rafale-foto-f-lert

…mas ainda não levou: enquete morta, enquete posta!

A mais longa enquete desde o nascimento do Blog do Poder Aéreo acaba de ser encerrada (já havíamos adiantado, na semana passada, para quem não votou aproveitar a última chance). A pergunta, respondida por 4.223 participantes desde 31 de outubro do ano passado, foi: dos três finalistas do Programa FX-2, qual deverá ser o vencedor, levando-se em conta somente fatores técnicos?

O resultado: deu Rafale, com 1.865 votos, ou 42 % da preferência. Em segundo lugar, veio o F-18 Super Hornet com 1.323 votos (30% do total) e, em terceiro, o Gripen, com 804 votos (18 % ). Não desprezível foi a performance da quarta alternativa, de adiamento do programa: nada menos que 10 % dos participantes,  que corresponde a 431 votos (mais da metade do que recebeu o terceiro lugar).

Mas notícias recentes indicam que o Sukhoi Su-35 (e talvez o Eurofighter Typhoon) pode ser “ressuscitado” na disputa, o que nos leva a uma “nova-velha” enquete. Confira e vote! Conforme as próximas manobras radicais do programa F-X2, pode ser que ela se torne a mais rápida enquete do Blog. Ou a mais longa…

Foto: F. Lert

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses

A votação mau começou e a maioria já está no SU-35.

Pedro

Se fosse pra comprar um vinho eu compraria o francês, se fosse pra arranjar uma loira eu traria uma sueca, se fosse pra comer um hamburger eu compraria o americano, MAS COMO A ESCOLHA É DE UM VETOR DE SUPERIORIDADE AEREA, tem que ser SU35BM!
Se os russos voltaram é game over!

Cronista

Pensando bem, esse *retorno* do Su-35 pode ser um engodo para fortalecer a posição da FAB e do Brasil. Sinceramente, eu não o considero tão viável a longo prazo quanto F-18 e Rafale. Não tenho notícias de que ele esteja em produção ou tenha sido adotado por alguma força aérea. Por fim, creio que a filosofia por de trás dos produtos russos vai derrubá-lo: transferência de tecnolgia – ainda que relativa como afirmaram alguns bloqueiros em outros posts – e capacidade de assistência ao longo da vida útil são fatores nada desprezíveis e nos quais a indústria russa deixa a… Read more »

Cinquini

Apesar de eu sonhar com o SU-35 (amo esse avião) meu voto vai para o F-18E Super Hornet.

Abração

Douglas

O SU 35 é um sonho de uma noite de verão. Sonho mesmo pois este avião só existe em video game, e alegadamente existem alguns protótipos dos quais ninguem sabe da real capacidade, pois o fazer acrobacia em show aéreo como seus irmão fazem (Su 27 e outors da família) é uma realidade bem distante do ambiente de combate, onde, desconfio eu, caças como o Rafale ( e seu tão falado pod Spectra) e F 18 ( e o festejado radar AESA APG 79), com uma suite avionica atualizada, poriam o Sukoi pra correr.

Cronista

Pois é, esse é o grande ponto à desfavro do Flanker…Rafale e F-18 estão aí…no videogame e na vida real.

Lecen

O Mangabera Unger é o mesmo que afirmava que o Brasil havia assinado um acordo para participar do PAF e que o Su-35 seria escolhido como caça.

Ao mesmo tempo que o Jobim afirmava o contrário.

O Mangabera só faz fanfarronadas. Ignorem-no.

marko

Nao vem nenhum caça. Vao sempre inventar alguma coisa na hora H e deixar a decisao pra depois (ja estamos indo pro programa fx-3…)
Vamos nos contentar com avioes usados (F-5, M-2000 e se bobear ate Atlas Impala) Isso é o Brasil….

welington

A capacidade da família Flanker é amplamente comprovada em muitos países suas capacidades acrobáticas é só uma de suas características, o SU-35 BM tem um RCS baixo seu radar é o mais potente com maior alcance seus armamentos tem o maior alcance alem da sua grande manobrabilidade alcance e persistência no combate, o SU-35 BM é o 2º melhor caça de combate do mundo graças as suas características, mas nada impede de um Rafale ou um F-18 SH ou até um F-5 EM de abatelo, pois no combate existem varias variáveis como as dezenas citadas em posts anteriores. O Rafale… Read more »

marko

E tem outra. Esse PAK – T 50 sei lá o q, é uma outra gde brincadeira. Aviao de maquete!!

marko

Só q a familia flanker nunca abateu nenhum aviao ocidental. Por q sera?

welington

marko é exatamente isto que diziam antes do MIG-21, MIG-29, SU-27, MIG-31 ficar pronto..

RLobo

welington… me dá as estatisticas de vitorias dos vetores russos MIG-21, MIG-29, SU-27, MIG-31, contra aaviões ocidentais!!

MarceloRJ

Seria justo, também entrar p Eurofighter Typhoon?
Quais são os operadores so SU35BM?

welington

Bom levando se em conta que o SU-35 BM ficara pronto somente em 2010 a WS(2010)rs.
Quem opera o Rafale F3, Gripen NG ou o Typhoon tranche 3??????????
O F-18 SH só é utilizado pelos EUA e pela Austrália em 10 anos de operação na US NAVY.
Um abraço a todos.

welington

RLobo ridícula sua duvida pois você deveria saber que os MIGs-21, MIGs-29 eram operados por pilotos mal treinados e com aeronaves inferiores as da URSS(Que alias só para comparação os F-35 de exportação serão inferiores ao utilizados pelos EUA).

MarceloRJ

Bem pequena a diferença!!!!!

welington

Errata!
WS em 2011!

Luciano Baqueiro

Capítulo após capítulo desta novela FX, me deixam c/ convicção que o vencedor será o caça invisível : ninguém o verá pelo radar, ninguém o verá no ar, ninguém o verá na base aérea, ninguém o verá na pista …

Eleazar Moura Jr.

Revoltante essa virada de mesa. Essa etapa já havia sido concluída. Como é que se sintirão os 3 postulantes ao contrato? é por isso que ainda nos anos 70 o então Presidente da França, De Gaulle, em visita ao nosso país disse que “o Brasil não era um país sério”…estava errado?
Deve tá rolando é muita mala misturada com vodka lá por Brasília.
Em breve deverão suspender novamente a concorrência, alegando que vão esperar que os caças de 5ª Geração estejam disponíveis no mercado (como se tivéssemos bastante dinheiro para comprá-los).

welington

Eleazar Moura Jr revoltante foi a forma que o SU-35 BM tinha sido eliminado de uma forma muito injusta, e como já foi exposto esperar por um caça de 5º geração não é uma má idéia, pois se modernizarmos os Mirage2000 poderemos martelo em operação até 2025 e começar a substituir a frota em 2022 por vetores de 5º geração e não por de 4.5G.
Um abraço a todos.

Hornet

Na minha opinião, dentro do que pede o programa FX-2, os únicos que podem nos oferecer algo a mais, além do caça que quarta geração, são os russos e os franceses (os suécos, vagamente…). Desde o início sempre achei que a melhor escolha deveria ficar entre o SU-35 e o Rafale.

Na minha cabeça o ideal seria o SU-35 para a FAB e o Rafale para a MB.

mas vamos ver o que acontece…

abraços a todos

tomas

O programa FX-2 está morto e enterrado…Kaput!!!
Conforme corre na boca pequena e nos bastidores da FAB, o governo está usando o argumento de rever novas propostas apenas para ganhar tempo diante da crise econômica e jogar a licitação do FX-2 para depois das eleições.
Quem ganhar as eleições que descasque o “pepino”..
Não adianta meus companheiros de blog… a visão do governo é tacanha e rancoroda quanto às Forças Armadas. Para eles as FAS são apenas um mal desnecessário!!!

RLobo

welington, Não entendo sua fixação pelos caças russos. Se peço a estatistica de vitorias o amigo alega que os mesmos eram operados por pilotos mal treinados, aeronaves de versão inferior etc etc. O que é verdadeiro é que os usuarios dos mig-21 Fishbed, mig-29 fulcrum, mig 31 foxhound (especifico/criado para fazer frente ao B-1), exportados, terminaram fazendo upgrade dos avionicos russos para ocidentais. Porque isto? Estes caças não eram o supra sumo dos ares e não tinham o que de mais moderno em avionicas? Não estrou desmerecendo o estado de arte russo, mas para um pais como o Brassil que… Read more »

RL

BláBlá Blá Blá…. Hornet? Se lembra de quando falei em outro post, a meses atrás, de que comercialmente falando até que se de a canetada e que se pague o sinal do contrato nada estaria definido? Se lembra de que quando o Sukhoy ficou de fora e logo em seguida viria Medvedev ao Brasil eu comentei que o homem viria para virar a mesa? Pois é. Eu sinceramente não acho justo com os três finalistas do projeto, más, em se tratando de lobby, de interesses, politica e ainda mais de Brasil, tudo é possível. Ai as pessoas podem me chamar… Read more »

Miguel

COMO UM LEIGO, PERGUNTO AOS EXPERTS DO FORUM, O TEXTO ABAIXO TEM FUNDAMENTO? *Antes de ler esse texto é importante salientar que ele foi escrito em Fevereiro de 1992. “O maior segredo da aviação soviética é incorporado à Força Aérea de defesa do Ocidente.” “A primeira reação foi de susto e a segunda de alívio, quando os oficiais da USAF terminaram de fazer a inspeção tipo pente-fino naquele avião feio e desajeitado, estacionados num dos hangares secretos da base aérea de Fort Worth, no Texas. Mas era um avião especial: tratava-se de um caça-bombardeiro da classe Fulcrum, um legítimo exemplar… Read more »

Hornet

RL, eu penso assim também, enquanto não se assinou o contrato, nada feito. Está tudo em aberto. E pra falar a verdade, eu não acho sacanagem com os concorrentes das Short-list. Não estou nem aí para as empresas….quem tem que sair ganhando nessa história é o Brasil e a FAB. E também não acho que isso arranhe a imagem do Brasil…Não tem motivo para isso. Estamos negociando apenas. Isso é totalmente normal. Não assinamos nada, nem com a Boeing, nem com a SAAB e nem com a Dassault. Estamos apenas negociando com essas empresas, e não propondo casamento com a… Read more »

RL

Suas palavras dizem tudo Hornet.

Abraços.

Patriota

o que vcs esperavam do reino das falcatruas chamado Brasil
o que vcs esperavam de um civil no MD
francamente isto é pisar e humilhar qualquer cidadão patriota
justamente quando a FAB estava realizando o processo com
seriedade vem estes politicos #*&%!

indignante como permitimos que vendão nossa dignidade e imagem
de país serio por dinheiro.

saudações a todos

Wolfpack

Isso ai virou piada, seria a desmoralização do FX2. Cancela de uma vez e lançam o FX3 então. Isso só pode ser ruído político que pode sacrificar de uma vez o FX2 e vamos na realidade ficar com o F5EM até 2030. O motivo foi dado, a volta do SU35 e EF2000 a disputa. Como ficam os técnicos e pessoal da Boeing, SAAB e Dassault que entregaram os papéis conforme pedido e na datas solicitadas? Isso ai só pode ser uma piada. CANCELAMENTO DO FX2 HOJE!, JÁ… Antes que o caso vire a bagunça que virou o caso Battisti…com prejuízo… Read more »

Bosco

Pelo andar da carruagem eu acho que o programa F-X2 vai ser cancelado e vamos adquirir mais um lote de Mirage 2000. Pelo menos que seja da versão que opera os MICA (2000-5) que esse negócio de super R530D guiado por radar semi-ativo é de doer.

Wolfpack

Morreu morreu morreu é só enterrar agora! FX2 morreu e está cheirando mal… Enterre logo junto com o Jobim, Sato e companhia…

RJ

É Saito. A Sato (Sabrina) deixa com a gente.

Vassili Zaitsev

Bosco, 19:15hs,

Tb penso assim.

Mas tomara que seja apenas bobagem minha.

abraços.

Vassili Zaitsev

O Wolfpack “matou” a Sabrina Sato……………… Como é que fica meu fim de domingo, afinal o Cristiam Pior é……… Coleeeeeeeega!

Felipe Cps

Exclusivamente quanto aos vetores e os requisitos do FX-2.5 (pessoal, esse Jobim é preparado demais pra dar bola fora…): 1. Rafale: excelente, baixa assinatura de radar, mas caro pra comprar e caro pra voar, e ficamos na dependência exclusiva da França, nem sempre uma parceira muito confiável (lembremo-nos das Malvinas e dos Exocet argentinos…), uma potência com interesses reais na América do Sul… 2. Typhoon: talvez o melhor de todos, mas ainda mais caro que o Rafale, e uma salada de frutas de tecnologia. Se der algum problema não saberemos nem de quem cobrar o conserto… 3. Super Hornet: bom… Read more »

Wolfack

Saito, Sato é tudo japa e me desculpem, o Saito-san deveria ir pra reserva. Esta história de volta do Eurofighter e do SU35, é piada, estamos longe do 1 de abril. Por favor, isso é coisa séria, não brinca não…
FX3 já senão vamos jogar uma pá de cal no Sato, Saito, no Jobim no Goiabeira Unger. Ou digam de uma vez que não têm dinheiro e que os aviõesinhos de caça da FAB podem esperar… O mais importante é o PAC… não o PAK, mas o PAC e a bolsa família…

Wolfpack

Saito, Sato é tudo japa e me desculpem, o Saito-san deveria ir pra reserva. Esta história de volta do Eurofighter e do SU35, é piada, estamos longe do 1 de abril. Por favor, isso é coisa séria, não brinca não…
FX3 já senão vamos jogar uma pá de cal no Sato, Saito, no Jobim no Goiabeira Unger. Ou digam de uma vez que não têm dinheiro e que os aviõesinhos de caça da FAB podem esperar… O mais importante é o PAC… não o PAK, mas o PAC e a bolsa família…

MarceloRJ

Já que a coisa não tem regras, com isso daria direito aos 3 concorrentes anteriormente pre-qualificados Boeing, Dassault e Saab de reeditarem suas propostas? Ou processar o Brasil, o que seria muito acertado por elas!

welington

RLobo não me confunda, tenho fixação por todos os caças, caças Americanos, Russos, Chineses, Africanos de todo o mundo, só que não tolero injustiças, nestes combates os pilotos eram mau treinados e as aeronaves eram inferiores como os F-35 de exportação são. RLobo o salto de “cultura tecnológica” será imenso o que será ótimo pelos novos conhecimentos, os Chineses, Indianos estão super felizes com suas aeronaves(dias atuais), sobre a manutenção a Sukhoi iria abrir um centro de manutenção que geraria mais empregos e nos traria mais conhecimentos seria mais um OF SET. Sobre o MIG-25 ocorreu o reverso quando os… Read more »

Excel

A minha única resistência vai para o Rafale, não pelo avião em si mas pelos franceses que são muito traiçoeiros. Não confio neles.

Felipe Cps

Me desculpe Welington, com todo o respeito, não discutirei com você, pois tenho-o visto falar a mesma lenga-lenga sobre o trambolho soviét, ops, russo, repetidas vezes, em outros espaços de discussão além desse. Penso que tua defesa intransigente te fez perder a credibilidade. Essa cantilena sua, repetida à exaustão, sem dados nem fatos empíricos, graças a Deus não convence ninguém que já tenha parado de jogar Ace Combat e que tenha um pouquinho de juízo (muito menos a mim). Posso estar enganado, e antecipada e humildemente peço perdão pela ousadia se estiver, mas esse papo seu de que tudo que… Read more »

Invinvible

Eu falei que a Palhaçada de Plano Nacional de Estratégia era balela.

Ta aí!!!

Cade o END??? Chegou no THE END…

O Máximo que conseguimos são umas maquetes para montar e ficar sonhando…

Eleazar Moura Jr.

Welington, A questão da minha revolta não é pelo fato de ser o Su-35 (se ele tinha ou não condições técnicas de estar na short list) é pela perda de credibilidade e transparência do pais.Pois o processo deverá voltar à estaca zero. Sinceramente, se a FAB criar um novo F-X (3)e se eu fosse um Diretor-Presidente de uma dessas fabricantes que desde o início (FX-1) concorrem e respondem às propostas da FAB, na hora de receber um novo RFP mandaria nosso país prá aquele canto, pois ficar gastando dinheiro à toa com publicidade, com passagens e diárias de executivos (diga-se… Read more »

RLobo

meu caro welington… longe de mim tentar confundi-lo, quem sou eu para tentar tal coisa. Em nenhum momento os sovieticos e agora os russos repassaram tecnologia sensivel aos indianos, chineses como o amigo alega. Tanto é verdade que os indianos há muitos anos tentam colocar em pratica uma tubina para o TEJAS e até agora a mesma deixa a desejar. Cade a tão propalada transferencia de tecnologia Russa pra India? Quanto a China… ela copia mesmo, não precisa de tranferencia de tecnologia. Quanto ao mig-25 e sua tão propalada velocidade, o mesmo nunca conseguiu interceptar o SR-71 apesar das inumeras… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Vejo e acho que vocês também veem o “Sukhói SU-35” como um excelente caça, pois isto já foi provado. O “Dassault Rafale F-3” é um avião que já está quase concluido e eles já mostraram que este avião vai dar o que falar, pois esta sendo investindo tecnologia de ponta no “Rafale F-3”.

Então sem dúvida, um destes aviões seria muito interessante para o Brasil, e agora cabe a FAB decidir.

Cronista

Continuo achando que os amigos estão gastando argumentos à toa. Até prova em contrário esse retorno do Su-35 me cheira a factóide. Vejam que a crise financeira mundial – que é real e esta aí para todo mundo ver – deveria, segundo minha humilde inteligência, baixar preços e melhorar condições porque um cliente para 24 a 36 caças nos dias de hoje é um presentão. Talvez a possibilidade de retorno do Su-35, aqui tão amado e tão odiado, seja apenas isso: uma sacudida nos competidores. Eu, pessoalmente, não acredito que a Rússia possa ou mesmo queira manter compromissos mais sérios… Read more »

Felipe Cps

Segue mais um exemplo da excelência tecnológica soviét… ops, russa, e a extrema confiança que inspira nos que consigo contratam, dessa vez na Argélia:

http://www.defesanet.com.br/ru1/algeria_1.htm

RLobo

Cronista… tiro meu chapeu pro amigo!!

Edmar

É eu acho que é bem difícil esta escolha do FX2.

É como o Amigo Cronista disse.

Agora na minha opnião, possivelmente acho que quem iria favorecer um pouquinho o Brasil seria o “Dassault Rafale F-3”, porque dizem que se o Brasil comprasse uma quantia consideravél o “Rafale’ até poderia ser montado aqui no Brasil.

Agora com ou sem transferencia de tecnologia, acho que para a FAB ou seria melhor o “Sukhói SU-35” ou o “Dassault Rafale F-3”.

Alguns dizem que o “Rafale F-3” vai ficar muito bom, bem superior ao Rafale F-1 e F-2.