A mais nova versão do Flanker continua em testes, com dois protótipos em vôo. O primeiro voou pela primeira vez em fevereiro de 2008 e o segundo em outubro.
Os russos planejam começar a produção do seu novo caça de geração 4++ a partir de 2011, com previsão de exportação de 160 aeronaves até 2020, além da produção de unidades para a Força Aérea da Federação Russa.

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Max

Simplesmente lindo!

Invincible

O avião é lindo.

Mas pelo histórico recente já adianto que esse tópico vai dar o que falar…

RL

Poh..Fala sério. O Bixo é lindão mesmo..Snif!!! Snif!!!..

Sim, eu sou VIUVA desse Cara ai.rsrssr..

welington

O mais belo caça do mundo juntamente com o F-14, F-16, F-22, MIG-29, Rafall e o JAS-39 Gripen, estes formão os TOP mdels da Aviação, parabéns aos seus países de origem.
Os Russo pretendem ter três esquadrões de SU-35 BM até a chegada em números aceitáveis de Sukhois PAK FA T-50 (SU-50) naquela força, os SU-35 BM começarão a ser produzidos em serie no final de 2010 para 2011(então é melhor entender 2011.
Um abraço a todos.

Manfred Von Richthofen

O Brasil perdeu a oportunidade de ter o segundo melhor caça do mundo.
Vamos ver o que vão empurrar pra gente.

Billy

Realmente, bela aeronave, mas chegou atrasada, o presente e o futuro são dos stealth. Inclusive o F-35 acaba de derrotar o Gripen na Noruega. Pena que para nossos dirigente eleé bom demais paraos Brasileiros.

hms tireless

Lindo avião….mas conforme foi constatado no último Red Flag é muito suscetível à FOD, além de possuir um RCS considerável, facilitando a sua detecção. O Brasil não perdeu nada em tê-lo descartado, e espero que venha os F/A-18E/F…

Vovódka Bolivariana da Venezuela

Que segundo caça o que Manfredo!!!!! Sukhoi e’ o melhor!!!!!!!! Se os Su30 que eu voo escondida aqui com os pilotos bolivarianos da venezuela ja’ sao o bicho imagina essa lindeza ai!!!! Por isso que a veia viuva veio aqui pra venezuela no aviao do Medvedev e nao volto mais nao!!!!!!!!! Aqui eu nao sou viuva de Su35, so’ do meu saudoso PAvelzinho querido!!!!!! Deus abencoe voceis, meus netinhos e as viuvas de sukhoi do meu saudoso Brasil!!!!!!

welington

Benção vovódka!
O RCS do SU-35 BM é menor que o do F-18 E/F Super Hornet.
O problema com FOD foi resolvido nos SU-35 e SU-35 BM eles tem uma tela protetora que se levanta nas decolagens e pousos e abaixa quando atinge velocidades mais altas.

Cinquini

Buaaaaa alguem tem um lenço ai????
Sem zueira, já coloquei a primeira foto de papel de parede aqui!!!

Hornet

É, não tem como não concordar…esse caça é o mais bonito de todos, entre os que estão sendo produzidos hoje em dia…

Sou fã desse bichão aí das fotos.

abraços a todos

Francisco AMX

Como camufla este “aviãozinho” com esta cor? lá no Pelorinho? o Carlinhos Brown ia gostar deste veiculo! 🙂

Almeida

Lindas fotos, lindo vetor! Os fans do russos devem estar mto felizes! 🙂 Eu, pessoalmente, teria deixado o mesmo na short-list do FX-2 apesar de preferir o Gripen NG por diversos outros motivos alem de performance. Nao custava (quase) nada avaliar este vetor mais um pouco. Mas se a FAB disse q na proposta russa nao vinha off-set e transferencia de tecnologia alguma e esses fatores sao primordiais para a escolha do FX-2, quem sou eu pra criticar? Ate pq compramos 12 Mi-35 sem off-set e transferencia alguma, ponto negativo para os negociantes russos aqui. Talvez, se tivessem pensado numa… Read more »

Almeida

Eh Francisco, a camuflagem do bichinho ta feia mesmo! Tem q ser um aviao MUITO bonito mesmo pra ficar bem numa roupinha dessas! 😛

Eu prefiro a camuflagem azul/cinza/preta dos prototipos do antigo Su-35 (sem o BM), ou qualquer uma daquelas divulgadas pela Revista Força Aerea no FX-1.

Henrique Sousa

Imponente o avião.

Mas não acho bonito, o bico apontando para baixo e o pescoço meio longo não formam um conjunto harmonioso. Ainda bem que tiraram o canard, mas aquele esporão atrás e pra ferrar. Bom, mas tudo isso e estética, e beleza não põe mesa…..

Quanto à operacionabilidade e viabilidade para exportações só o tempo vai dizer. Tem muito para ser um sucesso.

Por estas bandas, a FAB e o MinDef entenderam ele como não viável.

welington

Qual Almeida essa aqui do segundo protótipo o 902!
http://www.knaapo.ru/media/rus/gallery/aircrafts/combat/2nd_su-35_flight/2nd_su-35_flight_02_big.jpg
Concordo é mais bonita, assim como as em tons de Azul, mas essa pintura amarela é para promoção ela mostra muito bem os detalhes do Flanker.

Hornet

Wellington,

essa camuflagem que vc postou é fera…e tem uma outra (acho que é a que vc falou), em tons azuis, mas só azul, sem o cinza, que também é do baralho.

Já esta camuflagem aí das fotos da matéria, também não gosto, não…fica bem no sambódromo do Rio ou no carnaval da Bahia!!! hehehehe…

um forte abraço

welington

Concordo Hornet é melhor para o carnaval, mas a intenção era chamar a atenção, mas a azul, provavelmente será do terceiro e ultimo protótipo do SU-35BM ele será muito bonita.
É esse ai
https://www.aviapedia.com/files/fighters/Su-35/Su-35BM_big.jpg

Um forte abraço.

André

Não tem explicação esse avião, ele provoca medo, é com uma mulher muito gostosa, formidavel!!!
Mas era muito pra FAB!
Pra FAB seria como gerenciar uma nova empresa muito mais capaz,
um avião que não precisa de tanque externo com execelente autonomia, pra um pais do tamanho de um continente!
Formidavel!!!

Hornet

Wellington,

é essa aí mesmo. Lindona, não?!!!

um forte abraço

welington

Comcerveja!

welington

Sera quem foi o navalha que estragou o bico da aeronave, pode se ver claramente super aranhoes no bico na 4º foto, para uma pesoa conseguir fazer tal proeza ela tem que ser uma anta, agora doeu o meu coração é a mesma coisa de quando vejo uma ferrari aranhada da do.
So tem duas explicaçoes ou os testes estão muito rigososos ou os plilotos de testes estão muito navalhas.
Um abraço a todos.

welington

O bico esta aranhado nas 4 fotos.

Wolfpack

Não quero nem ler o que o Welington deve estar escrevendo ai em cima… PQP, me rendo, o desgraçado tá lindo nas fotos… É pra Saito ficar roendo as unhas e chupando os dedos… Aposto que foi o Putin/Medvedev que mandou pro email do Saito no yahoo. É pra estragar qquer plano Estratégico de defesa estas fotos… Parabéns pelas fotos.

kaleu

É REALMENTE uma linda aeronave, tirando a parte carnavalesca, CLARO, sem os canard´s ficou mais imponente ! Prefiro o da Foto do Welington. Porém, amigo Welington, o RCS do SU-35BM só é menor que o do F/A – 18 Super Hornet, se tiver com o radar desligado, pois, ligado parece um OUT-DOR, aliás um OUT-DOR LUMINOSO. dá pra ver a centenas de quilometros. O poder desse radar “é no entanto baseado na sua enorme potência o que em teoria torna mais facil a sua identificação, e detecção por sensores inimigos.” http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/RAD.aspx?nn=41 Sobre o PAK FA T-50, vai demorar um pouco… Read more »

Wolfpack

Exato, o domo do radar está todo arranhado, mas nada que estrague o desenho da criatura… Realmente seria legal vê-lo em nossos céus. Acredito mesmo que o que pesou foi o histório de manutenção e logística Russo, além dos off sets claro. Volto a afirmar se o Saito-san espera alguma transferência de tecnologia sendo o vencedor SAAB Gripen, Dassault Rafale e Boeing Super Hornet, é melhor sentar e esperar ao lado do Jobim e do Mangabeira Unger.

LeoPaiva

Mas esses russos são ruins mesmo de marketing promocional hein?

Será que não tinha um estagiário dando sopa lá para dar uma mãozinha de tinta Coral no bico do avião?

TheSpiritofStLouis

Discordo do ManFredinho…

O Brasil perdeu a oportunidade de possuir o MELHOR caça do mundo.

Wolfpack

Alguém pode me dizer porque o FLIR sempre aparece naquela posição na fuselagem bem próximo ao canope do piloto? Acontece também no Rafale. Porque os caças americanos não adotam tal dispositivo na mesma posição?
Abraços

welington

Ele aparece naquela posição, pois não atrapalha a visão do piloto e não prejudica a aerodinâmica da aeronave, os americanos já estão utilizando esta configuração no F-16 Block 60.

Henrique

O Wellington deve estar realizado com este Tópico ..rs .. E também é por isto está chovendo aqui na minha cidade, o Wolfpack elogiou um equipamento russo…rs (brincadeira). Muito bonito o avião, certamente será um dos melhores (4,5 geração) da atualidade e seria realmente o vetor ideal para o tamanho de nosso país. Pra mim a FAB o descartou ou por motivos políticos (mais provável) ou por motivos de custos logísticos (que pra quem operou os Mirrage durante 30 anos não seria um absurdo). Mas… vamos confiar na análise técnica de nossa FA (com três aviões totalmente diferentes como finalistas)…… Read more »

Almeida

Quase Wellington! Mas essas duas q vc postou, especialmente a do 3o prototipo, sao tao ou mais belas!

A camuflagem a q eu me referia era do prototipo numero 305 do Su-27SKM:
http://www.knaapo.ru/eng/gallery/aircrafts/combat/su-27skm/index.wbp

Nao tem azul, confusao minha. E nao serve para o Brasil, visto q foi projetada para a Siberia e o Artico. Mas eh mto linda!

Aqui estao as ilustraçoes dos Su-35 ‘nas cores do Brasil’, pelo site DefesaNET:
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_05.htm

CorsarioDF

Podem falar o que quiser, viúva, dor de cotovelo, etc.

MAS QUE ELE É LINDO, AH ISSO ELE É!!!

Sds.

Jorge

Ainda há chances.

O Gripen C/D ganha o FX-2.

A Suécia entrega já em 2010 os 80 (?) Gripen que estão encostando por economia e os F-5EM passam a ser usados como agressores e os F-5F passam a instruir os pilotos de caça da FAB e MB.

Em 2009 abrimos o FX-3 e compramos:
56 SU-35BM para Interdição Aérea e 28 SU-32 para Interdição Naval junto com os A1-M e A-4M.

Pronto.

Passamos a ter caças HI e LO.

Abraços e votem em mim em 2010.

rodrigo rauta

Corrigindo, com todo o respeito, jorge:
seriam SU-34 em vez dos Su-32, mas meu voto em 2010 é seu!!!!!
Wellington, vc ja deve ter visto este post uma centena de vezes neh…e deve ficar com um sorriso de orelha a orelha a cada vez que ve!!!..eheheheh
Naun pe pra menos..o caça e FODA, muito lindo..uma pena os polit..ops! a FAB te-lo posto fora da short list!
Alias…a foto dele “azulão” ja ta no meu papel de parede..ate minha esposa achou o bicho bonitão!!eheheheh
Abraços!!!
Vamos iniciar a campanha “FAB de SU-34 e 35,os “2” do FX-2″

camarada

Com esse caça a FAB voltaria ter a imponente liderança militar na América Latina.O caça multi-função monoplace Sukhoi Su-35-1 fez seu primeiro (esperado) vôo em Zhukovsky, próximo a Moscou em 18 de fevereiro. Mais dois protótipos estarão prontos até o final deste ano. As primeiras entregas estão previstas para 2010 e 2011, com a Força Aérea Russa tendo feito uma encomenda inicial de uma versão modificada semelhante denominada Su-27SM2. Lançado em 2003, o Su-35-1é equipado com um radar Tikhomirov NIIP Irbis com alcance de detecção de 400km(esse radar pode detectar um avião com RCS de 0,01 M à 90km.), uma… Read more »

camarada

Mudando um pouco sobre o assunto:O avião Gripen NG, sueco, finalista do programa F-X2 do Comando da Aeronáutica para escolha do novo caça avançado brasileiro, foi rejeitado pelo Ministério da Defesa da Noruega no projeto de renovação da frota de aeronaves de combate. De acordo com a ministra da Defesa Anne-Grete Erichsen, o governo norueguês vai “manter seus compromissos em relação ao F-35 JSF”, caça americano da Lockheed-Martin. O modelo não participa do processo de aquisição pelo Brasil. Embora incluído na relação de consultas internacionais, o F-35 não foi submetido à apreciação do Alto Comando pelo fabricante. Toda a tecnologia… Read more »

Jorge

Rodrigo, grato pela correção.

Vai o link do SU-34:
http://www.airforce-technology.com/projects/su34/

E a explicação da minha confusão:
“The Sukhoi Su-34 (export designation Su-32, NATO reporting name Fullback) is an advanced Russian 2-seat fighter-bomber and strike aircraft. It is intended to eventually replace the Sukhoi Su-24.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Su-32

rodrigo rauta

Essas siglas diferentes na OTAN as vezes confundem mesmo…

Camarada,
Acho que o principal motivo pelo qualo F-35 venceu na Noruega e provavelmente vencerá na Dinamarca e na Holanda é pq esses dois paises são “parceiros” no programa do F-35, colocaram grana no seu desenvolvimento.Por isso as unidades vendidas a noruega foram “tão baratas”, e provavelmente o tb serão para a holanda e dinamarca,até pq foi dindin do contribuinte e la, diferente de cá, eles não costuman a jogar dindin publico no ralo….

camarada

Rodrigo Rauta

Pois é, em países de 1ºMundo assunto de defesa são levados à risca,não é o caso do nosso onde os recursos para as forças são a conta gotas.Falta de dinheiro não é visto que já desembolsamos cerca de R$250 bi para aliviar a crise.Existe aquela tese que não temos equipamentos mais temos dinheiro para comprar, se precisar,mais equipamentos não chegam assim de um dia pro outro!!!

Tiago Jeronimo

Beleza não põe mesa. Ainda bem que foi desclassificado. Chorem viúvas!

Wolfpack

Alguém sabe quais armamantos foram vendidos ao Chapolin junto com os SU30?

welington

Kaleu só agora que vi o seu post me desculpe. Sobre o radar concordo ele pode ser detectado por vários sensores, porem ele vai estar detectando o caça inimigo também e como os mísseis Russos tem um alcance maior que a maioria dos outros mísseis ele leva vantagem, salvo contra aeronaves stealths puros como o F-22 e o futuro PAK FA T-50. O Phazotron zhuk-27 é o radar do SU-30 MKI que é muito diferente do radar do SU-35 BM inclusive os fabricantes, o radar principal do SU-35 BM é o Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E ou o AESA Zhuk-MSF(SOKOL). Abaixo… Read more »

Walderson

Fala, galera, O avião sem dúvida nenhuma é muito lindo. Pra mim é um avião muito bom, mas daí a dizer que é o segundo, acho muito arriscado. Mal acabou de sair da linha de produção, então só temos mesmo a propaganda russa para nos dizer isso. Vejam como os russos são ruins de marketing, o bico está todo arranhado. Isso, no mínimo passa a imagem de desleixo. Mas continuo gostando do aparelho e tb acho que seria uma excelente escolha. Galera, tenho uma pequena dúvida: na foto postada pelo amigo Welington tem um aparelho na ponta, que se não… Read more »

Hornet

amigo Walderson,

aqui tudo em paz. Vc anda meio sumido, muito trampo?

um forte abraço

Vassily Zaitsev

Bença Vó!!!!!!!

Ô coisa linda de avião, deixa o Rafale na sarjeta, com certeza.

Tb sou “viúvo” do Su-35, porém ele se foi. Corri pro lado daquele suéco, mas ele não tá conseguindo dar conta do recado não. Já me conformava com o Rafael, ham…hum….cof, cof,…….. quer dizer Rafale. Esse francês é bunito, mas suas capacidades deixam à desejar; aí entra em cena o Jobim indo aos “esteites” conversar sabe lá o quê, e o F-18 começa à rondar minha porta, querendo uma fatia da carne seca.

welington

O POD de guerra eletrônica do SU-35 BM é o KNIRTI L175M Khibiny-M que pode se ver na foto do link abaixo nas pontas das assas. https://www.aviapedia.com/files/fighters/Su-35/Su-35BM_big.jpg Este sistema é comparável ao do F-18G e opera em 3 modos: _ Protecção individual _ Protecção de escolta _ Protecção de grupo de ataque Ele é capaz de identificar, coordenar e causar interferências contra ameaças, além de designar alvos para mísseis anti-radiação como o Kh-31P. O sistema tem um visor individual no cockpit e trabalha em conjunto com o radar, dirigindo energia para as ameaças e para as contramedidas descartáveis, aumentando a… Read more »

Pedro Rocha

Olá senhores! O único pecado dos russos foi falar a verdade! Os estadunidenses, os franceses e os suecos e ingleses estão literalmente nos levando no bico. Francamente senhores, eu acredito que nenhum dos senhores acreditam que haverá transferência de tecnologia para prováveis 36 aviões. Os estadunidenses e franceses criaram salvaguardas e os suecos e ingleses dirão que as tecnologias de nosso interesse são estadunidenses. Aceito a retirada do Su 35, pois acho que estamos cumprindo nossa parte nessa negociação, portanto desqualificaríamos quem não atendesse nossas solicitações. Se o contrato for assinado espero que FAB não aceite nenhuma cláusula de salva-guardas,… Read more »

ARCON

Eu não sei se essa admiração toda pelo su 30 e 35 é apenas ignorância, ou trata-se de algum tipo de anti americanismo, querer torcer para o mais fraco, etc… esse avião pode ser detectado a olho nu. Esse avião é o maior sucesso da propaganda oficial russa. É a maior fraude da história militar. A tecnologia empregada está a décadas dos caças europeus e americanos de ponta. Seriam precisos 05 su 35 para empatar um combate com um f22. Sukhoi é bom para papel de parede.

welington

ARCON muito pelo contrario a ignorância não parte pelos que defendem este vetor e sim pelos que criticam sem bases técnicas, o SU-35 BM tem um RCS frontal de 0,6m2 menor que o do F-15 E, F-16 E/F Block 60 e o F-18E/F SH, ele detecta e trava os inimigos antes de ser travado graças ao seu radar o Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) com potencia de 20kilowats detectando aeronaves com um RCS de 3,2m2 a 400 km, aliando se aos armamentos com os maiores alcances como as novas versões do R-77 M que terá um alcance de 170 km a… Read more »