Home Sistemas de Armas Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com...

Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com orgulho

761
104

O pessoal que faz o Blog do Poder Aéreo é fã dos F-5 da FAB, desde que eles entraram em serviço na década de 1970. É claro que sabemos dar o devido valor ao programa de modernização F-5BR, que está sendo levado a cabo pela Embraer e pela Elbit. Mas por melhor que eles sejam, não são eternos e precisarão ser substituídos na próxima década.
Para homenagear o F-5M, publicamos essas fotos que fizemos no ano passado, mostrando o que temos de melhor na nossa Força Aérea.

104
Deixe um comentário

avatar
104 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
36 Comment authors
NautilusalexlucasJoséGalante Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
rodrigo rauta
Visitante
rodrigo rauta

Galante, tb sou fã do f-5 e a sua modernização o deixou com uma capacidade de combate bem atual, principalmente nas mãos de pilotos bem treinados como os nossos, mas não há como negar que os f-16 chilenos tem uma capacidade maior que nossos avioes.Penso eu, não se falando besteira, que ao invês de modernizar esses aviões , a compra desses f-16 mlu não seria mais vantajosa, tanto tecnicamente como finaceiramente?

rodrigo rauta
Visitante
rodrigo rauta

Galante, tb sou fã do f-5 e a sua modernização o deixou com uma capacidade de combate bem atual, principalmente nas mãos de pilotos bem treinados como os nossos, mas não há como negar que os f-16 chilenos tem uma capacidade maior que nossos avioes.Penso eu, não se falando besteira, que ao invês de modernizar esses aviões , a compra desses f-16 mlu não seria mais vantajosa, tanto tecnicamente como finaceiramente?

ph ctba
Visitante
ph ctba

rodrigo rauta

Acho que a escolha da FAB foi correta com a aquisição de mais células e a modernização dos F-5.
Como já possuíamos os F-5, e eles devem ficar em serviço até a sua substituição pelo F-X, essa seria a opção financeira mais viável para a FAB.
É uma aeronave que a força conhece a décadas, isso agiliza e reduz custos com manutenção, treinamento e etc.

ph ctba
Visitante
ph ctba

rodrigo rauta

Acho que a escolha da FAB foi correta com a aquisição de mais células e a modernização dos F-5.
Como já possuíamos os F-5, e eles devem ficar em serviço até a sua substituição pelo F-X, essa seria a opção financeira mais viável para a FAB.
É uma aeronave que a força conhece a décadas, isso agiliza e reduz custos com manutenção, treinamento e etc.

Galante
Visitante
Member
Galante

Rodrigo, veja bem. O F-5E é como o “fusca dos caças” e o F-5M é um fuscão envenenado, mas ainda é um fusca. É um bom caça, mas foi feito desde o início, por ordem do Governo americano, com pouco empuxo, para exportação. O F-5E, embora seja bastante manobrável, demora para recuperar energia no dogfight. Já o F-16 é um caça verdadeiro, feito dentro do conceito de superioridade aérea. Alcança Mach 2, leva uma carga bélica muito superior e puxa até 9G. O F-5M armado com mísseis Derby ainda é inferior ao F-16 MLU com AIM-120 ou com o Derby… Read more »

Galante
Visitante
Galante

Rodrigo, veja bem. O F-5E é como o “fusca dos caças” e o F-5M é um fuscão envenenado, mas ainda é um fusca. É um bom caça, mas foi feito desde o início, por ordem do Governo americano, com pouco empuxo, para exportação. O F-5E, embora seja bastante manobrável, demora para recuperar energia no dogfight. Já o F-16 é um caça verdadeiro, feito dentro do conceito de superioridade aérea. Alcança Mach 2, leva uma carga bélica muito superior e puxa até 9G. O F-5M armado com mísseis Derby ainda é inferior ao F-16 MLU com AIM-120 ou com o Derby… Read more »

J Mitchel
Visitante
J Mitchel

Caro Galante
Aposto uma groselha com bolo de fubá, lá na casa do Zé, que as céluulas dos F5T3 vão parar na FAB.
At
Joaca

J Mitchel
Visitante
J Mitchel

Caro Galante
Aposto uma groselha com bolo de fubá, lá na casa do Zé, que as céluulas dos F5T3 vão parar na FAB.
At
Joaca

Galante
Visitante
Galante

Joaca, não duvido nada de mais nada…rs

Galante
Visitante
Member
Galante

Joaca, não duvido nada de mais nada…rs

Thomas D. Weiss
Visitante

O F-16A-MLU e’ uma atualização do F-16A Block 5/10 feita em uma celula com entre 20 e 25 anos de uso, 10 anos atras.

O F-5E Tiger III teve a sua atualização feita 15 anos atras.

A Forca Aérea do Chile esta comprando o melhor que tem dentro do seu orçamento.

O F-5EM e’ uma geração mais atualizado – datalink, ECM, HMD, Python 3, Derby etc. – não se pode nem comparar.

Thomas D. Weiss
Visitante

O F-16A-MLU e’ uma atualização do F-16A Block 5/10 feita em uma celula com entre 20 e 25 anos de uso, 10 anos atras.

O F-5E Tiger III teve a sua atualização feita 15 anos atras.

A Forca Aérea do Chile esta comprando o melhor que tem dentro do seu orçamento.

O F-5EM e’ uma geração mais atualizado – datalink, ECM, HMD, Python 3, Derby etc. – não se pode nem comparar.

joao
Visitante
joao

Thomas,e possivel que voce esteja dizendo que os nossos F-5 sejam supeiores aos F-16 chilenos? Ta brincando,nao?

joao
Visitante
joao

Thomas,e possivel que voce esteja dizendo que os nossos F-5 sejam supeiores aos F-16 chilenos? Ta brincando,nao?

joao
Visitante
joao

Esses F-16 usados do Chile são MLU , são modernizados para padrão dos block 50/52 comprados novos, sendo assim superiores aos F-5EM/FM da FAB.

joao
Visitante
joao

Esses F-16 usados do Chile são MLU , são modernizados para padrão dos block 50/52 comprados novos, sendo assim superiores aos F-5EM/FM da FAB.

pjms
Visitante
pjms

Segundo algumas pessoas que conhecem a Fab, ela não estaria mais interessada em F5s, devido estar completa a quantidade do tipo F.

abraços

pjms
Visitante
pjms

Segundo algumas pessoas que conhecem a Fab, ela não estaria mais interessada em F5s, devido estar completa a quantidade do tipo F.

abraços

marujo
Visitante
marujo

Matou a pau, Galante. A superioridade, ou melhor, a paridade, poderá vir com os 36 FX-2.

marujo
Visitante
marujo

Matou a pau, Galante. A superioridade, ou melhor, a paridade, poderá vir com os 36 FX-2.

Hornet
Visitante
Hornet

Galante,

“Fusca dos caças” foi ótimo! E o pior é que é isso mesmo. Já o Xavante é um “Decavê”, o AMX é um “Passat anos 80” (quando modernizado, vai se transformar num Passat mais incrementado) e o Mirage 2000 é um “Gol anos 90”. Tudo carro popular, nada de luxo…hehehe

Mas como o fusca sempre foi o mais querido de todos: salve o F-5 M!!!

um grande abraço

Hornet
Visitante
Hornet

Galante,

“Fusca dos caças” foi ótimo! E o pior é que é isso mesmo. Já o Xavante é um “Decavê”, o AMX é um “Passat anos 80” (quando modernizado, vai se transformar num Passat mais incrementado) e o Mirage 2000 é um “Gol anos 90”. Tudo carro popular, nada de luxo…hehehe

Mas como o fusca sempre foi o mais querido de todos: salve o F-5 M!!!

um grande abraço

marujo
Visitante
marujo

Nossos F-5M são comparáveis com os Kfires equatorianos e colombianos depois de modernizados para o padrão 2000 e os atuais F-5 -III chilenos. No continente, são superiores aos Mirage 3 e 5, ainda presentes na Argentina e em algum outro paaís.

marujo
Visitante
marujo

Nossos F-5M são comparáveis com os Kfires equatorianos e colombianos depois de modernizados para o padrão 2000 e os atuais F-5 -III chilenos. No continente, são superiores aos Mirage 3 e 5, ainda presentes na Argentina e em algum outro paaís.

Nunão
Visitante
Nunão

Sempre fui fã dos “Phantom F-5” rsrsrs, desde garoto, e sempre me policio para, na hora de julgar qualidades e defeitos do vetor, sublimar o lado fã. Pensando então de maneira desapaixonada, cito os pontos positivos que considero determinantes na opção por manter em linha modernizar os F-5, em comparação com a opção chilena (isso a grosso modo, análises comparativas de opções têm que ser mais profundas, levando em conta até a real existência de opções nos referidos contextos): 1 – Frota relativamente grande (perto de 50 unidades), apesar de não ser totalmente padronizada 2 – Amplo domínio da logística… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Sempre fui fã dos “Phantom F-5” rsrsrs, desde garoto, e sempre me policio para, na hora de julgar qualidades e defeitos do vetor, sublimar o lado fã. Pensando então de maneira desapaixonada, cito os pontos positivos que considero determinantes na opção por manter em linha modernizar os F-5, em comparação com a opção chilena (isso a grosso modo, análises comparativas de opções têm que ser mais profundas, levando em conta até a real existência de opções nos referidos contextos): 1 – Frota relativamente grande (perto de 50 unidades), apesar de não ser totalmente padronizada 2 – Amplo domínio da logística… Read more »

Walderson
Visitante
Walderson

Hornet e Nunão,

O Brasil é o país do Luciano (não sei escrever o sobrenome, acho que é Hook)Rsss. Pega a lata velha, dá um grau e aí, sabe como é, né? Lavou tá novo. Vai dizer que não parece o quadro: fusca que vira fuscão, passat que vira um turbinado que pode fazer churrasco, “decavê” virando impala (sei que esse foi comprado da África do Sul, galera, então não me sacaneiem. Rsrs) e por aí vai.

Um abraço.

Walderson
Visitante
Walderson

Hornet e Nunão,

O Brasil é o país do Luciano (não sei escrever o sobrenome, acho que é Hook)Rsss. Pega a lata velha, dá um grau e aí, sabe como é, né? Lavou tá novo. Vai dizer que não parece o quadro: fusca que vira fuscão, passat que vira um turbinado que pode fazer churrasco, “decavê” virando impala (sei que esse foi comprado da África do Sul, galera, então não me sacaneiem. Rsrs) e por aí vai.

Um abraço.

RL
Visitante
RL

Eu gosto desses caças. Ao meu ver, realmente não atendem 100% as necessidades de uma força aérea que possuem dimensões continentais como o nosso pais. No entanto, eu não acho que tenha sido tão ruim o investimento em revitalizar os Bicudos. Tendo em vista o carater tecnológico adiquirido, e também a capacidade profissional de nossos engenheiros, a médio e longo prazo isso com certeza irá refletir algum resultado muito positivo. Dentre tantas palhaças que este governo faz, ao menos coisas boas acontecem de vez em quando. A modernização dos F5 foi uma delas. Agora, é fato que precisamos de vetores… Read more »

RL
Visitante
RL

Eu gosto desses caças. Ao meu ver, realmente não atendem 100% as necessidades de uma força aérea que possuem dimensões continentais como o nosso pais. No entanto, eu não acho que tenha sido tão ruim o investimento em revitalizar os Bicudos. Tendo em vista o carater tecnológico adiquirido, e também a capacidade profissional de nossos engenheiros, a médio e longo prazo isso com certeza irá refletir algum resultado muito positivo. Dentre tantas palhaças que este governo faz, ao menos coisas boas acontecem de vez em quando. A modernização dos F5 foi uma delas. Agora, é fato que precisamos de vetores… Read more »

RL
Visitante
RL

Aliás, dia 19 estarei no campo de Marte para ver, gravar a passagem dos bicudos, e sentir o chão extremecer.,…..

rsrrsrsr

RL
Visitante
RL

Aliás, dia 19 estarei no campo de Marte para ver, gravar a passagem dos bicudos, e sentir o chão extremecer.,…..

rsrrsrsr

Marine
Visitante
Marine

Concordo com o Nunao, para se adquirir F-16 MLU ao inves de mais F-5 agora seria muito mais caro com relacao a logistica, treinamento e uso. toda a infraestrutura para F-5 ja existe. Melhor mesmo esperar pelo FX-2 ao inves de adquirir outro caca tampao.

Sds.

Marine
Visitante
Marine

Concordo com o Nunao, para se adquirir F-16 MLU ao inves de mais F-5 agora seria muito mais caro com relacao a logistica, treinamento e uso. toda a infraestrutura para F-5 ja existe. Melhor mesmo esperar pelo FX-2 ao inves de adquirir outro caca tampao.

Sds.

Henrique Sousa
Visitante
Henrique Sousa

Pensando no contexto amplo de Defesa do país, a capacitação técnica e o parque industrial que geraram o F-5M, para mim superam a desvantagem no desempenho em relação ao F-16MLU.

Se fosse um F-16″BR” tudo bem, mas imagino que as condições tanto de orçamento como políticas na época (e talvez atualmente…) não sustentariam algo neste sentido.

O Chile já fez algo parecido com seus F-5, e deu o próximo passo comprando os F-16 block50. Imagino o Brasil no mesmo caminho, só que em melhores condições neste próximo passo, que para nós e o FX.

Henrique Sousa
Visitante
Henrique Sousa

Pensando no contexto amplo de Defesa do país, a capacitação técnica e o parque industrial que geraram o F-5M, para mim superam a desvantagem no desempenho em relação ao F-16MLU.

Se fosse um F-16″BR” tudo bem, mas imagino que as condições tanto de orçamento como políticas na época (e talvez atualmente…) não sustentariam algo neste sentido.

O Chile já fez algo parecido com seus F-5, e deu o próximo passo comprando os F-16 block50. Imagino o Brasil no mesmo caminho, só que em melhores condições neste próximo passo, que para nós e o FX.

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

O Chile fez o q eu quero q o Brasil faça. Comprou caças de “primeira linha”, os F-16 block 50 novos, e comprou os de segunda linha, q sao os F-16MLU. Ja temos um ótimo caça de segunda linha, só falta agora o de primeira linha q víra (se deus quiser) no FX2… Vejam a aquisição de mais F-5 com bons olhos!! Pq nao acredito q o FX2 virá em quantidade suficiente para dotar mais de 2 esquadroes. E precisamos de “ninhos” de vetores a jato nas nossas 5 regioes!! Atualmente temos nas regioes sul, sudeste e centro. Precisamos de… Read more »

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

O Chile fez o q eu quero q o Brasil faça. Comprou caças de “primeira linha”, os F-16 block 50 novos, e comprou os de segunda linha, q sao os F-16MLU. Ja temos um ótimo caça de segunda linha, só falta agora o de primeira linha q víra (se deus quiser) no FX2… Vejam a aquisição de mais F-5 com bons olhos!! Pq nao acredito q o FX2 virá em quantidade suficiente para dotar mais de 2 esquadroes. E precisamos de “ninhos” de vetores a jato nas nossas 5 regioes!! Atualmente temos nas regioes sul, sudeste e centro. Precisamos de… Read more »

Thiago
Visitante
Thiago

No meu modo de ver os F-5M em frente aos Mirages e F-16 Venezuelanos são muitos capazes.E mais outra coisa na minha opinião eu acho que o Brasil poderia caso o Fx-2 for cancelado a Fab possa compra os F/A-18 Hornet C/D mas como o Brasil gosta de modernizar então o F/A-18 A/B

Thiago
Visitante
Thiago

No meu modo de ver os F-5M em frente aos Mirages e F-16 Venezuelanos são muitos capazes.E mais outra coisa na minha opinião eu acho que o Brasil poderia caso o Fx-2 for cancelado a Fab possa compra os F/A-18 Hornet C/D mas como o Brasil gosta de modernizar então o F/A-18 A/B

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

Um enxame de abelhas mata um bando de águias. Enquanto não pudermos ter qualidade, vamos de quantidade mesmo. Além disso, acho ótimo Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru terem forças armadas poderosas. Nunca se sabe se e quando vamos precisar de socorro.

João-Curitiba
Visitante
João-Curitiba

Um enxame de abelhas mata um bando de águias. Enquanto não pudermos ter qualidade, vamos de quantidade mesmo. Além disso, acho ótimo Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru terem forças armadas poderosas. Nunca se sabe se e quando vamos precisar de socorro.

joao
Visitante
joao

Parabems,João-Curitiba. Muito bem posto.

joao
Visitante
joao

Parabems,João-Curitiba. Muito bem posto.

Luiz Marcelo
Visitante
Luiz Marcelo

Só vejo um ponto positivo neste processo de revitalização dos F5E da FAB. Embora com a assistência de uma empresa Israelense, o processo foi acompanhado e algum conhecimento ganho pela Embraer e FAB. Isso é ótimo, outra questão, a plataforma F5EM é um excelente vetor para treinamento e exercícios necessários aos nossos pilotos. Não se deve comparar F16MLU com o F5EM, são tecnologia de aeronaves e motores totalmente diferentes. O que a FAB fez e está fazendo durante sua vida são milagres, nossas forças fazem milagres, e dependem mais da vontade de moral alta da tropa do que dos equipamentos… Read more »

Luiz Marcelo
Visitante
Luiz Marcelo

Só vejo um ponto positivo neste processo de revitalização dos F5E da FAB. Embora com a assistência de uma empresa Israelense, o processo foi acompanhado e algum conhecimento ganho pela Embraer e FAB. Isso é ótimo, outra questão, a plataforma F5EM é um excelente vetor para treinamento e exercícios necessários aos nossos pilotos. Não se deve comparar F16MLU com o F5EM, são tecnologia de aeronaves e motores totalmente diferentes. O que a FAB fez e está fazendo durante sua vida são milagres, nossas forças fazem milagres, e dependem mais da vontade de moral alta da tropa do que dos equipamentos… Read more »

Fernando-Canoas
Visitante
Fernando-Canoas

Amigos….
No Chile: Futuro próximo: 44 caças F-16 e nenhum reabastecedor para atendê-los.
No Brasil: Futuro próximo: 53 AMX-MOD + 55 F5M + 12 F-2000 = 120 caças todos com sonda e 6 reabastecedores. (claro que em nºs totais, não incluindo os parados para manutenção).
No Chile: Futuro médio: 44 caças F-16 e 2 reabastecedores para atendê-los.
No Brasil: Futuro médio: 53 AMX-MOD + 55 F5M + 36 FX-2 = 144 caças todos com sonda e 6 reabastecedores.
No Chile: Futuro longo: 44 caças F-16 e 2 reabastecedores para atendê-los.
No Brasil: Futuro longo: 120 FX-2 e 8 reabastecedores (EMB-390).

Fernando-Canoas
Visitante
Fernando-Canoas

Amigos….
No Chile: Futuro próximo: 44 caças F-16 e nenhum reabastecedor para atendê-los.
No Brasil: Futuro próximo: 53 AMX-MOD + 55 F5M + 12 F-2000 = 120 caças todos com sonda e 6 reabastecedores. (claro que em nºs totais, não incluindo os parados para manutenção).
No Chile: Futuro médio: 44 caças F-16 e 2 reabastecedores para atendê-los.
No Brasil: Futuro médio: 53 AMX-MOD + 55 F5M + 36 FX-2 = 144 caças todos com sonda e 6 reabastecedores.
No Chile: Futuro longo: 44 caças F-16 e 2 reabastecedores para atendê-los.
No Brasil: Futuro longo: 120 FX-2 e 8 reabastecedores (EMB-390).

thiago
Visitante
thiago

f-16 é um bom caça,mas superioridade aerea nao .
isso pra f-15e/ rafale /f-18 /su.35/mig35/…….

thiago
Visitante
thiago

f-16 é um bom caça,mas superioridade aerea nao .
isso pra f-15e/ rafale /f-18 /su.35/mig35/…….