Enquanto o F-X2 não vem, a FAB vai treinando com F-2000 e F-5M

152

Clicando nas fotos, vê-se os Mirage 2000 da FAB em operação. Notar que todos os aviões estão usando o tanque externo ventral, ao invés dos subalares, para minimizar o desgaste das asas.

f2000ef5m

f2000-1a

f2000-1b

f2000-1c

f20001gda

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Os M-2000 parecem que não estão com muita moral.

Tem se falado tão pouco sobre eles…

Fotos muito bonitas…

jacubão

É mole essa? A FAB está usando os tanques subalares centrais para economizar o avião. Será que eles conseguiriam durar uns sete anos se usassem os tanques das asas, hehehehehe.

jacubão

Porquê não troca logo esse “SALVETAGE” por SALVAMENTO?

Cinquini

Não sei se vcs notaram nas fotos em que eles estão no solo eles estao armados com mísseis, belas fotos!!!

O F-2000 é um ótimo vetor até chegarem os novos caças.

Abração

Cinquini

Alfredo_Araujo

É mesmo… o desempenho dos F-2000 nao tem sido mto comentado, diferente dos F-5M.
Será q os F-2000 estão sendo batidos pelos F-5M?

jacubão

Com essa tecnologia dos anos 80, certamente estão sendo massacrados pelos F-5M. Se tivessem sofrido uma pequena atualização, ainda na frança, dando a capacidade de ultilizarem os mísseis Mica, quem sabe não seriam um páreo mais difícil para os F-5.

Richard

Estraho. A área do canhão deste F2000 está tão limpinha e sem marcas e manchas…será que ele nunca disparou???

Wolfpack

O mísseis sob as asas são de treinamento, correto? Em velocidades supersônicas os tanques subalares causariam um desgaste desnecessário das asas. Os caras sabem o que fazem e não têm Mirage 2000C no Deserto do Arizona para repor peças a toda a hora. Os Deltas são históricos na aviação de caça Brasileira e essa ligação Dassault x Brasil permanecerá por longa data. É esperar pra ver os Rafale nos céus do Brasil. Caso aplicado o mesmo pacote de aperfeiçoamentos e atualização dos Bicudos nos Deltas, estes estariam dando muito trabalho ao pessoal do Sul. Colocquem a Rafael/Elbit trabalhando nestes vetores… Read more »

Matheus Borges

É uma pena esses “tapas buraco”, talvez teria sido mais interessante a compra de F-5E T II e sua atualização para versão “M”… até nos últimos CRUZEX já foi demonstrado que derrubamos os M2000 a km´s…

uow.

Tiago Jeronimo

Alguem sabe qual o resultados dos enfrentamentos do F-2000 vs o F-5M no 1vs1 e no 2v2, dogfight e BVR?

RL

Eu me contentaria com uma daquelas casinhas que estão na foto 4, apenas para acordar, passar o dia todo vendo esses caças e ir dormir com o zunido dos motores deles o ano todo.

Rsrs…já que não tenho grana pra comprar um caça, então uma cazinha daquelas seria bem atraente pra ficar pertinho deles…ehehe..

Mirage

F-5 pode ser o mais atualizado e moderno, nunca vai bater em combate um Mirage 2000. O 2000 é páreo duro até para um F-16.

Francisco AMX

Concordo com o Wolfpack, pq não modernizar os M2000 tb?!?! a Elbit tem esta capacidade e disponibilidade! se formos de Rafale os deltas do GDA podem ser muito úteis! são superiores aos bicudos em termos aeronáuticos e de desempenho! não dá para comparar razão de subida, velocidade, capacidade de carga…. O Mirage 2000 está ao nível do F-16, sendo as primeiras versões dos deltas superiores as do F-16A. Os Mirages 2000 gregos e os F-16 turcos vivem se degladiando no mediterrâneo, tem até vídeos no youtube, eles se equilibram bem em combate, já os F-5M estariam em desvantagem contra os… Read more »

jacubão

E quem consegue entender o que é decidido no Brasil.

Gabriel

e o mirrage 2000 e um bom avião apesar de não ser o mais moderno
tem capacidade de enfrentar qualquer caça interceptador dos nossos vizinhos.

welington

Sinceramente se tivéssemos ficado com o Mirage 2000-5BR com eletrônica e avionicos do Rafall e com a possibilidade de construir o mesmo com mais materiais compostos no FX1 e montar o mesmo localmente com transferência de algumas tecnologias, acho que já teríamos grandes frutos e um ótimo vetor principalmente se tratado com material RAM absorvente, mas para quem recusou um SU-35 era de se esperar.
Um abraço a todos.

Gabriel

Acredito que o FX vai ser cancelado novamente pois os politicos
não tem interesse em um Brasil mais forte militarmente se um dia
tiver guerra eles vão pegar seus jatinhos comprados com o nosso
dinheiro e vão fugir pra os EUA e a gente vai fikar aki pra se ferrar ou vcs acham que um Mirrage 2000 e superior aos armamentos
que nossos vizinhos estão adquirindo, depois falam em se comprar
o F-18 como se fosse interesse dos EUA ver um pais da America Latina bem armado e com tecnologia militar nacional

Fábio Max

Eu sou da opinião que o país deveria adquirir mais um ou dois esquadrões de F2000 junto à França. (claro que isso depende da França tê-los em disponibilidade)

E acho que devem ser modernizados e usados até mesmo depois do advento do FX2, sem prejudicá-lo. Seriam aviação da segunda linha, que é importante em qualquer FA.

jacubão

Concordo plenamente com vç Fíbio.

Noel

Os Mirages do GDA são e sempre foram alvos do GAvCa e do 1/14.

welington

Mauro concordo melhor ler certas coisas que ser analfabeto rs, a França caso você não se lembre ou saiba nos ofereceu o Mirage 2000 com eletrônica do Rafall (F1 e F-2 disponíveis até o momento) agora se você não tem conhecimento sobre os fatos do FX1 o problema é seu mas não fale asneiras, o Mirage 2000 é uma aeronave com ótimo desempenho igualando se ao F-16, se a mesma fosse construída com materiais compostos tivesse uma cobertura RAM absorvente, eletrônica, aniônicos, sensores e sistemas atuais seria um ótimo vetor, que poderia nos trazer muitos ganhos pois pela oferta francesa… Read more »

Alfredo_Araujo

Acredito q pelo número de vetores, ser vizinho dos Jaguares nao seria nenhum problema!!
Esse avioes nao devem voar mto…

GustavoB

Demorou pra alguém pedir mais esquadrões de Mirage.

RL

Mauro e Alfredo_Araujo. Façamos da seguinte forma.

Eu compro uma casinha daquelas sem me importar com o ronco dos motores, mesmo sendo em pequenas quantidades certo amigo Alfredo_Araujo..rrs..

Ai, quando os amigos quiserem sentir no Cérebro os roncos destes mesmos motores, eu alugo a custo de uma amizade um quarto para cada um passarem um final de semana com a familia em minha casa..rsrssr..

Mauro, bacana esta lista de vencedores do TAC nos anos anteriores.
Abraços.

jacubão

Cadê os jaguares na relação?

welington

Kkkkkkkkk, o desenho do SU-35 BM é de uma aerodinâmica inimaginável, só a melhor do mundo, só porque o mesmo não tem um desenho furtivo não quer dizer que seja ultrapassado. O SU-35 BM é uma evolução da família Flanker que resultou só no 2º melhor caça de combate do mundo, os Russos são os melhores em tecnologia de materiais RAM absorventes, conseguirão diminuir o RCS do SU-35 de 6m2 para 0,6m2 no quadrante frontal menor que o do F-18 e do Eurofighter no quadrante frontal, e sem perder o desempenho dado pela aerodinâmica da aeronave, o SU-35 BM o… Read more »

welington

Resalva é melhor um caça de 4º geração(Mirage 2000 melhorado) com uma grande trasferencia tecnologica do que um 4.5 com pouca trasferencia.

Noel

Ora, ora, são os alvos rsrsrs

Walderson

Caros amigos, em primeiro lugar, o FX-2 ainda não acabou, portanto, não sabemos quem ganhará. Se por um acaso der Rafale, penso que a faca e o queijo estão com a FAB, pois a França e a Dassault estão desesperadas, porque o avião ainda não ganhou nenhuma concorrência. Então, basta que nossos negociadores tenham boa vontade de puxar as coisas para o lado do Brasil de forma bem incisiva. Vejam o que já conseguimos em relação aos subs. Em relação aos F-2000, acho que não se cogita a hipótese de modernização para que nossos políticos não queiram substituir o FX-2… Read more »

Wolfpack

Alguém sabe o tipo de acordo que existe por trás destes 12 Mirages 2000C entregues ao Brasil? Foi compra mesmo ou leasing (aluguel)? Eu ouvi dizer que eram leasings, alguém pode confirmar? Esta prática é comum e já foi noticiado a entrega a Austria de F5E Suíços até a chegada dos EF2000 Typhoons. Não seria uma boa estratégia, um aluguel, até a chegada do FX2? Eu acredito no Mirage 2000, porém chama a atenção a escolha por uma versão ultrapassada do vetor a “2000C” e não a mais atual a “2000-5 Mk2”. O ideal mesmo seria o aluguel de F16… Read more »

GustavoB

É só botar umas fotos no blog e automaticamente qualquer equipamento fica altamente desejável para as nossas FFAA. Acho que o critério beleza fala bem alto por aqui.

GustavoB

Bom, pelo menos é um critério..

Noel

Pera ai, o SU-35 vai ser o melhor alvo do mundo.rsrsrs

welington

Só para constatar o SU-35 BM saiu sim, mas não foi por motivos claros como já expliquei, os motivos apresentados pela FAB não foram satisfatórios porem como ele já saiu deixa para La rs. O radar do SU-35 BM não é o melhor do mundo só é o mais potente( *caças) A avionica não é a melhor a do F-22 é. As características furtivas são boas sim, mas não são a mais eficiente a mais eficiente é a que será aplicada no PAK FA, forma, RAM absorventes, ?escudo de plasma(tecnologia testada no SU-34) e uso de matérias compostos. A transferência… Read more »

tomas

Meu Deus, não aguento mais “carpideiras” se esvaindo em lágrimas sobre a a derrota do SU-35 no proframa FX-2!!!

jacubão

Francisco, não dá mole não. Bota pra quebrar em cima dele, vamos ver o circo pegar fogo.

Francisco AMX

Noel, não acredito mais em vc faz tempo : )! Tu realmente acredita que um caça como o F-5M possa vencer all-time um Mirage MK5 com mica doa franceses?? então entra no clube do Mauro! pois se isto aconteceu foi por outros fatores e não pelo vetor em si, pois se o 14 tivesse em suas mãos o M2000 MK5 aí sim é que não ia dar graça! O foco do GDA é defesa aérea por interceptação e não CAP que é a função que o 14 mais treina, a versão do nosso M2000 é a mais antiga e mesmo… Read more »

Francisco AMX

ou a FAB não pode deixar ser entendida! 🙂

Francisco AMX

Palavras do WOLFPAK: “O ideal mesmo seria o aluguel de F16 Block50/60 até o advento do FX2, mas acredito que a transição seria mais dificil do Mirage III para o F16 (algumas gerações na frente do MirageIII).” Wolf, não tem F-16B50 para alugar! quanto mais o B60 que tá saindo do forno! O F-16B60 é o primor de aviônica e sistemas de controle eletronico baseado em fibra óptica (imune a interferencias e contra-medidas), montado sob o “Sr. dos céus”! o mais versátil caça já construido! e que ainda hoje é a espinha dorsal da maior força aérea do mundo! não… Read more »

Vassily Zaitsev

Mauro, O Welington tá la dentro daquela casa. VC sabe o que fazer?????? “Fogo na abertura, fogo na abertura! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e o circo pegou fogo! Noel, 17:43hs, KKKKKKKKK! muito bom! Bravo! Bravo! Bravo! desculpem pela gozação, aí vai minha opnião sore o assunto: ” sempre gostei do Mirage2000, principalmente a variante 2000-5 MK2, equipado com radar RDY e mísseis MICA. Como a Argentina esta com as forças armadas mambembes, acredito que, se tranferissemos os 12 Jaguares para Santa Maria, comprassemos outros 12 e tb os alocassemos lá, ja seria o suficiente para proteger a parte sul da fronteira seca brasileira.… Read more »

Roberto CR

Gente, a única coisa que eu vejo naquelas casinhas se chama vulnerabilidade. Parece que tá fácil vigiar a saídas desses pássaros e anular a surpresa. Como se permite a construção de residências tão perto de uma base??????????

Noel

Francisco AMX, vc dizer que não acredita em mim faz tempo??? só participo do(s) Blog’s a mais ou menos um mês, com colocações mínimas, como faz tempo???; quando citei que os Mirages são alvos, é só sondar com os caçadores da FAB, principalmente se for Jambock, menos os Jaguares rsrsrs, vc é Jaguar??? se for sabe que o que eu disse tem muito de realidade rsrsrs. Falando sério, combate aéreo real ou treinamento, ou em qualquer outro elemento, sempre tem outros fatores, como vc mesmo disse; portanto as comparações que são feitas, em vários posts, entre aeronaves é válido, e… Read more »

Leonardo

Boa noite a todos Amigos estou aqui lendo os comentários dos colegas e respeito a opinião de cada um, conheço o site a pouco tempo e estou gostando muito por ter essa oportunidade de trocar idéias, e também estou aprendendo um pouco com todos, mas pelo que li de um dos colegas citou as “viúvas”, obviamente não simpático a nada que venha da “Ivans”eu posso dizer sem a menor cerimônia sou “uma viúva do SU-35” e não tenho a menor vergonha em expressar isto, pois ao que todos sabem saiu da concorrência simplesmente por pressões dos adidos militares americanos que… Read more »

Francisco AMX

Noel! do Papai Noel sacou! 🙂

Francisco AMX

Sabias palavras Leonardo!

Grande abraço!

Nunão

Só pra complementar uma coisa:

Mauro, muito legal vc colocar a lista dos vencedores dos TACs, mas, só queria lembrar a todos que combate aéreo não faz parte do TAC, isso é treinado em outros exercícios.

Se os F-103 antes e agora os F-2000 são ou não mais alvos para os F-5 do que o inverso, não sei dizer (apenas posso dizer que o inverso também rolou bastante…), mas enfim não é o desempenho no Torneio de Aviação de Caça que vai dar a resposta.

Saudações!

Wolfpack

Francisco, então que tal alugar os Gripen que a Suécia está desativando de sua força? A Força Aérea Suéca concluiu que um número de 100 unidades de JAS39 SAAB Gripen é mais do que suficiente para sua capcidade de controle e domínio de seu espaço aéreo. Os Gripen entregues para a Hungria, República Checa e África do Sul foram entregues na forma de Leasing, portanto cedo ou tarde podem voltar para sua Força de Origem. Além do mais dizem que a Ordem inicial de compra a SAAB pelo Governo Sueco foi de 200 unidades, logo está sobrando vetor no mercado.… Read more »

Tiago Jeronimo

Mauro, conselho de amigo?

Argumentar com uma parede é mais proveitoso do que com o SU-35 Fan boy.

welington

Tiago Jeronimo se achas, mas que sou fã do SU-35(Flankers), MIG(31,35),F-4,5,14,15,16,18,20,22,35,117, Rafall, Eurofighter, Gripen, AMX, Tucano,J-10,J-11,JF-17 e todas essas belas maquinas voadoras a isto sou.
Um abraço e uma boa noite a todos e até amanha.

Leonardo

É meu amigo

Talvez as paredes sejam mesmo mais sábias, mas como citei cada um tem sua opinião, não sou e jamais tentarei ser o dono da verdade, apenas expressei minhas palavras.