EUA perderam bomba nuclear na Groelândia

157

Os Estados Unidos abandonaram uma arma nuclear sob o gelo no norte da Groelândia depois da queda de um avião em 21 de janeiro de 1968, de acordo com documentos previamente secretos obtidos pela BBC

O Pentágono sempre disse que todas as quatro bombas nucleares a bordo do avião haviam sido destruídas, mas os documentos, juntamente com os depoimentos de dois pilotos ouvidos pela BBC – John Haug e Joe D’Amario – revelaram que uma das armas perdeu-se quando a superfície de gelo onde ela se encontrava derreteu.

O avião era um dos bombardeiros B-52 que sobrevoavam regularmente a Base Aérea de Thule, na Groelândia, construída pelos Estados Unidos em meados da década de 50. Ele se chocou no gelo do mar a poucos quilômetros da base.

Segundo o correspondente da BBC para assuntos de segurança, Gordon Corera, ela tinha um radar que monitorava o céu caso mísseis soviéticos passassem pelo Pólo Norte.

Era o auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, e a estratégia era que os bombardeiros, armados com armas nucleares, pudessem responder a uma eventual agressão militar com ataques contra Moscou.

A Groelândia é uma província autônoma da Dinamarca, e o transporte de armas nucleares em espaço aéreo dinamarquês era mantido em segredo – assim como a natureza das buscas realizadas para tentar recuperar a arma.

Busca

Uma busca realizada por um submarino Star III fracassou e as autoridades americanas decidiram abandonar a operação para tentar recuperar a bomba perdida, de número de série 78252, de acordo com William H. Chambers, um ex-projetista de armas nucleares do laboratório de Los Álamos, nos Estados Unidos.

“Houve decepção por causa do que pode ser chamado de fracasso na recuperação de todos os componentes”, disse Chambers à BBC, referindo-se à bomba não encontrada. “Seria muito difícil para mais alguém recuperar peças secretas se nós não podíamos encontrá-las.”

A idéia vigente na época era que o revestimento da bomba apodreceria e o material radioativo se dissolveria no oceano – um vasto reservatório de água – tornando-o inofensivo, de acordo com Corera.

Segundo o repórter da BBC, moradores locais alegam que os resíduos da bomba afetaram o meio ambiente e a saúde de comunidades da área – alegação refutada pelas autoridades.

Apesar de a BBC ter obtido alguns dos documentos graças à legislação sobre a liberdade de informação nos Estados Unidos, alguns textos sobre o assunto continuam sendo mantidos em sigilo.

FONTE: BBC Brasil

MATÉRIA COMPLETA EM INGLÊS COM VÍDEO:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7720049.stm

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

157 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

Ahhhh se fossem os Russos…

konner

“(…) A idéia vigente na época era que o revestimento da bomba apodreceria e o material radioativo se dissolveria no oceano – um vasto reservatório de água – tornando-o inofensivo, de acordo com Corera. (…)”

E tem gente que enche a boca pra criticar os russos.

Invencible

O Melhor foi a matéria do Terra que chamou o B-52 de caça… PIADA!

Quanto ao ocorrido. SEM COMENTÁRIOS.

Armas nucleares são artefatos perigosos de mais para se deixar na mão de seres “humanos”.

E outra coisa… Esse negócio de radioatividade se dissipar no fundo do mar e conta de tolo… aquela m… deve estar vazando material até hoje… Se não tem problema pq os americanos não vão la tirar? Com certeza o ambiente naquele local está contaminado. Ainda mais que a concetração de radioatividade em um dispositivo bélico com grande potencia é bem maior que o de um reator.

Invencible

Aonde posso achar alguma coisa sobre simuladores de vôo modernos?

Tenho os seguintes: F-16, MIG-29, F-22 II, F-22 Raptor e Red Jats.

Aquele do SU-27 é bom?

Valeu pela ajuda!

pablo

poderiamos mandar a nossa frota fazer uma busca pelo artefato perdido…

Manfred Von Richthofen

Osama Bin Laden vai pagar uma expedição pra recuperar a bomba…

Walderson

Só sei que se fosse do Brasil, já teríamos, no mínimo, 736 postagens dizendo que o Brasil não faz nada direito, que não presta etc.

vai entender…

Manfred Von Richthofen

Invencible, o LOMAC é um dos melhores simuladores, senão o melhor.

Manfred Von Richthofen

Invencible, olha o link do LOMAC (Lock On: Modern Air Combat):
http://lo-mac.com/

Invencible

Caramba! Surreal…

Aonde eu consigo comprar esse bichinho?

VALEU!

Invencible

Mais uma pergunta!

A um tempo atrás vi na internet um projeto de um simuladore da Guerra das Malvinas. Alguém sabe se ele já está no mercado ou aonde da para pegar o jogo?

Valeu Galera!

André de POA

Cara, o Bin Ladem tá vestido de esquimó neste momento.

Luciano Baqueiro

Só lembrando que não há mocinhos em política internacional, coloco 2 questões :

1-A URSS testou um avião com motor atômico que vazava radiação na atmosfera.

2-A URSS não perdeu apenas uma bomba, mas várias quando o submarino K-129 afundou c/ mísseis balísticos a bordo, alvo da fantástica operação ‘Project Jennifer’ da CIA, para os que não conhecem :

http://en.wikipedia.org/wiki/Project_Jennifer

http://en.wikipedia.org/wiki/Hughes_Glomar_Explorer

http://www.fas.org/irp/program/collect/jennifer.htm

Cinquini

Esses russos viu!
Ops, nao foram os russos que fizer “mer*a” dessa vez?
Poooooo nem vou falar nada para nao me tornar repetitivo!

Vassily Zaitsev

Vou lá pegar. A minha sogra pediu um presente.

Hornet

kkkkkkkkkkkk…Boa Vassily!!! Caso a encontre me avisa, pois tenho umas pessoas pra presentear também….hehehe

abraços

Paulo Costa

O Lock-on precisa de um bom sistema,e Pl de Video boa.
Hoje tem no HC,Caçadores da Noite,as 23 hrs,deve ser interessante,
pois caça noturna não vemos sempre.
Aproveitando,Martim Drewis,caçador noturno da 2gg,no seu Bf110,
apos a guerra se estabeleceu aqui,como piloto comercial,
e lançou um livro “Sombras da Noite”,com varios relatos
sobre a arma noturna.Ok?

Vovódka

Depoisos americanos tirando sarro dos russos no filme do outubro vermelho!!!! o homem falava pro embaxador russo no fim – voceis perderam outro submarino!!!!! na vida real os caras perde outra bomba atomica e ainda tiram sarro dos russo!!!! Sou da Belaruss que nem o Pavelzinho e passei frio com ele la’ na siberia mais nao gosto de zoera com os meus amiguinhos russos nao!!!!!!!

Henrique Sousa

Bom, não sei se isto e bom o ruim, mas os erros dos americanos geram riscos aos outros e não a suas fileiras, agora os erros dos russos……….

Hornet

Se for assim, então acho os americanos mais perigosos…cuidado com os caras, nunca se sabe se eles não vão “perder” uma bomba atômica no seu quintal…rs.rs.rs.

LeoPaiva

Erros com armas nucleares não são privilégio do passado, recentemente um bombardeiro americano cruzou os EUA portando uma arma nuclear sem saber que levava uma.Não lembro onde vi essa notícia.

Acho que o piloto foi no almoxarifado e pediu uma água tônica, o cara lá não entendeu e despachou uma arma atômica.rs rs

Wolfpack

Senhores se fossem os Russos, nunca saberíamos. Parece que existem pessoas que não se recordam de Chernobil 1986 e da forma como o Governo Soviético reagiu acobertando tudo até ser denunciado por um labotário da Dinamarca dois após o acidente. Também não se recordam da trapalhada Russa no resgate do Submarino Kursk Classe Oscar II que depois de dias sem comunicar o fato ao Ocidente, se dobrou e pediu ajuda a uma equipes Inglesas e da Noruega… Tempos depois um mini-submarino ficou preso a redes no fundo do mar, mas desta vez eles agiram rápido e telefonaram para as equipes… Read more »

welington

Leo acho que foi aqui no BLOG mesmo, esses caras são ums inresponsaveis.

Tio Sam

Senhores se fossem os Russos, nunca saberíamos. Parece que existem pessoas que não se recordam de Chernobil 1986 e da forma como o Governo Soviético reagiu acobertando tudo até ser denunciado por um labotário da Dinamarca dois após o acidente. Também não se recordam da trapalhada Russa no resgate do Submarino Kursk Classe Oscar II que depois de dias sem comunicar o fato ao Ocidente, se dobrou e pediu ajuda a uma equipes Inglesas e da Noruega… Tempos depois um mini-submarino ficou preso a redes no fundo do mar, mas desta vez eles agiram rápido e telefonaram para as equipes… Read more »

Bosco

Walderson,
Já passaram pelas mãos dos americanos umas 40.000 armas nucleares desde aquela que explodiu em Los Alamos em 16 de julho de 45. Eles já realizaram milhares de missões com seus bombardeiros, caças, submarinos, cruzadores, etc, envolvendo estes artefatos, e só perderam uma.
Até você, que parece ser um otimista inveterado, há de convir que se fosse aqui no nosso amado Brasil, já teríamos umas duzentas perdidas por aí. Ninguém sabe, ninguém viu, e nas CPIs os culpados iriam mandar todo mundo pra PQP.

paulo costa

Estes artefatos nucleares ficam mais faceis de localizar,
quando começam a vazar,e a radiação fica facil de ser detectada,
é ir atras da emissão.O que tem de reator vazando por aí….

LeoPaiva

Realmente, a estatística “armas atômicas perdidas x armas manipuladas” é bem favorável aos americanos. No filme Ameaça Invisível um piloto corrupto de B2 rouba uma bomba nuclear para vender e alguém da secretaria de defesa aciona o código “Flecha Quebrada”, então alguém do governo diz que não sabe o que é pior, os EUA perderem uma bomba, ou já terem um nome código para classificar isso, como se já admitissem previamente que isso é bem possível. Acredito que esse assunto não ficou no “deixa pra lá” para o governo americano, e com os recursos tecnológicos mais recentes eu posso apostar… Read more »

Luciano Baqueiro

Aos administradores do blog: Ops, retiro meu último comentário ( sobre não ter sido publicado ), mas honestamente não tinha visto meu comentário publicado, minha vista me traiu ou só foi postado há pouco ? Me desculpem o incômodo.

Bosco

Graças a Deus o Brasil nunca perdeu material radioativo. Acharam lá em um bairro de Goiânia. Cuidado com o que desejamos que podemos conseguir. SubNuc e armas nucleares para o Brasil só no dia que a impunidade não for a palavra de ordem que graça no serviço público, que pelo andar da carruagem, só na virada do século. Um país que exige competência apenas para o ingresso no serviço público (concurso, eleição ou muita bajulação) e depois o dito “servidor” pode ser acometido de “mal de Auzheimer” súbito e providencial que não vai ser “molestado” até que o Sol esfrie,… Read more »

Tiago Jeronimo

Se o Enéas estivesse vivo e fosse presidente o Ary Rangel estaria sendo preparado para um expedição de busca do artefato uahauhauhauahauh

Marine

Tio Sam e Bosco,

Muito obrigado por lembrarem o pessoal sobre o outro lado da moeda…Estou ate tirando o chapeu pra vcs…

Sds!

Vassily Zaitsev

Hornet, Lá no deserto, entre Síria e Israel, tem uma enterrada desde 1973. No início da guerra, os israelenses resolveram lançar uma BNT de 30KT no centro de Damasco. Só que, no meio do caminho, o piloto do jato A-4 que tinha a missão de lançar o artefato, ficou com saudades da família e começou a olhar uma foto. Nem viu quando foi atingido por SA-6. è só ir buscar e embrulhar para presente. Se perguntarem o pq do tic-tac, fala que é um relógio de cuco daqueles bem antigos, e que dentro de 3:00 horas ele vai fazer um… Read more »

Vassily Zaitsev

Marine,

No Post de ante-ontem, sobre o Cemitério Nacional de Arligton, realmente me esqueci de falar que os soldados cerimoniais ficam em frente ao túmulo do Soldado Desconhecido.

Uma pergunta: é o mesmo cemitério que aparece no começo do filme ” O Resgate do Soldado Ryan”???????????????????? The Private Soldier Ryan??????????????????????

outro filme show de bola, excelente; principalmente os 30 minutos iniciais, onde as MG-42 comem o fígado das tropas aliadas.

Marine

Vassily, Nao. Se me lembro bem o cemiterio no filme “Saving Private Ryan” e um cemiterio na Normandia. Com certeza em termos de mostrar TTPs reais esse filme e “BlackHawk Down” sao dos melhores e mais realistas possiveis. Ha tbm uma serie de 10 episodios da HBO chamada “Band od Brothers” que e considerada aqui como o melhor “filme” de guerra existente!! E sobre a 101st Divisao PQD na 2GM e ano que vem saira a serie irma sobre os Marines no Pacifico, sera conhecida por “The Pacific” e tera personagens como John Basilone, Chesty Puller, Ira Hayes, Howling Mad… Read more »

Vassily Zaitsev

Leo Paiva, 19:35,

“Flecha Quebrada”????????????? também vi essa expressão, só que no filme “Fomos Heróis” com Mel Gibson. Servia para indicar que a integridade de sua tropa estava destruída e que estavam cercados.

# Fomos Heróis= We Are Soldiers, já que o Marine mora lá em Boston, pode ser que ele não saiba o nome que foi dado ao filme aqui no Brasil. Trocaram o “Soldado” pelo “Herói”, deixando a tradução errada.

Vassily Zaitsev

Marine,

Claro que vi sua resposta, agradecido.

Band Of Brothers tb é o bixo, muito bom. Tom Hanks atuou como diretor.

Vendo o desfile de 7 de Setembro em Brasília, vi uma Companhia ou Pelotão, sei lá, de PQDs do EB fazendo malabarismo com o fuzil FAL com uma baioneta instalada. O sincronismo foi perfeito. No fina da apresentação, ainda gritaram: ” Salve, Brasil”; fiquei arrepiado.

LeoPaiva

Pois é caro Vassily Zaitsev , foi isso ou “flecha partida” ou algo que o valha, tenho gravado o filme depois confiro, e já que o assunto é achados e perdidos : 1-Existem relatos de uma bomba de Hidrogênio perdida na década de 50 ao largo da Georgia nos EUA. 2-Em 1966 3 bombas de hidrogênio caíram junto com um B-52 na Espanha, duas detonaram, não a ogiva principal é claro pois não estavam armadas, outra caiu no mar e foi recuperada intacta. O filme “Homens de Honra” retrata a recuperação de uma delas, o herói do filme acaba tropeçando… Read more »

Vassily Zaitsev

Leo Paiva,

Não me dê mais um susto desses:
Quando li: duas delas explodiram………………, indaguei, “o quê??????????????????????????? como é que é?????????????????????, aí terminei de ler a frase a fiquei mais aliviado, pois começara apensar que metade da Espanha fora pras picas.

Marine

Vassily,

“We were soldiers” e baseado em um livro chamado “We were soldiers once…and young” escrito pelo jornalista do filme e o comandante do batalhao interpretado por Mel Gibson. Vale a pena conferir se existir no Brasil.

Se a unidade a que se refere tivesse de 100 a 200 homens e uma companhia, se fosse de 25-50 seria um pelotao. Da uma olhada nesse video ja que gostou do sincronismo…

http://www.youtube.com/watch?v=Y90UPLLo6nY

LeoPaiva,

Nem vi vcs descendo o pau nos Russos….rsrsrs.

Sds.

Vassily Zaitsev

Marine,

Quanto ao HIMARS, acho que vou ter que dar o braço à torcer, acho que vc tem razão, é um míssil. E dos mais “fodão” ainda.

# fodão= destuidor, que bota para quebrar.

Já são 23:23 e amanhã é um novo dia, terei que aturar meu chefe mais uma vez desde o alvorecer.

fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hornet

Mui amigo vc, hein, Vassily?!!! Fronteira entre Síria e Israel!!! Lugar calmo, tranquilo, cheio de urso polar pra gente apreciar…

Já estou até vendo eu chegando por lá e as “otoridades” locais perguntando…

O que o Sr. veio fazer aqui? Nada, não…só vim pegar aquela bomba atômica ali, mas já estou de saída….

Na, na, nina não…vamos repartir essa bomba aí da Groenlândia. Meio a meio…na verdade, eu só preciso de 1 centésimo dela, isso já resolve o meu problema de presentes de natal…o restante é seu….rs.rs.rs.rs.

um forte abraço

Vassily Zaitsev

Num aguentei, fiquei mais um pouco.

hornet,

Traz a roupa com 800 quilos chumbo que nóis divide a “bixa”; ou melhor, não quer a danada por inteiro, pois resolvi mudar de estratégia: a sogra vai morrer é de raiva mesmo, pouco à pouco.

Zoeira, zoeira, curto minha sogra pra caramba, quem não vale uma “piaba” é a parteira, que deixou ela viva.

# piaba= lambari.

Vassily Zaitsev

Agora que eu me toquei: O Galante tá no azul; a conta bancária está bufando.

LeoPaiva

Pois é Marine, acho que o Galante colocou esse post para equilibrar a balança um pouco, e, como meu time tá quase na segundona, então hoje eu estou malhando tudo, na próxima oportunidade vamos falar do caso Roswell e do acidente com OVNIs em Varginha, “eita bando de ETs incompetentes sô”.

Hornet

feito. kkkkkkkkk

abraços

Vassily Zaitsev

Boa noite, fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

Hornet

Ops. o último post meu era uma resposta pro Vassily…

vou repetir aqui:

Feito, Vassily! Combinado. Eu levo a roupa de chumbo, vc cuida dos ursos polares, a gente pega a bomba e saimos em fuga morro abaixo no trenó. Depois disso é só embrulhar o “brinquedinho” pra presente….hehehe

abs.

Marine

Vassily,

Com certeza de baixo de sol e com equipamento, tiro meu chapeu a eles, so queria te mostrar um outro estilo.

Sds.

John

Leo Paiva, Confirmo seus comentários sobre as armas nucleares perdidas. A que foi perdida em solo americano, não foi encontrado até hoje, isso depois de quase três anos de buscas no local da queda e quase 40 anos de monitoramento do local. Quanto ao local da queda, seria interessante saber, a informação que disponho, comenta um local não especificado na Flórida, e não na Geórgia, mas acho isso apenas um detalhe….não muda o fato. Já as que cairam na Espanha, realmente duas foram “detonadas”, não no sentido de explosão nuclear, mas tiveram seus invólucros danificados e/ou parte dos explosivos nucleares… Read more »

AJS

Caro Wolfpack

E, em 27 de Outubro de 1986, enquanto a população paulista participava de várias atividades, a nuvem radiativa proveniente de Chernobyl estava “viajando” pelos céus do Estado, divulgaram à época, que à noite, devido à falta de ventos, pairara sobre o ABC, me recordo porque justamente naquela noite, participava com minha família de um churrasco ao ar livre.

Na época, o Brasil vivia a falta de leite, carne e demais produtos, em razão do congelamento de preços, mas recebemos muita carne e muito leite em pó da Europa, notadamente dos países nórdicos e Bélgica.