Home Indústria Aeroespacial Modernização do A-1: sistemas de guerra eletrônica estarão na LAAD

Modernização do A-1: sistemas de guerra eletrônica estarão na LAAD

426
67

linha-de-a-1-no-tac-2008-foto-fab

A Elisra, empresa israelense reconhecida por suas soluções em EW (Electronic Warfare – Guerra Eletrônica), entre outros produtos, noticiou que vai mostrar na LAAD 2009 as soluções desenvolvidas para modernização dos sistemas de EW das aeronaves A-1 (AMX) da FAB. As soluções poderão ser vistas nos estandes da Elbit (H-39) e da AEL (F-48), segundo a empresa. A LAAD 2009 será realizada entre os dias 14 e 17 de abril no Riocentro – Rio de Janeiro, RJ.

O contrato para a modernização dos sistemas de EW das aeronaves foi concedido à Elisra como parte do contrato de 187 milhões de dólares recebido pela Elbit para modernização da aviônica dos A-1. A suíte de EW dos F-5M da FAB também é da Elisra.

Os sistemas de guerra eletrônica da companhia equipam diversas aeronaves, como as versões israelenses do F-15, F-16, além do helicóptero Apache Longbow, o que inclui desde sistemas de alerta, como RWR (Radar Warning Receiver), a família PAWS, que pode detectar a aproximação de mísseis de guiagem IR (Infravermelho) até sistemas ativos.

Fonte: Elisra, via ASD    Foto: FAB

67 COMMENTS

  1. Putz.

    Que bela linha de vôo… Que venha o novo AMX-M. Este avião realmente repotencializado é uma bela plataforma de ataque/reconhecimento.

    Vamos aguardar.

  2. Putz.

    Que bela linha de vôo… Que venha o novo AMX-M. Este avião realmente repotencializado é uma bela plataforma de ataque/reconhecimento.

    Vamos aguardar.

  3. Quando que vai sair a nova atualização dos AMX ???
    Tem data prevista pra isso ???
    Ainda temos os Bandeirantes a ser modernizados ???
    Mas quando vai sair pelo menos o 1 modelo reavitalizado???

    São várias perguntas e muitas sem respostas.

    Então vamos aguardar mesmo !!!!

    Abs.

  4. Quando que vai sair a nova atualização dos AMX ???
    Tem data prevista pra isso ???
    Ainda temos os Bandeirantes a ser modernizados ???
    Mas quando vai sair pelo menos o 1 modelo reavitalizado???

    São várias perguntas e muitas sem respostas.

    Então vamos aguardar mesmo !!!!

    Abs.

  5. Conversei com um técnico que está participando da modernização dos A-1 e F-5. Segundo ele esses aviões estão abandonados no tempo devido ao longo processo de modernização quase parando…

    Ele citou os F-5, A-1 e C-130 que estão abandonados no pátio da empresa. Isso é um vergonha!

  6. Conversei com um técnico que está participando da modernização dos A-1 e F-5. Segundo ele esses aviões estão abandonados no tempo devido ao longo processo de modernização quase parando…

    Ele citou os F-5, A-1 e C-130 que estão abandonados no pátio da empresa. Isso é um vergonha!

  7. Nossa Paulo vc pergunta d+ as coisas, vai pesquisar cara..

    1º Quando que vai sair a nova atualização dos AMX ???
    Dezembro de 2009!!!

    2º Tem data prevista pra isso ???
    Sim tem, Dezembro de 2009!!

    3º Ainda temos os Bandeirantes a ser modernizados ???
    Sim, temos sim!!!!

    4º Mas quando vai sair pelo menos o 1 modelo reavitalizado???
    Dezembro de 2009!!!

  8. Nossa Paulo vc pergunta d+ as coisas, vai pesquisar cara..

    1º Quando que vai sair a nova atualização dos AMX ???
    Dezembro de 2009!!!

    2º Tem data prevista pra isso ???
    Sim tem, Dezembro de 2009!!

    3º Ainda temos os Bandeirantes a ser modernizados ???
    Sim, temos sim!!!!

    4º Mas quando vai sair pelo menos o 1 modelo reavitalizado???
    Dezembro de 2009!!!

  9. Paulo Renato:

    Todo a modernização dos AMX da FAB – dizem que dos 53 que temos somente 46 serão modernizados – vai sair por um total de U$$ 187.000.000.

    Barato até: U$$ 4.065 milhões por célula. Acho eu que é um investimento altamente compensador. Afinal, vamos operalos por mais uns 15 ou 20 anos pelo menos.

    Abraços.

  10. Paulo Renato:

    Todo a modernização dos AMX da FAB – dizem que dos 53 que temos somente 46 serão modernizados – vai sair por um total de U$$ 187.000.000.

    Barato até: U$$ 4.065 milhões por célula. Acho eu que é um investimento altamente compensador. Afinal, vamos operalos por mais uns 15 ou 20 anos pelo menos.

    Abraços.

  11. EU não consigo entender? pois se tem o dinheiro por que tanta demora.O F5 já deveria ter acabado á muito tempo,se não me engano só 25 foram modernizados. Um abraço.

  12. EU não consigo entender? pois se tem o dinheiro por que tanta demora.O F5 já deveria ter acabado á muito tempo,se não me engano só 25 foram modernizados. Um abraço.

  13. Cadê o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União para apurar os fatos??? Do jeito que está, quando o último F-5 ficar pronto será a hora de ser desativado.
    Agora, se eu deixo de declarar qualquer coisa a Receita Federal, neguinho vai querer me prender.

    Me mata de vergonha Brasil.

  14. Cadê o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União para apurar os fatos??? Do jeito que está, quando o último F-5 ficar pronto será a hora de ser desativado.
    Agora, se eu deixo de declarar qualquer coisa a Receita Federal, neguinho vai querer me prender.

    Me mata de vergonha Brasil.

  15. Olha! Eu não ouvi ninguém dizer.

    Uma pessoa que trabalha diretamente nos aviões disse isso.

    Eles estão abandonados… não está ocorrendo a manutenção… Cronograma atrasado!

  16. Olha! Eu não ouvi ninguém dizer.

    Uma pessoa que trabalha diretamente nos aviões disse isso.

    Eles estão abandonados… não está ocorrendo a manutenção… Cronograma atrasado!

  17. Mais um capitulo da série disse-me-disse… O famoso..

    Um primo do tio de um colega do cunhado de meu vizinho me falou que……..

    Ai o povo que só critica desce a lenha!!!!!!

  18. Mais um capitulo da série disse-me-disse… O famoso..

    Um primo do tio de um colega do cunhado de meu vizinho me falou que……..

    Ai o povo que só critica desce a lenha!!!!!!

  19. Linha de Frente…

    Más estamos aqui para isso. O Invinvible só teve a boa vontade de nos dizer o que está se passando com os aviões que a FAB está modernizando. Se caso for verdade mesmo, é realmente um DESCALABRO isso que está acontecendo. São milhões de U$$ ao relento. Isso não pode nem deve acontecer não é mesmo?

    Abraços.

  20. Linha de Frente…

    Más estamos aqui para isso. O Invinvible só teve a boa vontade de nos dizer o que está se passando com os aviões que a FAB está modernizando. Se caso for verdade mesmo, é realmente um DESCALABRO isso que está acontecendo. São milhões de U$$ ao relento. Isso não pode nem deve acontecer não é mesmo?

    Abraços.

  21. Acredito que as informações passadas para o Invinvible sejam verdadeiras e a minha dúvida é se a demora ocorre por falta de repasse das verbas ou o pouco interesse da Embraer em agilizar os trabalhos, já que ela sempre pontuou o mercado de aviação civil e estavam com as vendas em alta. Outro exemplo é o caso dos aviões da Marinha que pela quantidade que serão modernizadas e o prazo para conclusão, na minha opinião é lamentavel a demora.

  22. Acredito que as informações passadas para o Invinvible sejam verdadeiras e a minha dúvida é se a demora ocorre por falta de repasse das verbas ou o pouco interesse da Embraer em agilizar os trabalhos, já que ela sempre pontuou o mercado de aviação civil e estavam com as vendas em alta. Outro exemplo é o caso dos aviões da Marinha que pela quantidade que serão modernizadas e o prazo para conclusão, na minha opinião é lamentavel a demora.

  23. Eu não duvido nada da informação do Invinvible (apesar do nome dele) dada ao currículum e a ficha corrida dos dos nossos governantes e servidores.
    Se as estradas, que a gente passa todos os dias, estão um lixo, já imaginaram esses aviões que 99% da população nem sabe que existe?

  24. Eu não duvido nada da informação do Invinvible (apesar do nome dele) dada ao currículum e a ficha corrida dos dos nossos governantes e servidores.
    Se as estradas, que a gente passa todos os dias, estão um lixo, já imaginaram esses aviões que 99% da população nem sabe que existe?

  25. O negócio é assinar o contrato! modernizar??? pra quê, desde que a caixinha corra solta nada é proibido, tudo é ermitido, só não vale dançar homem com homem…. mas nas altura do campeonato “Brasileiro” vale tudo mesmo!

  26. O negócio é assinar o contrato! modernizar??? pra quê, desde que a caixinha corra solta nada é proibido, tudo é ermitido, só não vale dançar homem com homem…. mas nas altura do campeonato “Brasileiro” vale tudo mesmo!

  27. Vixi! O pessoal aqui tem uma confiança incrível no prório taco, digo, país. Uma confiança digna da Hiena Hardy (Ó ceus! Ó dia! Ó azar! Isso não vai dar certo…hehehe)…

    Bem, eu já vejo as coisas de uma outra forma. Acho que com a modernização dos AMX, a ser assinada agora na LAAD 2009, a FAB completará a etapa de dar uma sobrevida aos caças (ao mesmo tempo em que eleva o padrão operacional dos mesmos) atualmente em uso, até todos serem substituídos pelo FX2.

    abraços a todos

  28. Vixi! O pessoal aqui tem uma confiança incrível no prório taco, digo, país. Uma confiança digna da Hiena Hardy (Ó ceus! Ó dia! Ó azar! Isso não vai dar certo…hehehe)…

    Bem, eu já vejo as coisas de uma outra forma. Acho que com a modernização dos AMX, a ser assinada agora na LAAD 2009, a FAB completará a etapa de dar uma sobrevida aos caças (ao mesmo tempo em que eleva o padrão operacional dos mesmos) atualmente em uso, até todos serem substituídos pelo FX2.

    abraços a todos

  29. Caro Zero Uno,
    O valor que você citou é apenas a parte da aviônica.
    Na verdade, o valor em moeda corrente de 2008 é de R$ 740 milhões.
    Então, o valor unitário ficará mais ou menos em Us$ 7,4 milhões cada.
    Abaixo o documento oficial da FAB :

    Nota sobre Programa de Modernização das Aeronaves A-1 (AMX) da FAB

    O Programa de Modernização das aeronaves A-1 foi iniciado em 2003 com a contratação da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. como empresa principal, responsável pela execução de todas as atividades de modernização.

    Esse contrato foi renegociado ao longo de 2008 e ajustado ao montante de R$ 740.741.433,29, para atender às disponibilidades de recursos orçamentários existentes, tendo sido publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de janeiro de 2009.

    Em 20 de fevereiro de 2009 foi divulgado no DOU um contrato acessório desse Programa de Modernização, firmado entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer Aviation International (EAI), para aquisição de equipamentos inexistentes no mercado nacional.

    Vale ressaltar que, em virtude de dispositivo contratual de compensação comercial, industrial e tecnológica (offset) desse contrato acessório, os componentes do sistema aviônico que estão sendo adquiridos por meio da EAI serão produzidos no Brasil, por indústria nacional.

    Por fim, o Comando da Aeronáutica destaca que os contratos para aquisição e modernização de equipamentos de defesa sempre visaram à máxima participação e o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa.

    Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
    Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

    SDS.

  30. Caro Zero Uno,
    O valor que você citou é apenas a parte da aviônica.
    Na verdade, o valor em moeda corrente de 2008 é de R$ 740 milhões.
    Então, o valor unitário ficará mais ou menos em Us$ 7,4 milhões cada.
    Abaixo o documento oficial da FAB :

    Nota sobre Programa de Modernização das Aeronaves A-1 (AMX) da FAB

    O Programa de Modernização das aeronaves A-1 foi iniciado em 2003 com a contratação da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. como empresa principal, responsável pela execução de todas as atividades de modernização.

    Esse contrato foi renegociado ao longo de 2008 e ajustado ao montante de R$ 740.741.433,29, para atender às disponibilidades de recursos orçamentários existentes, tendo sido publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de janeiro de 2009.

    Em 20 de fevereiro de 2009 foi divulgado no DOU um contrato acessório desse Programa de Modernização, firmado entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer Aviation International (EAI), para aquisição de equipamentos inexistentes no mercado nacional.

    Vale ressaltar que, em virtude de dispositivo contratual de compensação comercial, industrial e tecnológica (offset) desse contrato acessório, os componentes do sistema aviônico que estão sendo adquiridos por meio da EAI serão produzidos no Brasil, por indústria nacional.

    Por fim, o Comando da Aeronáutica destaca que os contratos para aquisição e modernização de equipamentos de defesa sempre visaram à máxima participação e o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa.

    Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
    Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

    SDS.

  31. É difícil para pessoas como eu que não tem contatos saber o que é verdade o que é mentira e o que é ilusão.

    Ainda bem que existem esses blogs (forte, naval e aero) para nos ajudar e algumas revistas especializadas. Na boa, muitos desses comentários do tipo: O vizinho do irmão do cunhado da minha avó disse que nós estamos indo bem (ou mal) na modernização (ou compra) de sei lá o quê… bah!

  32. É difícil para pessoas como eu que não tem contatos saber o que é verdade o que é mentira e o que é ilusão.

    Ainda bem que existem esses blogs (forte, naval e aero) para nos ajudar e algumas revistas especializadas. Na boa, muitos desses comentários do tipo: O vizinho do irmão do cunhado da minha avó disse que nós estamos indo bem (ou mal) na modernização (ou compra) de sei lá o quê… bah!

  33. “…noticiou que vai mostrar na LAAD 2009 as soluções desenvolvidas para modernização dos sistemas de EW das aeronaves A-1 (AMX) da FAB.”

    É e o tráfico de “caixinhas pretas” continua, pesquisar, desenvolver e fabricar, aqui; neca de pitibiriba!!!

    “O cronograma de entregas dos F-5M seria de 12 aviões em 2005, 18 em 2006 e 16 em 2007. Mas ó vida, ó céus, ó azar, isso não ocorreu pela não liberação das verbas”

    Ou foram os infindáveis retrabalhos, causados pela falta de conhecimento da Embraer, na aeronave???

  34. “…noticiou que vai mostrar na LAAD 2009 as soluções desenvolvidas para modernização dos sistemas de EW das aeronaves A-1 (AMX) da FAB.”

    É e o tráfico de “caixinhas pretas” continua, pesquisar, desenvolver e fabricar, aqui; neca de pitibiriba!!!

    “O cronograma de entregas dos F-5M seria de 12 aviões em 2005, 18 em 2006 e 16 em 2007. Mas ó vida, ó céus, ó azar, isso não ocorreu pela não liberação das verbas”

    Ou foram os infindáveis retrabalhos, causados pela falta de conhecimento da Embraer, na aeronave???

  35. Em passo de tartaruga , em frente Marchem!!!!!!!
    a s s i m a v a n ç a m o s

    Enquanto se gasta fortunas com camaras , senado e assembleia , sustentando uma quadrilha de bandidos que só pensa em lesar a patria e o povo.

    Nossa defesa vai pro brejo , até que um aventureiro indignado resolva tomar conta e colocar regras na casa.

    sinto saudades do que voces chamam de ditadura militar, acho que havia mais decoro , pelo menos.

  36. Em passo de tartaruga , em frente Marchem!!!!!!!
    a s s i m a v a n ç a m o s

    Enquanto se gasta fortunas com camaras , senado e assembleia , sustentando uma quadrilha de bandidos que só pensa em lesar a patria e o povo.

    Nossa defesa vai pro brejo , até que um aventureiro indignado resolva tomar conta e colocar regras na casa.

    sinto saudades do que voces chamam de ditadura militar, acho que havia mais decoro , pelo menos.

  37. Se a modernização de um AMX, que será..digamos, meia boca+turbo-BlocoII, vai custar 7,4 milhas de doletas cada, faço uma pergunta… Não seria mais interessante tentarmos negócio com os Mirages 2000-9 dos EAU, que, dizem, ficará na casa dos 25/30 milhões>>>???!
    24 Mirages 2000-9 seriam muito mais versáteis e capazes do que 40 AMX…. minha opinião.
    Poderíamos deixar os AMX como estão, para ser o low-low(menos) 🙂

    oh céus..óh vida! 🙂

    Abraços
    Francisco

  38. Se a modernização de um AMX, que será..digamos, meia boca+turbo-BlocoII, vai custar 7,4 milhas de doletas cada, faço uma pergunta… Não seria mais interessante tentarmos negócio com os Mirages 2000-9 dos EAU, que, dizem, ficará na casa dos 25/30 milhões>>>???!
    24 Mirages 2000-9 seriam muito mais versáteis e capazes do que 40 AMX…. minha opinião.
    Poderíamos deixar os AMX como estão, para ser o low-low(menos) 🙂

    oh céus..óh vida! 🙂

    Abraços
    Francisco

  39. amigo Mauro,

    pois é, não é tão difícil assim…boas contas!

    Já ouviu falar em urubologia?

    às vezes eu acho que existem muitos urubólogos no Brasil (mais que a média mundial..muito mais!!!), por isso que já não me surpreendo com certas coisas…e, é claro, o método desenvolvido pela urubologia prega que a verdade vem do irmão da mulher do primo do amigo do tio que acabou de ouvir do passarinho agorento…é assim que se constrói a verdade na urubologia! Depois é só misturar bem e espalhar…hehehe

    Fazer o quê?!!!

    E sem falar que atrasos (por N motivos) em programas militares existem no mundo inteiro. Se fosse só aqui no Brasil tava bom!!!…mas enfim…

    abração

  40. amigo Mauro,

    pois é, não é tão difícil assim…boas contas!

    Já ouviu falar em urubologia?

    às vezes eu acho que existem muitos urubólogos no Brasil (mais que a média mundial..muito mais!!!), por isso que já não me surpreendo com certas coisas…e, é claro, o método desenvolvido pela urubologia prega que a verdade vem do irmão da mulher do primo do amigo do tio que acabou de ouvir do passarinho agorento…é assim que se constrói a verdade na urubologia! Depois é só misturar bem e espalhar…hehehe

    Fazer o quê?!!!

    E sem falar que atrasos (por N motivos) em programas militares existem no mundo inteiro. Se fosse só aqui no Brasil tava bom!!!…mas enfim…

    abração

  41. Sobre o que disse o Invincible: realmente, é triste. Mas, sugiro ao Blog que verifique como possa ser dada a “palavra” ao Invincible, de forma a ele falar mais, até mostrar evidências. Assim, nós podemos escrever cartas para o Jobim!

  42. Sobre o que disse o Invincible: realmente, é triste. Mas, sugiro ao Blog que verifique como possa ser dada a “palavra” ao Invincible, de forma a ele falar mais, até mostrar evidências. Assim, nós podemos escrever cartas para o Jobim!

  43. Seria o comentário de que as aeronaves estariam no tempo se degradando, por causa da foto do Blog?????

    Se for, existe um erro enorme no comentário, pois as mesmas estão em linha de vôo na foto.

    Até onde sei, apenas 1 AMX foi entregue para a EMBRAER. Os F5 estão sendo modernizados tanto pelo PAMA-SP quanto pela EMBRAER.

    As vezes, ver a aeronave parada no tempo, pouco significa, pois a mesma é preparada para isso, fora o fato de que, quando for iniciado sua modernização, tudo será checado/revisado/tratado, ou seja, voltará como os outros F5 que já passaram pelo mesmo processo.

    Quem viver, verá!

    • Nossa, Direto, eu espero sinceramente que ninguém tenha feito essa alusão!!!

      Mas caso alguém tenha feito, a foto é da FAB (vide link no final da matéria), especificamente do último Torneio de Aviação de Caça… foi escolhida justamente porque mostra uma linha de voo, operacional…

      Saudações a todos!

    • Nossa, Direto, eu espero sinceramente que ninguém tenha feito essa alusão!!!

      Mas caso alguém tenha feito, a foto é da FAB (vide link no final da matéria), especificamente do último Torneio de Aviação de Caça… foi escolhida justamente porque mostra uma linha de voo, operacional…

      Saudações a todos!

  44. Seria o comentário de que as aeronaves estariam no tempo se degradando, por causa da foto do Blog?????

    Se for, existe um erro enorme no comentário, pois as mesmas estão em linha de vôo na foto.

    Até onde sei, apenas 1 AMX foi entregue para a EMBRAER. Os F5 estão sendo modernizados tanto pelo PAMA-SP quanto pela EMBRAER.

    As vezes, ver a aeronave parada no tempo, pouco significa, pois a mesma é preparada para isso, fora o fato de que, quando for iniciado sua modernização, tudo será checado/revisado/tratado, ou seja, voltará como os outros F5 que já passaram pelo mesmo processo.

    Quem viver, verá!

  45. Um amigo da minha prima falou que um importante ofice-boy da EMBRAER disse que os F-5(ainda-não-M) estão no pátio para que a FAB possa se sentir mais segura… quando olharem no Google Earth e poderem ver os caças… a FAB é assim, sente-se tão segura com “pequenas coisas”… 🙂

  46. Um amigo da minha prima falou que um importante ofice-boy da EMBRAER disse que os F-5(ainda-não-M) estão no pátio para que a FAB possa se sentir mais segura… quando olharem no Google Earth e poderem ver os caças… a FAB é assim, sente-se tão segura com “pequenas coisas”… 🙂

  47. Caro Linha de Frente,

    Eu não pergunto demais eu apenas vejo que se mostra muitas intenções mas que até o momento não se concretizou nada.
    Os F5 até o momento ainda não foram atualizados em seu montante até o momento. Os AMX, pelo que parace vai se arrastar por uns 5 anos pelo menos.
    Nossos Bandeirantes estão em situação critica e ainda pelo que sei nem contrato foi assinado para sua atualização.

    Meu querido e não preciso pesquisar nada !!!

    Abs.

  48. Caro Linha de Frente,

    Eu não pergunto demais eu apenas vejo que se mostra muitas intenções mas que até o momento não se concretizou nada.
    Os F5 até o momento ainda não foram atualizados em seu montante até o momento. Os AMX, pelo que parace vai se arrastar por uns 5 anos pelo menos.
    Nossos Bandeirantes estão em situação critica e ainda pelo que sei nem contrato foi assinado para sua atualização.

    Meu querido e não preciso pesquisar nada !!!

    Abs.

  49. Vamos nos encontrar na LAAD -dia da Assinatura- e “levar uma bandeira tipo q. penduraram na ponte” protestando e com os dizeres, “Queremos avião, queremos avião” e aí espero que para nos acalmar nos mandem algumas “Aviões” dos estandes.

  50. Vamos nos encontrar na LAAD -dia da Assinatura- e “levar uma bandeira tipo q. penduraram na ponte” protestando e com os dizeres, “Queremos avião, queremos avião” e aí espero que para nos acalmar nos mandem algumas “Aviões” dos estandes.

  51. Nossa já li muita asneira aqui em apenas 15 segundos, uma cara chamado “Mirage” disse q o AMX era um interceptador, eita, coitados dos Mig-23 Fox Bat, F-104 Star figt. Meu se liga o AMX é um caça de ataque tático e treinamento hi-lo-hi médio para os padões da década de 80 e leves para os dias atuais. A sua época de modernização já passou, digo, deveria ser feita e concluida até finais do anos 90. Ademais com este valor de retrofite,tempo de entrega de todos os 56 AMX, bem como treinamento e operacionalidade dos mesmos em suas respectivas unidades não vale mais apena esta empreitada. A Itália já abandonou este projeto, e vai de F-35 que faz tudo. São 760 milhoes mais o tempo gasto, com este montante já poderiamos está com mais 10 Gispen em nosso enfadonho F-2X (nosso história sem fim) oque acho a melhor opção frentre os: Rafale, F-18. Imaginem toda nossa frota no ar 15 Mirrages 2000, 50 F-5BR, 56 AMX contra 10 Grispen e seu pacote de armamento e eletrônica, em que lado vc queria estar? Eu certamente ficaria com os 10 ultimos suecos.

  52. Nossa já li muita asneira aqui em apenas 15 segundos, uma cara chamado “Mirage” disse q o AMX era um interceptador, eita, coitados dos Mig-23 Fox Bat, F-104 Star figt. Meu se liga o AMX é um caça de ataque tático e treinamento hi-lo-hi médio para os padões da década de 80 e leves para os dias atuais. A sua época de modernização já passou, digo, deveria ser feita e concluida até finais do anos 90. Ademais com este valor de retrofite,tempo de entrega de todos os 56 AMX, bem como treinamento e operacionalidade dos mesmos em suas respectivas unidades não vale mais apena esta empreitada. A Itália já abandonou este projeto, e vai de F-35 que faz tudo. São 760 milhoes mais o tempo gasto, com este montante já poderiamos está com mais 10 Gispen em nosso enfadonho F-2X (nosso história sem fim) oque acho a melhor opção frentre os: Rafale, F-18. Imaginem toda nossa frota no ar 15 Mirrages 2000, 50 F-5BR, 56 AMX contra 10 Grispen e seu pacote de armamento e eletrônica, em que lado vc queria estar? Eu certamente ficaria com os 10 ultimos suecos.

  53. Leoamx, o primeiro A-1 da FAB foi entregue em 1989. Você queria a modernização deles apenas cinco anos após se tornarem operacionais? Se tivéssemos muito dinheiro, seria ótimo, indo modernizando os aviões à medida que saíssem da linha de produção, mas isso seria inviável. A FAB está modernizando os A-1 quando eles chegam à sua meia-vida. Eles ainda têm uns 20 anos de serviço pela frente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here