Northrop A-9A

A-9A b

vinheta-perfil-aereoO Northrop YA-9 foi um protótipo de avião de ataque desenvolvido para a USAF,  preterido em favor do Fairchild YA-10, que se tornou o A-10 Thunderbolt II. Ambas as aeronaves foram projetadas em resposta ao requerimento A-X da USAF para apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS), em posições avançadas no campo de batalha.

A-9A a

A aeronave escolhida deveria ser capaz de operar de pistas não preparadas, levar blindagem adicional e ser capaz de manter-se bastante tempo sobre a área alvo.

O A-X seria o substituto moderno do A-1 Skyraider que realizou missões de ataque no Vietnã com mais eficácia que os jatos supersônicos. No início, considerou-se equipar a aeronave com turboélices, mas no final turbofans foram selecionados.

A-9A c

O A-9 usava turbinas Lycoming F-102, enquanto o A-10 usava a GE TF34, a mesma do S-3 Viking. O YA-9 voou pela primeira vez em 20 de maio de 1972.

O Programa A-X também desenvolveu um canhão poderoso do tipo “Gatling” para a aeronave vencedora, o GAU-8 Avenger de 30mm, mas para os testes de voo o YA-9 e o YA-10 foram equipados com o M61 Vulcan de 20mm.

General Electric GAU-8/A

NorthropA-9A-1

A10cutaway

Comparando-se as aeronaves, nota-se que os motores do A-10 ficam numa posição mais protegida contra mísseis lançados de ombro. A cauda dupla do A-10 também mascara a assinatura infravermelha e o ruído, oferecendo redundância caso uma cauda seja destruída por fogo antiaéreo.

A competição entre os protótipos do A-9 e do A-10 ocorreu entre 10 de outubro e 9 de dezembro de 1972, com o YA-10 declarado vencedor em 18 de janeiro de 1973. Os dois protótipos do YA-9 foram repassados para a NASA e depois desativados.

YA-9A_71-1368_20031112_014

YA-9A_71-1368_20031112_009

FICHA TÉCNICA DO A-9

  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 16,3m
  • Envergadura: 17,4m
  • Altura: 5,4m
  • Área alar: 53,88 m²
  • Peso vazio: 10.467kg
  • Peso carregado: 12.961kg
  • Peso máximo de decolagem: 18.958kg
  • Propulsão: 2 x Lycoming YF102-LD-100 turbofans de 3.400kg de empuxo cada
  • Velocidade máxima: 837 km/h
  • Relação peso/potência: 0,33
  • Armamento: 1 x 20mm M61 Vulcan
  • Até 8.350kg de armamentos

Labace 2014 tem mais de 90 expositores confirmados

A feira de aviação executiva Labace (Latin American Business Aviation & Conference), tem confirmado, até o momento, a presença de […]

Mais fotos da maquete do Gripen E, exposta pela Saab em Farnborough

Nas imagens da maquete em tamanho real (mockup) do futuro Gripen E, cujo primeiro protótipo está em construção na Saab, […]

Avio Aero recebe contrato para apoiar motores dos jatos A-1 da FAB

Na sexta-feira, 18 de julho, a empresa italiana Avio Aero informou sobre a assinatura de um acordo de apoio logístico […]

Artigo sobre tema naval, de editor dos sites e da revista Forças de Defesa, publicado em revista acadêmica

A nova edição da revista acadêmica Antíteses, publicada pela Universidade Estadual de Londrina, traz dossiê com 12 artigos sobre Cultura […]

Tianjin Airlines, do HNA Group da China, compra 20 E-Jets e 20 E-Jets E2

Brasília, Brasil, 17 de julho, 2014 – A Embraer concluiu um acordo para a venda de 40 aeronaves para a […]

‘Missão Bolívia’ revela os bastidores da operação de resgate do senador Molina

A saga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que passou mais de um ano asilado na Embaixada do Brasil em […]