Dois caças Lockheed F-16AM da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) levantaram vôo do Aeroporto Internacional de Kabul, no dia 31 de Agosto de 2006, para mais uma missão em apoio às tropas da OTAN operando no Afeganistão.
Após a decolagem, os dois jatos rumaram para sudoeste, equipados com pods designadores Lantirn e bombas guiadas a laser GBU-12, em vôo no Flight Level 320 (32.000 pés acima do nível do mar), cerca de 10.000 metros, e a uma velocidade relativamente baixa, de 280 milhas/hora (cerca de 500km/h).
Após cerca de 4 minutos de vôo e cruzar por um avião comercial, que estava voando a 1.000 pés acima dos caças (300m), o piloto do F-16AM líder, Capitão Michael Donkervoort, emitiu um “mayday call” (chamado de emergência).
Seu ala voando a uma distância de cerca de 5 km viu o F-16AM de Donkervoort megulhar e realizar uma curva para a direita. Sem qualquer outro chamado do piloto o jato espatifou-se contra uma montanha a 3.000 metros de altura, 30 segundos após, em um impacto quase na vertical com o nariz do caça a 80º e alta velocidade (aproximadamente Mach 1,2). O capitão Donkervoort morreu instantaneamente.
Uma das suspeitas de ter causado o acidente é a belezinha aí abaixo, a Spider Camel (Aranha Camelo), um grande aracnídeo muito comum no Afeganistão. Houve outro caso da mesma aranha ter sido encontrada no cockpit de um F-16 estacionado perto do deserto.
Em uma carta anexa ao relatório de investigação do acidente, o Ministério da Defesa Holandês anunciou uma medida padrão para checar o cockpit de cada avião antes do vôo, especialmente para a presença de insetos, aracnídeos ou outros animais, se o canopi ficar aberto por um longo período de tempo.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Que bicho feio! No caso, a aranha.

Tiago Jeronimo

Meu amigo, se eu visse um bixo desse subindo em mim eu também me desesperava.

Rudel

É só ejetar!

RLobo

Alguem pode dizer se ela é venenosa?
Independente disto elas tem uma aparencia aterrorizante principalmente num local onde vc não pode correr, com ela subindo em sua perna. rsrsrs

Jonas Rafael

Eu conheci um cara num forum de bate papo que era Sargento da USAF, ele serviu vários períodos no Iraque e lá eles também tem problemas com a gigantesca Aranha Camelo(apesar das fotos que eu já vi dela serem diferentes, talvez a variante iraquina seja diversa). Elas são muito grandes, de assustar mesmo. Embora ela não seja venenosa, suas mandíbulas contém bactérias potentíssimas que podem paralisar instantaneamente a vítima e anestesiar o local da picada. Isso pode causar o desagradável desconforto de acordar de manhã e descobrir que parte do seu braço ou perna foi devorado enquanto dormia. Outra pecualiaridade… Read more »

Bosco

Olhem esta foto que achei na internet. Prefiro enfrentar uma bateria de S300.
http://www.estranhomasverdade.com/emv/images/zoom/WLQXVM/viewsize/aranhadodeserto.JPG

Bosco

Estou lendo uma série de estórias na internet sobre elas (as aranhas). Interessante! Parece que existe muitos mitos sobre elas.
Pelo visto não são venenosas. Mas se não são como o piloto foi afetado?
E se são, como o piloto foi picado com aquele monte de roupa protegendo. Só fica uma beiradinha do pescoço sem cobertura. Será que tem como ela entrar no traje de vôo?
Ah! Lendo mais detalhadamente vi que a foto que mandei não corresponde à primeira impressão. Elas estão fora de perspectiva e por isso parecem gigantescas.
Um abraço a todos.

LeoPaiva

Talvez não seja necessário o ataque direto do bicho para atingir o piloto, o pavor causado pelo fator surpresa pode ter efeito desesperador, principalmente se o piloto for aracnofóbico, conheço um motorista que saltou do carro em movimento por causa de uma minúscula aranha.

Sds.

Leo

Isto está parcendo história para “boi dormir”. Como base em quê, estão especulando que a aranha camelo é a causa do acidente? Qual a evidência? Não é assim que se investiga acidentes aéreos…

É a conclusão mais absurda que eu já vi, como base no que foi publicado.

Leo

Isto está parcendo história para “boi dormir”. Como base em quê, estão especulando que a aranha camelo é a causa do acidente? Qual a evidência? Não é assim que se investiga acidentes aéreos…

É a conclusão mais absurda que eu já vi…

Billy

Tá de sacanagem…o sujeito (que esteja em um lugar melhor…) pilota um caça, esperá-se que tenha os nervos no lugar para agir com controle em situações de aperto, e se espatifa contra o solo por causa de um aracnídeo?? História dificil de engolir…

André

Concordo com o Leo e Billy. Essa história é no mínino curiosa. Fica difícil imaginar essa linha para a investigação de acidente tão sério quanto este.

Roberto

Gente de ve ser aterrorizante ver um bicho desses subir em vc, imagina vcs dentro de uma cabine, praticamente sem ter como se movimentar a contento e ter um bicho destes subindo, subindo… não dá pra abrir a janela e jogar pra fora (a aranha) rsrsrs deve ser desesperador.

Roberto

Quanto a causa do acidente não deve ter sido ela, achei isto na net:
http://www.montanha.bio.br/biox01.htm

ela tem uns 7 cm de tamanho, mas é muito feia.

Raimundo

Acho que esse “MONSTROnídeo” deveria aparar o “bigode” e usar um aperelho ortodôntico! Só para melhorar a apresentação! Desse jeito aí não vai ter nenhuma viúva-negra que se interesse por ele!

Raimundo

Esse “MONSTROnídeo” deveria aparar o “bigode” e usar um aparelho ortodôntico! Só para melhorar um pouco a aparência! Desse jeito nenhuma viúva-negra vai se interessar por ele!

Marine

Caros amigos, Servi no Iraque tbm duas vezes e essa histori de “Camel Spider” e conto de pescador! Quase todas as fotos que existem sao modificadas com photoshop p/ aumentar tamanho e deixa-las mais assustadoras…hehehe Na verdade elas nao sao maiores que as tarantulas brasileiras e inclusive costumava-mos coloca-las a lutar contra escorpioes negros no deserto. Essa historia delas ja acabou virando lenda urbana por causa de blogs como esse e exageros de “historias de guerra” dos que ja serviram la! Nao sao mais rapidas do que homens e nem tem veneno suficiente p/ matar um homem adulto, tudo lorota… Read more »

Hornet

Também desconfio que a aranha não deva ter sido a causa do acidente…o macacão de vôo é mais ou menos grosso, e o piloto está com luvas, capacete etc….será que não dava pra matar a aranha com um tapa, ou coisa assim? De qualquer modo, ô bichinho feio e nojento essa aranha…credo!!!

Meirelles

Também concordo com os amigos acima,história estranha…com luva daria
emagar ela na mão.Ou o piloto tomou um tremendo susto a ponto de perder o controle(mais aí dava pra ejetar,né?) ou ele é daqueles que tem muito medo de aranhas(de todo tipo),baratas,ratos e por aí vai…rs.
Sds.

Getulio - São Paulo

Na guerra assimétrica, como ficou conhecida a luta do mais forte contra o mais fraco, David contra Golias, vale tudo, inclusive o uso de instrumentos ou animais do local, como cobras ou varas de bambu afiadas (lambuzadas com excrementos visando infecção) para furar as botas e pernas como ocorreu contra os soldados americanos na guerra do Vietnã. Assim não tendo como derrubar os aviões, a solução é derrubar os pilotos, com aranhas (é aracnídeo e não inseto) ou cobras ou sniper (franco atiradores) como ocorreu na guerra russa do Afeganistão, onde os pilotos eram alvos nas decolagens e aterrissagens.

Hornet

Proponho que a FAB, ao invés de pensar em adquirir algumas baterias de SAMs para proteger suas bases aéreas, faça uma visita ao Instituto Butantã…de repente a solução esteja por ali. Um aranha aqui, um escorpião ali…e assim vamos…rs.rs.rs.

abraços a todos

Vassily Zaitsev

Acho que a aeronave teve alguma pane e veio a cair, ou quem sabe, muito dificilmente, fora atingido por um SAM.

Vassily Zaitsev

Peraí, Peraí,

O caça estava à 32.000 pés, certo? Esqueçam o SAM, pois nenhum alcança tal altitude e os Tabebans + Al Qaeda não tem acesso à mísseis com esse alcance.

Vassily Zaitsev

Cara, parece que tô bêbado: alguém já ouviu falar nos ” Tabebans”????????????????

Pensei que se chamavam Talebans. Fala sério.

Wilson Johann

Bah tchê, que bichinho mais pavoroso de feio. Até eu despencaria com meu avião se encontrasse um desses no cockpit…
Agora, falando sério, esse piloto deve ter sofrido um mal súbido, tipo ataque cardíaco, sei lá, mas não foi a aranha que derrubou aquele avião, ela certamente não sabe pilotar.

Abraços a todos!!

KELP

esta coisa e igual a minha sogra

KELP

feia e bigoduda

CorsarioDF

É no mínimo estranho essa história, concordo com os amigos, acho que não foi a aranha!!! Mas pode ter sido uma foto do Michael Jackson ou um Ovni que o derrubou!!! rsrsrsrs. Sds.

Nelson Lima

Que horror! O piloto fica precupado com mísseis BVR é é morto por uma aranha peçonhenta. Vou sugerir a instalação de porta-baygon nos cockpits.

André de POA

Aposto que a USAF depois desta manda seus pilotos armados com neocid, flit e boa noite para o front. brincadeira, que bicho bem feio, sai pra lá! Imagina aquele piloto que ficou trancado dentro do copkit do F22 com umas dessas passeando por dentro do macacão!

konner

rsrsrsrsrsrsr !!!!!!!!!!!!!!!!

Amigo Mauro !!!!!

BRAVO !!! BRAVO !!!!!! BRAVO !!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Raimundo

Esse bichinho aí não é tão feio assim! O que ocorre é que os artrópodes (aranhas incluídas) têm um exoesqueleto quitinoso. E de tempos em tempos esses animais “trocam” de exoesqueleto para poderem crescer! Portanto, o que houve foi que numa “troca” dessas o bichinho aí da foto acabou “virando pelo avesso” e ficou assim! Foi uma fatalidade!

[…] Nota do Blog 2: outro exemplo das condições difíceis do Teatro de Operações Afegão foi a perda de um F-16 da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) em 2006, em que uma das hipóteses da queda, que vitimou o piloto, seria a entrada de uma aranha de grandes proporções no cockpit do caça quando no solo – o que levou a mudanças na doutrina em terra. Leia mais a respeito clicando aqui. […]

Hornet

Que bicho feio! No caso, a aranha.

Tiago Jeronimo

Meu amigo, se eu visse um bixo desse subindo em mim eu também me desesperava.

Rudel

É só ejetar!

RLobo

Alguem pode dizer se ela é venenosa?
Independente disto elas tem uma aparencia aterrorizante principalmente num local onde vc não pode correr, com ela subindo em sua perna. rsrsrs

Jonas Rafael

Eu conheci um cara num forum de bate papo que era Sargento da USAF, ele serviu vários períodos no Iraque e lá eles também tem problemas com a gigantesca Aranha Camelo(apesar das fotos que eu já vi dela serem diferentes, talvez a variante iraquina seja diversa). Elas são muito grandes, de assustar mesmo. Embora ela não seja venenosa, suas mandíbulas contém bactérias potentíssimas que podem paralisar instantaneamente a vítima e anestesiar o local da picada. Isso pode causar o desagradável desconforto de acordar de manhã e descobrir que parte do seu braço ou perna foi devorado enquanto dormia. Outra pecualiaridade… Read more »

Bosco

Olhem esta foto que achei na internet. Prefiro enfrentar uma bateria de S300.
http://www.estranhomasverdade.com/emv/images/zoom/WLQXVM/viewsize/aranhadodeserto.JPG

Bosco

Estou lendo uma série de estórias na internet sobre elas (as aranhas). Interessante! Parece que existe muitos mitos sobre elas.
Pelo visto não são venenosas. Mas se não são como o piloto foi afetado?
E se são, como o piloto foi picado com aquele monte de roupa protegendo. Só fica uma beiradinha do pescoço sem cobertura. Será que tem como ela entrar no traje de vôo?
Ah! Lendo mais detalhadamente vi que a foto que mandei não corresponde à primeira impressão. Elas estão fora de perspectiva e por isso parecem gigantescas.
Um abraço a todos.

LeoPaiva

Talvez não seja necessário o ataque direto do bicho para atingir o piloto, o pavor causado pelo fator surpresa pode ter efeito desesperador, principalmente se o piloto for aracnofóbico, conheço um motorista que saltou do carro em movimento por causa de uma minúscula aranha.

Sds.

Leo

Isto está parcendo história para “boi dormir”. Como base em quê, estão especulando que a aranha camelo é a causa do acidente? Qual a evidência? Não é assim que se investiga acidentes aéreos…

É a conclusão mais absurda que eu já vi, como base no que foi publicado.

Leo

Isto está parcendo história para “boi dormir”. Como base em quê, estão especulando que a aranha camelo é a causa do acidente? Qual a evidência? Não é assim que se investiga acidentes aéreos…

É a conclusão mais absurda que eu já vi…

Billy

Tá de sacanagem…o sujeito (que esteja em um lugar melhor…) pilota um caça, esperá-se que tenha os nervos no lugar para agir com controle em situações de aperto, e se espatifa contra o solo por causa de um aracnídeo?? História dificil de engolir…

André

Concordo com o Leo e Billy. Essa história é no mínino curiosa. Fica difícil imaginar essa linha para a investigação de acidente tão sério quanto este.

Roberto

Gente de ve ser aterrorizante ver um bicho desses subir em vc, imagina vcs dentro de uma cabine, praticamente sem ter como se movimentar a contento e ter um bicho destes subindo, subindo… não dá pra abrir a janela e jogar pra fora (a aranha) rsrsrs deve ser desesperador.

Roberto

Quanto a causa do acidente não deve ter sido ela, achei isto na net:
http://www.montanha.bio.br/biox01.htm

ela tem uns 7 cm de tamanho, mas é muito feia.

Raimundo

Acho que esse “MONSTROnídeo” deveria aparar o “bigode” e usar um aperelho ortodôntico! Só para melhorar a apresentação! Desse jeito aí não vai ter nenhuma viúva-negra que se interesse por ele!

Raimundo

Esse “MONSTROnídeo” deveria aparar o “bigode” e usar um aparelho ortodôntico! Só para melhorar um pouco a aparência! Desse jeito nenhuma viúva-negra vai se interessar por ele!

Marine

Caros amigos, Servi no Iraque tbm duas vezes e essa histori de “Camel Spider” e conto de pescador! Quase todas as fotos que existem sao modificadas com photoshop p/ aumentar tamanho e deixa-las mais assustadoras…hehehe Na verdade elas nao sao maiores que as tarantulas brasileiras e inclusive costumava-mos coloca-las a lutar contra escorpioes negros no deserto. Essa historia delas ja acabou virando lenda urbana por causa de blogs como esse e exageros de “historias de guerra” dos que ja serviram la! Nao sao mais rapidas do que homens e nem tem veneno suficiente p/ matar um homem adulto, tudo lorota… Read more »