Vídeo de um Su-25 “frogfoot” abatido durante combates na Ossétia do Sul. Pelo vídeo não é possível saber a nacionalidade da aéronave, mas pelas informações disponíveis no momento parece ser uma aeronave da Geórgia. Este país inclusive possui/possuía uma indústria aeroespacial em Tibilisi (chamada TAM) responsável pela atualização desses aviões em Su-25 Scorpion (basicamente um Su-25 com aviônicos ocidentais). A fábrica foi duramente bombardeada cerca de um mês atrás por …. Su-25 russos!

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konner

Ainda que muitas vezes sejam designado de A-10 russo, o Su-25 começou a ser desenvolvido ainda nos anos 60, e a maioria das aeronaves foi construida nas fábricas de Tbilisi na região do Cáucaso. No entanto, os primeiros Su-25 só foram vistos no ocidente em 1979, enquanto que o A-10 Thunderbolt conhecido nos Estados Unidos como Warthog (Javali), entrou em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos da América em 1976. A inspiração direta para a construção do Su-25, como aeronave de asa fixa para apoio aproximado de tropas, parece ter origem na aeronave de ataque Sturmovik, utilizada pelos soviéticos… Read more »

Paulo Costa

Aviões e helicopteros abaixo de 5ooo metros estão em serio
perigo com os atuais misseis de ombro.A evolução da capacidade
de destuir destes misseis foi notavel.

Nelson Lima

O Peru mete medo no Chile com esses aviões. Os f16 block 50 chielenos foram comprados para enfrentá-los

konner

Ainda que muitas vezes sejam designado de A-10 russo, o Su-25 começou a ser desenvolvido ainda nos anos 60, e a maioria das aeronaves foi construida nas fábricas de Tbilisi na região do Cáucaso. No entanto, os primeiros Su-25 só foram vistos no ocidente em 1979, enquanto que o A-10 Thunderbolt conhecido nos Estados Unidos como Warthog (Javali), entrou em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos da América em 1976. A inspiração direta para a construção do Su-25, como aeronave de asa fixa para apoio aproximado de tropas, parece ter origem na aeronave de ataque Sturmovik, utilizada pelos soviéticos… Read more »

Paulo Costa

Aviões e helicopteros abaixo de 5ooo metros estão em serio
perigo com os atuais misseis de ombro.A evolução da capacidade
de destuir destes misseis foi notavel.

Nelson Lima

O Peru mete medo no Chile com esses aviões. Os f16 block 50 chielenos foram comprados para enfrentá-los