Northrop A-9A

A-9A b

vinheta-perfil-aereoO Northrop YA-9 foi um protótipo de avião de ataque desenvolvido para a USAF,  preterido em favor do Fairchild YA-10, que se tornou o A-10 Thunderbolt II. Ambas as aeronaves foram projetadas em resposta ao requerimento A-X da USAF para apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS), em posições avançadas no campo de batalha.

A-9A a

A aeronave escolhida deveria ser capaz de operar de pistas não preparadas, levar blindagem adicional e ser capaz de manter-se bastante tempo sobre a área alvo.

O A-X seria o substituto moderno do A-1 Skyraider que realizou missões de ataque no Vietnã com mais eficácia que os jatos supersônicos. No início, considerou-se equipar a aeronave com turboélices, mas no final turbofans foram selecionados.

A-9A c

O A-9 usava turbinas Lycoming F-102, enquanto o A-10 usava a GE TF34, a mesma do S-3 Viking. O YA-9 voou pela primeira vez em 20 de maio de 1972.

O Programa A-X também desenvolveu um canhão poderoso do tipo “Gatling” para a aeronave vencedora, o GAU-8 Avenger de 30mm, mas para os testes de voo o YA-9 e o YA-10 foram equipados com o M61 Vulcan de 20mm.

General Electric GAU-8/A

NorthropA-9A-1

A10cutaway

Comparando-se as aeronaves, nota-se que os motores do A-10 ficam numa posição mais protegida contra mísseis lançados de ombro. A cauda dupla do A-10 também mascara a assinatura infravermelha e o ruído, oferecendo redundância caso uma cauda seja destruída por fogo antiaéreo.

A competição entre os protótipos do A-9 e do A-10 ocorreu entre 10 de outubro e 9 de dezembro de 1972, com o YA-10 declarado vencedor em 18 de janeiro de 1973. Os dois protótipos do YA-9 foram repassados para a NASA e depois desativados.

YA-9A_71-1368_20031112_014

YA-9A_71-1368_20031112_009

FICHA TÉCNICA DO A-9

  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 16,3m
  • Envergadura: 17,4m
  • Altura: 5,4m
  • Área alar: 53,88 m²
  • Peso vazio: 10.467kg
  • Peso carregado: 12.961kg
  • Peso máximo de decolagem: 18.958kg
  • Propulsão: 2 x Lycoming YF102-LD-100 turbofans de 3.400kg de empuxo cada
  • Velocidade máxima: 837 km/h
  • Relação peso/potência: 0,33
  • Armamento: 1 x 20mm M61 Vulcan
  • Até 8.350kg de armamentos

Pitch Black 2014: hora dos caças posarem para as câmeras

Nas belas fotos disponibilizadas pelo Ministério da Defesa da Austrália, vemos várias formaturas dos caças que participaram do exercício “Pitch […]

Começam os ensaios em voo do T-Xc

  Segundo informações da equipe de marketing da empresa Novaer, o protótipo do avião de treinamento T-Xc iniciou o programa […]

Revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! Nos próximos dias chegará às melhores bancas de todo o […]

Base Aérea de Campo Grande abre as portas com exposição e show de paraquedismo

Em comemoração aos 70 anos, a Base Aérea de Campo Grande, Sentinela Alada do Pantanal, realiza o Dia de Portões […]

Indústria da aviação desenvolve tecnologia para ajudar pilotos a pousar na neblina

A Rockwell Collins Inc. e outros fabricantes de equipamentos para o cockpit de aviões estão desenvolvendo tecnologias para combater um […]

Esquilo da FAB pousa em canavial após pane em voo

  Um helicóptero modelo UH 50 da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) fez um pouso forçado em […]