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HAL Tejas, o pequeno caça indiano

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O HAL Tejas é um caça leve multimissão de geração 4.5, desenvolvido pela Índia. O Tejas é uma aeronave sem estabilizador traseiro, com asas em delta, propulsado por um único motor.
Originalmente conhecido como Light Combat Aircraft (LCA), sua produção em série limitada começou em 2007, devendo alcançar o estágio full operational clearance (FOC) no final de 2010.

Uma versão biplace está em desenvolvimento, bem como uma variante naval, capaz de operar a partir dos navios-aeródromos da Índia.
A Força Aérea Indiana planeja fabricar em torno de 200 caças monoplaces e 20 biplaces, enquanto a Marinha deseja 40 monoplaces, para substituir seus Sea Harrier FRS.51 e Harrier T.60.

Através da utilização de técnicas modernas de projeto e o emprego de materiais compostos leves, espera-se que o Tejas torne-se o avião de caça mais leve do mundo, em produção.

O Programa LCA foi lançado em 1983 com dois objetivos: produzir um caça para substituir o MiG-21 e servir como veículo para o desenvolvimento da indústria aeronáutica da Índia, para alcançar a auto-suficiência. Entanda-se por “auto-suficiência” não apenas montar uma aeronave, mas a construção de toda uma indústria local de componentes, capaz de criar produtos comerciais “state-of-the-art” em todo o amplo leque de tecnologias modernas da aviação
Para melhor atingir estes objetivos, A Índia optou por ter uma diferente abordagem de gestão, e em 1984 criou a Aeronautical Development Agency (ADA), para gerir o programa LCA.

Embora a maioria descreva o Tejas é como um produto da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), a responsabilidade pelo desenvolvimento do caça é na verdade da ADA, um consórcio nacional de defesa com mais de 100 laboratórios, organizações industriais, instituições acadêmicas, sendo a HAL seu principal contratante.

O projeto do LCA foi finalizado em 1990, seguindo um design em delta, com estabilidade estática relaxada (RSS), visando o aumento da capacidade de manobra. Mas para isso, foi necessário desenvolver localmente um sistema “fly-by-wire”, que acabou sendo bem-sucedido, depois de muita pesquisa e consultoria externa.

Outra tecnologia crítica desenvolvida pela Índia para o Tejas é um radar multimodo, o MMR, que está tendo problemas e atrasos. Por causa disso, algum radar estrangeiro terá de ser adquirido para equipar os aviões da produção inicial, até que o MMR fique pronto.

A Índia também decidiu fabricar um motor próprio, o GTRE GTX-35VS Kaveri, para seu caça leve, mas ainda não conseguiu fazê-lo funcionar a contento. Por isso, turbinas americanas GE F404-GE-IN20 estão sendo importadas para equiparem os primeiros Tejas de produção. A empresa francesa Snecma foi contratada para ajudar a Índia no término de desenvolvimento da sua turbina Kaveri, que falhou nos testes de grande altitude realizados na Rússia, em 2004.

Em termos de aviônica, o Tejas tem um cockpit compatível com NVG (night vision goggles), um HUD e três MFDs de 5×5″, dois SSDU e um painel “get-you-home”, com instrumentação essencial para levar o avião de volta à base, em caso de emergência.

O controle de vôo é HOTAS (hands-on-throttle-and-stick) e existe provisão para uso de visor com mira no capacete (HMDS) Dash, da Elbit.

Um sistema inercial a laser provê informações de navegação precisas ao piloto, que também tem à disposição um sistema IFF, rádios VHF e UHF,  e datalinks ar-ar e ar-terra.

Os aviônicos são integrados por três barras de dados 1553, com um computador de missão de 32bits.
No que tange à auto-proteção, o Tejas é equipado com uma suíte indiana de guerra eletrônica, conhecida como Mayavi (Ilusionista), composta de RWR, ECM, LWS e dispensadores chaff/flare.

A Índia diz que o Tejas tem algum grau de furtividade (Stealth), por ser pequeno e empregar muito material composto e RAM (materiais radar-absorventes) nas entradas de ar do motor.
O Tejas tem 13,2m de comprimento, envergadura de 8,2m e peso vazio de 5t. O peso carregado é de 12,5t e o máximo de decolagem é de 15,5t.
O caça pode voar a Mach 1.8, sendo capaz de carregar até 4t de armamento ar-ar e ar-superfície, em 8 pontos duros,  além do canhão interno GSh-23, de 23mm.

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RoLoUcO
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se parece um pouco com o rafale e mirage!

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METAL
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METAL

parece uma mistura de mirage2000 com girpen

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parece uma mistura de mirage2000 com girpen

Republicano
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Será que a versão naval deste caça poderia operar no NAE São Paulo ?

Republicano
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Será que a versão naval deste caça poderia operar no NAE São Paulo ?

konner
Visitante
konner

A Índia é um país que muito tem se preocupado com assuntos de defesa por causa de sua rivalidade com o Paquistão gerada por causa da região da Caxemira. Por causa disso, a Índia, possui uma industria de defesa voltada, principalmente, para fornecer equipamentos para suas forças armadas. A Russia e a França tem lucrado bastante com a Índia porém, no HAL Tejas, os norte americanos também tem lucrado. Esse motor substituto da General Electric, é uma versão do motor usado nos caças F/A-18 A/C. O sistema de vôo do tipo ‘fly by wire’ (FBW) quadruplex foi desenvolvido nos Estados… Read more »

konner
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A Índia é um país que muito tem se preocupado com assuntos de defesa por causa de sua rivalidade com o Paquistão gerada por causa da região da Caxemira. Por causa disso, a Índia, possui uma industria de defesa voltada, principalmente, para fornecer equipamentos para suas forças armadas. A Russia e a França tem lucrado bastante com a Índia porém, no HAL Tejas, os norte americanos também tem lucrado. Esse motor substituto da General Electric, é uma versão do motor usado nos caças F/A-18 A/C. O sistema de vôo do tipo ‘fly by wire’ (FBW) quadruplex foi desenvolvido nos Estados… Read more »

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Com o preço de um Rafale compra-se 3 Tejas.

Manfred Von Richthofen
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Manfred Von Richthofen

Com o preço de um Rafale compra-se 3 Tejas.

Fábio Max
Visitante

Com o que aprendeu com o AMX e o SuperTucano, com o know-how da Elbit, que produz matrizes aviônicas para os F5M, A1M, com estudo nos vários tipos de motores que nossas forças armadas aéreas operam, e principalmente, com boa vontade, o Brasil poderia projetar e construir um avião assim, que não seria um substituto do projeto F-X, seria um substituto dos Xavante e dos A-1. Motores, talvez, pudesse comprar da GE, da Snecma, da P $ W, etc… sendo um país pacífico, como é, não sofreria embargos. O Brasil tem condições técnicas. No país há supercomputadores no ITA, na… Read more »

Fábio Max
Visitante

Com o que aprendeu com o AMX e o SuperTucano, com o know-how da Elbit, que produz matrizes aviônicas para os F5M, A1M, com estudo nos vários tipos de motores que nossas forças armadas aéreas operam, e principalmente, com boa vontade, o Brasil poderia projetar e construir um avião assim, que não seria um substituto do projeto F-X, seria um substituto dos Xavante e dos A-1. Motores, talvez, pudesse comprar da GE, da Snecma, da P $ W, etc… sendo um país pacífico, como é, não sofreria embargos. O Brasil tem condições técnicas. No país há supercomputadores no ITA, na… Read more »

Cinquini
Visitante
Cinquini

Esse caça ai parece uma mistura de Mirage F-1 com Jaguar rsrs

Cinquini
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Cinquini

Esse caça ai parece uma mistura de Mirage F-1 com Jaguar rsrs

Raimundo
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Raimundo

É, METAL, esse caça indiano parece um MIRAGE-2000 com “GRIPE” ! OPA… Acho que digitei algo errado !!!!

Raimundo
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Raimundo

É, METAL, esse caça indiano parece um MIRAGE-2000 com “GRIPE” ! OPA… Acho que digitei algo errado !!!!

Baschera
Visitante
Baschera

Taí um exemplo à ser seguido. Consócio de empresas, um integrador principal(muito importante), financiamento do Estado (seu cliente), parte da tecnologia nacional, absorção de tecnologias de terceiros, e a melhor parte….encomendas (200+20+40). À época de nossa flamejante industria bélica, a India fabricava alparcatas para seus soldados…. foram avançando, lenta, mas segura, e nós, os esperrrrtos… paramos no tempo. Parabéns as autoridades indianas, sabedoras de seu compromisso com a defesa de seus interesses. Quanto à nós, os esperrrtos, vamos ter que engolir mais uma, agora de um nanico equatoriano, que à mando de seu chefe, Col. Chapolin, militarizou e confiscou bens… Read more »

Baschera
Visitante
Baschera

Taí um exemplo à ser seguido. Consócio de empresas, um integrador principal(muito importante), financiamento do Estado (seu cliente), parte da tecnologia nacional, absorção de tecnologias de terceiros, e a melhor parte….encomendas (200+20+40). À época de nossa flamejante industria bélica, a India fabricava alparcatas para seus soldados…. foram avançando, lenta, mas segura, e nós, os esperrrrtos… paramos no tempo. Parabéns as autoridades indianas, sabedoras de seu compromisso com a defesa de seus interesses. Quanto à nós, os esperrrtos, vamos ter que engolir mais uma, agora de um nanico equatoriano, que à mando de seu chefe, Col. Chapolin, militarizou e confiscou bens… Read more »

lula
Visitante

E amigo quem que ter, tem que ralar e muito mas… o brasil que comprar pronto !!!!

lula
Visitante

E amigo quem que ter, tem que ralar e muito mas… o brasil que comprar pronto !!!!

carlosargus
Visitante

Temos capacidade técnica, pq ñ contruir um caça melhor q o Tejas e/ou fabricar sob licença aki , no sul maravilha ; um acordo de repasse de conheceimento sensível c/ o Indianos..neste meio tempo compramos algus p/ ekipar o nae saõ paulo.

carlosargus
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Temos capacidade técnica, pq ñ contruir um caça melhor q o Tejas e/ou fabricar sob licença aki , no sul maravilha ; um acordo de repasse de conheceimento sensível c/ o Indianos..neste meio tempo compramos algus p/ ekipar o nae saõ paulo.

Tiago Jeronimo
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Tiago Jeronimo

“Manfred Von Richthofen em 24 set, 2008 às 17:19

Com o preço de um Rafale compra-se 3 Tejas.”

E com um Rafale se derrumbam no minimo 5 desses. Pelo amor de Deus considerar esse caça de geração 4.5 junto com Rafale, Eurofighter, SU-35BM, Gripen, F-18E/F, F-16 Block 60++ é um sacrilégio.

Tiago Jeronimo
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Tiago Jeronimo

“Manfred Von Richthofen em 24 set, 2008 às 17:19

Com o preço de um Rafale compra-se 3 Tejas.”

E com um Rafale se derrumbam no minimo 5 desses. Pelo amor de Deus considerar esse caça de geração 4.5 junto com Rafale, Eurofighter, SU-35BM, Gripen, F-18E/F, F-16 Block 60++ é um sacrilégio.

Almeida
Visitante
Almeida

Concordo com o colega Tiago Jeronimo. Eh aviao de segunda linha, geracao 3a++ ou no maximo 4a. Definitivamente ele nao esta na mesma categoria q Gripen, Rafale, Su-35, Typhoon, etc.

Almeida
Visitante
Almeida

Concordo com o colega Tiago Jeronimo. Eh aviao de segunda linha, geracao 3a++ ou no maximo 4a. Definitivamente ele nao esta na mesma categoria q Gripen, Rafale, Su-35, Typhoon, etc.

bagatini
Visitante

Bom dia pessoal

Seria uma boa opção, mas coloquem a asa do Mirage 200o acima da
entrada de ar, fica igual, para min, uma versão indiana do Mirage 2000, veja a foto do perfil lateral.
abraço a todos

bagatini
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Bom dia pessoal

Seria uma boa opção, mas coloquem a asa do Mirage 200o acima da
entrada de ar, fica igual, para min, uma versão indiana do Mirage 2000, veja a foto do perfil lateral.
abraço a todos

Fábio Max
Visitante

Independência tecnológica depende desse tipo de atitude.

A Índia tem dezenas de Mirage 2000, Migs e F-16, e nem por isso deixou de investir em um vetor próprio, tratando de estudar como produzir matrizes aviônicas e motores.

Projeto de longo prazo, quem sabe, vetores de primeira linha próprios em 2025 ou 2030, a partir destes vetores de complemento.

A Coréia do Sul envereda pelo mesmo caminho.

E o Brasil quer se contentar com migalhas do projeto PAK.

Fábio Max
Visitante

Independência tecnológica depende desse tipo de atitude.

A Índia tem dezenas de Mirage 2000, Migs e F-16, e nem por isso deixou de investir em um vetor próprio, tratando de estudar como produzir matrizes aviônicas e motores.

Projeto de longo prazo, quem sabe, vetores de primeira linha próprios em 2025 ou 2030, a partir destes vetores de complemento.

A Coréia do Sul envereda pelo mesmo caminho.

E o Brasil quer se contentar com migalhas do projeto PAK.

Roberto
Visitante
Roberto

Srs, lembram-se do post sobre o AMX ?? Então, o Brasil poderia seguir esta mesma linha da India e produzir uma nova versão do AMX (super ou II, como queiram). Estaríamos iniciando em um estágio mais avançado do que quando a India iniciou e possuimos mais know how que eles, portanto nosso projeto seria mais rápido. Repito PROJETAR UM NOVO CAÇA TIPO O AMX E NÃO SOMENTE REFORMAR OS ATUAIS. Assim, passo a passo, acredito que o Brasil teria condições de fabricar aviões de 4ª e até 5ª geração no futuro sem ter de se associar ao PAK, claro que… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Srs, lembram-se do post sobre o AMX ?? Então, o Brasil poderia seguir esta mesma linha da India e produzir uma nova versão do AMX (super ou II, como queiram). Estaríamos iniciando em um estágio mais avançado do que quando a India iniciou e possuimos mais know how que eles, portanto nosso projeto seria mais rápido. Repito PROJETAR UM NOVO CAÇA TIPO O AMX E NÃO SOMENTE REFORMAR OS ATUAIS. Assim, passo a passo, acredito que o Brasil teria condições de fabricar aviões de 4ª e até 5ª geração no futuro sem ter de se associar ao PAK, claro que… Read more »

RLobo
Visitante
RLobo

Parabens a India!!! Fico rindo dos contrarios ao caça indiano. O que nós Brasileiros temos para contrapor a ele? Temos coisa melhor? Temos Xavante… AMX…F5 inclusive comprado da Jordania. Pelo amor de Deus… Jordania? Quanto ao caso do Equador x Odebrech, parabens ao presidente Equatoriano. Mostrou que lá não é como aqui! Quantas esta construtora aprontou aqui no Brasil e ficou por isto mesmo? Como é que uma construtora assina um contrato para construir uma hidreletrica e a mesma (hidreletrica) após o termino e entrega, apresenta defeitos estruturais e ainda querem que fique tudo como dantes? Bem feito!!! Era pra… Read more »

RLobo
Visitante
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Parabens a India!!! Fico rindo dos contrarios ao caça indiano. O que nós Brasileiros temos para contrapor a ele? Temos coisa melhor? Temos Xavante… AMX…F5 inclusive comprado da Jordania. Pelo amor de Deus… Jordania? Quanto ao caso do Equador x Odebrech, parabens ao presidente Equatoriano. Mostrou que lá não é como aqui! Quantas esta construtora aprontou aqui no Brasil e ficou por isto mesmo? Como é que uma construtora assina um contrato para construir uma hidreletrica e a mesma (hidreletrica) após o termino e entrega, apresenta defeitos estruturais e ainda querem que fique tudo como dantes? Bem feito!!! Era pra… Read more »

Galante
Visitante
Galante

Pois é, o pessoal critica o Tejas, mas o avião é melhor que os nossos AMX e F-5M juntos…

Galante
Visitante
Member
Galante

Pois é, o pessoal critica o Tejas, mas o avião é melhor que os nossos AMX e F-5M juntos…

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

Mauro se o Tejas fosse tão bom a India não estaria abrindo concorrencia para novos caças. E se você duvida que a taxa de abate de qualquer caça de 4.5++ geração seja igual a que eu falei tudo bem. Tem gente que acredita em papai noel também.

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

Mauro se o Tejas fosse tão bom a India não estaria abrindo concorrencia para novos caças. E se você duvida que a taxa de abate de qualquer caça de 4.5++ geração seja igual a que eu falei tudo bem. Tem gente que acredita em papai noel também.

Galante
Visitante
Member
Galante

Tiago, o Tejas não é caça de primeira linha na Índia, lá eles têm o Su-30 e o Mirage 2000.
Em compensação eles vão fabricar 200 Tejas… imagine a FAB com 200 F-5M.

Galante
Visitante
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Tiago, o Tejas não é caça de primeira linha na Índia, lá eles têm o Su-30 e o Mirage 2000.
Em compensação eles vão fabricar 200 Tejas… imagine a FAB com 200 F-5M.

Luciano
Visitante
Luciano

Me desculpem os que falaram das semelhanças com outros caças, mas p/ mim o desenho de suas asas é uma fotocópia autenticada do muito interessante SAAB VIGGEN vejam : https://en.wikipedia.org/wiki/Image:Saab_VIGGEN_AJ-37.png
E aí o que acham ?

PS: Só p/ comparação as asas do Mirage 2000 :
https://en.wikipedia.org/wiki/Image:Mirage_2000C_3-view.gif

Já as do Gripen possuem o chamado ‘dente de cão’, são portanto diferentes das do Tejas.

Luciano
Visitante
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Me desculpem os que falaram das semelhanças com outros caças, mas p/ mim o desenho de suas asas é uma fotocópia autenticada do muito interessante SAAB VIGGEN vejam : https://en.wikipedia.org/wiki/Image:Saab_VIGGEN_AJ-37.png
E aí o que acham ?

PS: Só p/ comparação as asas do Mirage 2000 :
https://en.wikipedia.org/wiki/Image:Mirage_2000C_3-view.gif

Já as do Gripen possuem o chamado ‘dente de cão’, são portanto diferentes das do Tejas.

marujo
Visitante
marujo

Concordo com o Cinquini. O Tejas, visto de frente, é idêntico ao Mirage F1.Não é meio temerário considerá-lo melhor que os F-5M e M-2000 brasileiros, em que pese a classificação de 4,5 geração?

marujo
Visitante
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Concordo com o Cinquini. O Tejas, visto de frente, é idêntico ao Mirage F1.Não é meio temerário considerá-lo melhor que os F-5M e M-2000 brasileiros, em que pese a classificação de 4,5 geração?

marujo
Visitante
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Concordo com o Cinquini. O Tejas, visto de frente, é idêntico ao Mirage F1.Não é meio temerário considerá-lo melhor que os F-5M e M-2000 brasileiros, em que pese a classificação de 4,5 geração?

marujo
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Concordo com o Cinquini. O Tejas, visto de frente, é idêntico ao Mirage F1.Não é meio temerário considerá-lo melhor que os F-5M e M-2000 brasileiros, em que pese a classificação de 4,5 geração?

Almeida
Visitante
Almeida

Pessoal, quando eu disse q o aviao era de segunda linha nao quis dizer q era ruim, mas q a primeira linha eh feita por caças de 4a e 4a++ geracao como Su-30MKI, Mirage-2000 e o futuro caça da concorrencia em andamento. O Tejas, como outros colegas ja disseram, eh complementar e nisso ele eh uma OTIMA opcao para a India. Eles precisam de qualidade (1a linha, cara) e quantidade (2a linha, mais barata e produzida localmente) para se antepor as suas ameacas regionais. O Brasil poderia fazer bom uso de uma caça desta categoria, seja em co-producao com a… Read more »

Almeida
Visitante
Almeida

Pessoal, quando eu disse q o aviao era de segunda linha nao quis dizer q era ruim, mas q a primeira linha eh feita por caças de 4a e 4a++ geracao como Su-30MKI, Mirage-2000 e o futuro caça da concorrencia em andamento. O Tejas, como outros colegas ja disseram, eh complementar e nisso ele eh uma OTIMA opcao para a India. Eles precisam de qualidade (1a linha, cara) e quantidade (2a linha, mais barata e produzida localmente) para se antepor as suas ameacas regionais. O Brasil poderia fazer bom uso de uma caça desta categoria, seja em co-producao com a… Read more »

Tiago Jeronimo
Visitante
Tiago Jeronimo

Mauro e Galante, A india já possui os Su-30MKI e os Mirage como vocês mesmo disseram, também possui os Mig-29 como caçanaval e está abrindo uma concorrência para mais 160 caças que vão ser a parte Low dos caças indianos. Se o caça fosse mesmo de geração 4.5 eles não precisariam de mais 160 caças para a função low. É como produzir Migs-21 e comprar Mirages-5. Não estou criticando o caça veja bem, ele é muito importante para o desenvolvimento da industria indiana mas isso não significa que seja uma boa compra para o Brasil. Quando a questão dos abates… Read more »

Tiago Jeronimo
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Tiago Jeronimo

Mauro e Galante, A india já possui os Su-30MKI e os Mirage como vocês mesmo disseram, também possui os Mig-29 como caçanaval e está abrindo uma concorrência para mais 160 caças que vão ser a parte Low dos caças indianos. Se o caça fosse mesmo de geração 4.5 eles não precisariam de mais 160 caças para a função low. É como produzir Migs-21 e comprar Mirages-5. Não estou criticando o caça veja bem, ele é muito importante para o desenvolvimento da industria indiana mas isso não significa que seja uma boa compra para o Brasil. Quando a questão dos abates… Read more »