Caças franceses Rafale caem no Mar Mediterrâneo

93

rafale-m

Dois aviões franceses de combate Rafale caíram no Mar Mediterrâneo perto da costa da França e um piloto foi resgatado, informou a Marinha francesa. O acidente acontece no momento em que a França negocia a venda de 36 caças Rafale ao Brasil.

“Grandes recursos de terra e mar foram deslocados imediatamente ao local para encontrar os pilotos e um foi resgatado”, disse um comunicado da Marinha, acrescentando que as buscas pelo segundo piloto continuam.

A causa do acidente é desconhecida. “Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram”, declarou uma fonte militar francesa ao jornal “Le Monde”, que destaca a notícia na manchete do seu website.

O acidente aconteceu às 18h locais (13 horas de Brasília) a cerca de 30 quilômetros ao leste de Perpignan, durante um voo de testes no qual ambos os aviões tomavam parte, disse o comunicado. Os aviões decolaram do porta-aviões Charles de Gaulle.

Construído pela Dassault Aviation, o Rafale, que custa 50 milhões de euros, começou a ser produzido em 1998. A França planeja ter uma frota de 294 Rafale, incluídos 60 na marinha. Atualmente, foram entregues 80 à Força Aérea e à Marinha. O Brasil, se comprar os 36 Rafale, num contrato estimado em vários bilhões de dólares, se tornará o primeiro cliente estrangeiro do caça.

O Rafale é capaz de atingir a velocidade Mach 1.8 – dois mil quilômetros por hora, ou quase duas vezes a velocidade do som – e foi desenhado para combates aéreos, voos de reconhecimento e missões de bombardeio nuclear.

A Força Aérea da França usa o Rafale em missões regulares no Afeganistão, onde o avião realiza bombardeios com bombas americanas guiadas a laser de 250 quilos, em apoio a missões terrestres da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

FONTE: Estadão / Dow Jones.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bulldog

Eram Rafale M F1???? Cair os dois juntos???? Porvavelmente erro humano…se fosse no Afeganistão ia suspeitar de derrubada….mas podem ter se tocado mesmo…é o primeiro acidente com Rafale, se não me engano.

URUTAU

Caros senhores

O brinquedinho super hiper caro frances começou a cair é melhor colocarmos as barbas de molho pois afinal de contas esse brinquedinho é relativamente novo

SDS Senhores

Rodrigo Marques

Tudo indica que se tocaram mesmo. Vôo em formação…

Tiago Jeronimo

Se olhar pelo lado bom, pelo menos a Dassault vai ter que fabricar mais uns Rafales.

thiago98

mas como aviões com tantos sistemas de monitoramento podem se tocar assim?

Fernando

Muito curioso isso acontecer na fase final de decisão do FX-2…

Muito curioso!

Manfred Von Richthofen

Sabotage? 😉

Nunão

Colisão em voo de treinamento em formação não é incomum. Dois F-18 espanhóis há alguns meses, dois Mirage F-1 também do Ejército del Aire em janeiro (ambas as matérias estão no Blog). Na FAB, creio que duas vezes com os Mirage III e diversas com os Xavante. Dos F-5 eu não sei dizer.

Caio

daki apouco vão dizer que foram americanos ou suecos…rsrsrsrs

Azul&branco

Já começaram a cair, excelente!Pena que um dos pilotos não foi localizado. Se a FAB tiver que aceitá-los, ao menos não correrão o risco, já que não voarão mesmo.

Guga

Putz! Cara isso aconteceu na pior hora possível para a Dassault… Que uruca disgraçada hein?

Jorge

É só culpar os pilotos…
Faz como o Patrick Head diretor técnico da Williams
a culpa foi do Ayrton Senna bater na curva Tamburello.

Ricardo GF

Assim como o “perfeito” F-22 que caiu recentemente…vôo de treinamento e manobras excessivas mandaram ele para o chão.

Rodrigo Avelar

ou foram abatidos ou se chocaram, n tem outra posibilidade já que foram 2 pow

Abraços

Colt

Provável falha humana. Qdo em formação os sistemas do avião não interferem com a pilotagem no sentido de evitar a colisão pois é requerido que voem juntos (aliás, aviões militares provavelmente não usam TCAS) Além do fato da causa provável do acidente estar ligada à proximidade das aeronaves, é necessário salientar que o RAFALE é o melhor caça existente depois do F-22 e F-35 (que estão num outro patamar de tecnologia e custos). É um avião de alta tecnologia e preço compatível com suas excelentes qualidades tanto em capacidade de ataque (AESA, OSF, consciência situacional, alcance…) quanto às suas características… Read more »

Túlio F.

@Colt

Só faltou o “Esta mensagem é trazida a você por Dassault®”

uhauhauah abraços

Wolfpack

É dois a menos na Marinha Nacional. ============================================== Deux Rafale se sont abîmés en Méditerranée LEMONDE.FR avec AFP et Reuters | 24.09.09 | 20h47 • Mis à jour le 24.09.09 | 22h24 Réagissez (22) Classez Imprimez Envoyez Partagez Partagez : “Le jeudi 24 septembre 2009, vers 18 heures, deux avions de chasse de la marine nationale, des Rafale du porte-avions Charles-de-Gaulle, se sont abîmés en mer Méditerranée, à une trentaine de kilomètres à l’est de Perpignan”, a annoncé la marine nationale dans un communiqué. L’accident s’est produit au cours d’une mission d’essai. L’un des deux pilotes a pu être repêché.… Read more »

Paulo Taubaté

“bulldog em 24 set, 2009 às 18:03”:

não é a primeira queda do Rafale. Em 2007 um da Força Aérea já havia caído.

http://www.airliners.net/aviation-forums/military/read.main/77677/

Tomcat

URUTAU,

Se não foi falha mecânica e tá mais para falha humana, colocar as barbas de molho por quê?

alvespereira

Boa noite,

É Nunão, e em se falar de novo e caro é bom lembrar da queda do f-22 recentemente em patrulhamento no Alaska, até aquí o Rafale ainda esta no páreo, salvo se cair outro por pane do sistema.

Sds. verde Oliva.

Asterix

Isso não atrapalha em nada as negociações.
Pode, no máximo, gerar um pequeno mal estar.

Dell72

tudo que anda, voa, navega tem a probalidade de sofrer acidentes, quer seja por diversas causas, claro que o momento evidencia mais e coloca em alerta os boateros de plantão e tudo mais (afinal estamos diante de uma escolha “politica”) isso a meu ver interfere demais.
EU sou a favor do rafale mas acho que em materia de segurança certas questões poderiam ser abreviadas. Cairam por que tinha que cair e ponto.
PS. a globo ja deu notinha no JN (politica lembram)

Cristiano GR

não foi míssil anti-aéreo de submarino nuclear? algo para prejudicar o concorrente mais forte no programa FX-2?

Msm que não seja, o F-22 caiu esse ano e deve ter custado o valor de uns 4 ou 5 Rafale. E tb o F-18 já andou caindo, em dupla também. E quem não lembra do acidente do Gripen na pista de pouso? Todos podem ter sido erro humano. Não esqueçamos ainda dos passaros que já derrubaram muitos caças russos em demonstrações aéreas.

Deio

Não vai ser a queda de duas aeronaves em voo de treino que irá atrapalhar a intenção de compra.

Pelas notícias, claramente foi uma colisão em pleno ar. Me lembro de uma notícia, já há algum tempo, de colisão en5re F16 belgas, creio que voltando de um exercício na Grécia, Turquia, não me lembro. Já perdemos F5E por aqui desta maneira, também.

**************** ACIDENTE DE TRABALHO *************************

Fábio Mayer

Qualquer Rafale destes é mais seguro que toda a frota de F=5 no Brasil.

Acontece que acidentes são comuns às máquinas.

URUTAU

Caro amigo Tomcat

Pelo voo em formação a probabilidade do toque e consenquente desestabilização das 2 aeronaves é enorme isto é ponto pacifico mas mesmo assim resta por mais infima que seja uma falha mecanica tenha vindo a ocorrer em uma das duas aeronaves ocasionando pelo proprio fato do voo em formação o choque a colisão entre ambas e consequentemente a queda é por este possivel motivo a minha ressalva das barbas de molho caro amigo

Forte abraço

Marcelo

Só falta alguém dizer que o Su-35 é a prova de acidentes.

Pegasus

Meu Deus!Caiu dois Rafale, foi provado que o Rafale não é perfeito, que dois pilotos num ato falho os derrubaram, mas são Rafale, que inadimissivel, então vamos mudar de caça por segurança…vamos ver, o Gripen?não tem um acidente dele ate no You tube, o F/A-18 então? não, tambem ja cairam inumeros, então o SU-35?não, tambem ja caiu por falha humana e por passaro na turbina, entao vamos radicalizar, o F-22 então, o caça de 5 geração insuperavel no mundo hoje…iiiihhh, tambem ja caiu por falhas e ate deixou um piloto preso no canopi que teve que ter a capota de… Read more »

sonic wings

Faltou grana pra manutenção! Daí……….

Colt

Faltou dizer:

==========

DASSAULT “RAFALE BR”

==========

Felipe Cps

E é biturbina hein?

pepe

Rafale accident stats: One crash per 9,000 flight hours
Gripen accident stats One crash per 40,000 flight hours

A-Bomb

É meio fora do tópico mas olha só isso:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,alencar-defende-que-brasil-tenha-armas-nucleares,440550,0.htm

Pelo visto não sou apenas eu^^

Madvad

não acredito…já tem nego pensando em conspiração…

Nunão

A-Bomb (apelido sugestivo para o assunto, hein? hehe)

A notícia off topic que vc colocou no seu comentáriojá está lá no Forte desde as onze e pouquinho. É só ir lá comentar.

Saudações offtopiquianas.

luciano

Tá claro que foi um OVNI.

FN

De boa… acidentes são coisas comuns

Lamento pelo piloto desaparecido e sua família…

Tomcat

Caríssimo URUTAU, Isso é bem diferente de “O brinquedinho super hiper caro frances começou a cair é melhor colocarmos as barbas de molho pois afinal de contas esse brinquedinho é relativamente novo” Pelo descrito, sua previsão é de que a partir de agora, Rafales cairão em série. Não tem como entender de outra forma… [ ]’s ——————————————– Fábio Mayer : “Qualquer Rafale destes é mais seguro que toda a frota de F=5 no Brasil. Acontece que acidentes são comuns às máquinas.” – Certíssimo! —————————– Marcelo: “Só falta alguém dizer que o Su-35 é a prova de acidentes.” – Certíssimo! —————————–… Read more »

RenanZ

Eu acredito que um Meteoro atingiu os dois…

Jotapecosta

Recentemente do nada caiu um Gripen numa base Sueca – notícia dada aqui mesmo no blog que a rede Globo não noticiou. Porque essa discriminação com determinadas aeronaves? Outro dia caiu um Flanker da equipe acrobática russa e muita gente também saiu pichando a sua qualidade. Quando caíram os Tornado ADV, só eu aqui falei a porcaria que é esse avião, com essas turbinas ridiculamente fracas em aceleração e vôo a alta altitude, fato pra lá de conhecido no meio aeronáutico. Penso que isso não tem nada a ver. A aviação é uma atividade de risco muito maior do que… Read more »

Gabriel

Alguém avisa aí para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que não é o Gripen sueco que entrega dois pelo preço de um. É o Rafale, o caça francês que já vem com submarino incluído. Uma pechincha!

Omega

Hahaha, chega a ser comédia ler alguns comentários, e o pessoal é bem sugestivo. A causa deve ter sido por toque de ambos, mas lembro que não está escrito isto no post, e a foto é mera ilustração, tem gente que vê a foto em formação e imagina, mas muito provavelmente foi isto mesmo. De qualquer forma o Rafale ainda é o que é!

SxMarcos

José.
E claro que a Rede Globo apóia o F18SH.
Quando essa emissora se tornou um império? Na ditadura.
Qual país apoiava os poderosos da ditadura? EUA.
A Rede Globo mais do que provou, desde quando começou a noticiar sobre o FX-2, sua preferência. F18SH (principal) ou Gripen (secundário – já que EUA também ganhar nesse caso). Em momentou algum eles demostraram os caças por seus recursos, sempre tendento ao lado americano.

URUTAU

Carissimo Tomcat Volto a enfatizar o ponto que mesmo sendo muito improvavel não é impossivel que 1 dos referidos Rafales tenha sofrido uma pene seja la qual for e consequentemente ocasionado a queda de ambos e nesse sentido reafaço a ressalva de colocarmos as barbas de molho esperando uma inveestigação feita com seriedade sobre o acidente para caso confirmadas essas suspeitas possamos com o Direito de compradores que teremos caso o Rafale venha a vencer o FX2 exigir da Dassault a correção imediata dessa possivel falha e que caso realmente exista vira a ocasionar quedas em serie sim carissimo Tomcat… Read more »

URUTAU

Senhores

Desculpem onde leem reafaço leiam refaço

Forte abraço

lucas lasota

Como já disseram acima, pelo menos a dassault vai ter que fabricar umas unidades a mais..rs

José

Senhores, isso foi uma fatalidade. Os Rafales são bons aviões e não caem ‘a toa’ como os caças Russos.
Senhores, os aviões Franceses são muitos resistentes e volto a dizer: foi uma fatalidade estes dois aviões terem caidos.

Senhores, os aviões Franceses são muito bons.

Thierry

je suis français et ne peux parler aussi qu’en anglais et allemand.Excusez moi. 1/traduction google http://secretdefense.blogs.liberation.fr/defense/ “25/09/2009 Bater do Gust duas: a testar os drivers (atualizado-2) Ambos os Rafale, que são danificados no mar à noite, à 18h09, foram conduzidos por dois pilotos de testes, um pertencente ao Centro de Vôo de teste (DGA-CEV), o outro ao CEPA (Centro de práticas de teste de Aviação Naval). Ao contrário do que informou, com base em informações fragmentadas em primeiro lugar, é, portanto, nenhum piloto 12E da frota, a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle. Estes dois pilotos eram muito experientes realização… Read more »

Felipe Cps

Mas sendo biturbina não tinha que fazer que nem o F-14 (ou F-15) de Israel (acho) que pousou sem asa? Afinal, é BITURBINADO!!!?

No mais, deu no Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom dia Brasil, Bandnews, Globo News, Record News… Com ênfase ao fato de que o Brasil “quer comprar”…

Xiiiii…

A-Bomb

Que hora para cair (e logo dois).