Su-35 entrará em serviço na Força Aérea Russa em 2011

179

su-35bm1

su35opticalsystemOs caças multifuncionais Su-35 serão incorporados à Força Aérea Russa a partir de 2011, comunicou a companhia Sukhoi.
Os dois primeiros protótipos Su-35 já realizaram 87 voos com sucesso, desde julho de 2008, demonstrando a técnica superior da aeronave e suas características de combate. Outro protótipo deverá ser construído para aumentar os voos de testes a 150/160, em 2009.
O caça é dotado de dois motores 117S com empuxo vetorado, combinando alta manobrabilidade e capacidade de engajar múltiplos alvos simultâneamente. O radar Irbis-E phased array permite ao piloto rastrear até 30 alvos aéreos, engajando 8 alvos ao mesmo tempo.
O Su-35BM é equipado com um canhão de 30mm com 150 projéteis e pode levar até 8 toneladas de armamento em 12 pontos duros.
O caça é considerado de geração 4++, ou seja, é uma aeronave de quarta geração que utiliza algumas tecnologias de quinta geração. A Sukhoi pretende produzí-lo até 2020.

su35cockpit2

su-35radar

su-35bm3v

FONTE: RIA Novosti / COLABOROU: Baschera

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Esse ai seria “O CARA” para a FAB, mássssssssss…..

Vamos ver qual o fim dessa novela toda.

MARSP

Esse é o vetor que a FAB deve adotar, com prospecção para ser inserido no projeto de 5° geração. E não optar por “parceiros” que vem o Brasil com maus olhos… querendo oferecer aviões projeto antigo, em via de serem substituídos, F-18…

Rodrigo Marques

Po,

Isso garantiu o carnaval feliz de uma galera aqui…
Abraços

Vassili Zaitsev

Pena que no FX-2 o mesmo já está morto, falecido e enterrado.

Prefiro ele ao Rafale ou o Hornet-EF.

JMRC

Esse ai é o melhor !!! Não tem nem comparação !!!

O F18 SH é lixo se comparado com o Su 35 BM.

MarceloRJ

Parabéns para a Russia!

Hornet

A Russia irá fazer um mix Hi-lo com SU-35 BM e Pak-Fa, será isso?

Se for isso, a força aérea russa fica forte. Muito forte. Isso, sem falar nos demais meios aéreos da frota russa.

A Russia ainda é uma potência militar de primeira grandeza. Quem foi rei, dificilmente perde a majestade.

abraços a todos

Cronista

Notícia oportuna essa….
Tomara que o *retorno* do Su-35 ao FX seja efetivo.
No entanto, temo que também esta notícia seja mais marketing do que realidade. A Rússia está promovendo fortes cortes em função da crise e a area de defesa vai promover cortes pesados. Será que haverá espaço para novos caças?
Mais ainda: para um país que vai ter o PAK-FA daqui a uns sete ou dez anos vale a pena investir numa geração intermediária entre os Su-27 MIG-31 e o PAK? Estarão reservando para o Su-35 o pela secundário na sua ordem de batalha?

Hornet

Cronista,

eu acho que vale, do mesmo modo que os EUA investem no F-35, mesmo já tendo o F-22. Ou do mesmo modo que os EUA pensam em manter o SH, mesmo com o F-35. Ou do mesmo modo que a Inglaterra, entre outros países, que querem operar tanto o Typhoon como o F-35…etc.

Ou seja, potências militares não gostam de ficar dependentes de um único vetor. Talvez a França seja uma excessão no atual contexto…mas não sei até quando. Os franceses estão com o Rafale, mas já desenvolvendo outros projetos. Enfim…

abraços

Vassili Zaitsev

Hornet,

Quem foi rei, jamais perde a majestade. Concordo, porem, digo o brilho da majestade russa decaiu muito depois do fim da URSS.

Mesmo a Geórgia pode “cantar de galo” um pouquinho neles, ao conseguir abater um TU-22 de reconhecimento. Alem de alguns SU-25 e diversos helis.

abraços.

welington

A WS vai adquirir o mesmo em uma pequena quantidade apenas 5 esquadrões para diminuir a superioridade tida pelo F-22 frente a todos os vetores russos até a chegada do PAK FA, o SU-35 BM pode ter um bom nível de vendas vide futuras aquisições por varias nações inclusive pela nossa vizinha Venezuela que pretende ter 150Flankers.
Um abraço a todos.

Hayabusa

Espero que prevaleça a vontade da FAB,escolha ela o caça que for!Qualquer que seja o escolhido nós daremos um salto enorme em termos operacionais.Vide nossos “modernos” F-5,colocamos um motor de porsche num fusca….ficou “bala”!!!
A FAB tem que aproveitar o momento mundial,leia-se crise,para extrair o máximo de todos os concorrentes,incluindo Sukhoi!Creiam ou não o urso russo acordou e veio pra agitar o FX…..vai sair alguma coisa desse mato,sim senhor!E não tem nada haver com os helis russos que já estão bem encaminhados,muito obrigado!!!Ah,e eu não sou viúva de SU-35 não!
Abs!!!

Francisco AMX

que foto bonita!

Hornet

Vassili, isso é verdade. Mas a indústria bélica russa, mesmo sem o brilho de outros tempos, ainda é de respeito. Eu estava me referindo mais à capacidade deles (russos) de produzirem equipamentos modernos. veja, além dos EUA, quem mais tem condições de projetar e construir um caça de quinta geração nos dias de hoje? Que eu saiba, só a Russia. Foi nesse sentido que eu falei. Embora, no frigir dos ovos, temos que ter em mente que a URSS e a guerra fria acabaram, mas o arsenal nuclear da Russia não acabou. Ele continua lá. E isso impõe respeito. A… Read more »

Ulisses

Hornet

Eu acho que a Rússia é o único país no mundo que detém de FFAA “100%”nem os EUA tem,uma prova disto é que os canhões dos M1A2 Abrams são fabricados sob licensa pela Reinmetal.

Sds.

Homero

“Mesmo a Geórgia pode “cantar de galo” um pouquinho neles, ao conseguir abater um TU-22 de reconhecimento. Alem de alguns SU-25 e diversos helis.”

A tropas georgianas estavam bem equipadas com armamentos norte -americanos e contavam com o treinamento e a presença de assessores militares norte-americanos e israelenses.

Aliás autoridades israelenses após o 1º ou 2º dia da invasão, fizeram propaganda do treinamento que tinham dado as tropas da Georgia, depois com o a ofensiva relâmpago russa, emudeceram…

Baschera

Grato Galante !!
Sds.

Hornet

Ulisses,

é verdade. E acho que os EUA (se não me engano) ainda usam o Harrier inglês…enfim…

Mas de qualquer modo, acho que EUA, Russia e França – por um motivo ou por outro – são os países mais independentes no quesito: produção de equipamentos para suas respectivas FAs.

abração

ps. Ops! Correção: eu “retalhei” a Russia, e não retaliei…foi mal.

Ulisses

Hornet

São os EUA mesmo mas serão substituídos pelos F-35.

Hornet

Ulisses, exatamente. acabei de ver no site do Ministério das Relações Exteriores: Folha de São Paulo Assunto: Dinheiro/Mercado aberto Título: 1p Empresas francesas buscam negócios no setor de defesa brasileiro/mercado aberto Data: 19/02/2009 Crédito: Guilherme Barros Guilherme Barros CAÇA: Cerca de 25 empresas francesas participarão de um encontro com empresários brasileiros para viabilizar negócios no setor de defesa, no dia 3, na Fiesp. Trata-se de uma tentativa de aproximação entre os fornecedores franceses com potenciais parceiros brasileiros para a produção de caças no país. Um dos maiores interessados é o consórcio Rafale Internacional, que concorre à venda de caças à… Read more »

Manfred Von Richthofen

O Su-35 é apenas o segundo melhor caça do mundo… se vier para a FAB, será um salto tecnológico e tático fabuloso.
Qualquer outro avião nos deixará em inferioridade em relação aos Su-30 da Venezuela.

Felipe Cps

Notícia quentinha direto da Tv KGB e do Pravda:

Depois de vinte anos, finalmente a Nova URSS vai comprar o caça produzido pela empresa da Nova URSS!!! Isso se o americano Obama não mandar os Europeus parar de comprar óleo soviético roubado do Cazaquistão, da Geórgia, da Ucrânia e da Chechênia!

Fake/corrupt! Propaganda da mais rastaqüera, num sei onde o blog pesquisa pra achar essas tralhas, rsrs 🙂

welington

Só ressaltando o SU-35 BM ficara como ponta de lança da WS até pelo menos 2020 quando os PAK FAs estarão chegando em números aceitáveis.
Uma braço a todos.

Tiago Jeronimo

Produzir até 2020 pra quem?

E eu aposto com qualquer um que ele não entra em serviço antes de 2012, quem quer apostar? Pode salvar o comentário 😉

welington

Tiago Jeronimo existem vários países que podem adquirir este vetor dentre os mais prováveis em datas mais recentes o Irã, Venezuela e a Síria.

welington

A Venezuela planeja ter cerca de 150 Flankers, ou seja, os mesmos podem adquirir mais de 120 SU-35 BM, vide que o petróleo tende a subir apos 2010.
Um abração Tiago.

welington

Tiago eu aposto que o SU-35 BM entrara em operação na WS em 2011 e o PAK FA começara a ser produzido em serie em 2016 entrando em serie neste mesmo ano ou em 2017 e ficando como ponta de lança da WS no lugar do SU-35 BM em 2020 ou 2021, simplesmente pela necessidade que a WS e o governo Russo vêem nestes modelos mantendo e aumentando as capacidades da WS.
Um abraço a todos.

welington

Outros possíveis compradores seria a Malásia, Argélia sem contar com possíveis aquisições da China e Índia.

kaleu

Achei interessante a 2ª ilustração (para demonstrar o anglo de abrangência do radar) mostra este radar do SU-35 “captando”… não UM, mais DOIS… Raptor´s F-22… é mole ??

Alguém deveria “esclarecer” à Sukhoi que qdo um radar do SU “enxergar” dois F-22, será a última coisa que o piloto verá… rsrsrs

Esses Russos são uma piada !

abraços
Kaleu

kaleu

O Welington tá “comercializando” os SUs, tá vendendo pra meio mundo…rsrsrsrs

abraço amigo Welington, brincadeirinha…. mais vc é um tremendo lobista…

abraço
Kaleu

kaleu

há Weilingto… essa sua “cantilena” queo o “SU-35BM é o Segundo melhor caça do mundo” tá surtindo algum efeito… já não é mais só vc que fala isso… já tem discipulos…rsrsrs

PARABÉNS !!!

ABRAÇO
Kaleu

welington

KKKKKKKKKKKKKKK, boa kaleu!!!
Contra o F-22 somente o PAK FA que terá a incumbência de enfrentar o atual rei dos céus.
To pensando em ganhar uma graninha vou representar a Sukhoi rsrsrss.
Um abração amigão.

welington

Kaleu isto é complexo porem demonstrei por A mais B com dados e não com nacionalidades e gostos a realidade para quem não conhecia, sou fã do SU-35 BM porem não sou cego sei qual é o melhor vetor e no futuro se o PAK FA tiver melhores características, capacidades e dados de desempenho superiores ao F-22 saberei que o mesmo será o melhor se não o F-22 continuara reinado soberano.
Um abraço a todos.

welington

Ressalva: se não ocorer o F-22 continuara reinado soberano.

Baschera

Kaleu, Nada contra o F-22 e também o Su-35, ainda em testes. Você acha que o F-22 é imbatível ?? Sabia que a USAF não acha ? Bom, tem uns caras lá, como o Fornof (lembra ??) que acha, mas nem tudo o que se vê, ouve ou lê pode ser a mais absoluta verdade. Já no mundo do lobby do Pentágono, há quem ache que se deva comprar mais umas 180 unid., que custam Us$ 150 milhões cada ( há quem diga que custa 250 milhões, mas….). O caso é que, por ter voado já algumas respeitáveis horas de… Read more »

Francisco AMX

Olhando o SU-35, na foto, vemos como a aerodinamica deste caça é bacana… quase não se vê resistência ao ar… parece que tudo flui de maneira natura… o piloto deve sentir bastante quando carrega tanques a bombas de maior arrasto.

Felipe Cps

“To pensando em ganhar uma graninha vou representar a Sukhoi rsrsrss.”

UAI? E JÁ NUM GANHA SÔ?

Tiago Jeronimo

É engraçado como metem o pau no raptor como nosso amigo baschera, que foi feito pela maior potência militar, tecnológica e econômica do mundo(Não eu não estou puxando o saco dos EUA é apenas o fato) mas acham que a Russia consegue fazer coisa melhor e ainda por cima mais barata.

Amigos venhamos e convenhamos, se os EUA não conseguem fazer ou manter um avião do naipe do F-22 por que vocês se iludem achando que a Rússia consegue?

Eu acho é graça…

Manfred Von Richthofen

Kaleu, a segunda ilustração não é o radar do Su-35, é o sistema óptico captando a assinatura IR dos F-22. Ou seja, não são detectados pelo radar, mas por IR sim.

Roberto

Agora,não sei se o pessoal percebeu na 1º foto do caça parece que está com a asa direita trincada,aumentando no zoom!
É um excelente avião ,mas essas trincas me deixou intrigado quanto a estrutura desse avião.Imaginem ele com toneladas de armamentos sob as asas!Espero estar enganado.

sds

Manfred Von Richthofen

Roberto, a “trinca” que você se refere é o espaço entre o bordo de ataque da asa (que é móvel) com o LERX (Leading Edge Root Extension).
Por ficar tranquilo…

Roberto

Uma pergunta: Avião pode quebrar as asas?

sds!

Roberto

Manfred Von Richofen,

Ah bom,mas esse Lerx que vc falou só tem de um lado?Olhando direito na foto ta mei estranho,mas vc falou que é assim mesmo ta bom,pq eu não conhecia.

um abraço.

Miguel

O Felipe Cps parece que despreza a Rússia e idolatra o USA, tudo bem , gosto não se discute… Más deveria ler e se informar mais, porque senão, sempre vai ter uma visão simplória das coisas. A hístória da Rússia não se resume ao período socialista, é um pais que tem uma história e cultura extremamente rica e diversificada, que ao redor do ano 800 D.C já começa a se formar. já em 1721, a extensão territorial do Império Russo era de 22.400.000 km². Por ocasião de revolução comunista de 1917, quase 200 anos depois, o Império mantinha esta extensão.… Read more »

Patriota

Eu quero que o sukhoi ganhe sem duvidas é o segundo melhor caça do mundo um vetor digno admiração e que permitiria a FAB demonstrar
todo o seu potencial se comprarmos uns 150 destes nem mesmo
os EUA poderiam nos substimar estariamos no topo do ranking aqui na America Latina por mais uns 20 anos, porem dentre os caças ocidentais para mim o melhor é o Gripen NG mais este nem se compara
ao Sukhoi.

saudações

Marlos Barcelos

O f-22 tem uma vida útil de 4.000 horas de vôo, ou seja 20 anos, os primeiros 10 irão se aposentar em 2022, é pouco tempo de vida útil, os f-15 tem vida útil de 8.000 horas de vôo, além de caro tem que comprar muitos para manterem os f-22 nos céus.

Marlos Barcelos

só para lembrar que os isrst russos são menos potentes que os europeus, os europeus tem alcance de cerca de 100km os russos em torno de 40 km, se comprarmos os Su-35, é melhor trocarmos o Irst, por isso é fundamental terrmos os códigos-fontes dessa aernonave, o resto da aeronave é ótima, com IRST de 100 km é equivalente ao f-22, já que se vc viajar com radares desligados, apenas por irst, o alcance do radar do caça inimigo reduz sensivelmente, 100km é o suficiente para enfrentar os f-22, já que talvez eles nem localizem os su-35 a essa distância… Read more »

Marlos Barcelos

quando falo seus radares, são os radares do su-35.

Rogerfer

Pois é, um belíssimo caça! Mas ser melhor que os concorrentes é suficiente? Na minha opinião é o FX-2 que está inserido no contexto do END, e não o contrário. Se não tiver parceria, não haverá negociação com os Russos, nem os Americanos. Não é só a Fab que precisa de modernização, temos o EB e a MB também. Parece-me que os franceses já perceberam isso. Cuidado as viúvas do Su-35, pois podem ficar viúvas mais uma vez! 🙂

Getulio - São Paulo

Dá para se pensar com os vizinhos com o SU-35. Somente quatro deles derrubariam toda a força aerea brasileira. Cada um deles podem carregar até 12 mísseis anti aereos. No atual quadro não tem adversários no continente. Como eu dissé é de encher os olhos, a Revista Asas, mostrou em sua edição especial o que pode fazer um avião destes e seus armamentos. O míssil Moskit afunda um porta avióes. Significa dizer que uma plataforma desta pode carregar no futuro até um UAV que poderá fazer ataques estratégicos contra bases, navios e até aviões sem que o vetor SU-35 se… Read more »