rafale-no-chao

vinheta-exclusivoNão nos surpreendem os últimos comentários das nossas autoridades políticas sobre o Programa FX-2. O tema Defesa nunca foi prioridade em nenhum dos governos democráticos no Brasil e até na ditadura militar os investimentos nas Forças Armadas sempre foram aquém das necessidades estratégicas do País. Por isso o FX-2 virou motivo para piadas.

Mas causa-nos preocupação de como se dará a operação do Rafale na FAB, caso ele seja definitivamente escolhido, se o próximo governo resolver não dar continuidade aos investimentos para a plena operação dessa aeronave.

O Rafale é sabidamente um caça de custo operacional altíssimo, considerando o padrão da FAB.

Às vezes parece que nossas autoridades não têm a verdadeira noção do real estado das nossas Forças Armadas, particularmente da FAB, que alguns críticos dizem poderia ser chamada de “Farsa Aérea Brasileira”, com seus problemas crônicos de falta de aeronaves disponíveis, falta de combustível e de armamento adequado.

A FAB não precisa de mais “rainhas de hangar”, precisa sim de aeronaves de combate numa quantidade realista para o tamanho e vulnerabilidades do Brasil e com custo operacional baixo.

De nada vai adiantar a compra do Rafale, se forem mantidos os tradicionais contigenciamentos de recursos e falta de seriedade na manutenção de um Poder Aéreo crível.

Subscribe
Notify of
guest

191 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alvespereira

Boa Noite, Caro Alexandre Galante, enquando os governos forem mais políticos e menos técnicos, O brasil padecerá dos males presentes, sua intenção foi boa, mas como muitos já postaram aquí é uma pena que os políticos não acessem o Blog, e uma pena maior ainda a total dependência das Forças Armadas de Autoridades Políticas, muitas das quais só conhecem a poltrona do avião. Gostaria de acrescentar que o que acontece com a FAB, acontece com as demais forças, e a opnião do combatente é a última a ser ouvida e isto só para saber se gostou, pois a compra já… Read more »

Andre Luiz

Nao sei o que me faz sofrer mais, esta novela do FX-2 ou o Fluminense

latino

boa Andre Luiz rsrsrs

André SS

muito boa…ahaha
mas falando em FX-2, o pior na minha opinião, é a falta de combustível, triste.

Lucas Calabrio

Prezados
Creio que existe um certo tipo de desinformação pois independetemente de quem assumir terá que cumprir dispositivos constitucionais e salvo engano o governo atual por meio do END destinará os recursos que estarão fora do contingenciamento
Abraço

Mths_Felipe

Concerteza o que me faz sofrer mais é essa escória governando nosso belo país.

Lucas Urbanski

O que mais me impressiona são as datas, para o término do programa Prosub que será daqui a mais de 11 anos, os novos caça sejam qual for, serão em número muito baixo devido as dimensoes de um país continental como o Brasil,e também estão vindo já atrasados, só em 214, seja o que for estamos sim subindo de patamar em relação as Forças Armadas,saliento ainda que estas compras deveriam vir com devida urgência, ou somos ingênuos o bastante para prever que caso alguma potência esteje de olho em alguma riqueza nacional irá esperar o submarino nuclear, os caças, e… Read more »

Bronco1

O fator custo de operação deveria ter um peso equivalente ao fator transferência de tecnologia. Ou isso ou teremos seríssimos problemas de operação. Desde o início, mesmo no FX-1, sempre defendi o Gripen por esse fator. Talvez com aeronaves de outro tipo fazendo a função de interceptadores de longo alcance em Anápolis. Nossos pilotos já estão acostumados a fazerem render vetores sub-armados e sub-morotizados, imaginem o que fariam com o Gripen e o salto tecnológico da FAB com aquele computador voador. Além, claro, de armamentos interessantíssimos como o RBS-15, o Meteor, a tecnologia da Ericsson, o aprofundamento da parceria com… Read more »

ToP GuN

Excelente artigo Galante.
Com a situação atual da FAB, é até engraçado quando comentam a compra do Rafale.

Abraços

Dodomaha

Apesar de achar que o país merece coisas à altura, é por causa desse tipo de pensamento, que considero correto, que ainda acho que o Brasil devia era comprar uns Gripens e rezar pra conseguir operá-los. Quem conhece “in loco” a realidade dos vetores sabe que uma máquina dessas é operacionalmente além das possibilidades financeiras da FAB.
Sad, but true.

thiago98

uma frase fora do contexto tem outro significado. não que eu queira defender o NJ, mas ele avisou que não sabia da informação e a 1ª impreção que se tem ao ler esta frase é justamente essa.
devemos esperar o resultado final sair.

JC

Acho que o Brasil atingiu um patamar de importância geopolítica irreversível. Não há mais espaço para as lambanças feitas no passado com nossas Forças Armadas. Porém, quanto ao custo operacional do Rafale, acho um pouco preocupante sim, tendo em vista que ele não venceu nenhuma concorrência e só está operacional na França. Seria importante termos outro parâmetro de custo operacional que não fosse a Força Aérea Francesa. Olhando por esse horizonte, eu que sempre fui um aficcionado pelo Rafale, começo a inclinar pelos lados do Gripen. Se bem que a médio e longo prazo, uma parceria completa como essa que… Read more »

Bruno Rocha

O Brasil é a resposta cuja pergunta não existe O meu maior desejo é que aja mu grande conflito na América Latina, com todos os países se atacando. Talvez só assim esse porcos, gordos, vagabundos, cretinos, FDmãe, bandidos, miseráveis, desgraçados, tenham a mínima noção do que é defesa. Talvez para eles, defesa, são os policiais e os pobres contados dos soldados. Mas esquecem que defesa vai muito além de seus olhos. O que me deixa indignado é a forma com que esses vermes carniceiros deitam e rolam, dando palpite no que eles não têm a mínima noção do que seja.… Read more »

URUTAU

Caros senhores Todos aqui são conhecedores dos politicos que temos Portanto senhores nunca seria demais lembra-los que este reaparelhamento das FFAA envolve bilhões e bilhões dezenas de bilhões de euros é muito dinheiro são cifras astronomicas onde digamos assim o sumiço ou extravio de algumas dezenas de milhões tende a passar desapercebido e venhamos e convenhamos caros senhores num projeto desta envergadura desta magnitude dezenas de milhões de euros podem até não serem muito representativos mas nas contas bancarias de 7 ou 8 individuos siguinifacam uma vida segura e confortavel para os netos dos seus netos sem viverem nenhum tipo… Read more »

Wolfpack

É Galante, com o END e com estes últimos programas de reaparelhamento, eu pensava que estavamos passando para um outro nível, mas isso não está demonstrado nos últimos fatos. O Exército está refém de pensões, e custos orgânicos altos que não pode se livrar. As outras forças seguem o mesmo caminho. Mesmo se tivessemos os melhores equipamentos, ainda assim o negócio ficaria difícil com a atual estrutura das Forças Armadas, dependente de conscritos e das migálias vindas do Governo. E daí, precisamos mesmo de Forças Armadas? Não seria melhor colocar estes caras que veêm o tempo passar em um mundo… Read more »

André Rabelo

O editorial com o titulo, “Farsa Aérea Brasileira”, do Sr. “Galante”, foi uma da piores matérias que eu já li aqui no Poder Aéreo. Pra não dizer que é uma vergonha. Uma total falta de conhecimanto sobre os assuntos que tenta tecer comentarios, principalmente os que regem o programa FX 2, da FAB. Uma instituição que é um orgulho para todos os brasileiro, ou melhor, quase todos, para esse cidadão parece que não, e que apesar de ter sim passado e ainda passa, por muitas dificuldades nunca foi uma “Farsa”, como escreveu esse Sr. O P.A. deferia selecionar melhor o… Read more »

Bruno Rocha

A única salvação para esse Rafale, se for o escolhido, é o governo assinar em compromisso, uma decisão de lei (caso os deputados não aceitem para tomar tudo só para eles) o aumento de no minomo 50% a mais de recursos para a defesa.

Bosco

O problema não é manter 36 caças de última geração no ar por 30 anos e sim, mantermos as mordomias e os direitos adquiridos de uma boa parcela da população que mama das tetas do Estado por tempo ‘ad eternum”
Junta-se a isso a corrupção em todos os setores da vida pública e, ganhe quem ganhar, duvido que todos os caças estejam operacionais em 2025, se tanto.

Roberto Katsutoshi

Seria bom alguém aqui do blog conseguisse o vídeo com a audiência publica do dia 16/09 com Jobim no senado, eu vi que ele comentou que esta sendo estudado a criação de um projeto de lei para que os projetos de defesa não seja cortado pelas mudanças no governo e pelos orçamentos.

URUTAU

Caro André Rabelo Não tenho carta ou procuração para defender o amigo Alexandre Galante mas me vejo impelido por vosso comentario a faze-lo Vejamos a materia em questão esta sendo exaustivamente debatida neste forum com diversas inumeras postagens de titulos diferentes mas teor e contexto semelhantes é pertinente sim pois os fatos demonstram que o editorial se acoberta de razões plenamente sendo que somente por isto ja se justificaria o editorial Se para tanto isto não bastasse devo informa-lo ser o senhor Alexandre Galante jornalista estudioso e ligado diretamente ao assunto Defesa e Forças Armadas sendo por mim e por… Read more »

JP

Novamente a questão dos custos, custos, custos.. se os contingenciamentos continuarem, não importa qual o vencedor, o vencedor vai ficar parados nos hangares. que o rafale é o que possui o maior custo de operação é sabido, porém se hoje não operamos os F5 em full, então os F18 ou os GripenNG também ficariam no chão.
[]´s

Paulo Renato

Parabéns Galante pelo seu comentário, Já vinha falando isso por aki faz algum tempo, acho que apesar de o GripenNG ser um projeto caberia melhor em nosso orçamento. Poderíamos atémesmo ter o dobro de vetores, tendo em visto seu custo operacional. Como já sabemos que o Rafale vai ser mesmo o escolhido, vamos apenas ficar nos 36 aviões e apenas 2 voando, pq o orçamento vai estar apertado. Infelizmente os Russos foram tirados do FX2, pois na minha opinião todos os equipamentos seriam Russos, Helis e por aí vai. Sabemos que a manutenção do equipamentos Russos são muito mas em… Read more »

Paulo Renato

Não que vc tenha mencionado sobre o Gripen Galante iniciei o comentário com minha opinião.
Concordo que o custo do rafale é muito alto para o padrão da FAB e sofre com corte dos custos com o que temos imagine com o Rafale.
Então dentro dessa opinjião eu acho que os equipamentos Russos seriam o ideal, mas como estão fora o Gripen NG seria o idela nesse momento para nossa FAB.

Abs.

Felipe Cps

Lucas Calabrio: “pois independetemente de quem assumir terá que cumprir dispositivos constitucionais” Ah? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Dispositivos constitucionais???? HAHAHAHAHAHAHAHAHA… Deixe eu te falar só uma coisinha sobre dispositivos constitucionais (se é que vc ainda não percebeu isso – o que eu duvido): já estamos na emenda 57, pra uma constituição de menos de 21 anos (lembrando que a americana tem quase 300 anos e 20, se tantas, emendas)… Amigo Lucas, respeitosamente, admiro alguns comentários seus, mas nessa você ficou parecendo a Velhinha de Taubaté, rsrsrs… 🙂 _______________ André Rabelo: apenas a título de informação, o Sr. Galante é o DONO do blog.… Read more »

Felipe Cps

A propósito Galante: excelente editorial. É aquilo que nós já sabemos: o governo PeTralha vai dar de presente pra FAB 36 maravilhosas Rainhas do Hangar…

Abs.

João Prestes

Eita jornalismo barato e sensacionalista. O blog está cada vez indo para o lado sensacionalista como o resto da mídia brasileira. E qual é desse ícone “EXCLUSIVO”? É para dar ar de credibilidade ao texto?
Tática básica: usar um título inflamatório e com conteúdo vazio… Já temos jornais e mídia mediocre suficiente para necessitar de mais um blog com a mesma natureza.

Paulo Renato

Caro André Rabelo,
Uma pena esse seu comentário infeliz !!! Sabemos do respeito que merece a nossa FAB, mas acontece que a verdade é essa que o Alexandre Galante colocou sem tirar nenhuma vírgula.
Se vc frequenta o blog sabe muito bem que isso já foi comentadoo várias vez por vários colegas presentes no Blog.

OPS!!! Não sou Advogado do Galante, mas ele está com toda razão e além do mas ele tem conhecimento e capacida Jornalistica para fazer esse comentário melhor do que qualquer um por aki.

Abs.

bibigalante@gmail.com

Papai , queria dizer que admiro mtu voce e o seu trabalho !!!!
amo voce ++++ que tuuudoooo num eskeçe disso tá ?

amoooo vooce d++++++ , num eskeçe dii dizer que miii ama, hein ?

♥ ♥ ♥
♥ bjks ♥
♥ ♥ ♥ ♥ Biia galanteee ♥

kaleu

André, não vou fazer coro aqui pra condenar teu comentário … porém gostaria de saber se vc realmente ENTENDEU o que foi escrito … ao que parece vc entendeu que foi um ataque à FAB … só uma dica: foi o CONTRÁRIO … releia !

abc
Kaleu

Bruno Rocha

Roberto Katsutoshi em 19 set, 2009 às 14:43

Você confirma isso amigo?
obaaa

Mausher

Agora percebo que o Brasil também tem uma “presidência Horcades” (como o Fluminense – clube de futebol do Rio de Janeiro)…

kaleu

Aos Amigos, Só pra esclarecer … jamais ví o Rafale como um lixo … é um excelente equipamento (minha opinião), talvez o de mais avançada tecnologia embarcada … versão naval, o que é desejável e de extrema importância na análise comparativa com o Gripen … tenho restrições na sua demaisiada necessidade de tanques subalares, considerando que por ser bi-reator tem menos espaço interno para comb. e consome mais … e tais tanques comprometem o RCS e capacidade de armas … isso na parte técnica … o que de FATO é preocupante é o preço … para substituição da frota de… Read more »

Lol

Voces vivem falando no fx-2, mas voces já pensaram quantos anos faltam para substituir os velhos a-4 skyhawk de nossas NAE’S??? e daqui a algum tempo os f-5 também terão que sair da FAB(claro os primeiros adquiridos) e qual vai ser o novo treinador jato da FAB???? O governo terá dinheiro para comprar esses subistitutos??

Papagaio

Prezado Galante
Não pertenço a FAB, mas creio que com todos os seus defeitos, problemas, … ela não deva ser chamada de farsa.
Se este artigo tivesse origem na imprensa leiga do Brasil, já seria horroroso, mas vindo de um blog especializado em assuntos militares, chega a ser deprimente.
Visão simplista, superficial e mal feita.
Já está na hora de eu parar de acessar as notícias deste blog.
Parece aqueles comentários de adolescentes rebeldes sem causa.
Arrego !!!!

Baschera

Do jeito que “la cosa vá”…. isto já sabiamos, teremos um aumento grande de museus. Na verdade, as FFAAs brasileiras já são um enorme museu, cheios de velharias…. Se não se tem verba nem para a gasolina dos carros da polícia, vamos poder ter para as FFAAs ?? Há tempos que venho dizendo…. o governo anterior ia desmontando, lenta e organizadamente. Mas, aí, como passe de mágica, da noite para o dia, surge este atual e derrepente vamos comprar tudo, operar tudo full, etc..etc. E vamos mesmo…antes das eleições… depois, tudo na chon e isto non ecxiste. Só conversa mole… Read more »

Bruno Rocha

Se estão reclamando da aeronáutica gastar muito com algo que em curto prazo não lhe valerá de nada, esperem só para ver. Enquanto isso o exército está “com ciúme” da marinha (gastando $Rbi com os Sub e o subnuc) e da Força Aérea (gastando R$bi com 36 caças 4.5G). Não necessariamente ciúme, mas se sentindo inferiorizada perante os gastos indiscriminados à compra de equipamentos que nem serão mantidos a curto raso (Rafale). A coisa ta tão feia, que o exército está comprando equipamento do mais barato e apenas UMA, eu disse UUMMAA unidade. E a pobre desculpa é que é… Read more »

Esdras

Este comentário não deveria citar como exemplo o Rafale, e sim os 3 concorrentes, porque todos 3 possuem custos maiores do que as rainhas que temos hoje.

Robson Br

Esse processo nunca foi conduzido de forma séria. A prova disso foi a exclusão dos Russos, pois se eles continuassem a briga final seria outra, tanto pelo preço como pela preferência dos jovens aviadores. Tirar também o F-16 e manter o Gripen ninguem entende. Estão no mesmo nível e o F-16 já está pronto. O Gripen NG não é esta Brastemp que dizem. O Gripen CD nunca foi testado e o NG nem existe. Se desde o início a preferência foi por um, então deveria ser conduzido para isso. No caso dos Subs da MB o processo foi mais rápido… Read more »

Robson Br

A foto não combinou com assunto. O Rafale é um excelente caça. O problema é o governo brasileiro e “também” a FAB.

alexandre marlon

Se a questão Defesa, atualização das forças armadas fosse levado a sério, o FX1 teria sido levado a termo. Esses irresposnáveis(governo e demais políticos) estão fazendo de tudo para prorrogar o final do FX2 até a data em que tenham de esperar o final das eleições e assim passar a questão dos caças para o próximo governo… Para variar … Resumindo, o FX 2 também não será finalizado. Tomara que eu esteja errado! Tomara que eu esteja errado! Também vi não só aqui mas em outros lugares, pessoas dizendo que não adianta ter os Rafales se depois não for levado… Read more »

Angelo Nicolaci

André O texto não é uma ofensa a nossa FAB ao meu ver, mas sim uma critica a como o nosso poder politico tem agido em prol desta importante instituição militar. Ademais o Galante tem provido este blog, que é de sua propriedade de textos de variadas origens e das mais diversas posições quanto ao FX-2, e como ele é um brasileiro que se preocupa com os rumos de nossa defesa entendo bem sua revolta expressa neste post, o que é relevável. Baschera Ja possuimos um dos maiores museus militares operacional no mundo…rsrsrs Se você assistisse ao 7 de setembro… Read more »

Bruno Rocha

Robson Br em 19 set, 2009 às 16:28

Mas pensando nesse aspecto Robson, os russos estão em uma situação preocupante. Seus armamentos cada vez mais apresentando problemas. Principalmente para quem comprou esse equipamento, tem grandes dificuldades de se adquirir peças reservas e consertos. Até os russos sofrem muito nessa situação. Pois estão cada vez mais atrasados com os equipamentos para a Índia.

Coitado do Hugo Chavez comprou seu infortúnio.

abraços

Lucas Calabrio

Prezado Galante
Foste muito infeliz na escolha do título. Se querias chamar a atenção, conseguiste, pena que me pareceu artifício da imprensa marrom (sensacionalista). Acredito que o ideal seria “Farsa no processo do F-X2”. O mais grave é que sem querer ofendeu a FAB, consciente ou não. Posso ser ( de acordo como o Felipe Cps) a velhinha de Taubaté “a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo”,sem problema nenhum, mas é por essa e outras, ainda querem respeito as FAs. O que me causa estranheza, é que (salvo engano) militar, o que agrava mais a situação.
Abraço

Lucas Calabrio

Prezado Angelo
A questão não é o conteúdo e sim o texto
Abração

Lucas Calabrio

desculpe
texto = Chamada ou manchete

Marco Antonio Lins

Como Brasil esta cheio de bons brasileiros!….Farsa que Farsa?

Quando não se compra a quem eles querem veem com estas historias.

Já basta!……

Asterix

Parece que tem gente aqui que vive num mundo de fantasias.
Ou foram criados pela vovó, soltando pipa no ventilador.
“O futuro governo terá obrigações constitucionais de manter os caças em condições de voo”. Parece piada.
Se o governo não cumpre seus deveres SOCIAIS, que estão na constituição, o que dirá desses deveres.

O rafale é um bom caça? Claro que é.
Mas é caríssimo mantê-lo. Eles serão sim, canibalizados com o tempo.
A NOSSA GLORIOSA FAB NÃO MERECE ESSA FALTA DE RESPEITO.

Robson Br

Também não gostei do título e da foto colocada. Parece que vai repetir aqui a mesma história dos scorpenes x ikl. Que me desculpe o Galante, mas o título não foi legal, não combinou com o assunto e a foto foi mal colocada. Dá a impressão que o excelente caça Rafale tem culpa de alguma coisa. Quando o destaque era os Subs a lenga lenga era exatamente a mesma.

Asterix

PARABÉNS, GALANTE E FELIPE CPS!!
A VERDADE DÓI, MAS TEM QUE SER DITA!!

sandro

coloca lei do petroleo pra financiar as forças armadas nacionais querem tanto dividir o petroleo eh soh incluir as forças armadas tambem!!!!!