Primeiro acidente com Caravan da FAB ocorreu em 1998

1

CARAVAN-foto-FAB1

A FAB perdeu o seu primeiro Cessna Caravan (C-98) durante a participação do Brasil na Missão de Observadores Militares Equador-Peru (Momep).

O primeiro grupo de brasileiros na MOMEP era composto por dez oficiais observadores e um médico. Em relação aos equipamentos, foram mobilizados os quatro helicópteros Black Hawk do Exército Brasileiro (era a primeira missão dos mesmos e eles haviam acabado de chegar dos EUA) e uma aeronave C-98 Caravan da FAB.

Na tarde do dia 13 de setembro de 1998 um dos Black Hawk foi obrigado a fazer um pouso forçado nas imediações de Patuca (Equador), por conta de uma pane em suas turbinas. A aeronave transportava 14 militares, sendo oito brasileiros, quatro norte-americanos e dois argentinos.

Cinco dias depois o C-98 da Força Aérea Brasileira (FAB), desapareceu no final da tarde entre as cidades de Patuca e Cuenca, no Equador, com cinco militares a bordo (três eram oficiais e dois graduados).

O Caravan saiu de Patuca, onde as Forças Armadas mantinham sua base central, com destino a Cuenca, uma das principais cidades do Equador, por volta das 17 horas.

A aeronave, assim como os militares a bordo, estavam à disposição da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (Momep). Conforme foi informado na época, o objetivo do grupo era encontrar a caixa preta de um helicóptero militar que havia caído na região na semana anterior.

O avião e os cinco militares foram encontrados no dia seguinte. Alguns dos ocupantes apresentavam ferimentos leves.

FOTO: FAB

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Leia o restante da matéria exclusiva para assinantes aqui. […]