Índia perde seu primeiro* Su-30MKI

0

su-30mki

A Força Aérea da Índia perdeu o seu primeiro* Sukhoi Su-30MKI ontem, 30 de abril. A aeronave biplace acidentou-se no estado de Rajasthan durante um voo de treinamento. Ambos os ocupantes ejetaram-se perto das 10:30h local, mas o coronel (Wing Commander) P S Nara não resistiu aos ferimentos após a queda e veio a falecer.

O Su-30MKI é um desenvolvimento da família Su-27, sendo muito mais avançado do que outros modelos da série Su-30MK. Muitos dos seus componentes também são utilizados no Su-35, colocando este modelo na categoria Geração 4+.

A aquisição dos Su-30MKI foi decidida em 1996 e o contrato de 1.46 bilhão de dólares foi assinado em novembro daquele ano. Foram adquiridas 50 aeronaves. Em 2000 um novo contrato foi assinado para a fabricação local de outras 140 aeronaves com transferência de tecnologia. Outras 40 aeronaves foram encomendadas em 2007.

FONTE: IBN Live

*NOTA DO BLOG: em 1999, durante a feira de Le Bourget, foi perdido um dos protótipos do Su-30 MKI. Veja o vídeo acima.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
welington

Com certeza uma grande perda, me dói o coração quando vejo tais noticias assim como me partiu o coração a queda dos F-22 Raptor e do SU-35 BM 901, mas aeronaves estão sujeitas a falhas assim como qualquer outra “maquina”, mas reitero é uma grande perda para a FAI, mas não comparada a com a perda da vida do piloto que infelizmente não resistiu. Meus sinceros pêsames pelo piloto… Programa SU-30 MKI é premiado na AeroÍndia 2009!!! Durante a mostra aeroespacial AeroÍndia 2009, a imprensa especializada indiana premiou o programa SU-30 MKI como o melhor programa técnico-militar de cooperação da… Read more »

Robson Br

Não existe preconceito contra os Russos. O histórico dos equipamentos é que é ruim. Da Venezuela ninguem comenta, mas o pouco que se sabe eles tem dificuldades, como também tem os Peruanos. O SU-35 ainda é protótipo, apenas uma evolução desse aí e o PAK-FA ninguem sabe, pois ainda é conceito. Vamos ver a reação da FAB com os novos Helis. O Brasil optou pelo desenvolvimento dos sistemas e apenas aeronaves que tem saída comercial, como Super Tucano e o KC-390. Por isso a plataforma do FX-2 tem que ser confiável. Sempre acreditei que o Brasil tem que fazer parcerias… Read more »

Rodrigo Marques

Lamentável a morte do piloto… Wellington, Nas suas palavras: “”foi vinculada a noticia de que algumas turbinas dos SU-30 MKI teriam que ser enviadas a Rússia para manutenção, é os leigos utilizaram desta noticia para deteriorar a imagem dos Flankers da Sukhoi e da Rússia em termos de manutenção e pós venda, efetuando vários comentários “sem noção” contra esta empresa, mas o que estes não sabem é que estas turbinas são enviadas a Rússia quando a quebra das palhetas ocasionadas por FODs ou para outras manutenções de alta complexidade a qual a índia não possui tecnologia para tal, desta forma… Read more »

Francisco AMX

Rodrigo Marques, não teve motores de caças brazucas aqui, motrozinho na verdade, que foi para europa ter manutenção? foi!
talvez pela simples questão: não tem porque faze-lo aqui! não vale a pena…

Rodrigo Marques

Francisco,

Não falei de “retífica” completa, mas manutenção simples ( moro em Petropolis-RJ e na GE Celma, já vi a linha do Spey, do seu xará AMX 🙂 é o máximo que fazemos).

“Retífica” completa só para os Rolls Royce, Pratt & Whitney, etc… de grandes jatos comerciais.

Abraços pra vc e para o Wellington (esqueci no outro)

kaleu

Rodrigo Marques … completando a Tata (indiana) é a maior siderurgica do Planeta …

abraço
Kaleu

kaleu

Welington … sou leigo confesso … não tenho absolutamente nada contra os vetores Russos … só acho que eles não servem para a FAB … por uma série de fatores … e os Russos não se dispuseram a transf tecnogia para o Brasil … e a notícia veículada no blog diz : – “Foram adiquiridas 50 aeronaves. Em 2000 um novo contrato foi assinado para a fabricação local de outras 140 aeronaves com transferência de tecnologia.” Os Russos não transferiram tecnologia na compra inicial de 50 aeronaves … somente após o 2º contrato de 140 … então … PARABÉNS à… Read more »

Felipe Cps

Caiu? Foi tarde (bricadeira só pra não perder a piada, rsrsrs)… Falando sério, dessa vez infelizmente morreu um piloto hindu. Sinceras condolências aos indianos. É sempre triste quando um piloto de alta performance morre em acidentes lamentáveis (conquanto evitáveis), porque há pouquíssimos seres humanos no planeta capacitados a fazer o que eles fazem. Um dia triste para a aviação de caça. Curioso é notar que essas aeronaves russas ultimamente tem se acidentado com uma frequência um tanto quanto surpreendente (para alguns)… Será que é só coincidência? Ou será que o produto não tem uma qualidade, digamos assim, suficiente? Ou será… Read more »

GRIPEN NG

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso que da conprar lixos russos

Thiago

O SU-30 da Índia tem radar Aesa

Paulo Renato

Infelizmente uma noticia ruim.

Mas vamos de Gripen NG !!!

Abs.

Wolfpack

O que chama a atenção nesta notícia é a perda de uma vida, com um dos equipamentos de ejeção mais confiáveis do mundo, bem superiores aos assentos Martin Bakers do ocidente.
Acidentes acontecem.
Olhem o que o SAAB Gripen é capaz de fazer:
http://www.youtube.com/watch?v=QVF9qQUPqTw
http://www.youtube.com/watch?v=KQGq0Wevjt8&feature=related
O F18 E/F causou destruição em San Diego:
http://www.youtube.com/watch?v=QIpLZQQxsCo&feature=fvsr
O Rafale já matou um piloto por desorientação espacial em vôo noturno, choque contra o solo no sul da França.
Isso acontece com mais freqüência do que desejavamos.

Ivan

Felipe, Sinto muito mas tenho que discordar do amigo. Aviões de combate estão sempre sofrendo acidentes, infelizmente as vezes fatais. Como os treinamentos devem simular condições de combate, levam as aeronaves (de qualquer fabricante) à condições extremas. Resultado, acidentes com aeronaves militares. Em algumas revistas americanas e inglesas saem relações bimestrais de acidentes, e, pelo que me lembro, a quantidade de acidentes é distribuída indistintamente por todos os fabricantes. Amigo, não devemos condenar os aviões russos por este acidente, até mesmo porque eles são muito robustos. Gripen NG, Amigão, faleceu um piloto em treinamento. Não vejo motivos para riso. A… Read more »

Marine

E lamentavel a perca do Coronel especialmente quando se e o comandante da ala…Rest in Peace!

welington

Rodrigo Marques infelizmente tenho que lhe corrigir a doutrina Russa mudou tanto que a vida útil dos vetores esta ao nível das aeronaves ocidentais entre 4 mil e 6 mil horas de vôo similar ao padrão ocidental, isto sem perder o alto desempenho, sobre a Argélia reitero os mesmos vão adquirir SU-30, eles poderiam comprar outros vetores, mas não adquiriram novamente Russos… KKKKKKKKKKK, não tocamos na parte interna das turbinas dos Mirage 2000 simplesmente por não sermos autorizados, a manutenção onde a alta complexidade ou a necessidade de substituição de partes como palhetas são efetuadas na França, assim como as… Read more »

Rodrigo Marques

Wellington, Como eu disse, as aquisições dos MIG 29 e do SU-30, são paralelas e não uma substituindo a outra. De novo, há uma confusão entre manutenção e “retífica” ( entra sempre entre aspas, porque na verdade não é o termo mais apropriado). Obviamente não podemos dar manutenção completa nessas turbinas porque nao temos conhecimentos técnicos para tal, o que é um absurdo, visto que as ligas metálicas de todas as turbinas ocidentais, militares ou não,são todas constituídas contendo altas taxas de nióbio. ( 1 kg de Jabuticabas para quem disser de onde provém 90% de todo nióbio do mundo).… Read more »

GRIPEN NG

nossa um piloto morreu?nem li a materia mas nao dei risado por que um piloto morreu e sim por o aviao

GRIPEN NG

e sabem por que nao gosto de equipamentos russos?

sou americano com orgulho!!!mas me orgulho tanbem pelo brasil

welington

Rodrigo Marques de certa forma são uma substituição sim, pois os vetores da RAC MIG foram devolvidos e serão adquiridos SU-30 para substituir estes…
Novamente reitero manutenções de alta complexidade, retificas, substituição de peças as quais não produzimos não é feita no Brasil assim como não e feita na índia simplesmente por falta de tecnologia para efetuar tais reparos, que no caso da índia será sanado com a construção de um centro de manutenção da Sukhoi naquele país…
Sobre as dificuldades da FAI quais são estas?
Um grande abraço.

Bandeira

Boa tarde,
Não sou piloto e muito menos engenheiro, mas com certeza, eu não queo estar na pele de Piloto e Co-Piloto, me parece que foi um tremendo erro de cálculo dos mesmos, até que me provem o contrário.

Higgins

Eu só quero dizer uma coisa: observem as palavras proferidas pelos imbecis! Sempre carregadas de preconceito e desinformação. Um dos estúpidos, entra de sopetão a falar que as aeronaves russas estão a cair seguidamente, isto, se nós não tivessemos visto a queda do fabuloso F-22 e do futurístico B-2… O queridíssimo Gripen já rolou pelo chão como se bola de futebol fosse… E deles nunca vi alguém chamar de lixo, porcaria… Mas saibam todos: O Brasil é o maior produtor de caças, lançadores, vetores anti-aéreos do mundo! Dobrem os joelhos! Francamente… Outro, vem falar da Venezuaela, sem saber da euforia… Read more »

Rodrigo Marques

Wellington,

Pela última vez, são 2 contratos feitos praticamente ao mesmo tempo, sendo que em um deles, deu essa encrenca aí… Notar que a Argelia é freguesa histórica de equipamento militar russo.

Para a gente nao brigar… 🙂 Se o SU-35BM fosse já uma realidade, digo, incorporado a Força Aérea Russa há pelo menos uns 3 anos e os caras nos mostrassem os dados reais de sua operação nos esquadrões, eu acho que valeria a pena nossos pilotos irem lá conferir…

Palavras de um cara que baba pelo F-15

Wolfpack

Se todos os acidentes com Caças termminassem como a seqüência de fotos abaixo, tudo bem:
http://www.youtube.com/watch?v=mJEFaRj0rBY

welington

Rodrigo Marques acho que você não entendeu, os MIG-29 foram devolvidos e serão adquiridos SU-30 para substituir os mesmos… Moscovo, 15 de Maio (RIA Novosti) – A Argélia pediu à Rússia para entregar entre 14 e 16 Su-30 Flanker em troca dos aviões MiG-29 Fulcrum que era suposto receber, ao abrigo de um contrato que foi terminado este ano, disse um Diário de Negócios Russo. “A corporação Irkut poderá entregar entre 14 e 16 caças Su-30 MKA, para a Força Aérea Argelina, pelo mesmo montante estipulado no contrato com a MiG”, disse o Diário Kommersant. A Rosoboronexport tinha assinado um… Read more »

Robson Br

Higgins
Devem ser os militares Chavistas que devem estar sorrindo. Pela informação em alguns Sites a coisa não é tão bem assim não. Agora, não foi só a Argélia que devolveu os caças pela baixa qualidade. Parece que a China também devolveu os caças e esses vieram para o Chaves.

Henrique Sousa

Lamentável o piloto perder a vida.

Infelizmente a evolução cobra seu preço, e no difícil trajeto para aprimorar equipamentos de ejeção (onde os russos possuem grande desenvolvimento) estes acidentes fornecem informações para melhorias.

A perda da vida não foi em vão, os próximos a ejetar o farão de forma mais segura.

Marine

Pessoal,

Em geral tambem nao sou fa dos equipamentos russos mas essa noticia aqui nao prova nada, nao temos acesso a informacao e tudo que comentarmos aqui nao passa de especulacao…

O unico que podemos fazer e respeitar o piloto e sua familia e esperarmos que qualquer que seja a causa do acidente que nao passe a ocorrer novamente.

Semper Fi!

Scaglione

Dos F-15 que vira e mexe perdem as asas ninguém fala nada…

Na Red Flag que a FAB participou, caiu um F-15 e o piloto morreu.

Higgins

As informações sobre a operação dos SU’s venezualanos obtive junto com informe que chegou aqui, via adido militar.

A Venezuela está operando as aeronaves com boa disponibilidade. Tanto, que querem mais.

Fato é, que existe uma “necessidade” religiosa, para que nossos vizinhos “se dêem mal”… Daí, essas notícias sem fundamento algum, tipo “os Su’s da Venezuela estão no chão” e outras baboseiras.
Sem fundamento algum.

Nietzsche batizou isso com uma frase: “Tem de ser”…
Eu chamo de babaquice.

Felipe Cps

Tem um cidadão frequentador do blog que teve a ousadia de, num dia desses, num post colocado no “ForTe”, dizer que “os soldados americanos no Iraque jogavam fora seus M4A1 para trocar pelos AK-47 apanhados dos guerrilheiros iraquianos”. E pior, o sujeito é tão obtuso que não adiantou a palavra de um membro das FFAA americanas, que nos enriquece com seus comentários sempre altamente ponderados, e nos honra com sua presença, e que consta ter estado, inclusive, em combate no país citado pelo cujo, afirmar com todas as letras que tal história era lenda de internet. Bem, o sujeito insistia… Read more »

Higgins

Isso só vai parar quando tivermos nossos caças, recebidos.

Para se ter um idéia, já vi em fóruns os caçadores Venezuelanos serem chamados de “bovinos”. Para que isso?

A explicação que tenho é simples: estamos cercados de nerds estúpidos nos fóruns militares.
Se houver um explicação melhor para os absurdos dos nossos fóruns e colunas de comentários, que o diga.

Robson Br

Higgins Eu não sou torcedor do tipo de avião. Acredito nos militares da FAB, que alías trabalhei direto com brigadeiros por vários anos. Tenho certeza que a escolha até agora foi técnica, como também sei que o martelo final é político, pois depende de acordos estratégicos. Todo mundo tem sua fonte de informação. No caso da Venezuela foi difícil acreditar que encomendaram um avião e logo receberam, por isso acho que as fontes que disseram que poderia ser os devolvidos da china estavam corretas. Agora falar que estamos cercados de Nerds estúpidos foi muito pesado, pois uma grande vantagem dos… Read more »

Daniel

Higgins,

Este desprezo/odio aos russos e a Russia, acompanhado de admiração e alinhamentos incondicionais aos EUA, são fruto de muitos anos de lavagem cerebral, promovida através de propaganda massiva, então, estes indivíduos estão meio “lobotomizados”, incapazes de uma visão ampla e abrangente…

Então, este tipo de comentário ao qual você se refere, não vai parar, simplesmente porque alguns frequentadores dos fóruns militares, felizmente poucos, más muito barulhentos e cheios de empáfia e arrogância, são F rancamente C apachos P olíticos…S abujos dos interesses norte-americanos, e ainda ficam posando de patriotas !

Daniel

repetindo,parece que fui censurado..
……….
Higgins,

Este desprezo/odio aos russos e a Russia, acompanhado de admiração e alinhamentos incondicionais aos EUA, são fruto de muitos anos de lavagem cerebral, promovida através de propaganda massiva, então, estes indivíduos estão meio “lobotomizados”, incapazes de uma visão ampla e abrangente…

Então, este tipo de comentário ao qual você se refere, não vai parar, simplesmente porque alguns frequentadores dos fóruns militares, felizmente poucos, más muito barulhentos e cheios de empáfia e arrogância, são F rancamente C apachos P olíticos…S abujos dos interesses norte-americanos, e ainda ficam posando de patriotas !

Daniel

repetindo, não foi publicado…
……….
Higgins,

Este desprezo/odio aos russos e a Russia, acompanhado de admiração e alinhamentos incondicionais aos EUA, são fruto de muitos anos de lavagem cerebral, promovida através de propaganda massiva, então, estes indivíduos estão meio “lobotomizados”, incapazes de uma visão ampla e abrangente…

Então, este tipo de comentário ao qual você se refere, não vai parar, simplesmente porque alguns frequentadores dos fóruns militares, felizmente poucos, más muito barulhentos e cheios de empáfia e arrogância, são F rancamente C apachos P olíticos…S abujos dos interesses norte-americanos, e ainda ficam posando de patriotas !

Marquetti

Coitado dos russos, que tem um frota enorme de equipamentos militares de péssima qualidade, Logo logo vai ter ditador chinfrin querendo invadir a Russia. Só pra citar um dos equipamentos de péssima qualidade: Topol, já ouviram falar? deve ter explodido uns 20 pra 1 só se tornar operacional… tcs, tcs, tcs.
Desculpem, meu nome é Marquetti E eu tenho acompanhado o blog a algum tempo e resolvi participar, com a sua licença.

Robson Br

Não é bem assim. Todo mundo tem direito de dar sua opinião. Aliás no dia 31 de março tinha 3 anos e vivi minha juventude em movimentos estudantís de esquerda. Sou engenheiro e minha opinião é técnica.

Leonardo

Boa tarde a todos Infelizmente no espaço de uma semana houve duas perdas de caças da famíla Flankker, para colegas anti-russos uma festa, como se algo extraordinário tivesse ocorrido, porém qual aeronave de alta performance como os caças não estão sujeitas a acidentes, vemos B-2 de 2 bilhões de dólares por unidade caírem, o “intergaláctico” F-22 também, inclusive vitimando um piloto de mais de 20 anos de experiência naquela força aérea e nem por isso, os que gostam das aeronaves russas vieram até o blog para zombar, em primeiro lugar independentemente de serem pilotos, engenheiros ou simplesmente entusiastas da aviação… Read more »

Rodrigo Marques

Leonardo, A Argélia contrato de cooperação militar com a Russia de 8 Bilhões então um acordo propôs dois contratos de aquisições: Um no valor de 1,24 Bilhões de dolares por 34 MIGS 29 e o outro por 2,5 Bilhões por 28 SU-30. Isso é notícia do final de Abril de 2008 e nem sei por que isso se discute ainda… O fato é: Mostraram um MIG29SMT aos Argelinos e eles toparam a compra. Nas primeiras entregas, os Argelinos perceberam que a qualidade do produto recebido não era idêntica com a que eles tinham comprado. O que fazer? Simples, devolver… E… Read more »

Rodrigo Marques

Outro detalhe que esqueci de mencionar e que causou uma certa confusão. Para este 1º contrato “rescindido”, os Argelinos querem o SU-30 e fazem eles muito bem, até porque são históricos compradores dos russos e isso não tem nada haver com o comentário de que a qualidade da produção seriada russa seja inferior a Ocidental… Clariando mais ainda Protótipos e Demonstradores excelentes x Produtos seriados de qualidade inferior. Esse é o desafio da industria russa, livrar-se dos resquícios das doutrinas da antiga URSS, baseados em alto desempenho e quantidade. em detrimento da vida útil e qualidade. Isso voce observa desde… Read more »

welington

welington em 02 mai, 2009 às 17:17 Rodrigo Marques acho que você não entendeu, os MIG-29 foram devolvidos e serão adquiridos SU-30 para substituir os mesmos… Moscovo, 15 de Maio (RIA Novosti) – A Argélia pediu à Rússia para entregar entre 14 e 16 Su-30 Flanker em troca dos aviões MiG-29 Fulcrum que era suposto receber, ao abrigo de um contrato que foi terminado este ano, disse um Diário de Negócios Russo. “A corporação Irkut poderá entregar entre 14 e 16 caças Su-30 MKA, para a Força Aérea Argelina, pelo mesmo montante estipulado no contrato com a MiG”, disse o… Read more »

Rodrigo Marques

Neste link http://en.rian.ru/russia/20080331/102580722.html Eles mencionam claramente o 2º contrato dos SU-30MKA. Inclusive menciona que eles congelaram os pagamentos até a Russia levar de volta os MIG-29 do outro contrato, o “rescindido”. Under a 2006 contract, worth about $1.5 billion, Russia will deliver a total of 28 Su-30MKA fighters to Algeria until 2009. Last year, the Irkut corporation delivered the first four aircraft. The announcement comes amid rumors that Russia had postponed deliveries of Su-30MKA fighters to Algeria over non-payment following the North African country’s decision to return 15 MiG-29SMT Fulcrum fighters. Russia’s Kommersant business daily reported last Friday that Algeria… Read more »

Rodrigo Marques

Detalhe.

São notícias velhas…

welington

welington em 04 mai, 2009 às 15:19 welington em 02 mai, 2009 às 17:17 Rodrigo Marques acho que você não entendeu, os MIG-29 foram devolvidos e serão adquiridos SU-30 para substituir os mesmos… Moscovo, 15 de Maio (RIA Novosti) – A Argélia pediu à Rússia para entregar entre 14 e 16 Su-30 Flanker em troca dos aviões MiG-29 Fulcrum que era suposto receber, ao abrigo de um contrato que foi terminado este ano, disse um Diário de Negócios Russo. “A corporação Irkut poderá entregar entre 14 e 16 caças Su-30 MKA, para a Força Aérea Argelina, pelo mesmo montante estipulado… Read more »

Rodrigo Marques

Tá chovendo no molhado agora? Cara olha lá: 1 contrato de 1.3 Bilhões por 35 MIG’s Outro contrato pra 28 SU-30 Contrato 1 foi para o espaço com a devolução dos primeiros 15 MIGs, então foi proposto a substituição por SU-30. O contrato 2 teve os pagamentos congelados, até que eles pegassem de volta os primeiros 15 MIGs. Pelo visto, os Argelinos flertaram com os Franceses na ocasião da devolução dos MIG’s do contrato 1, mas acabaram ficando com os SU-30 em substituição. Detalhe, durante esse imbroglio eles ja haviam recebido os primeiros 4 SU-30 do contrato 2. “”Under a… Read more »

Rodrigo Marques

Tá chovendo no molhado agora? Cara olha lá: 1 contrato de 1.3 Bilhões por 35 MIG’s Outro contrato pra 28 SU-30 Contrato 1 foi para o espaço com a devolução dos primeiros 15 MIGs, então foi proposto a substituição por SU-30. O contrato 2 teve os pagamentos congelados, até que eles pegassem de volta os primeiros 15 MIGs. Pelo visto, os Argelinos flertaram com os Franceses na ocasião da devolução dos MIG’s do contrato 1, mas acabaram ficando com os SU-30 em substituição. Detalhe, durante esse imbroglio eles ja haviam recebido os primeiros 4 SU-30 do contrato 2. “”Under a… Read more »

Rodrigo Marques

Em 31/3/2008

– Russia continua a entrega de SU-30 à Argelia ( contrato 2) http://en.rian.ru/russia/20080331/102580722.html

Em 15/5/2008

– Argelia solicita troca dos MIG 29 por SU-30 ( contrato 1) http://en.rian.ru/russia/20080515/107429570.html

Rodrigo Marques

E estes FINALIZAM a discussão, assim espero: Em 28/5/2008 – Russia pronta para oferecer o MIG35 à Argelia. BERLIN, May 28 (RIA Novosti) – Russia is prepared to offer Algeria new MiG-35 Fulcrum fighter aircraft to replace the MiG-29 Fulcrum aircraft due to be supplied under a contract terminated earlier this year, the MiG Corp. CEO said Wednesday. http://en.rian.ru/russia/20080528/108725346.html EM 30/5/2008 Escandalo Argelino: Trocando Migs por Migs… MOSCOW. (RIA Novosti military commentator Ilya Kramnik) – In 2007, Algeria cancelled a $1.3 billion contract for the sale of 34 Mikoyan-Gurevich MiG-29 Fulcrum fighters and said it would return 15 MiG-29s purchased… Read more »

Rodrigo Marques

http://en.rian.ru/analysis/20080530/108905942.html

EM 2/6/2008 Russia entrega 2 Caças Su-30 à Argélia

IRKUTSK, June 2 (RIA Novosti) – Russia’s Irkut corporation, the manufacturer of the famed family of Su fighter planes, said on Monday it had delivered another two Su-30MKA Flanker multi-role fighters to Algeria.

Under a 2006 contract worth about $2.5 billion, the Irkut corporation is set to deliver a total of 28 Su-30MKA fighters to Algeria by 2010. The company has so far supplied six aircraft.

Notar que aqui eles corrigem o valor do contrato ( 2.5 Bilhões de dolares)

http://en.rian.ru/russia/20080602/109038709.html

Satisfeito agora Wellington?

Abraços

welington

Rodrigo Marques acho que você não entendeu o que eu quero dizer desde o inicio, a Argélia desistiu da compra dos MIGs-29 e optou pelos SU-30, é simples… Como segue no texto abaixo vinculado na data de 15 de Maio, a Argélia vai adquirir os SU-30 para substituir os MIG-29 devolvidos, o texto é claro e objetivo… As aquisições anteriores não tem nada a ver com esta nova aquisição que visa somente substituir os MIG-29 devolvidos… Moscovo, 15 de Maio (RIA Novosti) – A Argélia pediu à Rússia para entregar entre 14 e 16 Su-30 Flanker em troca dos aviões… Read more »