segunda-feira, maio 10, 2021

Gripen para o Brasil

E a Dassault?

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Tanto a Boeing como a SAAB divulgaram em seus respectivos sites oficiais notas esclarecendo a entrega das propostas para o programa FX-2 da FAB, ocorrido na última segunda-feira (ver artigos abaixo).

No entanto, no site da Dassault Aviation nada foi anunciado sobre o Rafale. Estaria a Dassault plenamente convencida de uma enventual vitória na concorrência ou estaria ela conformada com uma possível derrota? Independentemente da resposta, não pudemos deixar de notar o “deslize” do departamento de marketing da empresa.

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Da Silva

Espero que tenha sido somente um deslise da área de marketing da Dassault, ou que esta já tenha plena convicção de sua vitória no F-X2, pois realmente vai ser lamentável se este caça ficar de fora. Nada contra o Gripen ou o SH, mas tem que ser Rafale.

Da Silva.

Baschera

Poggio, ia perguntar a mesma coisa que foi colocado na matéria.
No entanto, acho eu, a Dassault entregou a sua resposta à tempo.
So acho que não divulgaram para a imprensa ainda.
Senão, já saberiamos……

Sds.

LeoPaiva

Segundo matérias publicadas hoje, no O Globo e no Estado de São Paulo, os três finalistas entregaram suas respectivas propostas ontem em Brasília.

Sds.

GustavoB

Quem sabe não é esse suspense mesmo que eles querem?

kaleu

Certeza que a Dassault não está com esta auto-confiança toda, pois, perdeu tudo que disputou… e vai perder aqui tbm… não tem preço… não tem RADAR… não tem supercruise… o F-3 não tá pronto… e principalmente : não vamos depender de um único fornecedor para nossa defesa… por mais parceiro e aliado que seja !!

abraços
Kaleu

Erich Hartmann

Pela nota de imprensa do jornal O globo como citada pelo amigo LeoPaiva fala que os três participantes entregaram suas propostas,pois
quem nesta altura de campeonato de crise econômica mundial deixaria de “lutar pela vitória” num contrato(36 até 120 aeronaves) como este(mesmo que – torçamos – não chegue até 2015)?

Felipe Cps

Jo no creo en las brujas, pero que las hay…

Muito estranha essa Dassault…

evandro

Concordo com vc Kaleu.

Baschera

Em entrevista a colega de outro fórum, o Brig. Saito diz : “A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciará o vencedor da concorrência F-X2 no final do ano. As empresas finalistas — Boeing, Dassault e Gripen International — entregaram suas propostas ontem (02/02/08) em São José dos Campos e a Gerência do programa já iniciou a análise dos documentos. “Precisamos de tempo para analisar atentamente o conteúdo de cada uma”, disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito hoje em Brasília, em café da manhã com a imprensa. “Por isso decidimos adiar a decisão”. Originalmente, previa-se a escolha para maio próximo.”… Read more »

Erich Hartmann

Agradeço as excelentes informações Baschera.

Minha nossa! Adiaram para de Maio para “final de ano”,mas que data,cronograma etc?

Me desculpem a sinceridade e o desabafo sobretudo sob as espectativas de recessão,cortes de verbas(37 bilhões)todos os setores(exceto congresso…aluguéis de anexos nas alturas e aumentos de parlamentares)…tenho a impressão que novamente a decisão caberá ao próximo presidente(ou “presidenta”…Que Deus nos livre “desta”!)…”deja vu”?

rodrigo rauta

ihhhhhhhhhhh…..essa historia de adiar a decisão me vaz lembrar de um passado nada saudoso..
Não sou pessimista, sou ate otimista com relação a tudo…mas tb ng é bobo e essa historia é manjada..so espero que o final seja diferente.
Abraços!

Baschera

Pessoal,
Calma !!! Os RFP que os três entregaram são altamente complexos e de milhares de páginas. A FAB vai analizá-los com muita calma, item por item, pois aí estará (no vencedor) o futuro da força e o sócio para o caça de 5ª Geração da FAB…. palavras do Saito !!!

Sds.

João-Curitiba

Vamos ver o lado bom da coisa. Teremos todo um ano para continuarmos com as especulações. Se o resultado saisse logo, acabaria o encanto, ou melhor, a expectativa.

Almeida

Contanto que o adiamento do resultado nao adie a entrada prevista para operaçao, 2015, tudo bem. É bom mesmo analisar melhor cada proposta e dar tempo para contra-propostas. Se o contrato for assinado no começo de 2010, 5 anos sao mais que suficientes para produçao e entrada em operaçao de um esquadrao inteiro!

Francisco AMX

he he, os caras não querem trabalhar??? final do ano??? e eles não sabiam que ia dar “serviço”, vcs são tolinhos, estão empurrando com a barriga denovo…tem gente que acha normal começarmos a receber os vetores daqui a 6 anos… 6 anos a fila já andou! provavelmente o comandante já mudou, os netos já casaram, o Brasil perdeu mais uma copa, 6 anos para receber um avião que está pronto hoje? caso do SH. Depois querem que eu acredite nestes caras…. por favor! um ano para analisar documentos, parece o judiciário! só o que falta é o Saito ter 3… Read more »

Abrivio

Olha aí a parceria da Denel/Saab no C-390.

Como já havia dito, acho que o resultado dos off-sets na África do Sul terão influência na concorrência brasileira. Além disso, as cooperações já existentes e previstas da indústria militar brasileira com a sul-africana.

http://www.defesanet.com.br/emb1/c390_za.htm

Manfred von Richthofen

Eu admiro o nosso otimismo, mas quanto maior a expectativa, maior a decepção. Não espero nada desse FX-2, o Rafale é caro demais, e na verdade, é um projeto velho, que vem sendo desenvolvido devagar e terá poucas unidades produzidas. O Gripe NG é uma aeronave também em desenvolvimento, dificilmente a FAB vai optar por ela, embora esta seja minha preferida, devido ao preço de aquisição/operação. O F/A-18E Super Hornet seria a melhor escolha para a FAB, ao meu ver, por ser a aeronave usada pela melhor Marinha do mundo, ter sido provado em combate e produzido em grande quantidade.… Read more »

Francisco AMX

Manfred, me explica com mais clareza pq focê acha o SH a melhor escolha, só pq a USNAvy usa??? o vc queria que fosse diferente?? analise os valores, números, do Rafale e do SH, ae vc verá que o Rafale é menor, mais leve, menor RCS, mais rápido, maior razão de subida, raio de ação praticamente igual, carrega a mesma carga bélica, utiliza menos pista, tem suite electronica mais avançada ESPECTRA, terá radar AESA de igual capacidade em 2012 e com interface ao radar RBE2 muito mais inteligente junto ao Espectra, capacidde de lançar armas de leque muito maior, inclusive… Read more »

Edmar

Será que a “Dassault” desistiu? Se for assim, ficaria então, “Saab” contra a “Boing”… E a “Saab”, com seu “Gripen NG” de baixo custo operacional, a hora voo mais barata de todos os concorrentes e transferencia de tecnologia. Além de possuir uma “tecnologia de ponta”. E a “Boing”, com seu “F-18 S H”, de custo operacional um pouco caro, a hora voo um pouco cara também e possivelmente transferencia de tecnologia. Além de possuir uma “tecnologia de ponta” também, mas é um caça Americano…, lembram-se. Será que o “Gripen NG” leva o FX2?… E sabe-se que a “Saab” e o… Read more »

Adhelfi_zerouno

E como assim estamos atrasados em relação aos caças de 5ª geração !?!?
Qual outro país além do EUA tem caça de 5ª geração já operando na sua força aérea?? Esse comentário faria sentido se uma boa quantidade de países estivessem agora recebendo o seu 5ª geração e nos recebendo o de quarta. E isso não estar ocorrendo agora e nem lá para 2015. Vejam os países que estão renovado sua frota atualmente, os concorrentes são praticamente os mesmos do FX-2.

Edmar

Fred…, por favor leia o comentario que fiz no parágrafo acima…, dizendo ” será que a Dassault desistiu” e anali-se e me responda por favor?

Pedro

O quê?? Adiaram a escolha pro final do ano na desculpa do “relatório ser complexo”? Vai dizer que eles esperavam um “folderzinho” de cada fábrica? Duas laudas e uma fotinhos, quem sabe…. “Desculpa de peidorreiro é tosse”, já dizia meu avô! O FX2 subiu no telhado, se no final do ano a grana estiver contada, a popularidade estiver baixa ou dona Dilma não estiver “em alta” certamente o FX 2 será enterrado em nome de programas mais importantes ao “Desgoverno lulla” (afinal o que inetersa é o puder!), quem sabe o BCV2101: “bolsa compra voto 2010” ou o C2M: “caixa… Read more »

Manfred Von Richthofen

O pessoal esquece que o F-5 também é americano e é o nosso principal vetor até hoje.

Radical_Nato

A vontade que eu tenho é de soltar um monte de palavrão.
Só pra aliviar.

SDS.

Xr

Pessoal, acaba de sair uma notícia no http://www.alide.com.br sobre a entrega da proposta das KDX II à MB; também neste mesmo há uma entrevista com o Brigadeiro Saito.
Abraços

Douglas

vamos aguardar.
realmente parece que a Dassault desistiu ou está certa da vitória.
o marketing dela poderia divulgar uma simples notinha resumindo a posição da empresa.
Boing e Saab fizeram isso.

Douglas

Sobre caça de 5ª geração. Bom eu acho que o FX 2 deve atender as uregentes necessidades atuais. Em um ou dois anos a FAB deveria abrir um FX 3 e procurar um parceiro para a Embraer desenvovlver um caça do zero. Outros paises fazem isso por que nós não podemos? querer vincular o FX 2 a um caça futuro pra daqui ha 15/20 anos é maluquice. A India por exemplo tem um contrato para ser fechado de um novo caça onde os USA estão concorrendo e paralelamente tem pesquisa com os russos. Cada projeto tem fins especificos e o… Read more »

Francisco AMX

Pois é Pedro, a coisa se encaminha para o “de sempre”…. pena…., mas é assim mesmo, o Brasil é o país da “desculpa” eterna! um exemplo de disfunçao e paradoxo…

Abraço
Francisco

Ulisses

Francisco

Não é não,me pergunte por que?

VirtualXI

Espero que seja a derrota e possamos nunca mais ver uma aeronave francesa em território nacional, a não ser os Mirage que, na minha opinião, não mais se enquadram como “aeronaves” e sim, como sucatas que voam. O eleito para o FX-2 é o Super Hornet, afinal sempre na história este país, até agora, teve que bater continência ou pedir a “benção” dos americanos, seja pra um simples gesto ou algo de importância breve como esse insignificante,mas necessário,programa de aquisição de 36 aeronaves “previamente” ultrapassadas. Se não o for, será da SAAB o prêmio afinal pode-se dizer que o avião… Read more »

Douglas

vamos manter a calma. sobre política. tá claro que o governo ampliará as bolsas em busca de voto e abrirá os cofres do BNDES pros empresários falidos e “amigos” de sempre….é o bolsa do andar de cima. Não é a toa que Emilio Odebrecht defende a eternização de lulla. e assim caminha a nação brasileira. Acho que Dilma ganha nos braços dos “bolsistas” do andar de baixo e do andar de cima…. afora o apoio incondicional dos funcionários publicos, tradicionalmente curral eleitoral petista e cabos eleitorais que trabalham em prol do partido espontaneamente. Se as FA se mantiverem distante do… Read more »

Douglas

corrigindo.. distantes

Douglas

Virtual,
do jeito que vc fala parece que deveria ser proibido comprar equip. norte americano.
esse tipo de pensamento é que fez com que os franceses transferissem parcialmente para o Brasil uma linha de montagem de helos de projeto antigo pelo astronomico valor de quase R$ 100 milhoes a unidade.
e isto não significará a independencia tecnologica pois metade da maquina continuara vindo da frança para montagem em uma cia. que terá a maioria do capital em maos francesas.

gerson

AGORA VI QUE VAI DAR F-18E….VIVA.

NÃO ADIANTA É O MELHOR.

Marcelo RJ

Será que a dassault é mineira?
“Come quieta”
Deve ser.
Quem está fazendo muito barulho é a imprensa. A concorrência e muito grande, falar demais perde pontos e outras coisas mais…..

Zero Uno

VirtualXI

Você se esquece que em 1976 o Brasil rompeu vários tratados militares com os EUA pq eles queriam empurrar para nós tanques e aviões usados no Vietnam? Veja o inventário da FAB e constate – tirando o F5 e o P3 Órion que está chegando agora – quantos aviões americanos temos.

Não é assim do jeito que vc acha não meu amigo. Tanto que nossas exportações para os EUA caíram de 30% do PIB para aproximadamente 15% e aumentamos para a Europa, AL, Ásia e África.

Um grande abraço.

Zero Uno

Sobre Política… Não tenho em quem votar em 2010. Infelizmente…

Francisco AMX

Gerson, explica pra nós pq o SH é o melhor, ponto a ponto com o Rafale F-3, analise peso potência, capacidade de carga bélica, tamanho, RCS, Radar, leque de armas, manobrabilidade, futuro tecnológico, depois me fal, tenho certeza que o amigo vai cair na real!

Abraço
Francisco

Francisco AMX

VirtualXI, aprenda mais sobre aviação de combate, depois venha ratificar suas sandices 🙂

Francisco AMX

Pq Ulisses??? 🙂

Wolfpack

A Dassault não desistiu, e o mais provável é que o Sarkosy entregou em mãos sua proposta ao comando da FAB em sua última visita ao Brasil. Ninguém larga uma concorrência como esta, ainda mais na situação atual. O Gripen só ganha se for de graça. O negócio está entre a o caça do Grande Irmão e o Francês.
Mas tudo pode acontecer, inclusive os cortes no orçamento chegarem ao FX2.

JACUBÃO

Esta p… é igual a m.. de gato. Se mexer vai feder para c…

Rudel

Zero uno disse:

“Você se esquece que em 1976 o Brasil rompeu vários tratados militares com os EUA pq eles queriam empurrar para nós tanques e aviões usados no Vietnam?”

Ué! Tanto faz como fez. Rompeu o tratado, mas continuou comprando as mesmas porcarias. Os M-60 do EB, os P-3 da FAB e os Parás da MB você acha que participaram de qual guerra?

Paulo Castilho

Francisco AMX,

Acho que vc mesmo respondeu a tua pergunta num dos teus posts….”pq o SH é melhor que o Rafale?”
O SH já é uma realidade,gostem ou não!O F3,como vc mesmo postou, ainda não existe.Quem pode garantir que todos os sistemas vão funcionar a contento,a Dassault???O NG é um demo….eles querem vender e nós queremos comprar,mas se algo não funcionar quem garante que fica tudo por conta do fabricante?
No momento não tenho preferencia por nenhum deles.Me preocupa essa estória de off-sets!Quem,realmente,é confiável e até que ponto vamos conseguir absover essa tecnologia.
Abraços…….

Paulo Castilho

Francisco AMX,

Acho que vc mesmo respondeu a tua pergunta num dos teus posts….”pq o SH é melhor que o Rafale?”
O SH já é uma realidade,gostem ou não!O F3,como vc mesmo postou, ainda não existe.Quem pode garantir que todos os sistemas vão funcionar a contento,a Dassault???O NG é um demo….eles querem vender e nós queremos comprar,mas se algo não funcionar quem garante que fica tudo por conta do fabricante?
No momento não tenho preferencia por nenhum deles.Me preocupa essa estória de off-sets!Quem,realmente,é confiável e até que ponto vamos conseguir absover essa tecnologia.
Abraços…….

Da Silva

Espero que tenha sido somente um deslise da área de marketing da Dassault, ou que esta já tenha plena convicção de sua vitória no F-X2, pois realmente vai ser lamentável se este caça ficar de fora. Nada contra o Gripen ou o SH, mas tem que ser Rafale.

Da Silva.

Baschera

Poggio, ia perguntar a mesma coisa que foi colocado na matéria.
No entanto, acho eu, a Dassault entregou a sua resposta à tempo.
So acho que não divulgaram para a imprensa ainda.
Senão, já saberiamos……

Sds.

LeoPaiva

Segundo matérias publicadas hoje, no O Globo e no Estado de São Paulo, os três finalistas entregaram suas respectivas propostas ontem em Brasília.

Sds.

GustavoB

Quem sabe não é esse suspense mesmo que eles querem?

kaleu

Certeza que a Dassault não está com esta auto-confiança toda, pois, perdeu tudo que disputou… e vai perder aqui tbm… não tem preço… não tem RADAR… não tem supercruise… o F-3 não tá pronto… e principalmente : não vamos depender de um único fornecedor para nossa defesa… por mais parceiro e aliado que seja !!

abraços
Kaleu

Reportagens especiais

Visita ao National Naval Aviation Museum – última parte

Na última parte da reportagem da nossa visita ao National Naval Aviation Museum, publicamos as fotos do pavilhão que abriga...
- Advertisement -
- Advertisement -