b-2-e-moto-comemorativa-foto-ngc

É o B-2 preparando-se para completar 20 anos do primeiro voo

Parece que foi ontem, mas em julho deste ano serão comemorados os 20 anos do primeiro voo do bombardeiro estratégico stealth B-2, que se deu em 17 de julho de 1989. Como parte central das comemorações que serão celebradas pelo fabricante, a Northrop Grumman, e pelo operador, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), foi contratada a empresa Orange County Choppers para desenvolver e construir uma motocicleta (ou melhor, uma “chopper”) inspirada no design do bombardeiro. A empresa é tema do seriado de TV a cabo “American Chopper” que também é apresentado no Brasil, e todo o processo de projeto e construção do modelo, que recebeu o nome “The Spirit of Innovation” será mostrado em um dos episódios da temporada 2009. O número sobre a carenagem do tanque de combustível é referente à data do primeiro voo.

moto-comemorativa-b2-foto-ngc

Pode-se reparar nas fotos em alguns detalhes interessantes do design, como o formato das rodas de alumínio inspirado na silhueta da aeronave e na estrela da USAF, entre outras semelhanças que vale a pena explorar comparando-se as imagens. Além disso, foi utilizado titânio na parte traseira da motocicleta, imitando o emprego do mesmo metal na seção posterior do bombardeiro.

moto-comemorativa-b2-roda-foto-ngc

O B-2 já foi empregado em três campanhas, a Operation Allied Force, a Operation Enduring Freedom e a Operation Iraqi Freedom, e é a única aeronave do arsenal dos EUA que combina avançadas características stealth (furtivas) com lançamento de armas de precisão e, principalmente, a longas distâncias (intercontinentais – estratégicas) e com grande capacidade de carga: mais de 20 toneladas de bombas convencionais ou nucleares, guiadas ou não. O B-2 pode voar mais de 6.000 milhas náuticas sem reabastecer ou mais de 10.000 milhas náuticas com apenas um reabastecimento em voo.

b-2-em-voo-foto-ngc

Foram fabricadas vinte e uma aeronaves B-2. Uma foi perdida em um acidente durante a decolagem da Base Aérea de Andersen, em Guam, em fevereiro de 2008. Dos vinte bombardeiros restantes, dezenove são operados pela 509ª Ala de Bombardeiros na Base Aérea de Whiteman. O outro B-2 é utilizado para testes de voo a partir da Base de Edwards para validar novos sistemas de missão e de armas para modernizações. Desde 1989, a frota voou mais de 14.000 missões e acumulou mais 75.000 horas de voo antes do primeiro incidente grave (citado acima), o que é considerado um feito sem precedentes. Mas vale lembrar que o B-2 também é considerado o programa de aeronave de combate mais caro da história, levando-se em conta o pequeno número produzido (em parte, por isso mesmo).

Fonte e fotos: Northrop Grumman

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Fazer uma moto estilizado sobre um tema específico é coisa complicada.
Essa aí ficou bem feia. Uma moto é um moto e não um carro alegórico, e não precisa ter uma “miniatura” do avião no lugar do tanque de combustível. Ingenuidade pura.
Se tivessem feito uma moto que lembrasse um B-2 teria ficado bem mais “agressiva”. Mas como doido tem lá igual tem cá rsrsrs deixaram um tar pitaco e virou essa geringonça sobre duas rodas com uma miniatura de avião no lugar do que era pra ser um tanque de combustível.
Falta de originalidade pura!

Henrique Sousa

Até que gosto do programa deles, mas a moto ficou ridícula, como a maioria das motos “temáticas” que fazem.

Quanto ao avião, esta ai: 20 anos de operacionalidade, enquanto o “resto” do mundo não voa nada nem parecido.

O diferencial tecnológico e inegável, tanto na dianteira da tecnologia stealth, como em sua utilização oepracional.
Quem quiser chegar num nível próximo deles vai ter que pastar muito ainda. Não vão ser protótipos voando por um tempo que percorrerão o caminho, só a operacionalidade fará isto.

Valtinho

Essa segunda foto ta lembrando um Black hawck!!!

Baschera

Tem um documentário ou programa sendo exibido no Discovery Channel que se chama “Os Ufos Nazistas” ou algo assim, que remete a possível criação e desenvolvimento do B-2 e do F-117 apartir de estudos secretos dos alemães durante a II WW. Inclusive relata os testes secretos de um “ufo” em forma de “Sino” testado pelos nazistas e reprojetado pelos americanos juntamente com os cientístas e projetos levados para bases americanas de Patterson e Área 51. Os nazistas teriam sido os pioneiros na tentativa de desenvolver materiais “stealth”, cujos planos cairam na mão dos americanos.

Sds.

Vassili Zaitsev

Moto feia de dar dó. Mais feia que a Tomahawk, equipada com turbina de helicóptero.

abraços.

RodrigoBR

Baschera,

Impressionante a capacidade dos cientistas nazistas em todas as áreas já naquela época, na década de 30! Caças a jato, mísseis, etc. Ainda bem que Hilter era contra a bomba atômica porque “se tratava de teoria judia”(Einstein). Senão talvez não estivéssemos aqui… rs.

Um abraço.

Mirage

Avião: nota 10!

Moto: horrível.

abraço

Dalton

RodrigoBR,

Voce esta brincando sobre Hitler nao ter desejado a bomba atomica nao é…rs

sds

Vassili Zaitsev

RodrigoBR, Me desculpe, mas vc está completamente errado. Hitler queria sim a bomba atômica. Não conseguiu por pouco. 1º – o programa sofreu diversos atrasos; e digo pq. – Diversos ciêntistas extremamente necessários para o desenvolvimento do programa fugiram para os EUA, quando a perseguição aos judeus ficou implacável na Alemanha; – Os ingleses bombardearam o local onde ela era desenvolvida. Destruíram quase toda a água pesada até então fabricada. Em Abril de 1945, Hitler vendo que a derrota era iminente, e que não conseguiria concluir o projeto, ordenou o envio de toda a água pesada sobrevivente aos bombardeios para… Read more »

Robson Bandeira

Gosto muito do programa e das motos, mais esta ficou muito feia.

Flamenguista

Feia é bondade sua Robson.
Quanto ao OFF Topic, apesar de Hitler ter perseguido a construção de um artefato nuclear, na realidade os alemães nunca chegaram realmente perto da conclusão do projeto, em parte pelo evasão de cientistas citada acima, em parte pelas inúmeras operações dos aliados para que o programa nuclear não fosse adiante.

Robson Bandeira

Bom gosto é para poucos, como torcer pelo glorioso Flamengo, prezado companheiro Flamenguista, parabéns.

Robson Bandeira

Desculpem-me pelo off topic tão diferente, mais não pude resistir de parabenizar o nosso companheiro Flamenguista, que tem brio e coragem de se identificar com sua opção de torcedor.

Sds a todos.

Flamenguista

Robson.
SRN.

Zero Uno

Baschera!!! Isso mesmo Bachera! Ia sugerir isso aqui a respeito do programa do Discovery Channel ” Ufos Nazistas”. Este programa – produzido nos EUA – mostram que não foram os americanos os precursores de diversas tecnologias aeroespaciais como muitos aqui acreditam. Se não fossem eles terem “surrupiados” desenhos, plantas, planos, AVIÕES e capturados para “trabalhar” nos EUA em projetos militares ENGENHEIROS E TÉCNICOS ALEMÃES hoje a história se beeem diferente. No final da 2a WW somente 02 países fizeram aviões de combates realmente testados e aptos para o enfrentamento e só um deles entrou tardiamente em serviço o Más em… Read more »

Baschera

RodrigoBR e Zero Uno,
Muito bem, “à César o que é de César”.
Pertence ao alemães o salto tecnológico que possíbilitou um enorme salto qualitativo e novo marco na aviação militar e a industria de espacial. É claro que não tiveram tempo de por tudo em prática, mas seus planos da V-1 e V-2 criaram todo o posterior desenvolvimento, etc.
Russos e Americanos espoliaram planos e cientistas e com muito dinheiro criaram suas industrias aeroepaciais.
Sds.

Bosco

Eu também gosto do programa, do avião e de muitas motos que eles fazem, mas essa realmente é de lascar.
Quem em sã consciência teria coragem de sair pilotando uma moto com um tanque de combustível parecendo a miniatura de um avião. Só se for o Falcão.rsrsrs…
É coisinha brega.
Faltou ou pai dos garotos dar uma bronca na equipe. Se continuar assim eles logo logo vão estar trabalhando no carnaval carioca.rsrs…

Nunão

Mais uma prova de que design stealth é feio em navio, avião e agora até em moto…

Obs – não podia deixar passar essa oportunidade levantada nos comentários… é claro que o mundo gira, a lusitana roda, os avanços acontecem e são inevitáveis, mas não posso deixar de registrar que esteticamente, na minha singela opinião, a coisa vai de mal a pior!

Pobres prateleiras de modelistas do futuro, condenadas a mostrar cada vez mais o passado para permanecerem bonitas!

[…] Nota do Blog: Em julho deste ano, serão celebrados os 20 anos do primeiro voo do B-2. Para saber mais sobre as comemorações e acessar links de outras matérias publicadas sobre a aeronave, clique aqui. […]

Bosco

Fazer uma moto estilizado sobre um tema específico é coisa complicada.
Essa aí ficou bem feia. Uma moto é um moto e não um carro alegórico, e não precisa ter uma “miniatura” do avião no lugar do tanque de combustível. Ingenuidade pura.
Se tivessem feito uma moto que lembrasse um B-2 teria ficado bem mais “agressiva”. Mas como doido tem lá igual tem cá rsrsrs deixaram um tar pitaco e virou essa geringonça sobre duas rodas com uma miniatura de avião no lugar do que era pra ser um tanque de combustível.
Falta de originalidade pura!

Henrique Sousa

Até que gosto do programa deles, mas a moto ficou ridícula, como a maioria das motos “temáticas” que fazem.

Quanto ao avião, esta ai: 20 anos de operacionalidade, enquanto o “resto” do mundo não voa nada nem parecido.

O diferencial tecnológico e inegável, tanto na dianteira da tecnologia stealth, como em sua utilização oepracional.
Quem quiser chegar num nível próximo deles vai ter que pastar muito ainda. Não vão ser protótipos voando por um tempo que percorrerão o caminho, só a operacionalidade fará isto.

Valtinho

Essa segunda foto ta lembrando um Black hawck!!!

Baschera

Tem um documentário ou programa sendo exibido no Discovery Channel que se chama “Os Ufos Nazistas” ou algo assim, que remete a possível criação e desenvolvimento do B-2 e do F-117 apartir de estudos secretos dos alemães durante a II WW. Inclusive relata os testes secretos de um “ufo” em forma de “Sino” testado pelos nazistas e reprojetado pelos americanos juntamente com os cientístas e projetos levados para bases americanas de Patterson e Área 51. Os nazistas teriam sido os pioneiros na tentativa de desenvolver materiais “stealth”, cujos planos cairam na mão dos americanos.

Sds.

Vassili Zaitsev

Moto feia de dar dó. Mais feia que a Tomahawk, equipada com turbina de helicóptero.

abraços.

RodrigoBR

Baschera,

Impressionante a capacidade dos cientistas nazistas em todas as áreas já naquela época, na década de 30! Caças a jato, mísseis, etc. Ainda bem que Hilter era contra a bomba atômica porque “se tratava de teoria judia”(Einstein). Senão talvez não estivéssemos aqui… rs.

Um abraço.

Mirage

Avião: nota 10!

Moto: horrível.

abraço

Dalton

RodrigoBR,

Voce esta brincando sobre Hitler nao ter desejado a bomba atomica nao é…rs

sds

Vassili Zaitsev

RodrigoBR, Me desculpe, mas vc está completamente errado. Hitler queria sim a bomba atômica. Não conseguiu por pouco. 1º – o programa sofreu diversos atrasos; e digo pq. – Diversos ciêntistas extremamente necessários para o desenvolvimento do programa fugiram para os EUA, quando a perseguição aos judeus ficou implacável na Alemanha; – Os ingleses bombardearam o local onde ela era desenvolvida. Destruíram quase toda a água pesada até então fabricada. Em Abril de 1945, Hitler vendo que a derrota era iminente, e que não conseguiria concluir o projeto, ordenou o envio de toda a água pesada sobrevivente aos bombardeios para… Read more »

Robson Bandeira

Gosto muito do programa e das motos, mais esta ficou muito feia.

Flamenguista

Feia é bondade sua Robson.
Quanto ao OFF Topic, apesar de Hitler ter perseguido a construção de um artefato nuclear, na realidade os alemães nunca chegaram realmente perto da conclusão do projeto, em parte pelo evasão de cientistas citada acima, em parte pelas inúmeras operações dos aliados para que o programa nuclear não fosse adiante.

Robson Bandeira

Bom gosto é para poucos, como torcer pelo glorioso Flamengo, prezado companheiro Flamenguista, parabéns.

Robson Bandeira

Desculpem-me pelo off topic tão diferente, mais não pude resistir de parabenizar o nosso companheiro Flamenguista, que tem brio e coragem de se identificar com sua opção de torcedor.

Sds a todos.

Flamenguista

Robson.
SRN.

Zero Uno

Baschera!!! Isso mesmo Bachera! Ia sugerir isso aqui a respeito do programa do Discovery Channel ” Ufos Nazistas”. Este programa – produzido nos EUA – mostram que não foram os americanos os precursores de diversas tecnologias aeroespaciais como muitos aqui acreditam. Se não fossem eles terem “surrupiados” desenhos, plantas, planos, AVIÕES e capturados para “trabalhar” nos EUA em projetos militares ENGENHEIROS E TÉCNICOS ALEMÃES hoje a história se beeem diferente. No final da 2a WW somente 02 países fizeram aviões de combates realmente testados e aptos para o enfrentamento e só um deles entrou tardiamente em serviço o Más em… Read more »

Baschera

RodrigoBR e Zero Uno,
Muito bem, “à César o que é de César”.
Pertence ao alemães o salto tecnológico que possíbilitou um enorme salto qualitativo e novo marco na aviação militar e a industria de espacial. É claro que não tiveram tempo de por tudo em prática, mas seus planos da V-1 e V-2 criaram todo o posterior desenvolvimento, etc.
Russos e Americanos espoliaram planos e cientistas e com muito dinheiro criaram suas industrias aeroepaciais.
Sds.

Bosco

Eu também gosto do programa, do avião e de muitas motos que eles fazem, mas essa realmente é de lascar.
Quem em sã consciência teria coragem de sair pilotando uma moto com um tanque de combustível parecendo a miniatura de um avião. Só se for o Falcão.rsrsrs…
É coisinha brega.
Faltou ou pai dos garotos dar uma bronca na equipe. Se continuar assim eles logo logo vão estar trabalhando no carnaval carioca.rsrs…

Nunão

Mais uma prova de que design stealth é feio em navio, avião e agora até em moto…

Obs – não podia deixar passar essa oportunidade levantada nos comentários… é claro que o mundo gira, a lusitana roda, os avanços acontecem e são inevitáveis, mas não posso deixar de registrar que esteticamente, na minha singela opinião, a coisa vai de mal a pior!

Pobres prateleiras de modelistas do futuro, condenadas a mostrar cada vez mais o passado para permanecerem bonitas!

[…] Nota do Blog: Em julho deste ano, serão celebrados os 20 anos do primeiro voo do B-2. Para saber mais sobre as comemorações e acessar links de outras matérias publicadas sobre a aeronave, clique aqui. […]

Carlos Crispim

Putz, só eu que gostei da moto????? Achei linda, detalhes incríveis, as rodas ficaram sensacionais, o guidão, o quadro, não é qualquer um que faz, a pintura igual ao modelo verdadeiro deu o toque, eu pilotaria e compraria, se tivesse dinheiro…