f-18-e-foto-boeing

rafale-trem-baixo

gripen-ng-trem-baixo-foto-gripen-int

FAB recebe propostas dos finalistas, e decisão deverá sair em alguns meses. Mas  a disputa do Blog vai terminar antes. Se você ainda não votou na nossa enquete, aproveite!

Conforme noticiado aqui no Blog do Poder Aéreo, hoje era dia da FAB receber as propostas dos três finalistas doF-X2. Leia abaixo a nota oficial da Força Aérea Brasileira desta segunda-feira dia 2 de fevereiro, que trata também dos próximos passos. E aproveite nosso último aviso para votar antes de fecharmos a enquete sobre os três concorrentes.

O Comando da Aeronáutica informa que, em cumprimento ao cronograma de seleção dos novos caças multi-emprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), recebe em 2 de fevereiro as propostas das empresas participantes selecionadas na short list, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

Em outubro passado, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) procedeu à entrega aos fabricantes selecionados dos Pedidos de Oferta (do inglês Request For Proposal – RFP), através do qual as empresas detalham suas propostas com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica.

A partir desta etapa, a GPF-X2 efetua minuciosa análise técnica dos aspectos comerciais; técnicos; operacionais; logísticos; de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia, informados pelos participantes em resposta ao RFP.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Fonte: FAB

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Um passarinho acabou de me dizer que só a SAAB entregou o RFP…

Si non e vero…

GO GRIPEN!

Cinquini

E tem gente que ainda está esperano a pá de cal….

RJ

Dessa vez, vai!

Vamos ver quem tem a melhor proposta.

Algo me diz que a análise vai ser mais rápida que o previsto. Teremos logo um vencedor.

Robson Br

Como a coisa parece ter sido fatiada. Os franceses levam isso, os americanos (digamos Gripen ou hornet) aquilo e aí vai. Agora os Russos nada….Bom, não sou fã dos russos mesmo rsrsrsr. Os helis está de bom tamanho para eles Brincadeira à parte acredito que os tres apresentaram propostas

JACUBÃO

Acho que o TIO SAN vai atacar de novo.

Almeida

Pousar? Eu quero que o FX-2, seja ele qual dos 3 finalistas for, DECOLE com as cores da FAB em 2014! De preferencia todos os 36!

Francisco AMX

Gente, os prazos que estão sendo cumpridos são os dos fornecedores, vamos ver quendo sairá a encomenda! este é o prazo que vale!
Vcs nunca fizeram um orçamento??? pois é! os fornecedores sempre passam suas propostas, porém as vezes não levamos adiante por diversas razões, entre elas, financeira!
Se fosse: “A FAB assinou o contrato e agora vai testar o caça para que mudanças exijidas sejam experimentadas….bla bla bla”… aí sim!
A FAB só tá fazendo uma “cotação” por enquanto, vamos ver se sai o pedido e a entrega (rídicula data) para, a partir de 2015….

Abraços

RL

Seja lá qual for, será muitissimo bem vindo.

Kruguer

Tempos atras tinha postado uma análise no post do Rafale.

Como muitos agora, apenas torço para que se defina logo o vencedor e contratemos logo nosso novo vetor. Qualquer que seja ele estaremos muito, mas muito melhor do que nunca estivemos na história das nossa forças armadas!

Saudações a todos!

Mateus_LB

Eu sei q muito provavelmente vai dar rafale mesmo,masse o gripen NG tiver essa autonomia toda q eles dizem ele vai ser o caça perfeito para a FAB,pousa em pista curtas e ouvi falar q ñ pavimentadas me corrijam se esse informação estiver incorreta,alem de ter um custo operacional mínimo para um caça como ele pq ele ñ fica muito atrás do rafale ñ.

Roberto

A França não faz mais parte da OTAN,mas faz parte do Conselho de Segurança da ONU,correto?A Suécia é um país neutro,independente,correto?Se eu estiver errado,corrijam.
Se o Rafale for escolhido pela FAB,se no futuro o Brasil se envolver em algum conflito,será que a França não fornecerá aos seus aliados,já que faz parte do Conselho,os códigos fontes do caça para alguma super-potência,como já ocorreu com os misseis Exocet?Será que é descartada essa possibilidade?

sds.

João-Curitiba

Roberto
Exatamente prevendo isso é que a FAB pediu a transferência de tecnologia.

Roberto

João-Curitiba,

Ah entendi,daí a transferência de tecnologia.

sds.

Raphael

A Franca faz parte da OTAN sim.

Marcelo RJ

A França saiu foi da presidencia da Otan, mas é membro permanete desta e do conselho de segurança da Onu. Como vai dar Rafale mesmo, e também torço por ele, bem que a Dassalt poderia mandar mais 12 Mirage 2000 para tapar esse buraco até 20014 ou 2015!!! Seriam bom, e depois que venham Rafales!!!!!
* A França não atendeu ao pedido da Gran Bretanha solicitando as frequencias do Exocer dos Hermanso não!!

Marcelo RJ

Bem que o blog poderia falar um pouco mais das carcteriticas do Rafale? Só ouço falar em Saab, Boeng. Gostaria de ver uma reportagem mais isenta, não como a anterior que a meu ver foi uma detonada só sobre o caça frances!!!

welington

Favorito Rafall, mas se o Gripen tiver o apoio Americano é o vencedor, o F-18 SH só entrou nesta fase para eliminar o vetor Russo elos motivos já descritos.
Um abraço a todos.

RLobo

Sempre fui um fã do Hornet mas atualmente pelas circunstancias estou mais propenso ao Rafale. Na guerra das malvinas, apesar do TIAR ao qual a america é uma das signatárias, o grande irmão do norte ficou ao lado dos ingleses fornecendo armas e logistica inclusive o chile ficou ao lado dos bretões. O que diz o TIAR? Diz que caso algum pais da america membro deste tratado for atacado por outro de outro continente, todos os membros signatários deste tratado deverão ficar automáticamente ao lado do atacado. Pelo que sei a frança recusou pedido dos ingleses quanto ao exocet ana… Read more »

João-Curitiba

Amigo RLobo.

Mas no episódio das Malvinas a Argentina foi a agressora. A Inglaterra apenas se defendeu. Portanto, não cabia ali o Tiar. E eu sou a favor das Malvinas serem Argentinas. Não estou defendendo o “outro” lado.

marko

Super Hornet na kbeça, se Deus quiser!!!!!

Felipe

Concordo com o que foi falado pelo Robson BR, que foi fatiado. Sobre os russos, a parte deles poderiam ser S-300. Os russos não levaram apenas os helis, também levaram uma fábrica da GAZ na cidade de Santa Rosa, no RS. Inclusive os russos falaram que a fábrica poderá ser ampliada para construção de outros veículos militares, como blindados e até helicópteros. Sobre o FX-2, eu acho que dará F-18. Acredito nesta idéia de fatias e que os franceses já levaram bastante coisa. Eu ainda acho que irá vir algo a mais, como foi oferecido no FX-1, obuzeiros, tanques e… Read more »

Rodrigo

Tem mais uma coisa. O TIAR preve que apenas ataques ao continente. Assim como no ataque a Pearl Harbor o ataque as ilhas não foi no continente. Por esse mesmo motivo nenhum dos demais países pode atuar no conflito. A exemplo do Brasil. Apesar dos ingleses terem executado alguma missões secretas no continente pelo Chile isso nunca foi confirmado no período do conflito. Além de que os EUA realmente utilizaram a prerrogativa de que a Argentina era a atacante. Alias… So na cebeça dos Argentinos para acherem que poderiam ter algum resultado positivo. Se as Malvinas não fossem atacadas hoje… Read more »

Edmar

Caros Amigos.: Pelo que eu vi pela internet em outros “Blogs” e “Sites”, parece que a “FAB” já tem um favorito, mas ainda não foi divulgado ao publico Brasileiro. O que eu sei é que os favoritos parecem que são os caças de “2 motores”, sendo assim, o “Gripen NG” o unico caça com 1 motor parece estar mais distante, ou , pode ser, que eles tem uma carta na manga que no caso use no ultimo caso. Supostamente no “Momento” o “Boing F-18 Super Hornet” é o melhor avião, mas quando o “Dassault Rafale F-3” for concluido, este avião… Read more »

dumont

Caros amigos, não me animo muito em entrar no time deste ou daqule avião, realmente só espero que sejam 36 porque estamos ficando para tras na AL.

Só dois reparos, não existe essa estoria de pista não pavimentada, só se for em situação de emergencia (e duvido q o jato decole depois). Existe sim a operação em pistas não preparadas ou semi preparadas (tipicamente rodovias). Os 3 podem operar nestas condições.

Quanto a “neutralidade” francesa nas Malvinas… em fonte aberta tem relato contando do “treinamento” dos Harriers feito contra os M3 franceses (http://milavicorner.0catch.com/fas.htm)… menos ilusão galera…

Edmar

Caros Amigos.: Pelo que eu vi pela internet em outros “Blogs” e “Sites”, parece que a “FAB” já tem um favorito, mas ainda não foi divulgado ao publico Brasileiro. O que eu sei é que os favoritos parecem que são os caças de “2 motores”, sendo assim, o “Gripen NG” o unico caça com 1 motor parece estar mais distante, ou , pode ser, que eles tem uma carta na manga que no caso use no ultimo caso. Supostamente no “Momento” o “Boing F-18 Super Hornet” é o melhor avião, mas quando o “Dassault Rafale F-3″ for concluido, este avião… Read more »

Dalton

Rodrigo, Alguns dias atras, saiu uma noticia de haver sido descoberta nas Falklands/malvinas uma enorme quantidade de petroleo e o que é melhor, nao tao profundo quanto o nosso ” pré-sal”. Na epoca,1982 eu era estudante de pre-vestibular, falava-se muito no tal do Krill ., uma especie de camarao, muito nutritivo, que poderia ser a razao economica, um pouco de petroleo que poderia haver, além claro da necessidade dos ingleses nao perderem seu prestigio, em plena guerra fria, de nao tomarem uma atitude contra os ditadores de plantao argentinos. Sera que os ingleses realmente teriam abandonado as Falklands? Havia menos… Read more »

Nunão

“Marcelo RJ em 03 fev, 2009 às 2:37 Bem que o blog poderia falar um pouco mais das carcteriticas do Rafale? Só ouço falar em Saab, Boeng. Gostaria de ver uma reportagem mais isenta, não como a anterior que a meu ver foi uma detonada só sobre o caça frances!!!” Marcelo, não sei se vc chegou a ver, mas logo que a FAB divulgou os três finalistas fizemos um post mais extenso sobre cada um deles. Conforme o tempo, fomos publicando outras notícias sobre os três, tanto as que “detonavam”, “elogiavam” ou eram “imparciais” (tudo entre aspas porque isso é… Read more »

Edmar

Saudações aos Caros Amigos ….: O FX2 vai começando a se definir… Pelo que eu vi pela internet em outros “Blogs” e “Sites”, parece que a “FAB” já tem um favorito, mas ainda não foi divulgado ao publico Brasileiro. O que eu sei é que os favoritos parecem que são os caças de “2 motores”, sendo assim, o “Gripen NG” o unico caça com 1 motor parece estar mais distante, ou , pode ser, que eles tem uma carta na manga que no caso use no ultimo caso. Supostamente no “Momento” o “Boing F-18 Super Hornet” é o melhor avião,… Read more »

João-Curitiba

Rodrigo

Tem certeza de que o Tiar só “protege” o continente? No caso de uma invasão a Fernando de Noronha, não estaria dentro da cobertura do Tratado?
No caso das Malvinas, apesar da maioria dos sul-americanos entenderem a posição dos argentinos, entrar na guerra ao lado deles daí vai uma grande distância.

Abraços

Edmar

O FX2 vai começando a se definir… Pelo que eu vi pela internet em outros “Blogs” e “Sites”, parece que a “FAB” já tem um favorito, mas ainda não foi divulgado ao publico Brasileiro. O que eu sei é que os favoritos parecem que são os caças de “2 motores”, sendo assim, o “Gripen NG” o unico caça com 1 motor parece estar mais distante, ou , pode ser, que eles tem uma carta na manga que no caso use no ultimo caso. Supostamente no “Momento” o “Boing F-18 Super Hornet” é o melhor avião, mas quando o “Dassault Rafale… Read more »

marujo

Concordo com o Felipe:o FX-2 será o F-18, com as bençãos, as facilidades e as copensações que só Mr. Obama pode oferecer. Não acredito no investimento americano na opção sueca por dois motivos: primeiro, não há interesse da FAB na aeronave, porque não tem histórico de operação em portaaviões;e tambèm porque os Estados Unidos precisam produzir neste momento,para minimizar os efeitos da grande crise que sua eoconomia atravessa.

Francisco AMX

Edmar, o Mister spam!

Rodrigo

João O TIAR previa a proteção de Ilhas costeiras. No entnato, em algumas reuniões do conselho a Argentina alertou sobre sua pretenção de protesto sobre a soberania das ilhas Malvinas. Como estas pertenciam ao território inglês ou commonwealth estavam sob a soberania inglesa. É o mesmo caso da Groelândia que está sob responsabilidade da OTAN por pertencer a Dinamarca. O que acontece é que o TIAR foi baseado no período pré-guerra e foi um instrumento da Doutrina Monroe para servir aos interesses americanos. Sendo que este país foi o que menos respeitou o acordo. Invadiu o Panamá, tentou invadir Cuba,… Read more »

Francisco AMX

Se os Franceses forneceram o GB alguma coisa sobre o Exocet não deve ter sido algo importatnte ou não funcionou pois o Destroyer Sheffield, o navio TT e materiais Atlantic Conveyor, foram aniquilados, e o HMS Glamourgan sofreu sérios danos, os primeiro e o segundo foram atacados pelos Super Entandards, inclusive um exocet se perdeu no ataque ao Sheffield, mas o outro acertou em cheio, no Atlantic Conveyour ele causou um incêndio fatal, inclusive tem fotos do Principe Andrew, pilotando seu sea-king, resgatando marinheiros de um bote-salva vidas, perto está o AC em chamas…. o Glamourgan foi atingido por um… Read more »

Francisco AMX

Vejo aqui alguns colegas falando sobre o F-18 na nossa marinha, quantos seriam??? vc já pararam para pensar que tem que ter grana para manter um caça em NAs? o Brasil terá esta verba??? um F-18 em terra é uma coisa…num NA é bem diferente! dizem que os custos operacionais são quase o triplo! Ale´me dos altos riscos de uma força que nunca operou aviões de alto desempenho, Skyhaws são teco-tecos perto de um F-18, e doutrinar e treinar isso é bucha, além dos possíveis acidentes e perdas… o Brasil começa com 24 F-18 e termina uma década com 16….fora… Read more »

Marcelo RJ

A Dassault com o apoio de Sarkosy, após ser sacaneada em várias concorrências mundo a fora pelos USA, nesta que é favorita irá dar mole?A crise econômica varrendo o planeta, as economias dos países chutando lata, poderemos nos surpreender até com a Boeing. Serão oferecidos pacotões que iremos ficar chapados! Gosto muito de todos os concorrentes, porem acho o Rafale mais forte, e em franco crescimento enquanto o Gripen NG ainda ninguém tem, o SH é final de carreira….. A Dassault irá oferecer alem de total transferência mais 12 Mirage 2000 para suprir o buraco na defesa do Brasil até… Read more »

TAER

Acredito que o Super Hornet chegou ao final do FX-2 mt forte! Em 1983, a então, McDonnell-Douglas conquistou uma importante concorrencia internacional com o Hornet.Ingressou atrasada no certame e disputou com o F-16C/D, o Mirage 2000-5 e o Gripen, o contrato avaliado em U$$3,8 bi de 64 caças F/A-18C/D para a Finlandia. Soube explorar, como nenhuma outra, as vantagens proporcionadas pelo sistema de offsets comerciais diretos e indiretos, com diversas empresas finlandesas vinculadas ao setor aeroespacial se beneficiando diretamente dessa venda. Vamos esperar para ver.

Hugo

“Serão oferecidos pacotões que iremos ficar
chapados!”
kkkkkkkkkkk :)))

Zero Uno

Pessoal. Seja qual for o caça que seja bem vindo! O importante é o país e sua indústria se beneficiar com o que ele trouxer para nós em termos de avanço tecnológico. Compartilho da opnião de alguns aqui que o Gripen NG é o que menos tem chances. Será acho eu, um caça bi-reator mesmo! Essa é a tendência mundial e o Brasil não ficará fora disso com toda a certeza. Se o “Obramis” cumprir o que o Robert Gates (Secretário de Defesa dos EUA) acordou com o Jobim, o F-18 tem grandes chances de vir a ser o Caça… Read more »

clêuber

A espectativa ja não é a mesma.Após a saida do melhor cadidato o Sukhoi 35 BM não sei ate onde vai o bom senso das desizões estrategicas no Brasil.Ao menos que possam vir os rafales e em conjunto com os 36 da fab possam vir aomenos 12 para a marinha.E ai sim estaremos pensando como gente grande que tem uma visão de medio e longo prazo para a defesa aeria do Brasil.O espaço maritimo necessita tato de proteção aeria eficaz que suas necessidades se fazem pra ontem.36 na fab e 12 na marinha daria respeito aos céus brasileiros.Quem sabe um… Read more »

Dalton

Lembro que na epoca da invasao do Panamá, o canal ainda era controlado pelos americanos e a derrubada do Noriega que nao foi eleito pelos panamenhos, foi umas das coisas boas que este tipo de intyervençao resultou. Nao acho que eles tentaram invadir Cuba, eles financiaram cubamos revoltosos, e acho que faltou “peito” para o Kennedy dar apoio aereo a eles. Os pilotos americanos foram chamados de volta ao porta-avioes no ultimo minuto, alguns, inclusive obedeceram contrariados. Quanto a influenciar vizinhos, bem, muitos vizinhos, pediram ajuda, inclusive exagerando quanto ao medo da ameaça comunista. A Doutrina Monroe tecnicamente deveria ter… Read more »

Patriota

Muitos passaram a defender o F-18 so porque agora o Obama é presidente e tem uma administração mais simpatica mais isto não vai durar pra sempre vamos ficar com estes caças por pelo menos
30 anos as peças de manutenção e os armamentos ficarão estocados nos EUA
não da pra termos uma força aerea com este monopolio estrangeiro

Ainda estou torcendo pelo rafaele mais ficarei feliz se o gripen
ganhar.

saudações a todos
saudações a todos.

VirtualXI

A seguir cenas dos próximos capítulos da novela FX-2 (a missão)

Zero Uno

Caro amigo Patriota.

Nem MORTO o Brasil compraria caças para que os mísseis fiquem estocados no país de origem do caça. Se isso for oferecido no RFP do FX2, pode ter certeza que este “pássaro sem garras” estará fora da escolha da FAB.

Abraços.

Dúvida

Alguém sabe como um estrangeiro faz para ingressar nas forças armadas dos EUA?

Francisco AMX

Zero Uno, sou um critico contumaz, mas disso vc tem razão, a FAB nunca compraria um vetor com suas garras longe dos paiois nacionais!

Abraço

Patriota

Um absurdo mais pode acontecer os americanos não querem liberar
o softwer para integrarmos armas que não sejam de fabricação americana no F-18 as vantagens de se adquir o Gripen ou o Rafaele
são muito maiores

gerson

torço pelo F-18 SUPER HORNET…( testado e aprovado em combate) ainda assim mais barato e com radar muito superior.

-gripen é uma salada de frutas.
-rafale seria perigoso para o brasil ser o único operador fora da frança.

Marlos Barcelos

Prefiro que o rafale ganhe, mas o gripen também seria uma boa escolha, quanto aos f-18, não confio nos ianques, a qualquer momento podem barrar a compra de armas modernas, porque tudo tem que passsar pelo congresso, e o congresso muda de 4 em 4 anos, e nós pretendemos ficar com o caça pelo menos 30 anos.

Antonio Gomes

Desse governo Lula podemos esperar qualquer coisa! Por isso, qualquer um dos concorrentes pode ganhar a disputa… Espero que ganhe o melhor – e qual seria realmente o melhor? – mas, como eu disse, pode ser escolhido até o pior… Podem facilmente preferir o mais econômico – Gripen? -, o que traga mais material usado de presente – Super Hornet? – ou o que traga mais transferência de tecnologia – Rafale?, não necessariamente o melhor para a nossa defesa aérea. Tomara que, graças a Deus, escolham o melhor, ainda que por outros motivos!