A Alemanha, a segunda maior operadora do Phantom II no mundo, deve finalmente aposentar seus caças no ano 2012, que serão substituídos em serviço pelo Eurofighter. Os F-4F Phantom II alemães passaram pelo Programa ICE na década de 1990, que dotou os aviões de radares APG-65 e mísseis AIM-120 AMRAAM, entre outras melhorias. Ver aqui também outro grande usuário do Phantom.

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joao

Daqui a pouco chegam no Imperio Tupiniquim.

Taer

Pensei que estas “belezas” já estavam aposentadas!
Belas aeronaves!
Sds.

pablo

Joao,

eu ia dizer exatamente isso…

André

A segunda foto é simplesmente sensacional!!!

joao são josé sc

Ainda tem gente que reclama do F5 e do MIRAGE .

Fábio Max

Esses dias, acho que li aqui, sobre alguns operadores deste que é um dos caças mais belos já projetados:

-Alemanha
-Espanha
-Arábia Saudita?
-Israel?

A Espanha parece que os desativou no ano passado em virtude de corrosão.

Mas são aviões tão antigos (ou mais) que os nossos F5 bicudos, nem por isso são considerados sucata, como muita gente qualifica nossos vetores…

kaleu

Bem lembrado amigo Fábio Max, se os Phantom II da Luftwaffe, fossem da FAB já estariam caindo de pau, dizendo que é um absurdo mantê-los até 2012, eram “sucatas”e etc…etc…

abraços
Kaleu

Francisco M. Xavier

Só tem uma diferença, eles vão ficar na Luft até 2012… mas com companheiros, digamos… mais “capazes” (Typhoon) : ), e aqui?? F-5M e deu pra bola! esta é a única diferença! e quanto a mantê-los, acho que a Alemanha tem um pouquinho mais de grana!, além do que o phantom tem características mais, digamos, robustas que o F-5M, podendo fazer uma boa simulação quanto ao desempenho, teto, autonomia sem revo que o F-5M, pois a Alemanha fará sua substituição gradual pelo o Typhoon.
Abraços!
Francisco

Francisco M. Xavier

Ah, na linda foto 2, uma dúvida: Os phantom são a diesel? que fumacinha preta aquela! he he

Storm

Franciso, os Phantom sempre foram fumacentos mesmo desde as primeiras versões. no Vietnam isso denunciava a presença dos Phantons.

Apesar de muitos acharem o Phantom ele nunca foi uma unanimidade.
esses alemâes com o APG-65 e AIM-120 AMRAAM, são muito capazes , só no combate aproximado que deixam a desejar…

Brigadeiro... de chocolate

Faz um pouco mais de fumaça que os AMX hehehe. Tive a oportunidade de ver de perto em vôo esses aviões na Europa. Acho que era esses alemães, mas estavam usando um esquema de pintura da Otan.
Já que compararam o incomparável, aqui está os dois voando junto. F-4 & F-5.
Tchau

Brigadeiro... de chocolate
Francisco M. Xavier

Sei disso Storm, só tava zoando um pouco… olha os Phantons (youtube) no Vietnam, não sei se foi lá que vc viu….
Só não sabia que os Alemães tavam usando o AMRAM…, sobre combate aproximado, para um piloto que sabe usar o “opalão” ele não é tão ruim assim… foi o que li, quando o motor não falhava e eles já tinham o canhão instalado e os sparrows já tinham voado para o “infinito e além”, os grandões se saiam bem contra os Mig-21, que muitas vezes eram pilotados por russos, lá nos tempos de Platoon! : )
Abraço
Francisco

Henrique

Belo avião… mas ainda fico com o F-5.
Os alemães irão utilizá-los até o final de sua vida útil mas já com a substituição pelo Eurofighter em andamento.. o dinheiro do contribuinte lá é gerido com cuidado e não “digerido” como aqui.
Abraço.

Manfred Von Richthofen

Gente, o F-5 é um “fusca”, não dá para comparar com o Phantom II, que é um verdadeiro MITO na aviação de combate! PHANTOM FOREVER!
Se não fosse a idade da célula, o Phantom com radar APG-65 e AMRAAM seria páreo para qualquer outro caça moderno por muitos anos ainda.

Luiz Marcelo

Alguém têm o telefone do Brigadeiro Sato? temos que avisá-lo. É capaz que a Alemanha doe estes aviões para nós… Senão eles vão acabar no deserto americano ou como algum alvo do F22/F35…

Hornet

Nada disso, não avisem o Brigadeiro Saito, não. De jeito nenhum….

Por um acaso alguém teria o telefone do comandante da Luftwaffe? Eu quero um desses, mas é pra mim…rs.rs.rs.

Tem certos aviões que não deveriam se aposentar nunca, o Phantom é um deles.

abraços a todos

Fábio Max

Os EUA se recusaram a vender o Phanton para o Brasil no início dos anos 70, o que levou à aquisição dos Mirage IIIEBR. O Brasil bem que tentou adquiri-los, num tempo em que a FAB não era boicotada.

paulo costa

Comprar F-4 agora não é mais um bom negocio,se for o F-5,que temos
talvez compense,Os F-4 fazem fumaça em determinados regimes de voo,
eles ja estiveram em SJ dos Campos no inicio dos anos 70,
a pista era curta,da FAB/Embraer/CTA,eles começavam na terra,
eram cinco que levantavam voo,ao mesmo tempo,todas as pessoas paravam para ve-los iniciando o voo,a baixa altitude fazia um pouco de fumaça,mas a media altitude,e com mais velocidade,
quase não se via nada,bons tempos aqueles,um deles subia na vertical,em cima do publico,dava para ver o PC ligado,e sumia no ceu…Alias,porque a Embraer/FAB não promove mais estes show´s?

paulo costa

As turbinas mais caras,com camara de combustão mais aperfeiçoadas,
e outros refinamentos,não fazem fumaça,ja as outras fazem mais em determinados regimes de voo.
O que que voces acham de nos pedirmos a Tia Merkel,ja que eles estão usando o F-4 a tanto tempo,de nos emprestarem alguns
Typhoons ate a chegada do nosso FX-2?

Hornet

amigo Mauro,

definitivamente temos muitas coisas em comum, esses que vc citou são os meus favoritos também…se pudesse estender a lista para o período da Segunda Guerra, eu incluiria o Spitfire também…

um forte abraço

Vassily Zaitsev

Em um dogfight de F-4 X F-5, fico com o bicudo. Isso sem radar, com os dois lado à lado, tentando se colocar às seis horas do oponente.

Vassily Zaitsev

Hornet,

Esqueceu do melhor de todos: P-51 Mustang. Não tem pra ninguém!!!!!

Hornet

Vassily,

bem lembrado! Falha minha. O P-51 Mustang também tem que estar na lista…sem dúvida.

um forte abraço

Luiz Marcelo

Eu tinha um Phantom F4 da Revell coisa mais linda, tinha até os tanques sub-alares nas asas e claro os AIM7 escondidos na fuselagem, não colei nenhum, vivia tirando do lugar até que começou a quebrar as aletas. Era da USAF e não tinha a Cruz de Malta da Luftawaffe. Durou bastante, até alguém ter pisado em cima dele. Tinha também um B24 Atlantic Liberator, difícil colar as torretas dos canhões…

The Captain

Uma das mais belas obras de arte já construida em qualquer tempo da história, sem dúvida um “mito”.

Fábio Max

EU noto que, na Europa, em forças aéreas de países ricos, mas não tão opulentos quantos os EUA, é normal haver aviões de 30 ou 40 anos em uso. Na Inglaterra ainda operam Tornados. Os F104 StarFighter foram desativados apenas ano passado na Itália. F-4 Phanton na Alemanha e na Espanha. F-5 na Suiça (se bem que os suiços tratam de conservá-los novos, como se retirados das caixas há 15 dias). Na França ainda são operacionais algumas unidades antigas de Mirages. Isso denota que os países observam a necessidade de uma aviação de caça e ataque de segunda linha, talvez… Read more »

TENENTE

Falando de II GG ,prefiro FW 190 & BF 109.

joao

Sinto muito,Luiz Marcelo. O Brigadeiro Sato no momento esta ocupado com a compra dos Mirage Panteras do Chile…rsrsrs.

Zorann

Tambem prefiro o Bf 109 e o Fw 190

João-Curitiba

Nesse concurso de beleza eu classifico o F4 como o mais bonito. No ramo civil sou fã do DC3 e do Super G Constelation.

Nelson Lima

Imagina os custos que teríamos tido em modernizar os f4 phantom para um padrão f4m? Muito maiores do que no f5 e com os orçamentos apertados de que dispomos.

Direto do Céu Azul

Fumaça nos dias de hoje, em que os combates são BVR, não significa nada.

McNamara

Os combates hoje nem de longe são apenas BVR.

Corsario-DF

Os F-4 são realmente um mito. Também tinha um F-4 da Revel lindo. Sobre a comparação com F-5 são caças completamente diferentes e com capacidades completamente distintos, pois basta ver o peso das aeronaves que se chega a conclusão. Como alguns aqui postaram, eu prefiro os caças do 3º Reich como os mais bonitos (Bf-109, Fw-190 entre outros). Lógico que o F-4 tem um lugar especial, juntamente com o F-14, e é claro os Sukhoi’s da família Flanker. Na minha infância eu sempre sonhei em ver o F-4 com as cores da FAB, mas hoje em dia seu tempo já… Read more »

Manfred Von Richthofen

Nesse lance de BVR, os F-4 da Lutwaffe tem uma limitação: como não possuem um IFF, eles só podem usar o AMRAAM quando apoiados por AWACS. Se estiverem sozinhos, só podem disparar o AMRAAM com confirmação visual.

kelp

olá amigos
escutei falar que a uns anos os japas tentaram remotorizar seus F-4 mais o governo americano não deixou, os japas descobriram que remotorizados os f-4 teriam o mesmo desempenho e manpbrabilidade que os F-18, não sei se é verdade.

Manfred Von Richthofen

Kelp, não duvido nada. O F-4 com duas turbinas F404 deve ter uma performance sensacional.

Beto

Pq a MB não comprar esses aviões???

Montenegro

Kelp, na verdade a LM ofereceu um pacote de modernizações para os F-4 em meados dos anos 80 dentro do programa “Super Phantom”, ai incluida a remotorização dos mesmos. Esta modernização foi absolutamente “rejeitada” pelos EUA pois os “Smokers” ficariam com performance igual ao do F/A-18 A/B Hornet então novinhos em folha.

marujo

Agorinha mesmo aparece um louco, aqui no blog, sureindo a compra desses aviões para equipar o São Paulo.

Alte Makarov

Boa idéia marujo! Deveríamos comprar estes aviões para equipar o São Paulo!

rsrsrsrsrsrsr

Wladimir

Alguém sabe informar quantas unidades a Alemanha opera?

Beto

Louco marujo???
eu só queria passar o meu comentário sobre o assunto!!não precisava ser irônico comigo!! Pelo que vejo, falta um pouco de conhecimento em vc e sobra sarcasmo… Estamos aqui expressando nossas opiniões sem sem “medos” de parecermos loucos, pois os que mais tem experiências são os que mais erram e os que mais ousaram e conseguiram algo foram aqueles chamados de loucos…
Agora paremos por aqui e vamos ao que interessa, ou seja, continuar nossa conversa saudável, afinal estamos aqui apenas para nos distrair, não para nos ofender.
Grato

Coralsea

A Alemanha tem 44 unidades….sei que alguns estão na base aérea de Laage na função de interceptadores, mas muitos estão na base aérea de Holloman, EUA onde os alemães fazem o treinamento….treinamento este que não é permitido na Alemanha por causa do barulho…
O treinamento dos Tornados é feito na base aérea de Goose Bay, Canadá pelos mesmo motivo…além de que essas bases possuem uma aérea de treinamento gigantesca….na Europa é tudo muito apertado…

Paulo Costa

As coisas mudaram,em 92 estava numa estação ferroviaria,de repente
fechou o tempo,varios aviões procurando um tanque em um vagão,
ate localizarem o alvo,um barulhão danado.
Familias com crianças,ficavam nas cabeceiras das pistas para verem
os aviões pousando,fora os combates aereos no ceu,a tarde.
Algumas bases permanecem,contribui com empregos,e seviços na região.Agora aqui temos a Cruzex,e outras por ai…

marcos paulo

SERA QUE ELES SÃO UMA OPÇÃO MELHOR QUE MODERNIZAR OS A4 DA MARINHA
COMO ESTA QUERENDO A MARINHA
JÁ QUE UMA REFORMA FOI FEITA A “POUCO TEMPO” E OPERALOS SOMENTE APARTIR DA BASE DE SÃO PEDRO SE NÃO DER PARA OPERALO DO SÃO PAULO
MELHOR QUE OS A4 ACHO QUE ELES ESTÃO

joao

Daqui a pouco chegam no Imperio Tupiniquim.

Taer

Pensei que estas “belezas” já estavam aposentadas!
Belas aeronaves!
Sds.

pablo

Joao,

eu ia dizer exatamente isso…