Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiao

O Bichinho até que ficou bunitu!!!!

F-15

Fico bonito, eu gosto desses tons de cores. Queria ver meu escolhido “Rafale” com essas cores também =P

Mauricio R.

Que Rafale que nada, na falta do Typhoon, este é o cara!!!
Bela camuflagem!!!

flavio berte

mas, seja qual for o vencedor no FX2, a pintura não será a mesma dos F5EM e dos AMX, ou seja, verde e cinza??? A cor não será padronizada? Ou cada modelo de aeronave terá uma pintura diferente? Bem, os mirage 2000 já têm… Alguém sabe sobre isso, se já está decidido qual será a pintura?

Jacubão

Sou mais o camarada logo abaixo.

Carlos Augusto

Eu concordo com você, Jacubão.

“Sou mais o camarada logo abaixo”

welington

Eu também concordo com você, Jacubão!

“Sou mais o camarada logo abaixo”
Poderia enumerar diversos fatores, mas todos já os conhecem rsrsrs.

Um abraço a todos.

lucas lasota

obrigado, mas passo…..gripen eh meio acochmabradinho

Shinigami

“Sou mais o camarada logo abaixo”

Rodrigo

Deve fica legal com a cor preta

RJ

Belo trabalho de pesquisa da SAAB! Copiaram as cores do nosso “avião” de interceptação Mirage2000 que (por questões de sei lá o que) manteve as cores que usava na França, trocando apenas a insignia.

Wolfpack

O patinho feio do FX2, ficou bem na foto. Este ja deve estar sendo avaliado em voo pelos pilotos da FAB. Agora, esquecam por favor o SU35, este virou historia, a nao ser que o Jobim vire a mesa do FX2.

Rodrigo Rauta

Blz de avião. Agora vc soma mais uns 79 a esse , junta com os F-15k que na ultima hora vão substituir os f-18 e fica tudo certo!!!
:D!!!!!
Abraços!!!!

fabio ds

mas que é um belo agrado à FAB.

Thiago

Acho um belo avião, mas adequado para distâncias de combate européias, não há motivos técnicos em se aceitar um caça que embora seja moderníssimo não consiga operar armado em todo território nacional. Se eles forem ficar baseados em Anápolis como ocorrerá sua atuação no cenário amazônico como é o cenário previsto pelo plano nacional de defesa? Armados a área de atuação deles é muito pequena. O Brasil é um país continental e precisa de um caça a altura de seu terrítório, seja ele Russo ou Americano.

Vinícius D. Cavalcante

O fato dessa aparente indecisão – entre os três competidores (Rafale Gripen e Super Hornet – ainda vai nos brindar com muitos mimos na LAAD, a partir do dia 14. Porém eu ainda aposto que muita água vai rolare não estranharia nada se voltássemos a ter o caça russo (e até mesmo o Eurofighter Typhoon) novamente na competição. A questão da escolha dos aviões transcende em muito os anseios do pessoal da FAB. A própria pressão da opinião pública já está acanhando alguns daqueles que, eventualmente só estariam atrás de ganhar algum trocado.

Vassili Zaitsev

Ficou lindão. Se fosse pintado igual aos F-5M e A-1, ficaria mais show de bola ainda.

O FX-2 é briga de cachorro grande, e nenhum dos três competidores quer perder.

Pelo fator custo hora voo, fico com o Gripen. Se o fator polítici falar mais alto, o Rafale ganha de goleada.

abraços.

Francisco AMX

RJ e Flávio Berte, os M2000 no GDA tem função específica: Interceptação! e para esta tarefa o padrão de cor que eles utilizam tende a ser mais eficiente, comumente estas missões, quando existe perigo gerado pelo invasor, são executadas a grande altitude, para se desenvolver maiores velocidades e chegar ao alvo mais rapidamente, e nesta condicção a camuflagem ideal é a azul e cinza no dorso e ventre. um aparte… nesta missão o M2000 é muito superior ao F-5M….

Abraços

JMRC

Está é, sem dúvidas, a foto masi bonita do Gripen que eu já vi.

RJ

Francisco AMX, como os FX-2 serão multitarefa, teremos mais de uma camuflagem para eles?

Eric Hartmann

Gostei muito do que vi na foto (e com minha expressão sorriso de felicidade sincera)!Pois há muito como patriotas deseujamos equipamentos de primeira linha para a FAB.

Francisco AMX

Acredito que será uma camuflagem predominante cinza, estas cores atuais, no F-5M, AMX, A-29 tem muit a ver com o vetor em si, que são de baixo desempenho de vôo, o F-5M, apesar dos aviônicos avançados, não deixou de ter as carência antigas, pois a motorização é a mesma! ele sofre para subir rápido e alto… o AMX idem, o ALX é perfeito para este padrão de camuflagem atual, já o M2000 é outro padrão de caça, e sempre tentará levar o combate para grandes altitudes pois é sabido que os deltas se comportam muitíssimo bem neste “lugar”, já um… Read more »

Francisco AMX

Como ele lembra o Draken!

Wolfpack

Cada um deve turbinar um modelo e entregar para o piloto de testes brasileiro. Para este fato a FAB deve ficar atenta a malandragem… ========================================================== FAB inova última fase do Projeto F-X2 A derradeira fase de seleção do caça que a Força Aérea Brasileira (FAB) pretende adquirir COSME DEGENAR DRUMOND degenar@terra.com.br Diretor de Jornalismo da Editora de Cultura Ltda. Nas últimas semanas de março, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) promoveu reuniões (face-to-face meeting) com a Boeing, SAAB e Dassault, nessa ordem, determinada por sorteio, para discussão do conteúdo das propostas que apresentaram originalmente em 2 de fevereiro último. Durante… Read more »

Gustavo

não sei, dos 3 acho o f18 muito grande e pouco manobrável para superioridade aérea, mas ele é um ótimo avião de ataque. o gripen ótimo para superioridade aéra mas não tão bom em ataque ao solo, além de ter pouca autonomia. já o rafale executa superioridade aérea e ataque ao solo com muita perfeição além de ter uma boa autonomia. dos 3 o mais barato em custo de voo é o gripen, depois o f18 e então o caro rafale. ta nas mãos da FAB será uma escolha muito dificil mas no final vamos sair ganhando pois os 3… Read more »

Flamenguista

A Saab sabe que, numa “guerra” é preciso conquistar “corações e mentes”.

kaleu

Caro Rodrigo Rauta,

Tomara que esteja certo…. uns 30 F-15 SE, no lugar de 36 SH… e o desenvolvimento conjunto de um caça Low, com características furtivas… pensa bem, um F-15 menor, com um único motor, características furtivas do S.E., aviônica Israelense…, radar AESA…, e aí vai…, vai seru um “aviãozinho” “du car….”

abraços
Kaleu

Felipe Cps

Coitado do camarada logo abaixo…

Rodrigo Rauta

Kaleu, não precisa nem ser op SE; Se fosse o F-15K ou I ja tava bom pra cassete!
Abraços!

Peguem o Pombo!

Galera,

Arrepiou! O bicho ficou lindão! Manda embrulhar uns 60 desses KKKK

Abraços!

Wolfpack

Desculpe Gustavo, mas eu acho que os tres concorrentes restantes do FX2 sao superiores aos atuais Mirage 2000 e F5EM, mas nao infinitamente, colocacao assumida pelo F22, F35, e talvez os Typhoons… Hoje os combates aereos devem acontecer em BVR, e com datalink, misseis atuais e contra-medidas eficientes qquer. aeronave do nivel do F5EM e Mirage 2000 podem se dar bem. Digo ate os Bisonhos dos Mig21 indianos com eletronica israelense podem combater um F15, F18, F16 e o melhor se dar bem. Lembra da entrevista do coronel do Red Flag. Os que destoam hoje da turma sao o F22,… Read more »

kaleu

Coitado do camarada logo abaixo…

flavio berte

Caro Francisco AMX,

Muito obrigado pela explicação sobre as pinturas dos caças!

Um abraço.

Paulo Renato

Na verdade o cara de baixo na minha opinião levaria tranquilamente, mas na verdade quem vai levar vai ser o Gripen pelo seu preço e pela sua economia em gastos de forma geral, isso conta tb a vontae adquirir uns 120 vetores depois dos 36 iniciais, então o valor pesa bastante.
No final da escolha quem vai dar o aval vai ser os políticos mesmos, então acho que seria mas certo o Gripen NG.
A foto que foi colcoada aki no blog, sem dúvida foi a mas bela que já vi na net até hj.

Abs.

Paulo Renato

Caro Wolfpack,

A nova versão do Gripen NG pode tranquilamente dar conta de todo território nacional numa boa.

Em relação aos Rafales são bons vetores claro mas são caros e se optarmos por esse vetor, podemos ficar somente apenas com a primeira leva de 36 vetores pelo seu alto custo.

Mas gosto da sua opinião em relação aos SU35, gostaria muito de telo no FX2.

Vamos torcer para que venha o melhor.

Abs.

Jaique Sparro

Forçado ,agora só falta o SH nas cores da FAB.
Q Deus ajude ao Brasil a nã comprar uma dessas duas porcarias americanas,pra mim o Gripen é tão americano quanto o SH.

joao terba

Dos três, só tem dois que querem trazer toda linha de montagem para o Brasil para reduzir custo,o Rafale e o F18 se não me engano.

Bosco

Só lembrando aos senhores, o F-18 SH é o único certificado para realizar REVO, servindo de avião tanque. Também é o único que já possui um sistema de decoy rebocado operacional avançado. E também é o único que possuirá um IRST no tanque. rsrs.. Embora eu acho um pouco engraçado já acostumei com a idéia, e tem a vantagem de poder operar em dupla, um com o tanque/ IRST , rsr…, e outro sem fazendo uso do radar AESA. Para nós é bom que como temos pouco dinheiro economizamos no IRST e conpramos apenas a quantidade necessária. Pra nós não… Read more »

Bosco

Complementando: Ele é o único tambémm a ter mísseis despistadores operacionais como o ITADL.
Ou seja, barba, cabelo e bigode.rsrs….

brazilwolfpack

Fiquem esperando…vai chegar no Brasil no dia de Sao Nunca,de tarde,se nao estiver chuvendo..

Bosco

Correção: o nome do míssil despistador é TALD e não TADL.

Bosco

O TALD na verdade é um dispositivo despistador planador não propulsado. O ITALD é a versão propulsada por um turbojato e tem 300 km de alcance.

Rodrigo

oq q vier eh lucro pq o mirages 2000 para mim foi perda de dinheiro a fab podia ter economizado e colocado o dinheiro q ela tinha na epoca no fx2 pra vim mais avião na minha opinião ou vai vim o gripen ou o f18 jah q o gripen eh praticamente americano, e o brasil eh meio q um estado americano jah q tudo q acontece aki eh supervisionado pelos EUA mas infelizmente naum podemos esquecer q sempre existe a possibilidade d passar para o proximo governo, ou nunca chegar a ser concluido o SU seriam um bom negocio… Read more »

brazilwolfpack

Realmente. Aqui no quintal dos americanos,quem ganha e o F 18 ou Grippen.

RLobo

Que adianta vetores, misseis, tanques, fragatas e escoltas de ultima geração se o Brasil não tem culhões para enfrentar quem hoje nos dirige? Alguem duvida que sempre haverá um entrega ouro? Acho que vou ficar com o pensamento de um amigo oficial da FAB que disse… Lobo que adianta a Brasil comprar aviões, armas mais modernas se nunca vai usar? se so vai usar nas paradas militares? Esta neurose com rearmamento é somente para alimentar uma industria que causa a cada ano milhões de mortos e milhões de aleijados e neuroticos. Pensem num orçamento de defesa sendo gasto em escolas,… Read more »

Francisco AMX

Bosco, acredito, como já escrevi muitas vezes (so chato por natureza) que o F-18 SH, terá vida curta… e não acho que ele será complementar ao F-35, este, em tese, fará tudo que o SH faz hoje, de maneira um pouco diferente, mas os americanos sabem implantar doutrina nova como ninguém, minha preocupação é que o SH em 2020 esteja estagnado ao que ele é hoje, e os concorrentes diretos dele, certamente, se estiverem “ativos” (O Rafale com certeza, terá um futuro ativo, pelo menos em 30 anos, mesmo que só a França venha a utilizá-lo, e ela fará de… Read more »

Edmar

Vejam Caros Amigos.: O “Dassault Rafale F-3” e o “Saab Gripen NG” são as melhores opções para o Brasil. Com a “Saab” além de nós termos um dos melhores aviões do mundo, nós poderiamos fechar um acordo entre “Embraer e o Governo Brasileiro” com a “Saab e o Governo Suéco” para fazermos um caça de 5 Geração. Com a “Dassault” poderiamos fazer negócios ainda mais aprofundados, já que a Dassault possui uma pequena parte da “Embraer” e ainda conta que os Pilotos de caça da FAB já tem experiência em pilotar caças Franceses. O “Boeing F/A-18 Super Hornet” é um… Read more »

Zero Uno

Dassault Rafale!!!

Francisco AMX

Edmar, a Dassault não tem mais nada na EMBRAER 🙂

Francisco AMX

RLobo, conte isso para os que tiveram que se defender e não tiveram como! o teu mundo é o Ideal, só que esqueceu de colocar o ser-humano na tua receita de Mundo Feliz! por isso ela não pode ser considerada! Conte isso para os Palestinos, para o Israelenses, para os Iraquiandos e Iranianos, para os Americanos, para os Curdos, para os Franceses, Russos, Ingleses, Gregos, Poloneses, para os Japoneses, para os Chineses, para os Vietnamitas, Cambojanos, Timorenses, Congaleses… para a maioria dos países Africanos, para os Finlandeses, para os Italianos, Iuguslavos, Tchecos, bulgaros, Colombianos, Equatorianos, Peruanos, Argentinos, Chilenos…até Alemães, que,… Read more »