Marrua com capota de lona WWII, F5EM, Leopard 1A5… Isso eh uma vergonha…

Juarez Castro

A FAB optou por modernizar os C 95 B, e a provavel desativação dos C 95 Alfa.
Com entrada em operação dos P 3 um dos setimos será extinto e sua dotação de pessoal irá complementar o 1º do 7º para forma tripulações necessária(maiores) para os P 3. O Esquadrão a ser extinto deverá ser o 4º do 7º.

Grande abraço

Cantarelli

So falta o governo endoida e quere modernisa o xavante

Sérgio

Marcos T. em 17 abr, 2009 às 14:29 Acho o termo sobrevida estranho… Parece alguem que ta quase morto e botam um marcapasso pro cara vive mais uns anos… Cadavérico não? Infelizmente, não importa a semântica, é realidade. Ex.: em 2002 estava com o pé-na-cova literalmente, colocaram 4 stents e ganhei uma sobrevida, pude acompanhar o casamento dos meus filhos, a chegada de netos, mas não me permitem mais um monte de coisas, por “fadiga estrutural”, sacou. Mas sou útil. QUASE!!. O problema é M para tudo na força. F-5 fora do seu tempo, A-4 fora do seu tempo, P-3… Read more »

Marcelo Bahia

Wolfpack em 17 abr, 2009 às 19:58, Não é para tanto. A nossa modernização começou agora, mas está avançando, portanto, devemos estar satisfeitos por isto. Não há nada a ser invejado, com excessão dos Leos 2A4 (não A5). 1) Como operaremos uma boa quantidade de C-295M (em torno de 20), seremos o maior operador desta aeronave (a Espanha comprou 13), então se quiséssemos adquirir sistemas de ASW e ASuW para padronizar a frota como Persuader, não haveria grandes problemas. A questão é que os P-3M farão o mesmo trabalho por até 20 anos, mas por um preço mais em conta.… Read more »

GHz

O Bandeirulha, a meu ver, é o tipo do avião de esclarecimento “puro”, presta-se somente para patrulhar, buscar e acompanhar embarcações que não se espere que venham a atirar contra ele. Não se deve visualizá-lo atacando um navio de guerra, qualquer que seja. Pelo tamanho e idade das células, ainda que revitalizadas, simplesmente não tem como instalar armamento pesado nele sem uma degradação proibitiva na sua capacidade de voar. O que eu acho é que ele simplesmente não deveria ter armamento nenhum, o que melhoraria sua performance de voo (velocidade e autonomia), ou, no máximo, dois casulos SBAT-70, que só… Read more »

Mauricio R.

“…já temos a possibilidade de adquirir o AV-VB4 RE Guará (NACIONAL). Na verdade, sou favorável a esta compra do Guará.”

Mas o EB já avaliou o “Guará” e não gostou nem um pouco do que viu, vai adquirir somente pq é produto nacional??? N,ão, a necessidade e o competente requisito operacional é quem devem embasar isto.

E comparar o veículo da Avibrás c/ o Hummer é forçado, pois o veículo americano originalmente não era blindado foi adaptado, ao contrário do veículo brasileiro.
Quer comparar, faça-o c/ o RG-31, por exemplo.

Madvad

“Ulisses em 17 abr, 2009 às 15:03 Zero Uno e amigos Para mim os Casa C-295 não são bons em missões de patrulha,pois não podem levar armamentos sofisticados como os AGM-84 Harpoon. Abraços.” Os Casa C-295 são ÓTIMOS aviões, com uma variedade incrível de funções. Com certeza, seriam melhores que os c-95. Possuem aviônicos modernos, rampa traseira, portas laterais para salto de paraquedistas, performance…..enfim..anos luz a frente do Bandeirante, que nem sistema de degelo possui. é ridiculo falar que o casa não é bom por não levar Harpoons, o próprio Bandeirulha não possui armamento algum de ataque…os pods de foguetes… Read more »

Edmar

Essas modernizações devem ser analizadas corretamente.., pois para algumas aéronaves a modernização seria bem vinda.., mas para outras acho que não compensaria.

No caso dos aviões P-3 Orion, quem vai ajudalos a patrulhar?

Zero Uno

É eles ainda são ótimos tranportes leves… Acho correto.

Paulo Cesar

A FAB deve modernizar os F5B que tem, não precisa doá-los para museu.

Marcelo Tadeu

Concordo Zero Uno e os P-95 vão complementar os P-3AM pois patrulharão a ZEE.

Sérgio

O RIO GRANDE DO SUL está extendendo a sua fronteira até ISRAEL. É Aeroelêtronica, Taurus, VEM.

Nessa notícia saiu uma peróla. Significa que iremos operar em conjunto os “Bandeirulhas” junto com os “Orions”? Até então pensava em apenas substituições/ atualizações, muito embora fossem classes diferentes, mas se for aumento de estratégia, mais uma grande bola!

Embora idoso, mas já estamos nos acostumando, sobrevida a quem nos fez dar um enorme salto tecnológico é até carismático. Chega de relóginhos, vamos de telinhas!

Zero Uno

Marcelo Tadeu..

Com certeza. 10 desses aviões para a marinha + 8 P3-AM teremos 18 aviões de patrulha. E olha que pode ser uma boa para a industria nacional. Se não me engano, o Chile opera também os P-95 e tem a aviação comercial que também opera os Bandeirantes. Este avião é considerado bastante seguro e há operadores espalhados pelo mundo que pode querer moderniza-los para a aviação civil com instrumentos mais modernos e por mais 25 anos também.

Abraços.

gaspar

entao aquela compra de avioes da EADS-CASA(acho eu) que iriam ser montados ali no campo de Marte nao sera concretizada ?!?!

essas 10 unidades de patrulha maritima tera algum tipo de armamento ??

Zero Uno

Más fica uma pergunta:

Nossos P95 são armados com lança foguetes SBAT 70. Será que haverá modernização para lançamentos de armamentos mais modernos?

Marcos T.

Acho o termo sobrevida estranho…
Parece alguem que ta quase morto e botam um marcapasso pro cara vive mais uns anos… Cadavérico não?

Zero Uno

gaspar.

EADS-CASA Persuader vc está dizendo? Para a MB? Não vi notícias disso não. P-295???

gaspar

Zero Uno,

seriam avioes do porte do Bandeirantes… a FAB ate chegou a abrir uma licitacao… tinha ate uma empresa da Iugoslavia… o aviao de tao simples que era, seria montado pela propria FAB ali aqui no Campo de Marte…

Wilson Johann

Esta LAAD está revelando a indústria de defesa brasileira para o mundo. Cada contrato anunciado pelas forças armadas são com (ou incluem) empresas nacionais. Muito bom isso. E essa modernização vai sair melhor do que a encomenda, pois com a renovação da frota de bandeirantes deixamos de gastar naquela compra anunciada anos atrás dos aviões de transporte leve, que, como informou o Gaspar, seriam montados no Campo de Marte. Melhor ainda é saber que ela inclue os Bandeirulhas. Mas fica uma questão: o que vão fazer da frota restante? Pois, se não me engano, são um total de 16 unidades… Read more »

gaspar

Zero Uno, achei a reportagem dos substitutos do Bandeirantes, Substituto do Bandeirante será fabricado em São Paulo FAB vai fabricar 50 aviões no Campo de Marte com tecnologia do grupo europeu Eads Casa Mariana Barbosa A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a escolha do turboélice C-212, fabricado pelo consórcio europeu Eads Casa, para substituir sua frota de Bandeirantes. O contrato prevê a aquisição de 50 aviões, que serão montados pela própria FAB no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, em um acordo que prevê a transferência de tecnologia. O valores da compra só serão revelados no dia 15… Read more »

gaspar
Zero Uno

Ahhh sim! Me lembro. Más a FAB resolveu nem assinar este contrato.