O MiG-29 é um caça de 4a. geração projetado para a missão de superioridade aérea na antiga União Soviética. Desenvolvido na década de 70 pela Mikoyan Gurevich, ele entrou em serviço em 1983 e permanece em serviço na Rússia e em muitos países. O MiG-29 foi idealizado para rivalizar com os caças americanos F-16 Fighting Falcon e F/A-18 Hornet. Ele deve continuar em serviço por muitos anos ainda, pois tem recebido muitas modernizações. O MiG-29K está sendo produzido para a Marinha da Índia e o MiG-35 é sua versão mais evoluída.
O Fulcrum foi usado em combate pela primeira vez na Guerra do Golfo, em 1991, nas mãos de pilotos iraquianos. De acordo com a USAF, cinco MiG-29s foram abatidos por F-15 Eagles. Oito MiG-29 conseguiram fugir para o Irã e lá continuam em serviço.
Um MiG-29 cubano derrubou dois aviões civis Cessna 337, que pertenciam à organização “Brothers to the Rescue”, em 1996, depois que os aviões ultrapassaram o espaço aéreo cubano.
Em 1999, alguns MiG-29 da Eritréia foram abatidos por Su-27 da Etiópia, pilotados por mercenários russos. O número de aviões derrubados varia de acordo com as fontes, de 2 a 5 aviões.
Diz-se também que MiG-29s da Eritréia abateram dois MiG-21 etíopes e que seus Fulcrums também abateram três MiG-23.
Em 20 de abril de 2008, a Geórgia acusou a Rússia de ter usado um MiG-29 para atingir um UAV Hermes 450 georgiano. A Rússia negou, mas depois foi provado por uma gravação em vídeo que o UAV foi mesmo abatido por um caça russo, usando um míssil ar-ar R-73.
Em 10 de maio de 2008, guerrilheiros do Movimento de Igualdade e Justiça (JEM) de Darfur, atacaram a capital do Sudão. Durante a ação, um caça MiG-29 da Força Aérea do Sudão foi abatido pelos guerrilheiros do JEM, que usavam metralhadoras de 12,7mm e 14,5mm.  O MiG-29 estava com um piloto russo mercenário nos comandos, que faleceu após a ejeção, pois seu pára-quedas não abriu.

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba

Abatido por 15 mm? A folha corrida desse avião não é das melhores. Seria pessoal mal treinado?

Marine

A camuflagem da primeira foto parece ate com a camuflagem do Exercito americano, interessante em um aviao…

RLobo

Este é o meu medo com relação ao SU-35. Se não me engano o MIG-29 foi considerado um terror para o ocidente. Depois que puseram as mão num deles viram que não era essas coisas todas. Será que não estamos superdimencionando demais esta aeronave?
Lembremos tambem que os Russos não são um primor para cumprir contratos.

König

Essa de que não cumpren contratos ta mais como contra propaganda por parte dos EUA…
O MIG-29 surpreendeu por alguns equipamentos como o HMS mas era voltado para operar sendo comandado diretamente da terra, Mas tambem utilizava radios a Valvula que era usado nos anos 40/50 mais ou menos.
Saudações

The Captain

Se quisermos um caça de 1ª linha, no “estado da arte”, devemos desenvolvê-lo e produzi-la com os nossos próprios recursos, em parceria com a África do Sul, ou preferencialmente, com Israel, onde teremos ganhos enormes com o “know” israelense em aviônicos, sistemas de armas e mísseis. Do contrário é melhor fechar com os franceses, com os quais temos uma longa tradição de bom relacionamento, e tentar aprender algo sobre um caça de 4ª geração e meia, com a operação do Rafale e depois, quem sabe, iniciar um projeto nacional com ou sem parceria. Foi assim que fizemos com o Tucano,… Read more »

camberiu

“Essa de que não cumpren contratos ta mais como contra propaganda por parte dos EUA…”

Acho que a marinha indiana nao estaria inteiramente de acordo com essa sua afirmacao nao.

König

Acho que os EUA tambem não bancariam um projeto para nos que lhes desse mais de 1 bilhão de dolares de prejuiso alias pais algum faria isso.

Octávio Lima

A questão de usar válvulas tem a ver com o ambiente de combate da época. Numa possível guerra nuclear o ambiente de EM é tão hostil que se os eletrônicos não forem bem blindados deixam de funcionar. Já os baseados em válvulas continuam funcionando. Mas concordo com os comentários sobre comprar material bélico russo. É arriscado.

König

Seria processada mas e ai qual pais faria uma empresa nacional de defesa poder abrir falencia para ficar bonitinho perante o mundo?
Tipo de imagem que não conpensa…

camberiu

Bom Konig, voce esta dando volta, dando justificativa, mas vamos ver os fatos: Voce afirma que essa historia de que a Russia nao cumpre os contratos e “invencao dos EUA”. Pois bem, em DOIS casos recentes de vendas para a India, a Russia nao cumpriu contratos. Foi no caso do refit do porta-avioes e na modernizacao dos IL-38 para a marinha indiana. E ai, como e’ que ficamos? Voce pode dar N justificativas para o calote russo, mas no final das contas, foi calote. Um contrato foi assinado (de boa fe’ pela India) e nao foi cumprido. Se um dia… Read more »

König

E se a AVribras Fisese um contrato de 2 bilhões de dolares por exemplo e o dolar despecase e ai?
Perderiamos uma empresa nacional fazendo ela abrir falencia ou deixala mais ainda no buraco?

Leo

Esta questão de contratos é complexa. A maioria dos contratos prevêem situações em que os valores precisam ser alterados. Um exemplo clássico é a questão da subida do preço do aço nos últimos anos.

É impossível qualquer estaleiro manter os valores contratuais nas atuais circunstancias.

Isto não é privilégio dos russos. O Brasil e a Alemanha (quem diria) também se envolveram em confusões com a questão do programa nuclear.

Os indianos são mestres em se meter em confusões com contratos e propinas.

Leo

Tiago Jeronimo

Um belo avião e apesar de não ser Fã de produtos russos acho que o seu histórico se deve mais a falta de competência dos pilotos e das respectivas forças aéreas do que de defeitos do avião.

König

Agora uma pergunta mas o aço dobrou o preço mesmo?

camberiu

“Esta questão de contratos é complexa. A maioria dos contratos prevêem situações em que os valores precisam ser alterados. Um exemplo clássico é a questão da subida do preço do aço nos últimos anos.” Certamente Leo. Mas paises como Brasil e Alemanha (exemplos que voce colocou) tem sistemas judiciarios independentes e equipados para lidarem com essas questoes. Ja a Russia nao tem. Agora, voce colocou que os indianos sao mestres em confusao e propina com relacao a contratos militares. A parte da confusao eu nao sei, mas certamente sao mestres em propina. Mas com relacao a questao da venda de… Read more »

RL

Uma bela aéronave. Modernizada com sua total capacidade, poderia trazer muitos beneficios operacionais e de poder aéreo para a FAB. No entanto, penso que o Mig 35 faz com que o Mig 29 já fique um pouco para trás em questão de atualidade quando se fala em geração 4.0, 4+, 4++ e 5 geração.

Uma dúvida.

Os Fulcrum da FAP, Força Aerea Peruana que serão modernizados irão para qual padrão? Alguem ai saberia dizer? E quantas aeronaves seriam modernizadas?

Abraços.

Raphael

Qualquer contrato internacional usa valores de moedas fixas. Me desculpe, mais este papo da Russia nao ter cumprido os contratos por causa do valor do dolar eh papo dos entusiastas russos! Qualquer empresinha que faz contratos internationais sabe que um contrato que tenha qualquer coisa com valores que podem mudar, fixa os valores, incluindo fixar valores de moedas. Eh o basico em qualquer contrato international.

Tiago Jeronimo

Não foram culpa dos Russos! Eles são os melhores em tudo, devem ter os melhores advogados que fazem contratos mil vezes melhores com um salário cem mil vezes menor que os advogados do ocidente, não tem condições da Russia ter errado no contrato e tudo que falam mal dos Russos é pura inveja de puxa-sacos americanos!

Tomcat

Vídeo no Youtube, filmado diretamente da câmera do UAV Georgiano abatido:

http://br.youtube.com/watch?v=BypnhFI7HGY

Jonas Rafael

E o caso das OHP e dos Helis Sea Sprite pra Austrália? OS EUA não deixaram eles na mão também?

RODRIGO

Os MIG 29 da FAP serão modernizados p/ o padrão MIG29SM,porém apenas oito aeronaves.

RL

Rodrigo. Valeu pela informação.
Do total de 22 unidades apenas 8 serão modernizadas.

Abraços.

shandowlord

Qualquer material militar da Rússia em um pais puxa-saco do EUA é bombardeado como se estivéssemos na guerra fria, não sei porque tanto preconceito se os brasileiros nem tem a capacidade deles de produzir um caça 100% nacional[…] Se os indianos não estão satisfeitos com os russos porque continuam comprando material da Rússia? Opções não faltam[…] Alguem viu o contrato para poder afirmar que a Rússia não cumpriu ele? Porque os caças da China e Índia voam bem e os do Peru não voam ? A Rússia comprar bilhões em produtos do Brasil e o Brasil não compra nada deles,… Read more »

GustavoB

Camberiu, então você bota a mão no fogo pelos EUA? Ou pela França? Ah, entendi. Muito elucidativo seu argumento.

AJS

Fugindo do tema defesa, mas dentro do tema contratos/russia/eua. Na década de 70, os armazéns do porto de Santos, estavam abarrotados de milho com destino à URSS, os EUA, devido a uma super safra do produto, ofereceram aos russos seu produto. Conseqüência: -Armazéns abarrotados em Santos, até fechamento de novos contratos de exportação para o milho estocado, pois a URSS, comprou dos EUA e cancelou a compra daqui. Países e governos, não tem amigos, tem relações comerciais, e devem agir dentro do conhecido, para pautar suas ações, mesmo sabendo, que com toda a cautela, sempre poderá surgir um fato novo… Read more »

André de POA

Sobre os comentários a respeito das válvulas, digo que valvula não devem ser sinonimo de obsoleto pois quem é ou já foi rato de laboratório (como eu) sabe que quando se trata de frequencia os semicondutores não tem o desempenho “extra-fino” que a valvula permite alem disso é relativamente imune quanto a interferências (ruido) e a sobreaquecimento. O problema é acomodar em um projeto resistente a vibração com boa dissipação e espaço que diga-se de passagem é crítico dentro das pallets de aviônicos. Alias para quem não sabe a Russia é grande fornecedora de válvulas que a galera do radioamadorismo… Read more »

Henrique

Marine, esta é camuflagem digital, tentam se esconder de satélites e câmeras por aí.

É, pela notícia os Mig-29 perderam que ganharam, mas como disseram, talvez seja pela falta de técnica dos pilotos e falta de apoio aos aviões. Já serem derrubados por F-15 não é tão feio assim.

Outra coisa é que os Su ofuscam os Mig hoje, e como os Su são baratos não sei se vale a pena comprar os Mig.

König

Tiago Jeronimo
Isso apenas demonstra sua infantilidade, nunca te vi por aqui e tais aqui pelo jeito so para criar tumulto AMADURECE lhe fará muito bem!
E umas aulas de interpretação de texto de quebra…
O MIG-29 no primeiro FX foi oferecido por 30 ou 35 milhões eraum valor mais em conta que os demais.
Saudações

Darth

A questão do porta-aviões indiano a meu ver também esta relacionada com o fato dos portos russos estarem abarrotados de pedidos da marinha e está claro que eles não tem capacidade para atender a todos os pedidos no praso. Claro, a India não tem nada haver com isso.

konner

König,

BRAVO !!! BRAVO !!!!! BRAVO !!!!!!!!

Roberto

König, respondendo a sua pergunta: só neste ano o aço subiu 32% nos primeiros 6 meses, nos últimos 2 anos o preço do aço subiu algo como 137%, isto já contando a desvalorização no mercado internacional de 30% em média no ano passado.

König

Cara*** realmente foi para a estratosfera o preço dele, Obrigado Roberto.
Saudações

Roberto

Por nada.

Clausewitz

Considero o Mig 29 um dos melhores desenhos de avião. Realmente, ele tem pouco alcançe. Mas, já leram sobre o embate dos F15C contra Mig 29 da Luftwaffe? Provavelmente, eu pilotando uma ferrari perderia para o Michael Schumacher com um carro de passeio. Eletrônica e aviônicos são importante, mas porque com os Mig 29 da Lufftwaffe os F 15 não tiveram sucesso? Não é só braço, é , também, apoio de solo! O Fulcrum é superior ao F-16 e F-18!

pablo

imagine a nossa surpresa em ver o grande molusco anunciando a compra de 60 Mig 29…
sera que os Mig fariam bem o seu papel no territorio brasileiro ???
dizem que a versao naval do Mig 29 e uma das melhores aeronaves em uso…

König

Atualmete ja existe o MIG-35 que é melhor que o 29 mesmo se tratando de uma modernização do mesmo.
Saudações

konner

Mig-35, [conhecido como MIG-35 no mercado de exportação], é também conhecido como MiG-29OVT, este é o nome dado pelo fabricante a uma modernização do caça MiG-29M e MiG-29M2, que são a última das inumeras derivações do caça russo MiG-29. O MIG-29OVT / MIG-35 foi mostrado pela primeira vez em Agosto de 2005 na Rússia e a sua principal diferença relativamente às outras versões do caça MIG-29, é a sua superior mobilidade e autonomia [quando comparado aos MIG-29 anteriores], que aumenta para mais de 2000 Km, com carga próximo da máxima. O MiG-35 tem sistemas herdados das versões anteriores do MiG-29M… Read more »

Marine

Henrique,

Sou meio leigo quando se fala de aviacao…sou mais terrestre,rs.
Realmente foi a primeira vez que vi um aviao com essa camuflagem digital comum aqui nos nossos uniformes…

Obrigado e sds.

König

Acho que aquilo é uma pintura comemorativa apenas assim como fazem mundo a fora.
Alias achei lindo nossos M-III Pintados de Preto com a Bandeira Nacional.
Saudações

Vassily Zaitsev

Realmente, na Desert Storm, os Mig-29 se deram mal porque o Iraque não tinha um AWACS para controlar todo o espaço aéreo à 500 km de distância. Quando decolavam, já estavam sendo brifados e prestes a serem enquadrados. Mesmo assim, e aquele piloto iraquiano que derrubou um F/A-18 Hornet e danificou seriamente um B-52 na mesma missão?

Baschera
TENENTE

Se não me engano ,o avião iraquiano que abateu um F-18, era um MIG-25 e não o MIG-29. Abraços

[…] Alemanha Ocidental primeiramente teve contato com o MiG-29 em 1988. Com a unificação das Alemanhas, as aeronaves foram transferidas para a Ala de […]

Henrique

Belo avião. O problema que vemos na maioria dos países que operam equipamentos Russos é o adestramento. O Egito na guerra dos seis dias perdeu toda a sua aviação no solo. Sadam, na primeira guerra do Golfo, ordenou que seus caças não levantassem vôo acreditando que seus bunkers protegeriam seus aviões para serem usados em apoio às tropas pois seus pilotos não tinham adestramento suficiente para combater os americanos e ingleses no ar… resultado: o que não foi perdido em terra fugiu para o Irâ. A Líbia nem se fala… Alguns países (principalmente do oriente médio e Africa) tem mania… Read more »

trackback

[…] MiG-29 da Força Aérea da Rússia caiu perto do aeródromo de Domna (Sibéria Ocidental) por volta das […]

trackback

[…] poderá receber helicópteros de fabricação russa, analisar o MiG-29K (versão navalizada do MiG-29) como base para o futuro avião de combate embarcado do Brasil não seria nenhum devaneio, desde […]

[…] MiG-35, evolução do MiG-29, participa do FX da Índia. O caça tem boas chances, já que a Marinha indiana está recebendo o […]

trackback

[…] República Democrática Alemã, comprou 24 MiG-29 (20 MiG-29As, quatro MiG-29UBs), que entraram em serviço em 1988-1989. Após a queda do Muro de […]

ROBS

americanos e russos são dois países c/ mentalidade irracionais só pensam em dominar o mundo um querendo bater o outro em tecnologia ao invés de se preocuparem c/ outras coisas mais importantes e o pior são essas pessoas que acham que entendem de aviação comparando um avião c/ outro vcs deviam ter a consciência de que aviões foram projetados p/ matar e destruir

Renato Clemente

Cara a Russia usa os esquemas de cores mais escrotos do mundo