F-X2: A origem da declaração de Lula, segundo Claudio Humberto

54

Sarkozy se irritou com…

Segredo agora revelado: Nicolas Sarkozy abandonou abruptamente o desfile de 7 de Setembro porque a esquadrilha francesa fora proibida de fazer evoluções sobre Brasília; só pôde fazer um vôo rasante. Lula precipitou o anúncio da compra dos caças para “acalmar” Sarkozy.

…reciprocidade brasileira

O veto às evoluções da esquadrilha francesa foi um troco atribuído ao comandante do Comgar, Tenente-Bridageiro-do-Ar, João Sandim, que aplicou o princípio da reciprocidade: na abertura em Paris no Ano do Brasil na França, nossa Esquadrilha foi proibida de fazer evoluções sobre o Arco do Triunfo.

FONTE: claudiohumberto.com.br

FOTO: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo

Era melhor o Lula ter dado uma chupeta pro Sarkozy do que ter feito essa lambança com o FX-2… agora só pra atrasar ainda mais o processo. Tenho pena do pessoal da SAAB, eu já teria voltado pra Suécia se fosse eles!

emerson

Me parece que fizeram uma pegadinha no Claudio Humberto. Anunciar a compra dos Rafale para acalmar um Sarkozy nervosinho? Não faz sentido e nem combina com a declaração de transferência de tecnologia francesa.

Para mim, parece mais uma daquelas notinhas de fofoca do Cláudio Humberto, mas dessa vez ele entrou de gaiato.

emerson

O que acha, Rodolfo? O Claudio Humberto já serviu de garoto de recados para a turma do Daniel Dantas e outros tantos. Se você prestar atenção, às vezes aparece uma notinhas muito estranhas, que não fazem sentido, parecem truncadas. Mas desta vez, a notinha parece tão absurda que acho deram um trote nele. Ou ele está plantando uma intriguinha de caso pensado. Para ver o grau de tolices que ele escreve, basta lembrar das informções sempre distorcidas sobre o VC-1 e agora sobre os dois VC-2 (Emb-195) do GTE. Seria cômico se não soubesse que ele não faz nada por… Read more »

Bronco1

A corriqueira pequenez da imprensa “especializada”.

É o tipo de declaração mesquinha fácil e simples de ser feita agora que tudo já passou, que a declaração já foi feita.

Agora tudo se encaixa, mesmo a história mais absurda pode fazer sentido.

Queiram me desculpar, mas meu sobrinho de 3 anos inventa uma história melhor e mais coerente do que essa do Claudio Humberto.

Bosco

Princípio da Reciprocidade? Nesse caso não se aplica ou pelo menos foi aplicado de modo impróprio. Se estava prevista a proibição tendo em vista o que ocorreu na França, simplesmente não deveriam ter convidado (ou aceito) a esquadrilha deles ao Brasil alegando o desconforto causado pelos acontecimentos anteriores. Política internacional não é bem o cenário para se fazer ‘pirraça’ já que existem outras coisas em jogo que apenas o orgulho ferido de nossos militares por não poderem fazer acrobacias em Paris. Perdeu o Brasil e de quebra todos os brasileiros por passarmos mais esse vexame, e que levou a essa… Read more »

Suh Leus

Esse Claudio Humberto é um fanfarrão!!! rsrsrsr
80% do que ele escreve em seu site, são meras especulações.

Asterix

Delirio do Claudio Humberto….

emerson

Delírio, trote ou foi de caso pensado.

ou tudo ao mesmo tempo.

O Cláudio Humberto não merece crédito.

emerson

Caro Suh,

O pior são os outros 20% que são notinhas truncadas com objetivo de quase chantagem (quando não é chantagem explicita)

emerson

Mas com esta história ele “cola” um nova vesão que para colocar a FAB e o Planalto na condição de paspalhões.

Só não acho coincidência ele lançar a notinha exatamente quando as empresar entregam suas propostas revisadas.

Quem seria beneficiado com essa história? A Boeing, SAAB ou Dassult?

Rodrigo

Este Governo é tão escroto que eu não duvido de mais nada.

Se falarem que o Lula fechou o acordo porque ele leu no jornal no horóscopo do dia dele, que era um dia feliz para fechamento de acordos, Eu acredito.

emerson

Rodrigo,

Mas você acha que o Brigadeiro Saito participaria desta “suposta” provocação?

Mas você acha que Sarkozy ficaria tão zangado por causa dos fumaceiros franceses?

Não faz sentido.. mas serve para criar polêmica e desacreditar o FX-2 ezatamente quando as propostas finais foram entregues.

Hornet

Mauro, é verdade, meu amigo. Tens toda razão…mas voltando a falar com seriedade sobre o FX2: ” A Boeing, os caças F-18 e o escudo antimíssil cancelado por Obama por Patricia Campos Mello A decisão do presidente Barack Obama de cancelar o programa antimísseis de seu antecessor, George W Bush, no leste europeu, é um duro golpe contra a Boeing. A Boeing é que ia fornecer os sistemas de mísseis interceptores baseados em terra, na Polônia . Em vez disso, a Casa Branca resolveu usar mísseis disparados de navios, os interceptadores SM-3, fabricados pela Raytheon, que usam controles eletrônicos produzidos… Read more »

Bruno Rocha

*fora de tópico**fora de tópico**fora de tópico*

Alguém sabe onde eu consigo comprar um capacete de piloto de caça?
O primo do meu amigo tem um, e eu morro de inveja dele.
Sei que tem lojas que vendem “material militar” para civis. Não é militar autêntico, mas é para diversão pessoal, como um brinquedo para adulto.
Sabem?

Ronin
URUTAU

Caros senhores Enquanto discutimos aqui sobre a credibilidade jornalistica do sr Claudio Humberto as contas bancarias dos nossos politicos em geral com rarissimas exceções nos paraisos fiscais crescem crescem crescem Matéria que estara nos principais jornais tupiniquins hoje Três convênios no valor de R$ 26 milhões da Petrobras com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), celebrados entre 2004 e 2007, estão sob suspeita, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) concluído anteontem. A auditoria levanta ainda problemas graves em mais 26 contratos com outras entidades. Gerentes: escolha de patrocínio da estatal é transparente A documentação já chegou à… Read more »

Getulio - São Paulo

Eu não sei porque tanto ataque pessoal ao presidente LULA. Pois o programa de aquisição do caça FX-2 conduzido pela FAB não é nada meritório em termos de análise técnica, como dizem ser o comandante da FAB e a comissão do programa.\ Quero dizer o seguinte, para abrirmos novamente o debate, já que encontra-se prorrogado o prazo para apresentação das propostas. Vejamos “DEFEITOS TECNICOS” nesta “concorrëncia” do FX-2, que não foi feito pelo presidente LULA e sim por “TECNICOS ESPECIALISTAS DA FAB”. 1. Estão aí “CLASSIFICADOS” três tipos de aviões, do qual um deles o presidente deverá escolher, certo ou… Read more »

SERGIOCIN

Não se fazem evoluções em locais com grande afluência publica, é um princípio basico de segurança. Na orla da Barra da Tijuca, mas sobre o mar, fizeram. Realmente uma nota desprezível.

DV

Esse Cláudio Humberto é ridículo. Publica essas besteiras só para criar polêmica e criar acesso para o seu site. Site sem polêmica fica sem acessos e não gera receita de publicidade. É simples assim.

Chacal

F-X20 A novela continua…………

Mauro dias

Notícia totalmente inverídica, para começar o comandante do comgar não teria essa autoridade, para aplicar o princípio de reciprocidade, o que é feito com ordem expressa do chefe do executivo ou por pessoa por ele nomeada, como por exemplo gabinete civil. Ainda mais em se tratando de um evento agendado.No Caso da Esquadrilha da Fumaça, não foi permitido lá , por ser zona urbana de muita concentração.Por isso não foi aprovada evoluções por causa de segurança. E depois não acredito que um chefe de estado quebraria o protocolo desta forma, por um fato perfeitamente contornável, se assim fosse.Quem mais perderia… Read more »

emerson

Urutau…. 1) Problemas em prestação de contas não significa má-fé. Um única nota fiscal com cpf ou cgc errado já é cria problemas. Uma nota fiscal tipo fatura sem a referida duplicata anexa causa problemas. Uma nota fiscal sem o carimbo (isso mesmo) de recebido causa problemas. Um gasto em alínea errada, causa problemas (tipo, comprar um livro com recursos destinados a papelaria.. livro é material permanente, papel sulfite é consumo). 2) 26 projetos em quantos? 26 em 26? 26 em 2600? 26 em 26000? 3) 26 projetos em um ano? em 5 anos? em 10 anos? Não dá mais… Read more »

Carlos Augusto

Concordo plenamente com o que o Mauro disse, principalmente na parte final onde ele cita sobre uma noticia ruim para indispor a opinião pública contra um dos participantes do processo.

Abs.

emerson

Caros amigos,

Parabéns pelo desmonta de falácia de Claudio Humberto…

para mim, deu.

Harry

Caros

E se Sarkozy o fez este senhor que esta a frente das negocições seria tão temperamenteal a ponto de expor ao ridiculo o presidente?

Sensato o Lula, tem muito em jogo.

É aquilo que falamos é traduzir e por no papel todas as propostas francesas.

Se verdade manda Sarkô pro Sarko. Brincadeira…

Caudio Humberto!!!!!Eca….

alessandro

Os comentários aqui me deixam impressionados. Que este claudio humberto não é nenhum santo nem precisa dizer. Mas dizer que Lula e sensato é brincadeira, esses rafales são caros e só vão servir pra uma coisa, ou seja o Brasil compra 36 e vai usar só 12 em brasilia pq os outros vão ficar parados. Pq os amigos do blog estão esquecendo de uma coisa o Brasil nunca levou a sério esta questão de defesa. É só ver que mesmo depois da END o governo continua contigensiando o orçamento das forças armadas. Ou seja o rafale é um exelente vetor… Read more »

emerson

O Claudio Humberto já criticou a compra do VC-1 (que ela chamava de AirForce 51 e depois virou aerolula), questionando por que não era um aviao da Embraer, mesmo a Embraer divugando na época que não poderia atender o requisito. Recentemente, critou a aquisição dos dois Emb.195 (VC-2) para o GTE (esquecendo do argumento que usou para criticar a aquisição do VC-1). No FX(1) divulgava todo dia uma notinha, na época afirmando que o Mirage2000 seria o vencedor (nunca entendi se era para queimar o Mirage ou criar um fato consumado). Na época da crise dos controladores, deu destaque para… Read more »

boa-vida

Engraçado, desde a primeira notícia que a esquadrilha francesa participaria das comemorações do dia 7 de setembro, em Brasília, eu já sabia, por fontes totalmente públicas, que haveria apenas uma passagem baixa. Sabia também que o mesmo ocorreu em Paris com a Fumaça. Esse cara quer dar uma de esperto bem relacionado com sua própria interpretação “lisérgica” do fato.

Getulio - São Paulo

em tempo: E olha que defendi anteriormente o F-18 por ter sido fâ do caça Tomcat, só por isso. Mas é preciso dizer o que deve ser dito, sob pena de ficarmos xingando pessoas corretas sem nenhuma responsabilidade pelo que está ocorrendo. temos grande responsabilidade em nossas opiniões, porque queremos algo melhor para o país.

Mauro dias

Caro alessandro,
Que você tenha qualquer opinião sobre que assunto for, mas não ver a realidade incontestável ,ai já fico sem entender.
Nunca fui LULISTA OU PT, mas não ver que este senhor ,deu um banho em todos antecessores ,isso eu tenho que reconhecer.Agora dizer que o lula aceitou IMPOSIÇÃO do Chaves , ai já é ver chifre em cabeça de cavalo.
abraços

athalyba

Getulio, vc estava indo bem, até que pisou na bola nos ítens 5 e 6. Vamos lá … No ítem 5 vc está pra lá de equivocado. O Gripen é uma plataforma ATIVA, com células em funcionamento no Suécia, África do Sul e Tailandia. Não é muito, mas já pode ser considerado um vetor ativo. E de mais a mais, esse papinho de “avião virtual” é papo de leigo mesmo … O que já existe é um DEMONSTRADOR. Acho que vale a pena vc se informar melhor sobre o que isso significa em termos de gerência de projetos aeronauticos. No… Read more »

alessandro

Mauro em nenhum momento achei que vc é petista ou lulista…. Fui mal entendido… Porem presta bem atenção na jogada do Chaves.. Ele põe o zelaya em um avião da força aére venezuelana e estranhamente o cara em vez de para na embaixada ou consulado venezuelano (se está aberto ou não eu não sei) ele aparece na embaixada brasileira sem mas nem menos. Se não acha no mínimo estranho… Ou seja força a participação brasileira no episódio de maneira radical, ou seja se honduras invadir a embaixada brasileira forçaria teoricamente uma reação brasileira correto. Agora pq ele não foi pra… Read more »

emerson

Olá Getulio, Discordo de sua avaliação do FX2 em alguns pontos. Foram apresentados 5 aparelhos, sendo desclassificados o Sukhi e o Typhhon. O Sukhoi foi desclassificado porque os russos se negaram a transferir a tecnlogia e o Typhoon porque é um consórcio de quatro países, o que complicaria as negociações. O que estranhei foi a ausência do F16 na proposta original. Será que os americanos avaliaram que não seria bom para os negócios colocar dois americanos na disputa? Ou sendo o Chile usuário do F16 prejudicou a Lochkeed nesta concorrencia? Para a FAB, qualquer um dos três (Grippen, Rafale e… Read more »

Mauro dias

Sim concordo com você , neste ponto .
Mas também qual outro país da região que ele iria , qual embaixada?
Nenhum, da américa latina, tem o peso que o Brasil possui, político , econômico , militar.
Ele , Zelai jogou no maior , para se proteger.
Valeu!

CADU

Getulio – São Paulo em 23 set, 2009 às 10:21 Caro amigo Getulio, deixe me elucidar com você alguns pontos: 1- Corretíssimo 2- Foram os escolhidos pela FAB (atendem ao proposto pela mesma) 3- Sim 4- “O F-18 Super Hornet e um caça de superioridade aérea”, o Brasil quer um caça multi-função, mas aceitou este NAVAL como tal. 5- 5.1- “Agora está aí a maior contradição”, o F-35 é monomotor, só não esta na concorrência por 2 motivos, não foi oferecido, e não temos condições de mante-lo, e nem por isso ele é um caça com tamanha “discrepância”. 5.2- “discrepância… Read more »

william

JA VIROU UM CIRCO.

RenanZ

Troféu JÓINHA pro Sarkosy nesta foto

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Harry

Caro alessandro em

A sensatez que me referi é ao caso especifico, e se aconteceu, da saida de Sarko pelo motivo alegado pelo reporter.

Buscar manter canais de dialogo aberto é sempre salutar, mesmo questionar a forma usada pelo presidente.

Quanto a questão de sensatez na escolha do caça, e outras coisas já é por sua conta.

Abs

lucas lasota

Como o Bosco falou, o princípio da reciprocidade é um princípio seríssimo que norteia as relaçoes internacionais.

Nào creio que a causa principal seja esta afirmada pelo repórter. Se os dois países forem tão simplórios a ponto de aplicarem o referido princípio assim de forma indiscriminada é melhor suspendermos os nossos diplomatas da frança, rescindirmos os contratos assinados, etc…

Marcelo Tadeu

MENTIRA!!!

Erich Hartmann

Esse artigo de Claudio Humberto está dando pano para manga,mas desulpem à todos pelo off topic que vou cometer,pois achei uns vídeos e infos interessantes para refrescar a memória acerca do desempenho do Rafale durante Red Flag de agosto de 2008. Rafale vs F16: http://www.liveleak.com/view?i=c0f_1234252935&c=1 E aprofundando um pouquinho mais o off topic total(desculpem novamente)temos um vídeo de um oficial da USAF abordando resultados do mesmo Red Flag dos caças SU-30MKI: http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2008/11/usaf-pilot-describes-iaf-su30m.html Relatos ou rumores de fóruns,blogs que F-18 A/F passaram maus bocados com os Mirage 2000(podemos levar em conta ou não mas fica o registro): http://www.milavia.net/forum/index.php?action=printpage;topic=1506.0 (já devem ter… Read more »

mauro dias

Além do que , este princípio só aplicado em ofensa grave , desagravo, e para retaliação política entre estados, quando sua seberania é agravada. Acho que o barulho seria muito maior que o tiro. Como diz em direito: Na doutrina tradicional, quando um Estado exerce proteção diplomática em relação a um nacional seu, ele está na verdade assumindo os interesses desse indivíduo como se fossem os seus. Está afirmando que seus interesses estão sendo lesados por outro Estado e que essa lesão deve ser reparada pelo ente estatal violador.4 O Direito Internacional dos Direitos Humanos – DIDH amplia enormemente essas… Read more »

Henrique Sousa

Rá, pegadinha do Malandro!!!!!

emerson

hahahaha…

é o Ivo Holanda…
é o ivo Holanda…

alessandro

Amigos harry e mauro em momento algum quis causar nemhum constrangimento as amigos comentaristas.
Peço desculpas se isto acontece…
Mauro só acho que o Brasil entrou em uma sinuca de bico no caso honduras.
Nossa embaixada corre sérios riscos de ser invadida, e pegaria muito mal perante a comunidade internacional se nós não reagissimos a isso.
E agora?…

Francisco AMX

Que idiotice deste senhor! sem comentários…

vamos deixar os comentários para os descontentes com a possível escolha do Rafale!

COMANDANTE MELK

Senhoras e senhores, a Warnner Troxa´s Pictures tem o prazer de anunciar o vencedor do TROFÉU SAL SI FU FU DO ANO, e ele vai para…. o senhor Claudio Humbertooooo o maior Kid vigarista na midia do planalto central…

Só rindo mesmo…hehehe

Grato.

Harry

Caro alessandro em

Para esclarecer, quanto a questão do Brasil ao receber o elemento na sua embaixada.

Imagine se o embaixador brasileiro nega um pedido de proteção politica?

É bolivariano? é
Pode ter sido planejado por Hugo? sim.

Seria essas afirmativas suficientes, para um pais que oficialmente e juntamente com EUA condenou o golpe sem falar da OEA, expulsa-lo da Embaixada? Que tipo de papel nos prestariamos perante o mundo?

ABs.

Harry

Caro alessandro em

Quanto a sua pergunta “E agora?…”

O Mauro da pistas ” O Direito Internacional”.

Uma invasão de solo brasileiro (caso da embaixada brasileira em Honduras ) teria uma repercussão insustentavel para os golpistas.

Abs

Mirage

Quem é Claudio Humberto??