Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

É uma pena ter ficado de fora do FX-II.

Particularmente eu gosto muito desse caça. Apesar de ter torcido para o Sukhoy-35, é inegável que o Eurofight corresponde a altura.

Já pensou este esquadrão todo ai pintados nas cores da FAB, lindo hein…

joao

RL,sim veremos esse esquadrao todinho nas cores da FAB. Em 2045,quando ficarem obsoletos,com milhoes de horas de voo.

Cinquini

Um amigo da FAB viu de perto o Eurofighter na Inglaterra em viagem e disse que hoje ele acredita ser o melhor vetor de caça.

Corsario-DF

Lindas fotos, sem dúvida um grande avião. Mas seu custo é muito elevado para os padrões brasileiros, tanto de operação quanto de aquisição. Sds.

Douglas

Se tivésssemos o dinheiro…….

André

Será que o custo de aquisição e operação do Eurofighter é tão maior assim do que o dos aviões que permanecem no F-X2?

J Mitchel

Caça bom era o F104S -ASA! Este era um caça de verdade e não este pobrecito aí.
At
JM

Brigadeiro... de chocolate

Duvido um esquedrão de eurofighters ser melhor que um esquadrão de https://www.geocities.com/gav5_br/pastaaeronaves/at-26alouette.jpg

Douglas

Tudo se resume ao tamanho do orçamento. Se vc tem um cheque gordo na carteira, qualquer acordo é facilitado. Não é nosso caso.

Walderson

Galera,

um de nossos amigos aqui do Aéreo falou uma coisa que achei interessante, acho que foi o Konner: não vi nenhuma nota, um desabafo por parte dos fabricantes do Sukoy e do Eurofighter. Pois é, nunca os vi fazendo força para nos vender nenhum parafuso. Sinceramente, acho que eles pensam que é avião demais para nós. Acho um excelente avião. Talvez seja o melhor dos de 4,5 geração, mas esse silêncio dá o que pensar.
Um abraço a todos.

Francisco M. Xavier

Dae Walderson! blz?! pois e… coisa boa a gente tem que correr atr’as! quem tem fica no aguardo de quem realmente quer o melhor! e vai cobrar por isso! brincadera, mas acho que um pouco funciona desta maneira… e derrepente, eles nao tao assim tao precisado! he he
Abra’co
Francisco

Fábio Max

Um alívio para os pilotos do belíssimo F104 StarFighter, apelidado por muitos de “caixão voador”, por ser perigoso de pilotar.

Notaram que nessas fotos aí tem mais poder aéreo que a aviação de combate inteira da FAB?

Paulo Costa

A Italia esta se reequipando com varios aviões novos,
e vai fazer um upgrade no AMX,bom sinal….

Vovódka

Agora sim!!!! Agora tem viuva de Eurofaiter pra me fazer companhia tambem na viuvez do Sukhoi!!!!! Vaomo todo mundo dar um fim nesse FX2!!!!! Fora FHC Fora FMI e Fora FX2!!!!!! FX3 com eurofaiter, SU35 e F35 jááááá!!!! Nessa o Sukhoi e’ muito muito muito mais barato e vai ganhar!!!!

Billy

Por que não e$$a duzia aí acima não foi adquirida no lugar daquela$ lata velha$ que hoje equipam o 1º GDA?

Voluntário da Pátria

Melhor não seria ter uma pequena quantidade de vetores realmente eficazes, ainda que caros, do que um monte de aviõezinhos desfilando em 07 SET? EFA / F 35 (qualidade)+ AMX II / ALX (quantidade)seria um bom “conjunto”?

Luiz Marcelo

Eu vi o EUROFIGHTER TYPHOON em Farnborough 2002 e achei ele muito ruidozo, o recordista é o Panavia Tornado, um verdadeiro furacão de tanto barulho que faz. O melhor da feria foi o Gripen e os caças americanos. Mas lá se vão 6 anos… Não acredito em sua superioridade para os caças do FX2 no momento, mesmo com supercruise.

LeoPaiva

Vejo que a vovódka já fez 29 correligionários na enquete do Poder Aéreo.

Quanto ao avião, é um exelente vetor, indiscutível, mas, concordo com o Mauro quanto as dificuldades da negociação devido ao consórcio formado por diversos países.

Só discordo de quem diz que algo assim não é pro nosso bico devido ao preço, no dia que as FAs receberem verbas proporcionais ao tamanho do nosso PIB e coerentes com as necessidades reais de defesa, essa síndrome de vila lata desaparece rapidinho.

Alfredo_Araujo

Po.. ja nao basta de chororo nao??

Todo tópico, por mais diferente e improvavel q seja, tem alguem chorando sobre a situação da FAB, marinha e exercito…
“Ahhh se tivessemos dinheiro para isso” “Ahhh se esse tivesse ganho” “Ahh se os governantes fossem sérios”

Os 3 blogs ja estão ficando enjoativos!! Não por causa dos assuntos, q são otimos!! Mais por causa desse tipo de comentário!!

O tópico é sobre o Typhoon, vamos falar sobre o Typhoon… e nao ficar chorando por nao termos Typhoons e termos F-5!!

Igor

Pessoal hoje tem combates aéreos do futuro! 23:00 “Ver listado de programas Estréia Combates Aéreos do Futuro Neste especial de 2 horas conheceremos em detalhes a nova geração de aviões de combate. O F-22, o F-35 e o Eurofighter Typhoon representam uma nova espécie de aeronave; são mais rápidas, mais manobráveis e possuem armamento mais eficiente. Além disso, conheceremos seus prováveis inimigos: o Su-35s russo e o J-10 chinês. Não perca esta oportunidade única de vê-los em ação e acompanhar a simulação de uma batalha para decidir qual deles dominará os ares no futuro. ” Só no The History Channel.… Read more »

Pinchas Landisbergis

” SE ” não existe só existe o “É”

Vassily Zaitsev

A terceira foto está um espetáculo. A formação está perfeita.

Igor, Pena que não tenho mais TV à cabo. Na minha casa, a televisão estava programada com canal preferido de nº 40, ou seja The History Channel. Curtia pra caramba os programas Naves Heróicas, Combates Aéreos, Fogo Cruzado.

O Discovery as vezes passa programas do gênero. Lá, eu curtia Sobrevivi e Pesca Mortal!!!!!!!!!!!!!

abraços!

Vassily Zaitsev

Ah, esqueci da mencionar O Correio Militar, um dos melhores!!!!!!!

LeoPaiva

Caro Igor, o programa de hoje promete ser interessante, embora eu não espere que ele venha nos trazer muitos dados sobre as verdadeiras capacidades dos super caças que você citou.

Parei de assistir a esse programa por causa do puxasaquismo aos americanos e israelenses, poxa, os caras são bons, são melhores treinados, tem equipamentos bons também, mas será que a lufftwafe, os japoneses, russos e árabes não tiveram nem uma vitoriazinha sequer, nem um Ás sequer que pudesse ter a história contada também, haja paciência.

Desculpem o off topic.

Joao

Po,ador o Correio Militar,que aqui em cima se chama Mail Call. Tambem The Deadliest Catch,que no Brasil e pescada Mortal…

Vassily Zaitsev

João,

Moras onde?????????????? na terra do Tio Sam????????????

Vassily Zaitsev

Pescada Mortal nãoooooooooooooooooooo! homi de Deus!!!!!!!!!! É Pesca Mortal!!!!!!!!!!!!!!!!!

tô rindo até agora!!!!!!!!!!!!!!!

Igor

Zaitsev é uma pena mesmo, melhor canal da tv fechada! Aqui tbm é o favorito, pelo menos dos homens da casa. rs LeoPaiva tbm acho, mas do mesmo jeito é imperdível! De fato há um puxasaquismo. Eles mostram a vantagem/desvantagem de cada avião. Estranho é que os outros não conseguiam tirar essa vantagem ao seu favor. Eles não mostraram quando os inimigos tiveram sucesso, no max citam! Os pilotos alemães apavoravam, pelo menos era mais equilibrado, tanto que os meus Dogfights preferidos eram os da 2ª GM. Dos japoneses realmente não lembro de nenhum grande destaque. Agora russo teve na… Read more »

LeoPaiva

Muito interessante Igor, valeu.Vou gravar o de hoje.

Vassily Zaitsev

Minha esposa odiava. Quando via, falava: E a minha novela????? o jeito foi assinar ponto extra.

Meu inglês é bem fraquinho, mas o Ás Yevgeni conseguiu 19 vitórias??
Mas, mesmo assim nem se compara à um nome mítico: Franz Joaquim Marsselhe, acho que é assim que se escreve.

Baschera

Caro LeoPaiva,
Você alguma vez já viu um filme de hollywood em que os japas ou os nazis ou então os árabes saem vencedores ???
Sds.

Vassily Zaitsev

Seria estranho o THC falar das “proezas” de Mirage, AMX, T-72, Mig-17. Curto demais o canal, mas ele não nega sua raíz, que é norte-americana, e tem a função de apresentar ao mundo as façanhas de seus soldados.

Luiz Marcelo

Alguém sabe porque a França resolveu não participar deste consórcio da EADS Eurofighter? No primeiro contrato, ou estudo, eles estavam presentes, mas desistiram. Alguém sabe também dos custos deste projeto? Dizem que é tão ou mais caro que o F22 Raptor, sem o mesmo sucesso!

LeoPaiva

Isso é verdade Baschera, só tem mocinhos, o resto é tudo bandido.

Agora com 2 minutos de programa eu já sabia o resultado: O americano sem combustível, sem mísseis, com apenas 2 projéteis de canhão, conseguia fazer todas as manobras possíveis, derrubar dois migs, pegar as crianças na escola, e voltar para a base pegando fogo e só com uma asa. Aí eu fico a novela da minha esposa.

Abraços.

WAR

Acabei de desligar a TV. Ví, no THC, o tal Combates Aéreos do Futuro (ainda está rolando). Quando liguei, passava um combate entre vários Rafale (Rafeile, para o idiota do tradutor), e alguns F22 Raptor. É claro que os F22 ganharam todas (inclusive usando a Cobra de Tukachevsk. Me corrijam os russófilos. Esta manobra que, segundo o programa, só os F22 e F35 seriam capazes de fazer, pelo que sei, até os Mirage III faziam). Bom, segundo o ás entrevistado, única coisa da qual eles tem medo é de sistemas antiaéreos sofisticados e, é claro, só precisam descobrir como furá-los.… Read more »

jean

Igor The History Channel. Imperdível! Acabei de ver! Na boa Deus salve-nos da américa! Se os F22 Raptor, F35 Lightning II, for tudo o que foi mostrado; cheguei a seguinte conclusão, pra que Fab, FX2 o retorno, fique boquiaberto não sei se com as aeronaves em si, ou com o marketing? Segundo o documentário os vetores mais próximos de talvez fazer frete a eles seriam o Rafale, e SU 37 berkut, o resto é resto SU 30, SU 35, Eurofighter Typhoon, JAS 39, J10 só um porem esquecerão do T50, mas em uma coisa eu concordo no futuro o combate… Read more »

jean

Claro que defendo o Fx3 segundo o dcumnetario!

Igor

É… era esperado esse tipo de coisa. Eu não duvido da grande capacidade do raptor e do lighting, o que exageraram foram as façanhas dos pilotos americanos. Pior do que aquela de jogar um míssil, fazer manobra e derrubar o outro com a metralhadora ao mesmo tempo… Outra coisa, eles falaram que o berkut é o provável quinta geração russo. Meio estranho mas pode ser. Nos dogfigths com os berkuts, aparentemente era para ser tudo equilibrado, no entanto acontecia a façanhas dos americanos conseguirem “desviar” dos mísseis e os russos não. Com o “Rafeio” tbm. Mais uma coisa, na hora… Read more »

Vovódka

KKKKKKKKK!!!!!! Mo’ comedia esse programa!!!! Os americano nao tao satisfeito em dizer que derruba os avioes russos hoje e daqui a dez e daquai a vinte anos e agora vem dizer que eles vao ganhar dos russos ate’ nos avioes orbitais ramjet que ainda nem existem!!!! Fala serio o Pavelzinho Sukhoi ta’ se virando no tumulo!!!!!! Comedia ate’ pra veia viuva de Sukhoi que nem que eu!!!!!! So’ dando risada!!! Gostei foi dos Rafale caindo sem poder fazer nada! KKKKK So’ tomando vodka que e’ programa bem melhor que esse de ontem!!!

Francisco M. Xavier

Se tem fundamento, isso, ou é muito bom ou é muito ruim, depende de qual vetor vamos ter… Mas acho que pode ser verdade, pois o F-18E/F não é um avião de geração 4+, e sim um caça de projeto concebido nos anos 70, entrou em serviço nos anos 80, e mesmo em sua nova variante, não deixou de ter a essencialidade do projeto original, ele é pouco furtivo, depende quase que exclusivamente de sua suíte para tal, tem desempenho de caça-bombardeiro no que diz a manobrabilidade (e eu acho que ele foi feito mais voltado a esta proposta, mesmo… Read more »

Francisco M. Xavier

ops! postei no lugar errado!

Igor

É… era esperado esse tipo de coisa. Eu não duvido da grande capacidade do raptor e do lighting, o que exageraram foram as façanhas dos pilotos americanos. Pior do que aquela de jogar um míssil, fazer manobra e derrubar o outro com a metralhadora ao mesmo tempo… Outra coisa, eles falaram que o berkut é o provável quinta geração russo. Meio estranho mas pode ser. Nos dogfigths com os berkuts, aparentemente era para ser tudo equilibrado, no entanto acontecia a façanhas dos americanos conseguirem “desviar” dos mísseis e os russos não. Com o “Rafeio” tbm. Mais uma coisa, na hora… Read more »

RL

É uma pena ter ficado de fora do FX-II.

Particularmente eu gosto muito desse caça. Apesar de ter torcido para o Sukhoy-35, é inegável que o Eurofight corresponde a altura.

Já pensou este esquadrão todo ai pintados nas cores da FAB, lindo hein…

joao

RL,sim veremos esse esquadrao todinho nas cores da FAB. Em 2045,quando ficarem obsoletos,com milhoes de horas de voo.

Cinquini

Um amigo da FAB viu de perto o Eurofighter na Inglaterra em viagem e disse que hoje ele acredita ser o melhor vetor de caça.

Corsario-DF

Lindas fotos, sem dúvida um grande avião. Mas seu custo é muito elevado para os padrões brasileiros, tanto de operação quanto de aquisição. Sds.

Douglas

Se tivésssemos o dinheiro…….

André

Será que o custo de aquisição e operação do Eurofighter é tão maior assim do que o dos aviões que permanecem no F-X2?

J Mitchel

Caça bom era o F104S -ASA! Este era um caça de verdade e não este pobrecito aí.
At
JM