Seguem trabalhos no Museu Asas de um Sonho

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O museu Asas de um Sonho, administrado pela EDUCTAM – EDUCAÇÃO ASSISTÊNCIA E CULTURA, uma Associação sem fins lucrativos fundada pela TAM em 23 de dezembro de 1991, mandou-nos a seguinte informação:

Desde 29 de junho estamos fechados à visitação pública e entramos agora, no quinto mês de pesadíssimas reformas. A maneira como o visitante será conduzido ao interior do museu foi muito bem pensada e está sendo assim executada. Poucas coisas semelhantes existem no mundo ao que apresentaremos. O museu será, também por este motivo, além do seu valioso acervo, uma referência mundial até porque, desde já, é o maior museu aeronáutico do mundo montado e mantido por uma empresa aérea.

Estas obras seguem o seu cronograma e tínhamos desde o seu fechamento temporário, o compromisso de reabri-lo em novembro, porém devido ao fato de, recentemente termos decidido reinaugurá-lo em sua forma definitiva, o prazo inicialmente previsto ficou muito curto com a quantidade de trabalhos de museografia, museologia, cenários, restaurações e de inúmeras outras atividades correlatas que temos que desenvolver. Assim, resolvemos então, adiar para o segundo semestre de 2009 em data a ser ainda anunciada.

O auditório do museu projetado para 300 assentos está em fase de acabamento final. Projetado para receber artistas, palestrantes, conferencistas e pequenos grupos musicais, será também utilizado por clubes, associações ligadas à aviação para discutir seus problemas, suas aspirações e seus eventos.

Já podemos notar a grandiosidade da sala de exposição. São 20.000 M² destinados à guarda, conservação e exposição de um acervo extraordinário a disposição dos brasileiros.

É interessante notar o excelente estado de conservação que apresenta o Loockheed T-33 Shooting Star doado pelo amigo Claudio Del Fiol. Estamos em trabalho de remoção da sua pintura. Ronaldo nosso pintor, acha que ele possui pelo menos cinco camadas de tinta e sem dúvida foi isto que o protegeu de agentes corrosivos em quase cinco décadas.

A nossa gloriosa FAB, também se solidarizou com nosso esforço e nos comunica através do Cmte do PAMA SP. Brig Carminatti a doação de um “de Havilland Buffalo” – C-115. O avião está completo e acreditamos que será transformado numa espécie de talismã porque é adorado pelos pilotos e mecânicos que nele serviram, além de uma legião gigantesca de amantes da aviação. Conheça a oficina de restauração.

Temos muitos profissionais envolvidos na restauração de várias aeronaves e pelo menos oito estagiários, alunos do curso técnico de Manutenção de Aeronaves da Escola Tecnica Estadual Prof ª. Anna de Oliveira Ferraz da cidade de Araraquara participarão também da restauração de aeronaves do museu.

Foto: Poder Naval OnLine

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Rodrigo

Loockheed doeu, mas estão perdoados hehehe.

Fábio Max

Taí algo que preciso conhecer…

Storm

To loco prair lá visitar, tava planejando ir quando eles fecharam para as reformas.

rescentemente foi incorporado um MIG-21 ao acervo, alem do MIG-15 já existente.

Grande iniciativa da TAM, parabéns

Invincible

Putz…

Meu pai tinha um Piper J-4 o irmão do J-3. O Avião foi fabricado no ano de 1939. A matrícula dela é PP-TEX. Em 1940 este avião participou de uma grande revoada de aeronaves no campo de marte em SP. Atualmente este avião está no MUSAL. Ele é o único do tipo no Brasil e estava todo original. No entanto, ele está lá a quase 20 anos e ainda não foi restaurado para entrar em exposição.

Alguém consegue alguma informação sobre esta aeronave?

cesar

Não vejo a hora de poder visitar as instalações após a reforma. No final de 2004 eu tive uma prévia. Através de uma amiga funcionária da TAM, visitei o hangar onde estava guardada uma verdadeira jóia rara. Ciceroneado pelo Sr. IAN COMBER (pesquisador aeronáutico e responsável na época pelo acervo)pude visitar um dos meua warbirds preferidos, F4U CORSAIR. Simplesmente emocionante, eu e o CORSAIR q parecia ter acabado de sair da fábrica num hangar vazio, parecia a emoção de uma criança ao ver um brinquedo novo.RS Os apaixonados por aviação da II Guerra podem entender o q eu tô falando.… Read more »

Luciano Baqueiro

Já repararam como o Xavante parece um T-33 modernizado, ou menos ultrapassado ? Acho que os italianos tiveram uma clara inspiração quando desenharam o Aermacchi MB-326.

Rodrigo

Loockheed doeu, mas estão perdoados hehehe.

Fábio Max

Taí algo que preciso conhecer…

Storm

To loco prair lá visitar, tava planejando ir quando eles fecharam para as reformas.

rescentemente foi incorporado um MIG-21 ao acervo, alem do MIG-15 já existente.

Grande iniciativa da TAM, parabéns

Invincible

Putz…

Meu pai tinha um Piper J-4 o irmão do J-3. O Avião foi fabricado no ano de 1939. A matrícula dela é PP-TEX. Em 1940 este avião participou de uma grande revoada de aeronaves no campo de marte em SP. Atualmente este avião está no MUSAL. Ele é o único do tipo no Brasil e estava todo original. No entanto, ele está lá a quase 20 anos e ainda não foi restaurado para entrar em exposição.

Alguém consegue alguma informação sobre esta aeronave?

cesar

Não vejo a hora de poder visitar as instalações após a reforma. No final de 2004 eu tive uma prévia. Através de uma amiga funcionária da TAM, visitei o hangar onde estava guardada uma verdadeira jóia rara. Ciceroneado pelo Sr. IAN COMBER (pesquisador aeronáutico e responsável na época pelo acervo)pude visitar um dos meua warbirds preferidos, F4U CORSAIR. Simplesmente emocionante, eu e o CORSAIR q parecia ter acabado de sair da fábrica num hangar vazio, parecia a emoção de uma criança ao ver um brinquedo novo.RS Os apaixonados por aviação da II Guerra podem entender o q eu tô falando.… Read more »

Luciano Baqueiro

Já repararam como o Xavante parece um T-33 modernizado, ou menos ultrapassado ? Acho que os italianos tiveram uma clara inspiração quando desenharam o Aermacchi MB-326.