Serão duas unidades e produção começará em 2010

evora

Na próxima quarta-feira a Câmara de Évora (cidade portuguesa da região Alentejo) vai proceder à escritura para a compra de um terreno, próximo do aeródromo municipal, onde serão construídas duas fábricas da empresa brasileira Embraer.

A proposta contempla um terreno de 107 hectares da Fundação Eugénio de Almeida avaliado em aproximadamente seis milhões de euros que serão pagos em cinco anos.

A Embraer, pretende iniciar a construção das fábricas em Évora em Março deste ano, para poder começar a produzir em 2010. Em projecto estão duas fábricas, uma de estruturas metálicas para produção de aeronaves e outra para materiais compósitos, mais leves e mais resistentes.

FONTE: Opção Turismo
FOTO: Pelicano.com.pt

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
camberiu

Muito sabia essa decisao da Embraer. Nao existe absolutamente motivo nenhuma para a empresa focalizar a sua capacidade produtiva no Brasil. O Brasil nao representa o grosso do mercado consumidor da Embraer, existe falta de mao-de-obra qualificada e o excesso de burocracia, impostos e o “custo Brasil” simplismente eliminam qualquer razao financeira/comercial para que a empresa de enfase a producao brasileira de avioes. A melhor coisa que a Embraer pode fazer e’ distribuir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo. E’ hora da EMBRAER deixar de ser uma empresa brasileria e passar a ser uma epresa GLOBAL que por… Read more »

Zero Uno

Amigo Camberiu…

Falta de mão de obra qualificada no Brasil??? Como construimos e projetamos este avião então? Pode me responder? Ao que me consta, não houve a participação de nenhum técnico/engenheiro “estrangeiro” no desenvolvimento deste avião. E se a EMBRAER está construindo fábricas em outros países – assim como fez na China para atender melhor o mercado asiático – é por que espera que a sua demanda por ERJ’s na europa irá crescer e assim atender melhor a demanda naquele continente.
Vou postar mais abaixo uma matéria para você ler.

Abraços.

Zero Uno

O consórcio formado pela Embraer e pela EADS (empresa aeroespacial da Europa dona da Airbus) venceu o processo de privatização da empresa portuguesa OGMA (Indústria de Aeronáutica de Portugal S.A.). O consórcio vai adquirir 65% do capital da OGMA do governo português por 11,4 milhões de euros. A OGMA atua na manutenção, reparo e vistoria de aviões, bem como na modificação e integração de sistemas de aeronaves. A aquisição será feita por meio da Airholding SGPS, S.A., empresa controlada pela Embraer com participação acionária de 99% –a EADS tem 1% do seu capital. A participação da EADS nesta empresa poderá… Read more »

camberiu

Caro Zero Uno, Falta de mao-deobra qualificada nao e’ sinonimo de INEXISTENCIA de mao-de-obra qualificada. No Brasil nao existe abundancia de mao-de-obra qualificada, o que limita as possibilidades de crescimento da EMBRAER. Como voce pode ver nesse artigo, em 2007 a falta de mao-de-obra qualificada provocou serios estragos no faturamento da Embraer (http://www.reuters.com/article/tnBasicIndustries-SP/idUSN1537920420070515). Devido a limitada disponibilidade de trabalhadores qualificados, a Embraer na epoca teve pagar caro nao so para “roubar” trabalhadores qualificados de outras empresas da regiao, mas tambem para reter os seus empregados. Em paises como Cingapura e Coreia do Sul, por exemplo, onde trabalhadores e engenheiros qualificados… Read more »

João-Curitiba

Este “aeródromo municipal” da foto está melhor do que muito aeroporto de capital de estado no Brasil.

Zero Uno

Camberiu…

Então por que “ralhos!!!” kkkkk, a EMBRAER mandou 200 funcionários embora???

camberiu

Porque obviamente a demanda caiu. So que a demanda nao vai cair para sempre. Um dia a crise acaba e o volume de pedidos volta a subir. Quando isso acontecer, se a Embraer nao expandir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo, eles vao ter problemas atendendo a demanda, devido aos varios motivos que ei citei aqui. A producao no Brasil nao escala bem quando a demanda cresce. Depois de atingir um certo volume, a Embraer tem dificuldade de crescer a producao na mesma relacao em que crescem os custos. Ou seja, depois de um certo ponto, a producao… Read more »

cosmeBR

Se há falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, a EMBRAER deveria investir na formação de mão-de-obra para garantir um futuro. Se depender de outros setores a EMBRAER estaria ferrada, pois existem, salvo engano, poucas instituições que oferecem o curso de engenharia aeronáutica e demais cursos relacionados. Muitas indústrias hoje investem na formação de seus funcionários, como por exemplo, a PETROBRAS que apesar de exigir qualificação, oferece um curso antes da admissão dos candidatos ao emprego. Um abraço!!!

Jose Adelino Mantovani

Uma vez colonia sempre colonia. Nossos colonizadores adestraram nossos antepassados a acharem que não tinham capacidade de fazer nada e até hj vem gente dizendo que lá é isso, e lá que bom. Que m… Que a Embraer tem que ter braços no exterior eu até concordo, mas dai dizer que se continuar aqui não vai crescer é piada. A China tenta copiar os aviões da Embraer, a Bombardier luta pra tentar vencer a Embraer, só citando como exemplo. E nos não temos capacidade ou temos capacidade limitada. Que tal fechaemos as nossos fabricas e voltar a comprar tudo de… Read more »

Noel

Compenheiros, a visão do carimbeu, foi pela ótica empresarial capitalista (sem sentido negativo em), pois toda empresa privada precisa lucrar, PONTO. Ex: a Grandene mudou uma parte de sua linha de produção prá China, a Gerdau é multi a bem mais tempo, etc. Talvez o exagero da opinião, se é que isso existe, tenha sido a mudança de sede. O nosso governo socialista precisa é dar melhores condições para a EMBRAER continuar crescendo, além da retórica, e prás demais empresas de defesa, alias todas as empresas. Nosso maior defeito como nação, talvez seja termos muito blá, blá, blá e pouca… Read more »

Fábio Max

A EMBRAER vai produzir COMPONENTES em Portugal, e não exatamente aeronaves.

E é bem provável que ela também tente conseguir lá, parceria para projetos com o C-390, de modo que não é implausível que aquele país encomende alguns, para reforçar o programa.

[…] construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando […]

PAULO

Uma resposta atrazada mais não posso deixar de responder para esse tal de camberiu. Camberiu está dizendo que no Brasil não tem mão de obra especializada e nem mercado para o seus avioes, por acaso a Boing e Airbus fabricam apenas para o seus mercados interno? ah então está explicado porquê a Embraer está a abrir 2 fabricas de componentes em Portugal porquê ai tem mão de obra especializada e mercado interno, bem que eu desconfiava que tinha algum interesse por trás. A Airbus vende avioes para mundo todo não tem porque motivo pra permanecer França, indo pra Portugal pelo… Read more »

resp

camberiu, o Brasil agora além da Embraer que é umas das tres maiores industrias de avioes do mundo e a Helibras que produz helicópteros,unica da America Latina conta com mais uma nova fabrica de avioes a Novaer que não tem nada haver com a Embraer e isso mostra para aqueles anti-Brasilis de plantão como o Brasil é grande e Portugal tinha um acordo com uma empresa Francesa no fabrico de avioes e Esta foi embora devido a burocracia Portuguesa, preciso falar mais alguma coisa???

Malone

Além do orgulho descarado que a Embraer dá ao Brasil, ainda vai empregar muitos trabalhadores portugueses e vai ajudar aquele país a enfrentar a crise. Escuto muito falar que os portugueses ofendem e discriminam os brasileiros trabalhadores e empreendedores que escolheram aquele país, este é o tapa na cara com muita classe para aqueles que usam a ignorância com o nosso povo. Mas fico contente de dar uma força para Portugal, uma porta aberta na europa por causa da lingua para a gente conhecer lugares e construções mais antigas que o nosso Brasil, assim como o Brasil é a porta… Read more »

camberiu

Muito sabia essa decisao da Embraer. Nao existe absolutamente motivo nenhuma para a empresa focalizar a sua capacidade produtiva no Brasil. O Brasil nao representa o grosso do mercado consumidor da Embraer, existe falta de mao-de-obra qualificada e o excesso de burocracia, impostos e o “custo Brasil” simplismente eliminam qualquer razao financeira/comercial para que a empresa de enfase a producao brasileira de avioes. A melhor coisa que a Embraer pode fazer e’ distribuir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo. E’ hora da EMBRAER deixar de ser uma empresa brasileria e passar a ser uma epresa GLOBAL que por… Read more »

Zero Uno

Amigo Camberiu…

Falta de mão de obra qualificada no Brasil??? Como construimos e projetamos este avião então? Pode me responder? Ao que me consta, não houve a participação de nenhum técnico/engenheiro “estrangeiro” no desenvolvimento deste avião. E se a EMBRAER está construindo fábricas em outros países – assim como fez na China para atender melhor o mercado asiático – é por que espera que a sua demanda por ERJ’s na europa irá crescer e assim atender melhor a demanda naquele continente.
Vou postar mais abaixo uma matéria para você ler.

Abraços.

Zero Uno

O consórcio formado pela Embraer e pela EADS (empresa aeroespacial da Europa dona da Airbus) venceu o processo de privatização da empresa portuguesa OGMA (Indústria de Aeronáutica de Portugal S.A.). O consórcio vai adquirir 65% do capital da OGMA do governo português por 11,4 milhões de euros. A OGMA atua na manutenção, reparo e vistoria de aviões, bem como na modificação e integração de sistemas de aeronaves. A aquisição será feita por meio da Airholding SGPS, S.A., empresa controlada pela Embraer com participação acionária de 99% –a EADS tem 1% do seu capital. A participação da EADS nesta empresa poderá… Read more »

camberiu

Caro Zero Uno, Falta de mao-deobra qualificada nao e’ sinonimo de INEXISTENCIA de mao-de-obra qualificada. No Brasil nao existe abundancia de mao-de-obra qualificada, o que limita as possibilidades de crescimento da EMBRAER. Como voce pode ver nesse artigo, em 2007 a falta de mao-de-obra qualificada provocou serios estragos no faturamento da Embraer (http://www.reuters.com/article/tnBasicIndustries-SP/idUSN1537920420070515). Devido a limitada disponibilidade de trabalhadores qualificados, a Embraer na epoca teve pagar caro nao so para “roubar” trabalhadores qualificados de outras empresas da regiao, mas tambem para reter os seus empregados. Em paises como Cingapura e Coreia do Sul, por exemplo, onde trabalhadores e engenheiros qualificados… Read more »

João-Curitiba

Este “aeródromo municipal” da foto está melhor do que muito aeroporto de capital de estado no Brasil.

Zero Uno

Camberiu…

Então por que “ralhos!!!” kkkkk, a EMBRAER mandou 200 funcionários embora???

camberiu

Porque obviamente a demanda caiu. So que a demanda nao vai cair para sempre. Um dia a crise acaba e o volume de pedidos volta a subir. Quando isso acontecer, se a Embraer nao expandir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo, eles vao ter problemas atendendo a demanda, devido aos varios motivos que ei citei aqui. A producao no Brasil nao escala bem quando a demanda cresce. Depois de atingir um certo volume, a Embraer tem dificuldade de crescer a producao na mesma relacao em que crescem os custos. Ou seja, depois de um certo ponto, a producao… Read more »

cosmeBR

Se há falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, a EMBRAER deveria investir na formação de mão-de-obra para garantir um futuro. Se depender de outros setores a EMBRAER estaria ferrada, pois existem, salvo engano, poucas instituições que oferecem o curso de engenharia aeronáutica e demais cursos relacionados. Muitas indústrias hoje investem na formação de seus funcionários, como por exemplo, a PETROBRAS que apesar de exigir qualificação, oferece um curso antes da admissão dos candidatos ao emprego. Um abraço!!!

Jose Adelino Mantovani

Uma vez colonia sempre colonia. Nossos colonizadores adestraram nossos antepassados a acharem que não tinham capacidade de fazer nada e até hj vem gente dizendo que lá é isso, e lá que bom. Que m… Que a Embraer tem que ter braços no exterior eu até concordo, mas dai dizer que se continuar aqui não vai crescer é piada. A China tenta copiar os aviões da Embraer, a Bombardier luta pra tentar vencer a Embraer, só citando como exemplo. E nos não temos capacidade ou temos capacidade limitada. Que tal fechaemos as nossos fabricas e voltar a comprar tudo de… Read more »

Noel

Compenheiros, a visão do carimbeu, foi pela ótica empresarial capitalista (sem sentido negativo em), pois toda empresa privada precisa lucrar, PONTO. Ex: a Grandene mudou uma parte de sua linha de produção prá China, a Gerdau é multi a bem mais tempo, etc. Talvez o exagero da opinião, se é que isso existe, tenha sido a mudança de sede. O nosso governo socialista precisa é dar melhores condições para a EMBRAER continuar crescendo, além da retórica, e prás demais empresas de defesa, alias todas as empresas. Nosso maior defeito como nação, talvez seja termos muito blá, blá, blá e pouca… Read more »

Fábio Max

A EMBRAER vai produzir COMPONENTES em Portugal, e não exatamente aeronaves.

E é bem provável que ela também tente conseguir lá, parceria para projetos com o C-390, de modo que não é implausível que aquele país encomende alguns, para reforçar o programa.

[…] construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando […]

PAULO

Uma resposta atrazada mais não posso deixar de responder para esse tal de camberiu. Camberiu está dizendo que no Brasil não tem mão de obra especializada e nem mercado para o seus avioes, por acaso a Boing e Airbus fabricam apenas para o seus mercados interno? ah então está explicado porquê a Embraer está a abrir 2 fabricas de componentes em Portugal porquê ai tem mão de obra especializada e mercado interno, bem que eu desconfiava que tinha algum interesse por trás. A Airbus vende avioes para mundo todo não tem porque motivo pra permanecer França, indo pra Portugal pelo… Read more »

resp

camberiu, o Brasil agora além da Embraer que é umas das tres maiores industrias de avioes do mundo e a Helibras que produz helicópteros,unica da America Latina conta com mais uma nova fabrica de avioes a Novaer que não tem nada haver com a Embraer e isso mostra para aqueles anti-Brasilis de plantão como o Brasil é grande e Portugal tinha um acordo com uma empresa Francesa no fabrico de avioes e Esta foi embora devido a burocracia Portuguesa, preciso falar mais alguma coisa???

Malone

Além do orgulho descarado que a Embraer dá ao Brasil, ainda vai empregar muitos trabalhadores portugueses e vai ajudar aquele país a enfrentar a crise. Escuto muito falar que os portugueses ofendem e discriminam os brasileiros trabalhadores e empreendedores que escolheram aquele país, este é o tapa na cara com muita classe para aqueles que usam a ignorância com o nosso povo. Mas fico contente de dar uma força para Portugal, uma porta aberta na europa por causa da lingua para a gente conhecer lugares e construções mais antigas que o nosso Brasil, assim como o Brasil é a porta… Read more »