Na última enquete, 59% (722) dos leitores consideraram absurda a eliminação do Flanker da concorrência para o FX-2. 41% (504) opinaram que a eliminação era esperada, e que existem opções melhores para o Brasil. Em homenagem à maioria, vai a foto do Flanker venezuelano, como consolo.
A nova enquete pergunta qual deverá ser o caça selecionado, levando-se em conta somente fatores técnicos e não políticos. Quem ainda não leu o resumo das características dos finalistas, pode acessar as fichas nos seguintes links: BOEING (F/A-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Sacanagem do Blog com a gente…justo a foto de um Flanker do Cháves, pô!!! rs.rs.rs.

Mas beleza, vamos ver o que vai dar nessa nova enquete.

abraços

Henrique

Assim meu voto é no Super Hornet.

welington

Pena que nem o Flanker vai vir ou até mesmo o PAK FA T-50, então se vamos ficar com umas das aeronaves que fiquemos com a “melhor” (que tem as melhores caraquteristicas) o F-18 tem um RCS quase do mesmo tamanho que os caças europeus graças ao uso de material RAM, porem seu radar vê mais longe no quesito manobrabilidade e desempenho o Gripen leva a melhor pois mesmo sendo monomotor ele tem supercruise e boa velocidade final e uma boa autonomia se comparado aos três finalistas, porem ele é monomotor e isso é uma desvantagem em um combate, o… Read more »

André de POA

fico com o certo em vez do duvidoso.. F-18! Tenho certeza que os aviões do Chaves ficaram bem mansos contra um F-18 moderno e bem armado.

welington

R=E

welington

………………………..

Vovódka

59 a 41 e’ vitória!!!! Tem mais viuva do Pavelzinyho Sukhoi escondida aquííí!!!!! vamo saír de trais desse voto secreto de enquete e aparecer mais e vamos lutar pelos direitos da gente!!! A vovó aqui num é ciumenta nao!!!!! Fora FX2 a gente inda vai ganhar no tapetao!!!!!!

welington

kkkkkkkkkkkkkkkk, Vovódka seus comentários são muito engraçados viva ao Flanker!

RL

Galera. Pra deixar todo mundo com um “Nó” ainda maior na cabeça. Olhem esta reportagem públicada no site do Defesanet na data de hoje Edição 31 Outubro 2008 – Edição 15-08. Projeto F-X2 – Semanas tumultuadas O Comando da FAB tem trabalhado duro para manter o F-X2 no rumo projetado. Em especial proteger do agressivo lobby russo montado em Brasília. O sonho de ter o Sukhoi Su-35 novamente na competição está na bagagem do presidente russo Medvedev, que desembarca em Brasília, no próximo novembro. Será que isso ai vai acabar resultando em uma briga fora dos ares entre os competidores… Read more »

Hornet

RL,

Sei não…mas isso aí que saiu na Defesanet está com cara de “trabalho de bastidores” da Vovódka…rs.rs.rs.

um forte abraço

Vovódka

com o medvedev eu e o welinton falta só 719 viuvas do Sukhoi pra aparecer!!! Vamo marcha pra Brasilia!!!!!! Fora FX2!!!

Hornet

amigo RL,

Mas, por outro lado, se isso que saiu na Defesanet tiver algum fundamento, começo a desacreditar do FX-2, na FAB, no MD etc…Não pelo Flanker, nem pela Vovódka e nem nada disso. Eu Desacreditaria pela falta de seriedade que isso demonstraria. Mas creio que é só mais uma boataria envolvendo o FX-2….mais uma entre as milhares…

um forte abraço

marcelo

acho que os russos….ainda vao tentar mais um cartada……vao tentar beliscar alguma coisa ainda………pro presidente russo vim ai e fazer um oferta muito boa pra nos nao custa nada……ai o fx-2 vai pro beleleuuuuuuu………..ja que os produtos russos tem um preco de muito atrativo

welington

Seriedade no nosso governo é o que mais falta!

RL

Bom rapazes. Eu vou falar pelo meu conhecimento profissional de 14 anos atuando na área comercial de vendas. Posso, e acredito estar redondamente enganado, más vou dizer pelo RL de negócios. Existe no mercado mundial uma premissa que vale para qualquer situação de negócios, seja de móveis para escritórios (área onde atuo), seja para setor agricola, setor de componentes, setor de informática ou mesmo de aviões, civis ou miliatares. Essa premissa é o seguinte. O “PEDIDO” só esta finalizado e atestadamente comprovado quando ambas as partes em comum acordo estiverem 100% satisfeitas. Resumindo. Quando quem compra deposita o dinheiro, e… Read more »

Lobim

O que importa é qual será a proposta dos Russos se for maior transferência de tecnologia ou quem sabe algo como eles fazem com os chineses que montam seus aviões e já fazem uma versão do mesmo!! O governo tem que saber tirar proveito dessa oportunidade seja com o F18, SU-35BM ou Rafale. Obs; eu não acredito no governo dos EUA, vejam o exemplo do Japão seu maior aliado na Asia…. investiu e apostou alto no F22 e foi negada sua venda, todos os aliados do EUA estão em um patamar mediano no quesito defesa como Korea, Austrália, Japão sempre… Read more »

RL

Ulisses. Vou acompanhar você e me atentar ao tópico da matéria.
Realmente esses caças Venezuelanos estão feito Leões sem dentes.
Nem misseis receberam “AINDA”.

Pois é….”AINDA”…

Hornet

RL, antes de mais nada, obrigado pelo “voto” na minha pessoa…rs.rs.rs. Mas falando sério…isso que vc colocou tem fundamento. Entretanto, uma coisa que não vejo muito sentido: pra que ter 3 finalistas? Podia ser 2, 5 ou 300 finalistas, a pergunta continuaria a mesma…Não se trata de uma concorrência, como no FX (finado). Trata-se de uma compra direta. Então não vejo sentido de ter 3 finalistas. Finalistas de quê? Na minha opinião deveria ter sido mantidos (ao menos pra efeito de negociação) os 5 candidatos iniciais e o Brasil ir negociando com eles até chegar a uma proposta que fosse… Read more »

konner

Pode até me ter escapado !!! Mas, eu não vi em qualquer lugar, uma única linha, quer por parte do Governo da Russia, quer por parte da diretoria da Sukhoi, sobre a saída do Su-35 BM do progeto F-X2. Talvez para os amigos, isto seja normal mas, eu estou muito intrigado com essa reação. Não creio ser esta a atitude de quem se vê fora da disputa, pelo menos definitivamente; também posso estar enganado ! E olha …!!, com essa queda do ($) petróleo, a Russia mais do que nunca vai ter de aumentar suas vendas pro mercado exterior com… Read more »

Radical_Nato

Esse site é a maior comédia!!
Mas pessando bem, os Russos ainda não morreram.

SDs!

Pedro

Senhores, esse programa denomidado FX sempre foi apenas fumaça. Sim, porque a Lei 8666 determina que não há necessidade de licitação para compra de material bélico sensível. Assim não existe qualquer obstáculo legal para que um outro avião, Sukhoi, MIG, até Eurofighter, venha a ser anunciado em novembro que não esses apontados como “finalistas”. Finalistas de que? Concurso de Miss? Já disse e repito que acho que os americanos vencerão pelos laços econômicos que se apresentam (troca de dólares, p. ex) e pela necessidade de “aquecimento” para a industria pesada ianque, mas os russos já responderam à saída do SU… Read more »

Walderson

Galera,

pra mim, qualquer um dos três, desde que tenha dentes e garras, serve. penso que o Brasil têm uma oportunidade única de fazer um excelente negócio. No defesanet saiu um reportagem falando que a FAB cumpriu mais um passo da FX-2 e fez o RFP aos três candidatos da short list.
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_30out08.htm

um abraço a todos.

Nunão

Walderson, essa mesma nota oficial já saiu aqui no Blog também. Abs!

Iuri Korolev

Walderson
Oportunidade única mesmo !
A crise vai continuar até 2010 segundo os economistas, e pelo jeito material militar vai sobrar no mundo.
Se o Governo não aproveitar e fizer um bom negócio é porque não quer e que nunca se fale mais em porcaria de FX.
Sds
Iuri

Marco

EFEITO CRISE ?

Venezuela recorta compra de aviones chinos de 24 a 18
Publicado el 31/Octubre/2008 | 13:51

Caracas.-Venezuela comprará a China 18 aviones de entrenamiento K8 para la Fuerza Aérea de ese país, y no 24 como había anunciado el presidente Hugo Chávez, reseñó el viernes la prensa local citando un alto funcionario militar.

http://www.hoy.com.ec/category/230/latinoamerica/

Virtual XI

O SU-35 não entrou na classificação final e ponto final. Já é passado, absurdo ou não, pressão política ou não, já éra. Agora olhando para frente mas sem cabresto, a melhor opção para a FAB é o Gripen. Monomotor, possui a maior rentabilidade a longo prazo. Voa a supercruise, tem autonomia mais ou menos que pode ser resolvida com reabastecedores, um campo que a Embraer pode e deve resolver sozinha. Tem características que permitem a dispersão utilizando como pistas rodovias, coisa que para o Brasil é muito importante. Temos muito em comum com a África do Sul, inclusive o míssil… Read more »

Jorge

Para agradar a quase todos os gregos e troianos:

Ganhador do FX-2: Saab Gripen NG
Ganhador do FX-2.1: Sukhoi SU-35

Abraços.

Jorge.

P.S.: Amaericanos ficam como parceiros “convidados” na exploração dos recursos da Amazônia Azul.

Walderson

Nunão,

foi mal. Só vi depois. Rsrsrs
um abraço.

Walderson

Pedro,

o processo licitatório, no meu entender, serve para dar um ar de transparência, pois fazendo-se dessa maneira, imagine o que diria a nossa maravilhosa imprensa se não fosse assim. Pelo menos, dessa forma a FAB procura mostrar que a escolha se deu por critérios objetivos e técnicos.
Um abraço.

Hornet

Amigo Walderson, eu também estava (estou) com dúvida sobre motivo do processo ter esse “ar” de licitação, sendo que não é uma licitação…Esse motivo que vc apontou é interessante: para dar uma cara de transparência. Pode ser isso… No entanto, por se tratar de uma compra direta, esse ar de licitação pode criar a confusão que o FX criou anteriormente…ou seja, o ar de licitação se transformar numa mera negociação política (no sentido péssimo desta expressão – barganha política visando interesses próprios e não os da Nação), com os lobbys habituais sendo cacifados ou apoiados pelo senador X, deputado Y,… Read more »

rafael tunes

Saiu no Milavia.net dizendo que Rafale supera Super Hornet. Rafale debuts at Red Flag Other participating Air Forces were not as heavily restricted – the French Armée de l’Air had sent four twin-seat Rafales from Fighter Squadron 1/7 “Provence” to Nellis, complete with 20 air crews, 60 maintenance personnel and a C-135F/R tanker/transport. For those aircraft it was also the first deployment to the continental US, starting off with an introduction at Luke AFB in Arizona as guests of the 56th Fighter Wing before also joining the larger “war” in Nevada on August 8th. To give an estimate of otherwise… Read more »

Mario Ribeiro

Pra resumir: o certo deveria ser, obviamente,logicamente, escolher O MELHOR caça, um caça que possa derrubar os flankers venezuelanos, num hipotético conflito, ou os futuros novos caças argentinos, ou qualquer caça, de qualquer vizinho. Não adianta escolher o caça que traga maior transferência de tecnologia, ou o mais econômico, etc, etc, etc, se for uma aeronave inferior à de algum vizinho.

E,infelizmente, as “otoridades” deste país nem sempre escolhem O MELHOR…

Camarada-SP

Bom,o jeito é contentar com o sonho de nós termos um Sukhoi SU-30 MKII, só na foto mesmo. A FAB está no FX-2 com um domínio tecnológico e operacional na s áreas de operações centradas em rede,guerra eletrônica e ações com mísseis BVR.Os pontos relevantes para as operações aéreas até 2020 já são exercitados pela instituição.Em 2002, na 1º Cruzex,o binõmio Mirage 2000-5/míssil MICA(BVR-Beyond Visual Range),abateu toda a aviação oponente no primeiro dia do exercício.Quatro anos mais tarde, na Cruzex III, o F5M equipado com míssil Rafael BVR Derby atuando em parceria com o R-99A surpreendeu os franceses.Quer dizer,em apenas… Read more »

Baschera

Caro Rafael Tunes, A FAB diz que seus F-5E/M se saíram bem na Red Flag. Idem com o sucatão REVO. Os gauleses são só elogios ao seu Rafale. A mesma coisa com os suécos em relação os Gripen. Os Indianos se acharam os tais com seus Su-30 MKI. Os americanos não falaram nada, mas nem precisava. Então é isto. Cada qual puxa a brasa para sua sardinha. Os resultados reais, parametrizados e analizados à luz das doutrinas desenvolvidas lá e testadas por lá, não se tornarão 100% de conhecimento público. O que se publíca por aí, são opiniões de participantes… Read more »

Hornet

É verdade, segundo o site da Milavia.net o Rafale deu um baile no Super Hornet… Mas que coisa! Sem querer duvidar das informações, que acredito serem corretas…fico com a pulga atrás da orelha…Vejam se isso tem lógica: a Red Flag é o maior exercício aéreo do mundo, certo? Ele ocorre nos EUA, com a presença da USAF, certo? E a USAF só leva olé dos visitantes…que diabos será que acontece por lá? – Os chilenos deram um show na Red Flag; – a FAB, seja com o AMX ou seja com o F-5 M, vive dando um banho nos pilotos… Read more »

Igor

Teremos su-35 na AL, os venezuelanos!

Aluisio

Na boa,antes eu achava que ia dar Rafale,mas agora eu tenho sérias dúvidas,devido a alguns pontos cruciais: 1-Os EUA estão vendo a influencia deles na América do Sul reduzida a frangalhos,agora que temos uma penca de governos pró-bolivarianos ou de esquerda,sendo que os únicos países que ainda continuam na esfera de poder deles por aqui são Chile e Colombia. Também nao devem estar vendo com bons olhos a Rússia abrir todos os seus galpoes de armas e vender até a ultima bala para esses países pró-bolivarianos,e a tendencia da França a se tornar um importante fornecedor militar pra AS. Vale… Read more »

Baschera

Pois é pessoal, desculpem o off-topic….

Mas para a “nossa Red Flag” tupiniquim, que se chama CRUZEX, os hermanos argentinos NÃO mais participarão da edição 08, que começa, se não me engano, amanhã. Lamentável.
Sds.

Wolfpack

Senhores, Alguém observou o smoke negro das turbinas destes jatos venezuelanos no vídeo http://www.naval.com.br/blog/?p=1668, ainda dá tempo. Os adoradores do Su30 vão amar o afterburn em ação, e que pós-combustão…Temos que ter um míssil anti-smoke, nada de AIM 9 sidewinder, AIM 120 amraam… Se for o Gripen NG eu prefiro continuar com os F5EM BR e nada mais. Olhem a reportagem sobre o RED FLAG. Porque adquirir tecnologia americana de terceiros? Compre direto da fonte. Rafale em primeiro, F18 EF em segundo e por favor esqueçam esta coisa do Su30. Com sua assinatura pequenininha nos radares, dá pra abatê-lo com… Read more »

Baschera

Wolfpack,
Não exagere….. os Su-30 estavam passeando…. se quisem, em caso de conflito, a fragata Liberal nem os teria visto, pois lançam seus mísseis navais a 80 Km do alvo.
Sds.

LeoPaiva

A vovódka e outras viúvas do Flanker que me desculpem, mas estou seriamente inclinado a votar no SH, isso levando em consideração apenas as comparações técnicas entre os vetores, sem aquela estória da coleira e da dependência do titio San e etc., também estão fora de análise o tão mal falado pós-venda francês e as dificuldades de transferência de tecnologia da Saab.

Vou esperar a resposta ao Pedido de Ofertas para consolidar minha opinião.

Sds a todos.

Henrique

Caro Wolfpack, a fumaça dos SUs do vídeo são consequência da nossa “guerra assimétrica”…. o Brasil está fornecendo combustível de aviação feito na baixada fluminense pra eles….rsrs

Agora falando sério, concordo com alguns comentários acima… os Russos estão quietos até agora… pra mim isto significa trabalho de bastidores e com a vinda do presidente deles .. aguardem por surpresas… o Brasil é o maior mercado da América Latina e é de interesse estratégico comercial tanto para os Russos quanto para os Americanos. Vamos ver se nossos políticos “intelejumentos” irão saber aproveitar a situação.
Abraços,

Hornet

Apesar dos pesares continuo achando o que sempre achei, desde o início do FX-2. Se a FAB e o MD mantiverem a coerência que aparentemente estão mantendo, o vencedor do FX-2 será o caça cujo país bancar a melhor proposta, tanto em off-sets como, principalmente, em transferência de tecnologia visando o desenvolvimento de um futuro novo caça, em parceria com o Brasil. Pode parecer estranho, dadas as carências atuais da FAB, mas não me preocupo com os próximos 15 ou 20 anos, me preocupo com o depois disto. Não quero ver daqui uns 15 ou vinte anos nós aqui enfrentando… Read more »

Wolfpack

Talvez o link abaixo explique os smokes negros dos Su30 da Venezuela e porque a FAB não caiu no conto destes batateiros da ROBORONEXPORT.
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=510
A FAB está fazendo tudo certinho, parabéns.
Acho muito estranho até a sugestão de aquisição destes elefantes brancos Mil Mi35, Troncossauros pela FAB. Um horror…

joao

Alguem sabe se existe algo de concreto sobre a compra de 12 MI-35 da Russia? Parece que essa noticia desapareceu do radar mais rapido do que OVNI. Um Abraco.

welington

Aguarde a visita do presidente Russo!

Baschera

João,
Sobre a compra dos MI-35 para a FAB, o contrato pode ter já sido assinado em Londres. No entanto a fonte não pode confirmar. Vamos aguardar um pouco mais.
Sds.

Radical_Nato

Agora, fazendo uma comparação entre o tamanho dos pilotos e o avião, só pelo tamanho o bicho já impõe respeito.
Realmente seria um excelente caça para o Brasil.

SDS a todos.

tomas

Ao que parece os 12 Mi-35M virão mesmo, pois é o “quinhão” que a Rússia irá receber do MD. Uma das exigências da FAB é que os Mi-35M tenham em sua suite eletrônica algins equipamentos made in Brazil e negocia de um bom “pacote” de armamentos, incluinco armas guiadas. A unidade a usar o Mi-35M em missões CSAR será o 2º/8º GAv, cuja base poderá ser em Porto Velho (RO), após a transferência desta unidade da FAB de Recife (BARF) para esta localidade. Depois de testados e dependendo da verba, poderão futuramente ter outras encomendas. Acredito que dentro do TO… Read more »

Fábio Max

Essa notícia sobre os russos deve ser informação “plantada”.

Explico:

Os russos detém tecnologia e alguma vontade em cedê-la. A FAB sabe que não será fácil arrancar muita tecnologia de suecos, franceses e principalmente americanos. Se os russos supostamente voltam à arena, todos os demais concorrentes acabam oferecendo mais contrapartidas para não perder a chance, afinal, é um programa de bilhões de dólares.

Me parece que a FAB está usando a imagem dos russos para arrancar mais contrapartidas dos americanos. Se não for isso, os russos estão dando tiros a esmo para se fazer notar, e ajudando a FAB indiretamente.