Fumaça: Informações sobre a festa dos 57 anos

0

Mais de três mil pessoas estiveram na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no último dia 23, para as comemorações dos 57 anos da Esquadrilha da Fumaça. No céu, os aviões T-27 Tucano escreveram em fumaça: “1952 Fumaça 2009” (ver imagem ao lado).

No evento, que reuniu várias gerações de pilotos e ex-integrantes, houve uma palestra proferida pelo Cel R/1 Harold Lyra Vergara Filho, que integrou a Esquadrilha da Fumaça no período 1973 a 1977, época de operação dos North American T-6. O Comandante do EDA, Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, também fez uso da palavra, comentando sobre as projeções futuras e atuais realizações da instituição.

Foi feito ainda o lançamento oficial da Folha de Selos Personalizados “Esquadrão de Demonstração Aérea – São Paulo – Brasil”. Cada folha de selos personalizados é composta por 12 selos bases, que acompanham a imagem escolhida pelo interessado para a personalização do seu selo.

A Diretoria Regional São Paulo Interior, com jurisdição composta por 583 municípios do interior de São Paulo, prestou uma homenagem ao Esquadrão, escolhendo-o para representá-la. As seis diferentes imagens do Esquadrão são de autoria do Suboficial Waldemar Prieto Júnior, do efetivo do EDA.

Para finalizar o cerimonial, foram anunciados os Fumaças Honorários eleitos no ano de 2009: Sr. Onório José Usinger e Sr. Joelson Ribamar Pereira Bernardes. O título de Fumaça Honorário, criado em 1996, tem a finalidade de tornar público o reconhecimento do Esquadrão de Demonstração Aérea a entusiastas da aviação, que em muito contribuem para o sucesso no cumprimento da missão da esquadrilha.

Por fim, os fumaceiros participaram de um Jantar Dançante, ainda no dia 23, quando houve a exibição do vídeoclip “Sonho de Ícaro” do cantor Waldonys, realizado em conjunto com a Fumaça. No dia seguinte, foi servido um Café Colonial no Hangar do EDA.

Fonte: EDA

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments