Rosoboronexport diz que ainda não detalhou a proposta do Su-35 para o FX-2

182

laad-043

A Rosoboronexport (Agência Russa para Exportação e Importação de Material Militar) informou na sua coletiva de imprensa na LAAD 09 que ainda não detalhou a nova proposta para o caça Su-35, visando o Programa FX-2 da FAB. Embora fora do short list da concorrência, Alexander Fomin disse que ainda vai reapresentar as propostas  referentes aos off-sets do Programa.
Fomin disse ter esperança de que a nova proposta seja analisada pelo Ministério da Defesa e que o Su-35 possa voltar ao FX-2.

FOTO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

182 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero Uno

Para mim o avião da FAB deveria ser sim o Su35-BM. Más como os Russos pisaram na bola (e se arrependeram), vou de RAFALE MESMO.

Agora, é tarde de mais para os Russos. Queríamos um namoro sério e eles desdenharam…

Julian C

Mas credo, Ivan, jah perdeu.
Que venham os Hornets e uma bela aliança com os EUA!

RL

Particularmente era o meu preferido.

No entanto, realidade e justiça seja feira.

TA FORA!!!

Ao invés disso, poderiamos estar lendo que os russos estão concentrando forças em fornecer ao Brasil sistemas SS300 e auxiliando na construção de tanques de combate em parceria com a indústria nacioanl.

Russo é mal de negócios mesmo hein..nunca vi.

welington

Aguardemos, aguardemos…

Lecen

Os russos são muito enrolados… e enroladores.

É muita audácia acreditarem que podem entregar propostas APÓS os demais concorrentes e ainda esperarem que irão retornar a disputa.

O simples fato de que depois de todos esses meses eles ainda não terem entregue nada fixo, revela que ou agem de má fé ou são incompetentes.

Rodrigo Marques

Quantos já estão comissionados à Força Aérea Russa? Nenhum! Podem ficar com eles…

Marcelo Tadeu

Vou te falar um negócio. Se o MD aceitar receber a proposta dos russos depois da desclassificação do Su-35 será mais uma prova de que o Brasil não é um país sério. Caramba! Já saiu o short list. A FAB e o MD não estão se entendendo, aí não dá pra torcer!!

Walderson

Fala Sério,

Se alguém defender a volta dos russos, estará defendendo o que muitos malham: a demora no resultado e a seriedade.
Eu admiro o avião russo, mas está fora do páreo. Morreu.

Que venham os Rafales.

Um abraço a todos.

storm

Pra min os russos sabendo que o Brasil é o páis do jeitinho,
Tomaram umas caipirinha de vodka e estão tentando dar um “jeitinho brasileiro” de serem adicionados a essa fase final do FX-2.

Só que mesmo p/ um jeitinho já é tarde d +

gaspar

nao vejo nada de mau em os russos mandarem outra proposta…
o short list ja foi emitido pela FAB, eles sabem que nao estao, entao deixa eles mandarem as propostas, assim poderemos barganhar mais com os franceses…
receber a proposta eh BEM DIFERENTE de analisar…

gaspar

se os russos derem um agrado aos nossos politicos, teremos novidades na data da escolha…

welington

Se o Brasil aceitar esta proposta provara que é um país serio, pois a forma ao qual o vetor Russo foi desqualificado é que não foi seria, simplesmente por questões políticas, os EUA deixarão claro que não veriam com bons olhos a aquisição do vetor Russo. Esta será uma prova de seriedade e de vontade de independência sobre as decisões nacionais que cabem somente a nos e não a outra super potencia de influencia mundial.
Um abraço a todos.

Adolf Galland

Se a proposta for melhor para o Brasil, que ele volte, não existe etica nesses negocios não, um exemplo disso e a disputa do Osorio na arabia saudita, que ganhou a disputa e os americanos pressionaram politicamente, independente se ele saiu ou não se for melhor, pq vamos deixar para lá?

Mas realmente, se ele tivessem muito interesse ele ja tinham a proposta toda montado, acho qeu eles estão contando com o cancelamento do FX-2, e o póssivel compra de caças tampão.

abraços.

Erich Hartmann

Peraí apresentar a proposta aos 48 e meio do segundo tempo de jogo?

(e a seleção e critérios da FAB como ficam?)

Brujhar

Amigos,

Não acredito que os russos consigam emplacar está proposta, pois além de demonstrar uma péssima imagem do Brasil para o mundo, o ministério da defesa perderia o respeito dos oficiais de alta patente, que não estão gostando da ideia de ter um civil na decisões de compra das forças.
Provavelmente o Jobim vez aquele alarde de reavaliar a proposta russa, justamente para colocar uma pressão nos Franceses, Americanos, Suecos, e também ver até onde os Russos estão dispostos a ir.

Marlos Barcelos

Acho legal que os EUA vendem os motores L2500 para a marinha indiana, que faz um projeto de porta-aviões baseados neste motor depois resolvem não entregar o motor e eles são éticos? O Sivam foi uma disputa entre radares franceses e americanos que envolveu espionagem e eles são éticos?não existe nada disso, a compra de qualquer produto não tem essa de ética, o que for melhor para nós é o que devemos fazer. Dúvido que alguém aqui fecha um negócio e fica para assinar depois e logo após aparece uma oportunidade de economizar um bom dinheiro, vai comprar o mais… Read more »

Marlos Barcelos

Prefiro os rafales, mas se os russos nos oferecerem um negócio melhor, como participar do caça stealth, ou nos oferecer melhor off-set, que venham os russos.

marcelo

se a proposta dos russos for melhor do que as das empresas selecionadas no fx-2 nao vejo o pq de nao aceitar ja que o aviao tambem e exelente…..agora e a hora de barganha o maximo pra tirar de todos o maximo que poder em preco unitario e de tranferencia de tecnologia…….esse pessoal daqui do blog ta muito certinho….num negocio de bilhoes de dolares vcs tao querendo que o negocio anda certo….vai levar quem fizer a melhor proposta esse negocio de 3 finalista e tudo conversa fiada……..se a russia fizer melhor proposta vai da russia ………

Hiigins

Eu adoro a nossa nacionalidade: ela é esquizofrênica! Além, de capacidade sobrehumana de falar sandices! Os Russos, são tão “mal” de negócios, que sua indústria bélica é a que mais cresce, bem como a que apresenta o portfólio mais amplo. E no que tange à qualidade: suas concepções foram amplamente copiadas, tanto nos conceitos quanto na definições (literalmente). Mas, tudo que é proferido pelas mentes iluminadas vestidos de verde e amarelo é correto: Russos possuem logística ruim, apoio pós-vendas falho, filosofia operativa divergente… Como até Angola opera bi-motores russos, caem por terra estes preconceitos infantis. Aparece então o definitivo: Russos… Read more »

Marcelo Tadeu

Vcs vão ver que pesadelo logístico é o material russo. A Venezuela já está tendo problemas com os SU-35. Aquilo é um banheirão perto do Rafale. É um avião grande demais com manutenção difícil e sem poder contar com o sistema logístico que a FAB já implantou com os A-29 e F-5M, o CLS, suporte logístico de prateleira. Nem a Rússia tem o SU-35 que eles estão desenvolvendo há 10 anos e o bicho não fica pronto. Só poque faz a tal da manobra “cobra” po, pera lá!!! Isso não vale nada depois que lançarem um míssil MICA contra ele.

Raphael Barros

Com certeza o Su-35BM é um ótimo vetor para o Brasil devido ao seu grande alcance, capacidade de armamento e radar com 300-400Km. O Problema são 2: O Império Americano não irá deixar um país da America latina usar armamento melhor que os deles e tambem o Su-35BM fez seu primeiro vôo ano passado e na minha opnião ainda é cedo para adquirir esse caça. O Que poderia ser feito é o mesmo que a Rússia fez com a China e India transferiam a tecnologia do Su-30 e criaram as versões MKK (China) e MKI (India) um exelente avião o… Read more »

Marcelo Tadeu

É isso aí Rapha!!!Rafale F3- 32 X 3 – SU-35

Antonio

Esses russos são uns fanfarrões ! O período de apresentação das propostas já acabou, bocado de imbecis. Já apresentaram suas propostas no período que foi determinado pela FAB. Foram desclassificados pelos critérios estabelecidos pelo Brasil. Agora, intempestivamente, querem inverter a ordem do procedimento de escolha desse novo caça, apresentando uma nova proposta. Isso parece até piada. Eles estão pensando que o Brasil é um chiqueiro ? Ou a casa da mãe deles? Se for reavaliada a proposta russa o Brasil dará mostras de sua “seriedade”… Os russos (e os americanos também) estão naquela de quanto puder atrasar essa escolha melhor.… Read more »

Tiago Jeronimo

Cai fora SU-35BM!

Hornet

Se eu fosse o Jobim e o Saito eu negociaria outra coisa com os russos e não a volta (ou suposta volta) do SU-35. Se eu fosse o Saito e o Jobim eu negociaria a participação do Brasil no projeto do PAK-FA e apenas isso, como algo a parte do Fx2. Para o FX2 ficava com os 3 caças que já estão concorrendo e ponto final. Se há, de fato, uma boa vontade dos russos em negociar tecnologia de ponta com o Brasil, isso poderia se dar então em algo que estivesse além do FX2: ou seja, um caça stealth,… Read more »

Hornet

Só complementando: mas que essa história de reavaliação do SU-35 tem um popuco de choro de perdedor e um pouco de boca de jacaré do Jobim, isto tem.

Hornet

ops! “popuco” = pouco

Renato

Alguém tá bebendo muito!!! E deve ser vodka…

Marcos T.

Só se eles resolveram fazer uma promoção tipo pague dois leve três…

joao terba

Gente eu prefiro o Rafale,mais falar mau dos russos aí não,eles estão nos ajudando no projeto dos foquetes,eu lí uma reportagem na tecnologia e defesa que aquelas bóias cologadas são francesas,e a destruição do foquete tem tudo háver com os americanos.

Felipe Cps

Caras, esse russos são uma piada grotesca, tô começando a achar que não é apenas o “PAK-FA, a lenda, o mito, o palmito que voa melhor que um mosquito” (rsrsrs) que eles não tem. Acho que esse tal de SU-35BM também é conto da carochinha, senão vejamos: Os caras fazem uma proposta tosca lá atrás e são desqualificados; aí vem a feira, meio ANO depois, os caras pedem reavaliação, o Ministro Jobim até demonstra alguma boa vontade com os cidadãos e aí descobre-se essa: os caras simplesmente NÃO TEM PROPOSTA! Ou seja, de duas uma: ou eles não estão querendo… Read more »

Felipe Cps

Mudando o meu enfoque acima: Vcs viram que brilhante a estratégia russa para vender o glorioso, majestoso, invulnerável e indestrutível caça russo Sukhoi Su-35BM para a FAB? Sacaram só, esses caras devem todos ter faculdade de Comércio Exterior em Harvard, com pós graduação no MIT, porque eles vem querer vender seu avião e… NÃO OFERECEM A PROPOSTA! Não sacaram? Depois da “Cobra de Pugachev” essa é a “Super Estratégia de Vendas Ódóvsky”… Eles vem vender e… deixam a proposta na Rússia!!! Genial, brilhante não é? Porque que o idiota da Lockheed-Martin, ao invés de inventar aquela ridícula história sobre cancelamento… Read more »

Roberto CR

Eu acho que a FAB e o MD não irão aceitar nem a proposta russa e nem a americana (Lockheed). O primeiro tenta entrar por fora depois de eliminado, e o segunda fala que não vai dar em nada depois de não ter apresentado nada também. A verdade desse jogo ainda não foi apresentada a nós, mortais. Mas eu queria fazer um comentário sobre os comentários deste post. A maioria dos que não gostaram da apresentação da proposta russa não deram um pio contra a proposta da Lockheed, apresentada em post anterior a este. Proposta essa que é tão absurda… Read more »

Francisco AMX

Como tem gente “metida” a certinho aqui! 😉 O Higiins falou o certo! eu simpatizo com uma aliança Total com os USA, mas parece que eles não querem, continuam nos tratando como capachos…uma pena…, Então tem os Franceses que parecem querer casamento! o que me parece agora é que os russos estão dançando conforme a música que lhes puseram…não vejo mal nenhum em acatar qualquer proposta que seja, este papo de “credibilidade” é coisa de bobinho, temos que ter o o melhor pelo menor preço, melhor condição, melhor custo benefício (porém eu acho que deveríamos ter o melhor vetor possível,… Read more »

Francisco AMX

Felipe Cps, amigo isso já tá doentio! ou tu é lobista anti-russo? ninguém tem tanto ódio russo como tu! e, me desculpe dizer, é de uma ignorância e má-fé, com todos aqui do Blog, pois o que tu fala dos equipos russos é simplesmente “lixo” (palavras tuas rsrs), não se aproveita nada! esta é a verdade! Acredito que o Mauro o Hornet entre outros, pefeitamente centrados em críticas aos russos (e concordo com a maioria dos comentários deles) sintam-se até mal com teus comentários inaproveitáveis, quando fala dos russos claro, pois considero outros comentários seus de bom grado e aprecio… Read more »

bandeira

Higgins, me desculpe, podem até ser o que você quiser, mas são realmente um porcaria em pós vendas, (Quando se fala em queda de aviões na Africa a grande maioria e de origem Russa, e normalmente os acidentes são por manutenção falha, basta pesquisar p/ver)Aliás, em pré venda também, imagina vir oferecer o produto, e deixar a proposta na gaveta em casa, deveria estar no mínimo bebado.

Felipe Cps

Ô Francisco, perdoe-me doravante só vou fazer elogios aos russos. Por exemplo, em comentário acima elogiei a supimpa estratégia russa “Ódóvsky” de venda, aquela que quer vender mas não traz proposta, deixando ao comprador a tarefa de adivinhar os termos do vendedor… Achei genial, você não? Ah, francamente, num sei porque eu, você ou qualquer um perde tempo com russo… Eles são mesmo a maior potência do globo terrestre, o povo não passa nada de fome, o PIB per capita é de milhares de dólares/ano, tudo que eles tiveram de bom foi genuinamente construído na Rússia, jamais copiaram armamento americano,… Read more »

Hiigins

Lendas dos fóruns militares brasileiros: 1 – SU-35BM é “Prancheta”: Várias aeronaves voado com sistemas integrados e operacionais, cujas fotos, foram postadas neste blog! (Engraçado, que nada se fala do Gripen NG, que não existe nem na forma de protótipo. Mas, está na famosa Short – List). 2 – SU’s Venezuelanos com problemas para voar: Possuem eles uma prontidão operacional superior aos que os F-16 exibiam há 15 anos! (Antes do embargo à Chavez). 3 – Mi – 17’s São ruins de operar e possuem baixa disponibilidade: É o pé de boi das FFAA Colombianas, muito mais necessários e baratos… Read more »

Baschera

O problema dos russos é que eles falam russo.
Sds.

Rodrigo Marques

Há uma notícia fartamente coberta pela imprensa, especializada, a respeito da devolução pela Argélia de todo lote de MIG-29 adquiridos por este país. Motivo: Má qualidade dos produtos… Não confundam com equipamento ruim, mas com equipamento mal fabricado.

Abraços

Baschera

Mau Deus !! Falam cada coisa…..
Caro Hiigins, chame a Koslowa.

Sds.

Cantarelli

SU-35 ja era isso non ecxiste vamos comparar o SU-35 com o acre isso non ecxiste.

General

Felipe Cps!

Cara,vc esta louco!!!

Don D

Muita gente vai me malhar, mas se fosse pra escolher um russo, seria o MIG-35, esse sim pra mim é avião de verdade e adequado a nossa realidade.

Jove

O felipe cps é tão a parcial ….

ESTE COMENTÁRIO FOI EDITADO, POIS CONTÉM PALAVRAS OFENCIVAS CONTRA OUTRO FORISTA.

Patriota

O SU-35 ja está fora da disputa, os russos ja não podem fazer muito para colocar este de volta no FX2.

kaleu

Caro Raphael Barros “O Problema são 2: O Império Americano não irá deixar um país da America latina usar armamento melhor que os deles”… Amigo a Venezuela fica onde ??? Caro Hiigins… não são lendas… os Russos são famosos por vender e abandonar… o famoso fod…-se !… procure ler sobre o caso da Argélia sitado pelo Rodrigo Marques… Felipe Cps… dei boas risadas com seus comentários… entretanto tem muita seriedade no que vc disse sobre a ausência de uma verdadeira PROPOSTA por parte da Russia… 1º Contrário as incansáveis afirmações do Welington, prova, sem margem de dúvidas, que os Russos… Read more »

Felipe Cps

É isso aí, valeu Kaleu… Mas eu prometi pro Francisco AMX que não vou mais falar mal de russos, agora só vou elogiar, então paro por aqui porque já teve até neguin editado acima (rsrsrs) possivelmente por me xingar, rsrsrs…

Abraço a todos e vamos que vamos (pra outro post).

Jove

Ofensivo com o felipe cps? penso que foi simplesmente descritivo,más deixa pra lá…é que fico indignado com preconceitos, especialmente de raças e nacionalidades ! Pois vai contra uma das melhores coisas que este país tem, que é a capacidade de receber e integrar povos do mundo inteiro. A propósito disto, uma artigo do Luis Nassif que fala sobre uma cidade brasileira onde três colônias de imigrantes estrangeiros: russos, holandeses e americanos convivem muito bem entre sí e com os brasileiros. _________________________ 14/04/2009 – 19:46 O Brasil dos imigrantes ______________________________ Nada como essas viagens para nos colocar em contato com o… Read more »

kaleu

Amigo Hornet, Concordo contigo, qdo diz que é melhor que o PAK seja somente um projeto pois possibilita um desenvolvimento conjunto… porém tenho a seguinte ressalva: SOMENTE DEVEREMOS POR $$$ DEPOIS DE CONHECER PROFUNDAMENTE TAL PROJETO. lembrando como surgiram caças furtivos (stealth) :- Logo após o desenvolvimento do SR-71, foi o F-117, cuja aprovação para a produção foi emitida em 1978, primeiro vôo 1981, a USAF negou a sua existência até 1988 e, em Abril de 1990, um exemplo foi exibido em público, depois veio o B-2 1º voo em 1989, em serviço em 1993, para então chegarem ao desenvolvimento… Read more »