f-35-aa-1-4

A organização privada Air Power Australia, que se opõe à aquisição do Joint Strike Fighter por seu país, disponibilizou um estudo não classificado sobre as características stealth do F-35.
Segundo a organização,  o JSF não é  um verdadeiro avião stealth, no mesmo sentido que o F-117A, B-2A e F-22A, pois sua furtividade sofre severa degradação sob certos aspectos e de acordo com certas bandas de operação de radar. Essa degradação ocorre por causa das modificações introduzidas no desenho original da aeronave.
O estudo afirma que a aquisição do F-35 não compensa, porque a aeronave necessita empregar os mesmos equipamentos que as aeronaves não-stealth, para sobreviver aos modernos Sistemas Integrados de Defesa Aérea (IADS), como o russo S-300.
Para acessar o estudo do Air Power Australia, clique aqui.

jsf-beam-specular-1

Subscribe
Notify of
guest

219 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Dúvido que se forem doados alguns exemplares para a Força Aerea Australiana, eles não iriam aceitar. Isso ai ocorre em todo canto do mundo, criticas e objeções. Más na hora do vamos ver ai, ninguem é besta o suficiente pra desacreditar nesta ou em outra aeronave que esteja no mercado. Nós mesmos aqui, vivemos vangloriando e denegrindo as aéronaves do FX-II. Eles lá fazem o mesmo. Não desmerecendo a matéria ou o trabalho realizado, más em tese, aqui ou lá, é tudo blá blá blá. O mesmo se atribui aos Subs, Alemães e Franceses. Cada um é cada um. Até… Read more »

Ulisses

Se é assim então é muito melhor que ele o Super Hornet ou Rafale.Brincadeira gastam milhões de dólares neste programa e o avião termina sem stealth completo e ainda por cima só vai até Mach 1.8.Pra mim esse F-35 é mais um 4,5 geração disfarçado de 5°,então seria melhor continuar com o F-22 mesmo.

Ulisses

Mas o F117 uma vez foi abatido na Bósnia,isto é stealth?

Galante

Ulisses, a idéia é essa. O pessoal do Air Power Australia defende a aquisição do F-22, que é um stealth verdadeiro.

Galante

Pessoal, furtividade não significa invisibilidade. O que se consegue através de tecnologias stealth é uma discrição maior e uma probabilidade menor de ser detectado, e não invulnerabilidade total.
Na Bósnia um F-117 foi derrubado, mas seriam derrubados muitos mais se a aeronave não fosse stealth, aí é que está a questão.

Galante

RL, na medida em que você diz que o trabalho dos caras é mero blá blá, sem ler o estudo, já está desmerecendo. Não são meros entusiastas debatendo por debater, pelo contrário, eles estão interessados em defender uma aeronave que seja melhor para Austrália e para o contribuinte. A Austrália não é o Brasil.

Ulisses

Galante,obrigado é verdade mas o F22 é muito melhor,mas que mal eu pergunte,como assim a Austrália não é o Brasil?Nós civis e também a FAB procuram o melhor,é por isso que o FX2 ainda não saiu e vai sair a partir de março.

RL

Galante, desculpe más não estou desmerecendo nada, até pq nem tenho cacife para isso. Porem, acredito ter meu direito de opniar, tanto que o fiz ai em cima. Veja, não estou desmerecendo essa ou aquela aeronave, pelo contrário, eu queria essa aeronave ai aqui no Brasil e acredito que o amigo idem. Porem, o que quis passar, é a idéia de que cada um defendo o seu interesse, tanto se justifica pelo fato de eles saberem que o estudo é feito de tal forma como foi feito o estudo aqui no Brasil quanto a questão dos Subs, ou seja, tem… Read more »

Ulisses

Assim como Portugal não é Brasil.

Ulisses

E assim como Bélgica não é Alemanha.

Ulisses

E assim como eu daqui a pouco estou falando mais do que o Hornet.KKKKKKKKKKKKK

Lecen

A Austrália é uma monarquia constitucional parlamentarista e encontra-se na 15ª colocação no ranking dos países com as maiores economias do mundo. Está buscando adquirir caças F-35 ou se possível, um F-22. O Brasil é uma republiqueta latrina-americana e encontra-se na 10ª colocação dos países com as maiores economias do mundo. Está buscando adquirir caças de 4.5 geração que apenas os leitores deste blog acreditam que serão importantes por muitas décadas ainda. Recusou a participação no PAK-FA por considerá-lo fora dos interesses nacionais e recusou o F-35 por ser um avião avançado demais. Bom, acho que essa comparação diz tudo.… Read more »

Ulisses

A força aérea Australiana planeja ter 100 F-35A e 24 F\A-18 E Super Hornet,ou seja,tirando o diferencial das aeronaves terão quase o mesmo numero de aeronaves que teremos no FX 2.

Ricardo

LECEN, 4,5 geração você sabe o que é isto?

Países da UE ( união européia possuem caça de 4,5 geração) e eles não ficam a dever em nada a caças como o F-35, e até mesmo o F-22, visto que o ultimo não possui capacidade multimissão.

É um absurdo achar que só por causa da sigla o caça é ou não menos capaz que outros lançados na mesma época.

Quanto ao PaK-Fa, já foi dito na imprensa russa que ele não será stealth, cabe a quem tem vontade se informar melhor pesquisar apenas isto.

Edilson

Eu assino com o Galante e tenho mais uma coisa a dizer. embora eu já tenha defendido a adoçãod enavios do porto do Juan Carlos equipados com F-35 para a marinha do Brasil. não acho que ele seja o dominador dos Céus o predador nato, tal como supõe uns gênios aqui que desconsideram o Rafale o gripen e o PAK e o Futuro saab stealth fighter (pra não citar o su-35 senão o Mauro vai me esculachar, ehehhe) porque estes não passam de protótipos e que se envolver num porgrama deste seria d ealto risco para o Brasil. o F-35… Read more »

Ulisses

Isso mesmo,Edilson.

Rodrigo Rauta

Façamos o seguinte: A gente doa os nossos F-2000, f-5 e A-1 e em troca eles mandam pra gente o lote de f-35 que eles comprarem…olha so que vantagem..eles compram uns 40 e a gente manda uns 100 pra eles…não ta bom não…
ehehehehe…tem gente que reclama de barriga cheia…

pjms

Boa tarde à todos!!

Com esta crise mundial, estes países gastando uma fábula no programa deste F-35, acreditando-se tratar de um caça stealth, acabaram comprando um problema(caça barulhento e sem ser stealth). Pelo que já li, o futuro deste caça, pode ser menor que pensavamos. Só falta agora, este caça sobrar na prateleira, para os americanos oferecerem para o Brasil! He He HE

Abraços

Paulo

Francisco AMX

O Bosco tá certo! 100%, minha opinião! O Brasil não é nem de perto a Australia, neste sentido e em outros aspectos tb! O Brasil não é a India, nem a China! O Brasil é ùnico! não é Ulisses?!? 😉 – O Brasil é que tá certo! só ele: Não coloca em teste real e verdadeiro dos 6 concorrentes do FX-2 e descarta 3 de cara! usando desculpas irreais, escondendo a verdade, não sendo claro em nenhum momento, porque não informaram os brasileiros desta forma: “Estamos descartando o SU-35 porque a Russia não é confiável, porque os USA não querem,… Read more »

alberto

ACHO QUE ELES DEVERIAM FAZER O SEQUINTE ,EM VEZ DE COMPRAR O F-35 COMPRA UM MONTE DE AVIOES RUSSOS , QUE OS ISRAELENSES DESTROEM TODA VEZ QUE ELES ENTRAM EM BATALHA
SE ALGUEM QUER CONHECER A REAL HISTORIA DOS AVIOES RUSSOS VISITE http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?NN=39

TEM MUITA GENTE PENSANDO QUE É SO COMPRAR UM AVIÃO NOVO E PRONTO EXISTEM UMA SERIE DE MEDIDAS CONJUNTAS TAIS COMO
– TREINAMENTO DOS PILOTOS
– MANUTENÇÃO
– ALERTA AEREO ANTECIPADO
– QUALIDADE DOS MISSEIS ETC E ETC

Storm

Como vemos se o F-35 não é totalmente “invisível” como o F-22A é (Lembrando que o conceito de avião stealth é como o Bosco disse não quer dizer que o avião é indetectavel mas sim que ele possue uma vantagem uma tecnologia a mais que o torna o menos detectável) Concluo que a FAB acertou memso sem querer em descartar o F-35 já que ele não tem essa capacidade stealth, pois só comparando com o Rafale por exemplo, este já esta em operação na França, enquanto o F-35 ainda não, e o Rafale também não tem o “escapamento aberto” como… Read more »

Hornet

Ulisses em 09 jan, 2009 às 9:25

obrigado pela parte que me toca…kkkkkkkkkk

mas canguru não é onça. Concordo contigo.

abração

Wolfpack

Eu faço uma leitura diferente do programa F35 Lightning. Acredito que a furtividade do F35 nunca foi o objetivo completo do programa devido a missão a que este vetor se destina e a uma gama enorme de variantes do caça. O mais grave é tentar com esta aeronave a substituição do AV8-B Harrier II para o Marine Corps. Esta convergência de função aeronave de ataque, aeronave de superioridade aérea e aeronave VTOL/VSTOL é um exagero no meu ponto de vista. A velha máxima se aplica ao F35 Lightning, sendo igual a um “pato, não nada direito, não voa direito e… Read more »

Hornet

Ulisses,

em tempo (e pra não ficar sem falar muito…hehehe)…sou muito mais a Onça…muito mais bonita, mais forte e com maiores possibilidades que um canguru “desajeitado”, que no máximo serve pra lutar “boxe”…desde que alguém lhe dê as luvas, é claro….hehehe

abração

Marlos Barcelos

Lecen OBrasil não é uma republiquete, somos a maior potência da América depois dos EUA, somos a 10ª economia do mundo somos uma das três nções mundiais que mais crescem, junto com india e china, temos um PIB muuuuuuuito maior que a dos australianos. O Brasi não compra os f-35 ou f-22, porque os EUA não deixam, tanto é verdade que quiseram que os f-35 participassem do fx-2 e os americanos recusaram, mandando mensagem dizendo que os f-16 seriam a melhor compra pelo melhor preço. Os EUA sabem que temos capacidade nuclear, fabricamos aviões, coisa que os australianos não tem,… Read more »

Marlos Barcelos

Temos que comprar caças sabidamente europeus, ou seja, pode ser russo, francês ou alemão ou italiano, não podemos comprar caças americanos porque o congresso a qualquer momento pod vetar até mesmo as peças de manuntenção dos caças que comprarmos, ficaríamos a mercê dos ianques, se fizermos um pouco de raiva pronto, ficamos sem defesa aérea. Por isso prefiro o Rafale dos três.

Os americanos não são confiáveis.

Erich Hartmann

Esse F-35 me parece ser um projeto extremamente ambicioso para que dê certo como esperam (Sthealth,VTOL,JHMCS/integração de sistemas etc)e como habilmesnte percebeu wolfpack demonstra ser um “pato”,sincemente com o estágio atual de desenvolvimento pelos relatos e impressões (análises de diversos sites)não parece ser “tudo isso” que apregoam e isso me faz pensar em relatos de pilotos norte-americanos durante a época do vietnã que precisavam disparar mais de 10 mísseis(um phanton levava até 8…4 AIM-9 sidewinder 4 AIM-7 aparrow) para acertar razoávelmente um alvo e que sequer possuíam uma mísera metralhadora .50/12,7mm. Acho que estão apostando demais na eficiência dos sistemas… Read more »

Hornet

Ô relatório grande, sô!!!…ainda bem que tem uma figurinhas no meio pra ajudar…hehehe mas de um modo geral ele diz o seguinte: – o F-35 tem sérias restrições como aeronave de penetração (ataque). Encontraria muitas dificuldades com as baterias SAM mais modernas, especialmente as russas. – seu design (shaping of aircraft) não é um projeto totalmente stealth como no caso do B-2, F-22 e F-117. O que faz com que o F-35 tenha que resolver a questão da furtividade com o uso de materias RAM em muitos pontos, coisa que em princípio pode ser feito em qualquer avião. E que… Read more »

MARSP

Foi exibido no canal Discovery Chanel, um documentário chamado aviões do futuro, onde citam que o Rafale tem boa capacidade stealth, falaram algo sobre um corte transversal, mas que no momento é segredo militar portanto não tinha dados mais precisos. Então neste caso pode até ser que o Rafale seja mais furtivo que o F-35.

MARSP

Sobre o Rafale na parte Stealth,

Achei este site que esta em inglês, se alguem tiver curiosidade.

http://www.abovetopsecret.com/forum/thread188667/pg1

Tiago Jeronimo

É impressionante como uma revista especializada consegue fazer uma materia tão grande para escrever coisa tão obvias: “The result of these limitations is that the operational economics of a fighter force using the Joint Strike Fighter will be much inferior to a force using a true all aspect stealth aircraft such as the F-22A Raptor” Claro que uma força aérea que uso o F-35 será inferior a uma usando o F-22, já que o F-35 foi construido já como a parte “Low” da frota. “3. Surveillance and acquisition radars are shifting to the L-band, UHF-band and VHF-bands, reversing the trend… Read more »

welington

Vou fingir que não vi em um comentario de alguem dizendo que a Russia disse que o PAK FA não sera steath.

welington

O F-35 não tem capaçidaes stealths efetivas na parte cima,laterais e traseira pois sua prinpal função é de ataque e sua capaçidade stealth foi desenvolvida para ser dificil de ser detectada por radares em terra mas aeronaves de alerta antecipado e caças podem detectala com certa facilidade. Este é um exelente vetor sueprior ao Typhoon no combate BVR longo pelo seu RCS alcanse do radar e de seus armamentos, em um conbate de medio alcanse onde os dois estariam vendo um ao outro os dois e equivalem e leva a melhor quem tiver a melhor doutrina mas em um combate… Read more »

Ulisses

Francisco AMX,muito obrigado por chamar minha atenção,sério é isso que eu queria,agora vamos analisar: Assim como o amigo Marlos Barcelos disse:”Os EUA sabem que temos capacidade nuclear, fabricamos aviões, coisa que os australianos não tem, além disso, o Brasil exigiu a abertura do software da aeronave e a australia não exigiu nada disso, por todos esses motivos, e principalente pela capacidade técnica que temos eles jamais venderiam um stealth para o Brasil.” É isso,parece que muita gente esqueceu que o F-35 estava no FX2 e os americanos como de costume vetaram e ainda tem a cara de pau de nos… Read more »

Ulisses

Hornet,não da mesmo pra falar pouco aqui hehehe.

Eu só não postei antes porque eu estava fazendo natação.

É canguru não é onça mesmo,assim como o Richard da Record não é o falecido Steve Irwin.kkkkkkkk.

Acho que vou competir com você no quem fala mais.hehehehe

Lecen

Marlos Barcelos, Aprecio a sua fanfarronada pseudo-nacionalista anti-americana esquerdista. Me faz lembrar de meus professores de História e Geografia dos tempos de colégios, lá pelos idos dos anos 90, quando as coisas faziam mais sentido. Não, o Brasil não é a segunda maior potência americana. Você está ignorando o Canadá, que é outra monarquia constitucional parlamentarista e o México, que está muito próximo da nossa republiqueta muy amada. Segundo, você vir tratar da Austrália ridicularizando-a pelo PIB em comparação ao Brasil é preocupante. Pois a Austrália é um país com qualidade de vida, índices de transparência e tudo que você… Read more »

Hornet

Ulisses,

se for levar em conta só o dia de hoje, vc já ganhou…hehehe

Mas é assim mesmo, temos que colocar nosso pensamento de forma clara…e se pra isso precisar escrever um livro…fazer o quê?…Muito melhor do que escrever alguma coisa curta mas que ninguém entende, né?

e jacaré-do-pantanal também não é ornitorrinco….hehehe

abração

Ulisses

Hornet,mudando de assunto e falando coisa séria,observe meu ultimo post,DÁ PARA ENTENDER ISTO????

jacubão

Ei , calma aí colegas.
Estava desde ontem sumido.
Bom, vamos ao que interessa.
Pelo visto, tem muitos países comprando gato por lebre, ou estou entendendo errado, ou seja.
a FAB sem querer, acabou se safando, foi isso mesmo, ou estou enganado? hehehehehehehe.
E o mundo ainda continua acreditando nos Americanos, poderíamos até colocar em CHEQUE o F-18, depois dessa.

Hornet

Eu não quero me meter na discussão dos amigos, mas só vou colocar uma informação. Tomando-se por base os dados de 2007 (os de 2008 ainda não estão prontos), o Brasil tem um PIB maior que o do Canadá, e o México também tem um PIB maior que o do Canadá. Podemos argumentar que o Canadá tem um IDH maior que o do Brasil e do México juntos, assim como a Islândia (líder no ranking mundial) também tem um IDH maior que o dos EUA, mesmo tendo um PIB infinitamente menor que o dos EUA. Então, sempre podemos achar argumentos… Read more »

Bosco

Francisco AMX, você me citou mas eu ainda não dei pitaco nesse post. Eu já ví umas fotos do Galante e te dou certeza que sou mais bonitão. As mulheres de bom gosto pelo menos me acham fofo igual a um bebê. Talvez por eu ser gordo, baixinho, branquelo, careca e desdentado. rsrsrsrs….Não dá pra enganar não. Acho que quando você me citou, na verdade era sobre o comentário do nobre “dono do pedaço”, e não o meu. rsrsrsrs… Agora é que eu vou da pitaco! Eu acho que a Lockheed não emprestou seu caça ainda pra ser avaliado pela… Read more »

Bosco

Pra variar uma correção:
“meio parcial” e não “meio imparcial”

jacubão

Rapaz…
Pelo que vç colocou em relação aos PIBs mundiais, o Brasil era pra ter umas fôrças armadas da P….

welington

Bosco sobre interferência eletrônica é quase impossível de se fazer pelos saltos de freqüência já a tecnologia das “TVS de plasma” OPS do escudo de plasma é uma tecnologia efetiva(pelo menos nas declarações Russas) mas os Americanos estão desenvolvendo o escudo de plasma também o que demonstra que é uma tecnologia funcional e é uma tecnologia a ser estudada pois as duas maiores nações tecnológicas e militares a estão estudando e provavelmente será utilizada no SU-50 e em futuras modernizações do F-22 assim como novos materiais RAM e o maior uso de materiais compostos.
Um abraço a todos.

Wolfpack

F35 Litening foi confirmado pela Noruega, Inglaterra (substituir os SeaHarrier eles necessitam de uma aeronave embarcada VTOL) e quem mais? Alguém me ajude? O Japão nem congitou pedir a liberação do F35 e foi direto ao ponto sondando o F22. Como eu disse logo acima, essa história de VTOL matou o cara, pois a assinatura IR do vetor fica algo absurda, ainda mais com os modernos sistemas IRST/TCS e Radar Laser, telemetros laser, o cara tá morto… Alguém reparou no diâmetro do bocal de exaustão do reator deste cara? e têm uma churrasqueira lá na frente ainda. Sei não… Ele… Read more »

Robson Br

Depois de tantos comentários so posso dizer uma coisa: O AVIÃO É BONITO, NÉ!

Hornet

Ulisses,

dá pra enteder, sim. Seu argumento está claro…

abração

Bosco,

fofo como um bebê?…hum, hum…sei…hehehe

abração

Hornet

Jacubão, os dados são do FMI, e eu não tenho nada que ver com isso….hehehe Aliás, esses dados são fáceis de serem achados na internet, por isso que nem coloquei a fonte…mas no caso, peguei no wikipédia. De qualquer modo, o que eu quiz dizer foi o seguinte: PIB, IDH, governos mais à esquerda ou mais à direita, entre outras coisas, não tem muito que ver com a da Defesa. Existem um cem número de outros fatores que definem e determinam a qualidade (e a quantidade) da defesa de um país. Perceba que Israel nem aparece na lista, mas tem… Read more »

Ulisses

Obrigado Hornet,você melhor do que ninguém poderia estar me apoiando a dar um BASTA aqui,muito grato.

Ulisses

Hornet,nosso placar está:14 Ulisses e 7 Hornet,então posta mais 8 para empatar.KKKKKKKKKK.