embraer-fabrica

São José dos Campos, 19 de fevereiro de 2009 – A Embraer informa que, como decorrência da crise sem precedentes que afeta a economia global, em particular o setor de transporte aéreo, tornou-se inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas.
Apesar de sediada no Brasil, a Empresa depende fundamentalmente do mercado externo e do desempenho da economia global – mais de 90% de suas receitas são provenientes de exportações, pouco se beneficiando, portanto, da resiliência que o mercado doméstico brasileiro vem demonstrando.
As reduções representam cerca de 20% do efetivo de 21.362 empregados da Empresa e se concentram na mão-de-obra operacional, administrativa e lideranças, incluindo a eliminação de um nível hierárquico de sua estrutura gerencial. A expressiva maioria da mão-de-obra de engenharia mantém-se engajada nos programas de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, que prosseguem inalterados.
Em virtude do cenário que se apresenta, a Embraer reviu suas estimativas para 2009. A Empresa estima entregar 242 aeronaves no período, com uma receita prevista de US$ 5,5 bilhões. Por conta da redução da estimativa de receita, a Empresa revisou sua previsão de investimentos para US$ 350 milhões neste ano.
A Embraer expressa seu profundo respeito às pessoas que ora deixam suas posições na Empresa. Respeito pelo trabalho que desenvolveram, pelo tempo de convívio profissional e pessoal, pelo momento difícil que atravessam.
A Empresa reafirma seu compromisso de construir um futuro sustentável e assegurar sua perpetuidade, através da busca contínua da satisfação de seus clientes, da excelência de suas operações e da geração de valor para seus acionistas, comunidades em que está inserida e para a sociedade como um todo.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Parece que agora que a crise chegará de fato ao Brasil.

Ou, ganhar força caso já tenha chegado a mais tempo.

jacubão

O governo tem muita culpa nisso, pois não abre mão dos altos impostos que encarecem muito a aquisição de aeronaves da EMBRAER pelo mercado civil Brasileiro.

tailhooker

Jacubão, Não vejo culpa do Governo nessas demissões. Isso é mercado. Constantemente a empresa tem que se ajustar à demanda. Não há paternalismo nesse tipo de negócio, senão ele afunda de vez. E também por mais que a Embraer vendesse aviões para empresas brasileiras, isso não seria significativo na carteira de pedidos. talvez respondesse por 10 a 15% da carteira de pedidos, o que não evita um ajuste como esse. A bombardier dispensou 1700 recentemente. A Airbus está reduzindo e até congelando a prodção, dependendo do modelo. Esse corte “mais fundo” já tinha sido vislumbrdo em dezembro. Prometeram para o… Read more »

Paulo Renato

Quem sabe com o pacote do Obama e até quem sabe o FX2 não possa melhorar e trazer de novo os funcionários demtidos.
Mas concordo com o Jacubão, se os impostos fossem menores as empresas Barsileiras teriam pego seus aviões coma Embraer, isso poderia dar quem sabe uma segurança melhor.

Espero que essa crise na verdade tenha um freio, pq senão as coisas podem piorar muito mas não sabemos até quando o governo vai cosnseguir segurar esse pepino.

Abs.

Hornet

Por falar em Mangabeira…ele está, neste momento, sendo entrevistado na TV Record News…se alguém quiser assistir…

abraços a todos

Hornet

Ops. Esqueçam o que eu disse…era no blog Terrestre que eu ia dizer isso… (estou com as duas páginas abertas, e troquei as bolas)…

Baschera

O governo poderia, por prazo limitado, eliminar ou reduzir impostos pertinentes, como fez com a multinacionais do automóvel.
Lá se vão mais engenheiros para os concorrentes do Canadá e da China. Lamentável !!

Sds.

Iuri Korolev

Pois é pessoal a rádio peão nunca erra
O Jacaré acabou mordendo !!!
E que Deus proteja os pais de familia desempregados

LeoPaiva

Saiu uma reportagem agora pouco sobre uma possível reunião de Lula com a EMBRAER, segundo informações da CUT. Quem sabe não sai um pacote de ajuda para a empresa?

Robson Br

Quem sabe não era hora de rever vários conceitos internos no Brasil. Em todos os lugares o governo protege quem tem postos de trabalho a oferecer. Aqui o patrão é inimigo do trabalhador(conceito). A maioria das leis é para sobrecarregar a folha trabalhista. Um funcionário custa mais que o dobro que ele recebe. Quem contrata tem que desembolsar muito por funcionério e o pobre do funcinário não vê todo este dinheiro. As pequenas empresas, que mais empregam, só sobrevivem quando os familiares trabalham nela, pois quando necessitam contratar já era. Eu mesmo já passar por isso. Tá na hora de… Read more »

Madara "Flanker"

A EMBRAER teve obteu lucros nunca já conquistado por nenhuma outra empresa nacional do ramo em 2008 vendendo não sei quantos aviões para inúmeros clientes externos. Aí vem dizendo que tem profundo respeito pelos funcionários que dela irá demitir…isso não é respeito ou crise financeira, isso é SAFADEZA mesmo!!! Perdão, mas essa é a grande realidade. Essas empresas humilham e desreipetam aqueles que dão todo seu suor para ter ganhar o pão de cada dia para depois ter essa delicadeza. Incoenria total, lucram $$$ milhões e bilhões de dólares para justificar economia de mil dólares e direitos trabalhistas de milhares… Read more »

gaspar

sai mais barato pra esse governo dar descontos na importacao dos boing e airbus do que diminuir a carga tributaria na producao dos Embraer…
LAMENTAVEL…
mas essa crise e apenas uma MAROLA, segundo o grande molusco…

gaspar

galera, deem uma lida nessa materia que saiu no “Resenha Online” Boeing propõe à FAB produzir caça supersônico em São Paulo De caráter sigiloso, a oferta ainda está em negociação e pode abranger uma parceria na construção do cargueiro a jato C-390; FAB vai testar aviões em abril CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA DA REPORTAGEM LOCAL A norte-americana Boeing propôs à FAB construir os caças supersônicos F-18 Super Hornet no Brasil. Segundo a Folha apurou, a linha de montagem do avião de combate seria instalada na fábrica da Embraer no município de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A oferta sigilosa está… Read more »

Marco

Lembro que enviei um e-mail a Embraer a uns 8 anos,e perguntei se a empresa tinha planos de fabricar automóveis. Responderam que a empresa era do setor aeronáutico e não tinha planos para fabricar carros. Agora veja que situação, pois depende de 90% de exportação de aviões. Sua concorrente mais próxima fabrica trens de alta velocidade,locomotivas, vagões , etc. Com o nome EMBRAER respeitado no mundo inteiro, com tanta tecnologia e conhecimento na fabricação de aeronaves, fabricar um carro não seria tão complicado assim. Quem sabe um dia nós brasileiros estaremos dirigindo veiculos EMBRAER, GERDAU, CSN, VOTORANTIM. Chega de vender… Read more »

andre de poa

Adivinhem qual empresa canadense está de olho nos técnicos melhor qualificados que vão pra rua? Acreditem não é só engenheiro que desperta cobiça.

[…] de despedimentos na Embraer, que, em comunicado divulgado quinta-feira, revelou a intenção de reduzir em 20 por cento os seus efectivos, mais de 4.000 trabalhadores, devido “à crise sem precedentes que afecta a economia […]

André

Esse é mais um efeito da MAROLINHA!
Sds a todos.

[…] parceria na construção da fuselagem do cargueiro a jato C-390 -ousado projeto militar da Embraer, que ontem anunciou a demissão de 4,3 mil funcionários. A companhia não comentou a proposta, mas disse que o F-X2 poderá agregar tecnologia à […]

Alessandra

Adoro ler os comentários que o pessoal deixa aqui na página.’

É uma diversão!!!

Continuem comentando gente………….

Só um adendo……A onda tá chegando!!!!!!!!!!

Isso aí é só um começo!

Corvardes

A EMBRAER é uma empresa que não respeita mesmo os trabalhadores, eu trabalho na empresa a 25 anos e vejo os direitos dos trabalhadores cada dia mais diminuir, aqui dentro nós somos forçados a ficar do lado da empresa até em pesquisas de clima, que na verdade serve para apontar os erros da empresa e dos trabalhadores para melhorar o clima, e depois das demissões há funcionários do “alto-escalão” principalmente em Gavião Peixoto que usa os cortes para poder chantagear os trabalhadores, ameaçando-os.

RL

Parece que agora que a crise chegará de fato ao Brasil.

Ou, ganhar força caso já tenha chegado a mais tempo.

jacubão

O governo tem muita culpa nisso, pois não abre mão dos altos impostos que encarecem muito a aquisição de aeronaves da EMBRAER pelo mercado civil Brasileiro.

tailhooker

Jacubão, Não vejo culpa do Governo nessas demissões. Isso é mercado. Constantemente a empresa tem que se ajustar à demanda. Não há paternalismo nesse tipo de negócio, senão ele afunda de vez. E também por mais que a Embraer vendesse aviões para empresas brasileiras, isso não seria significativo na carteira de pedidos. talvez respondesse por 10 a 15% da carteira de pedidos, o que não evita um ajuste como esse. A bombardier dispensou 1700 recentemente. A Airbus está reduzindo e até congelando a prodção, dependendo do modelo. Esse corte “mais fundo” já tinha sido vislumbrdo em dezembro. Prometeram para o… Read more »

Paulo Renato

Quem sabe com o pacote do Obama e até quem sabe o FX2 não possa melhorar e trazer de novo os funcionários demtidos.
Mas concordo com o Jacubão, se os impostos fossem menores as empresas Barsileiras teriam pego seus aviões coma Embraer, isso poderia dar quem sabe uma segurança melhor.

Espero que essa crise na verdade tenha um freio, pq senão as coisas podem piorar muito mas não sabemos até quando o governo vai cosnseguir segurar esse pepino.

Abs.

Hornet

Por falar em Mangabeira…ele está, neste momento, sendo entrevistado na TV Record News…se alguém quiser assistir…

abraços a todos

Hornet

Ops. Esqueçam o que eu disse…era no blog Terrestre que eu ia dizer isso… (estou com as duas páginas abertas, e troquei as bolas)…

Baschera

O governo poderia, por prazo limitado, eliminar ou reduzir impostos pertinentes, como fez com a multinacionais do automóvel.
Lá se vão mais engenheiros para os concorrentes do Canadá e da China. Lamentável !!

Sds.

Iuri Korolev

Pois é pessoal a rádio peão nunca erra
O Jacaré acabou mordendo !!!
E que Deus proteja os pais de familia desempregados

LeoPaiva

Saiu uma reportagem agora pouco sobre uma possível reunião de Lula com a EMBRAER, segundo informações da CUT. Quem sabe não sai um pacote de ajuda para a empresa?

Robson Br

Quem sabe não era hora de rever vários conceitos internos no Brasil. Em todos os lugares o governo protege quem tem postos de trabalho a oferecer. Aqui o patrão é inimigo do trabalhador(conceito). A maioria das leis é para sobrecarregar a folha trabalhista. Um funcionário custa mais que o dobro que ele recebe. Quem contrata tem que desembolsar muito por funcionério e o pobre do funcinário não vê todo este dinheiro. As pequenas empresas, que mais empregam, só sobrevivem quando os familiares trabalham nela, pois quando necessitam contratar já era. Eu mesmo já passar por isso. Tá na hora de… Read more »

Madara "Flanker"

A EMBRAER teve obteu lucros nunca já conquistado por nenhuma outra empresa nacional do ramo em 2008 vendendo não sei quantos aviões para inúmeros clientes externos. Aí vem dizendo que tem profundo respeito pelos funcionários que dela irá demitir…isso não é respeito ou crise financeira, isso é SAFADEZA mesmo!!! Perdão, mas essa é a grande realidade. Essas empresas humilham e desreipetam aqueles que dão todo seu suor para ter ganhar o pão de cada dia para depois ter essa delicadeza. Incoenria total, lucram $$$ milhões e bilhões de dólares para justificar economia de mil dólares e direitos trabalhistas de milhares… Read more »

gaspar

sai mais barato pra esse governo dar descontos na importacao dos boing e airbus do que diminuir a carga tributaria na producao dos Embraer…
LAMENTAVEL…
mas essa crise e apenas uma MAROLA, segundo o grande molusco…

gaspar

galera, deem uma lida nessa materia que saiu no “Resenha Online” Boeing propõe à FAB produzir caça supersônico em São Paulo De caráter sigiloso, a oferta ainda está em negociação e pode abranger uma parceria na construção do cargueiro a jato C-390; FAB vai testar aviões em abril CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA DA REPORTAGEM LOCAL A norte-americana Boeing propôs à FAB construir os caças supersônicos F-18 Super Hornet no Brasil. Segundo a Folha apurou, a linha de montagem do avião de combate seria instalada na fábrica da Embraer no município de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A oferta sigilosa está… Read more »

Marco

Lembro que enviei um e-mail a Embraer a uns 8 anos,e perguntei se a empresa tinha planos de fabricar automóveis. Responderam que a empresa era do setor aeronáutico e não tinha planos para fabricar carros. Agora veja que situação, pois depende de 90% de exportação de aviões. Sua concorrente mais próxima fabrica trens de alta velocidade,locomotivas, vagões , etc. Com o nome EMBRAER respeitado no mundo inteiro, com tanta tecnologia e conhecimento na fabricação de aeronaves, fabricar um carro não seria tão complicado assim. Quem sabe um dia nós brasileiros estaremos dirigindo veiculos EMBRAER, GERDAU, CSN, VOTORANTIM. Chega de vender… Read more »

andre de poa

Adivinhem qual empresa canadense está de olho nos técnicos melhor qualificados que vão pra rua? Acreditem não é só engenheiro que desperta cobiça.

[…] de despedimentos na Embraer, que, em comunicado divulgado quinta-feira, revelou a intenção de reduzir em 20 por cento os seus efectivos, mais de 4.000 trabalhadores, devido “à crise sem precedentes que afecta a economia […]

André

Esse é mais um efeito da MAROLINHA!
Sds a todos.

[…] parceria na construção da fuselagem do cargueiro a jato C-390 -ousado projeto militar da Embraer, que ontem anunciou a demissão de 4,3 mil funcionários. A companhia não comentou a proposta, mas disse que o F-X2 poderá agregar tecnologia à […]

Alessandra

Adoro ler os comentários que o pessoal deixa aqui na página.’

É uma diversão!!!

Continuem comentando gente………….

Só um adendo……A onda tá chegando!!!!!!!!!!

Isso aí é só um começo!

Corvardes

A EMBRAER é uma empresa que não respeita mesmo os trabalhadores, eu trabalho na empresa a 25 anos e vejo os direitos dos trabalhadores cada dia mais diminuir, aqui dentro nós somos forçados a ficar do lado da empresa até em pesquisas de clima, que na verdade serve para apontar os erros da empresa e dos trabalhadores para melhorar o clima, e depois das demissões há funcionários do “alto-escalão” principalmente em Gavião Peixoto que usa os cortes para poder chantagear os trabalhadores, ameaçando-os.