19 de setembro: Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de Pirassununga

85

aniv-aeroclube-pirassununga

Neste sábado, 19 de setembro de 2009, o Aeroclube de Pirassununga faz aniversário, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea).

O evento começará às 9h e a apresentação do EDA está prevista para as 16h. A entrada é um litro de leite e o endereço do Aeroclube é R. Siqueira Campos, 4609 – Pirassununga/São Paulo, próximo ao bairro Cidade Jardim. Para saber mais sobre o Aeroclube de Pirassununga, clique na imagem acima.

E o fim de semana, está especialmente interessante para aficcionados em assuntos de defesa e história. No sábado e domingo, dias 19 e 20, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado também localizado em Pirassununga abrirá as portas para o público, com o 3º ENCONTRO ANHANGUERA DE VIATURAS MILITARES ANTIGAS. Para saber mais sobre o encontro, clique aqui e acesse matéria do Blog das Forças Terrestres.

NOTA do BLOG: para quem não conhece, Pirassununga fica no Estado de São Paulo, a pouco mais de 200 km da capital (rodovias Bandeirantes e Anhanguera). A cidade abriga duas organizações militares importantes: a Academia da Força Aérea (AFA – FAB) e o citado 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Exército Brasileiro).

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea). Para mais informações sobre esta outro evento, clique aqui e acesse matéria do Blog do Poder […]

kaleu

Off-Topic http://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/18/ult5773u2518.jhtm 18/09/2009 – 12h54 Jobim diz desconhecer proposta da Suécia sobre venda de caças ao Brasil Flávia Villela Da Agência Brasil* No Rio de Janeiro Atualizada às 13h42 O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (18) que desconhece o teor da proposta sueca de venda de caças ao Brasil, por meio da qual dois aviões seriam oferecidos pela metade do preço apresentado pelos concorrentes franceses e americanos. Ontem (17), o vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou que, se optar pela proposta daquele país, o Brasil poderá comprar dois caças Gripen pelo preço de um Rafale (da… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
Não sei o que seria da minha vida se viveria sem essa informação do EDA.
sds

Lucas Calabrio

Poggio
dleta então todo os meus comentários e o do nunão pois ficou tudo sem sentido
sds

Lucas Calabrio

digo
dleta=deleta

Lucas Calabrio

Voces nao deletaram varios off- topic de outros e sim ofensividade e começo a não entender o porque dessa patrulha
Prezado
No dia que o aniversário do aeroclube de pirassununga for mais importante que as notícias que postei retiro o que disse a respeito da inteligencia do blog
sds

Poggio

Mensagens desnecessárias excluídas.

kaleu

Ao Senhor Otacílio M. Guimarães … bato palmas !

Nunão

Off Topic mesmo, né Lucas?

Bom, depois de seu primoroso comentário das 15:48, esperar o que, né?

Se não vê sentido no post, preferimos que nem comente, nem o entupa de off topics.

Atenciosamente,
Nunão

kaleu

Lucas excelentes posts, parabéns !

Nunão

Kaleu,

Podem até ser excelentes (dependendo do ponto de vista) mas estão totalmente fora do tópico. Não vejo sentido algum em postá-los aqui.

Apenas não os deletei porque aqui não é lugar de censura. Todavia, é lugar para exercitar o bom senso.

Lucas Calabrio

Prezado Nunão
Os off-topics foram propisitais, haja vista que temos assuntos de diversa natureza como: estratégica, geopolítica, cientifica, política denre muitas que não entendo o blog certa hora, não sei se é má vontade ou sei lá.
Sei a importância cultura e historica do EDA, mas nesse ambiente que vivemos e que tão cedo se repetira creio que deveriamos ter o olhar num horizonte futuro e não no passado , não que o passado não seja importante.
Espero que tenha entendido o meu comentário das 15:48
Abraço

Nunão

Continuo sem entender Lucas, nem o porque dos off topics “propisitais” nem o que você quis dizer com “má vontade”. Mas enfim, minha opinião como editor já foi dada.

Lucas Calabrio

Prezado Nunão
O que eu quero dizer é que temos atualmente artigos muitissimos mais interessante do que o artigo acima postado, em face do momento que vivemos. Sei que são voces que editam o que acham mais interessante.
sds

Lucas Calabrio

Prezado Nunão
Acho o blog muito interessante e inteligente ( por isso o frequento), mas tem vezes que poderia ser melhor
Abraços cordiais

Lucas Calabrio

Prezado Nunão
Acho o blog inteligente ( por isso o frequento), mas tem vezes que poderia ser melhor
Abraços cordiais

Nunão

Ok Lucas. Cada um tem sua opinião, e há assuntos para variados gostos. Reitero, porém, o que escrevi lá em cima: se não vê sentido no post, preferimos que nem comente, nem o entupa de off topics.

Atenciosamente,
Nunão

Lucas Calabrio

ops
propisitais=proposital

Lucas Calabrio

isso sem contar inumeras sugestoes de vários participantes e quase nunca colocam nada e vem com info chinfrim
Me poupem sejam mais inteligente
sds

Lucas Calabrio

#
Nunão em 18 set, 2009 às 18:06

Kaleu,

Podem até ser excelentes (dependendo do ponto de vista) mas estão totalmente fora do tópico. Não vejo sentido algum em postá-los aqui.

Apenas não os deletei porque aqui não é lugar de censura. Todavia, é lugar para exercitar o bom senso.

Ainda dizem que não tem censura
piada das boas

Lucas Calabrio

A história do aeroclube começou em 1962, mais precisamente no dia 8 de agosto, quando um grupo de apaixonados pela aviação resolveu montar um clube de aviação onde pudessem se reunir para desfrutar dos prazeres de voar. A primeira aeronave adquirida pelo aeroclube foi um CAP-4 “Paulistinha”, o PP-RZM, que precisou ser reformado antes de poder voar. Após os reparos, o grupo precisou aprender a voar nesse avião e logo em seguida o RZM passou a ser usado no treinamento de novos alunos, num serviço de dura até hoje. Os alunos que passam hoje pelo aeroclube, além da vantagem do… Read more »

Lucas Calabrio

História do Ultraleve A história do ultraleve começa na realidade no limiar do século 20, quando Santos Dumont, os irmaos Wright e outros, provaram com seus ultraleves, ser possível a realização do sonho alado. Com o progresso foram-se os ultraleves de Santos Dumont e em seu lugar sucederam-se melhoramentos até chegar-mos ao tempo das aeronaves supersônicas que podem voar até sem piloto, sem emoção e nenhum romantismo. Na década de 70, nos Estados Unidos, com o objetivo de baratear, simplificar e reencontrar novamente a possibilidade do vôo emoção foi construído o PITERODACTILO, que seria oficialmente o primeiro ULM. No Brasil… Read more »

Lucas Calabrio

Os aeroclubes são escolas práticas de pilotagem. Têm sócios, corpo de instrutores e alugam suas aeronaves para o treinamento de pilotos. Surgiram com os primeiro aviões, no início do século 20. O primeiro aeroclube brasileiro e que ainda está em funcionamento é o Aeroclube do Brasil, que fica no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e foi fundado em outubro de 1911. O mais notável sobre este aeroclube é que ele teve, em sua primeira diretoria como presidente, o sócio-fundador Alberto Santos Dumont, um dos pioneiros a construir e voar um avião, em 1906, na França. O Aeroclube do… Read more »

Lucas Calabrio

Frota brasileira de aviões e helicópteros Há 40 anos, em 1968, chegava ao Brasil o primeiro jato executivo de matrícula nacional, o Learjet 24 de matrícula PT-CXJ, trazido pela Líder, uma empresa de aviação executiva de Belo Horizonte. Hoje, quatro décadas depois, o Brasil tem uma frota de aproximadamente 350 jatos executivos, que o coloca entre os três maiores mercados mundiais, depois apenas dos Estados Unidos e do México. A frota brasileira de aeronaves tem números superlativos. A frota total de aviões e helicópteros brasileiros somados era de 11.316 aeronaves em janeiro de 2008, segundo dados da Anac. Eram 10.227… Read more »

Lucas Calabrio

Fundado no dia 25 de janeiro de 1938,apenas com sua seção de planadores, o Aeroclube de Joinville recebeu sua primeira aeronave de instrução, doada pela Campanha Nacional de Aviação, em outubro de 1942, sendo a primeira turma de alunos brevetada em outubro de 1943. Nestes 69 de história o Aeroclube de Joinville formou centenas de pilotos, muitos deles comandantes de grandes empresas aéreas do Brasil e do exterior. Com o crescimento do clube em tamanho e importância, iniciou-se a realização dos eventos aeronáuticos, com destaque para o Rali Aéreo, Iª Etapa do Xº Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea, Apresentações da… Read more »

Lucas Calabrio

O aeroclube de Eldorado do Sul traz a tradição do aeroclube de São Leopoldo, mas numa nova área e com uma infra-estrutura muito melhor. O antigo aeroclube de São Leopoldo foi inaugurado em 1941 e desde então sempre primou pela qualidade da formação de seus estudantes e instrutores. É comum encontrar pilotos dos mais diversos segmentos da aviação, tanto no âmbito nacional quanto internacional que fizeram seus cursos no aeroclube. Porém com o avanço da cidade, o aeroclube passou a operar com restrição devido a grande proximidade com a área urbana, foi entao que em 2003 o aeroclube se mudou… Read more »

Lucas Calabrio

o dia 17 de Julho de 1942, convidados pelo Sr Belarmino Del Nero, na época Prefeito Municipal de Pirassununga – SP, reunira-se em sua residência Walfrido de Alcântara e Silva, Emilio Simonetti, Felipe Malaman, Alvarino Bessa, Dr João Wagmuller, Candido Dias Castejon, Lauro Pozzi e Fernando de Barros Silveira a fim de deliberarem sobre a fundação na cidade de Pirassununga de um Aeroclube com a finalidade de estimular a nossa juventude à prática de vôo. Aos 18 de Setembro de 1942, na residência do Sr Belarmino Del Nero em segunda reunião preliminar da comissão organizadora para promover a fundação do… Read more »

Lucas Calabrio

Meus prezados: Quatro aviões antigos do aeroclube de Santa Maria devem ir para a Capital FERNANDA MENEGHEL No hangar do aeroclube de Santa Maria, três aviões formam o cenário de uma viagem rumo ao passado. As asas do mais antigo dos veteranos das alturas a pousar por aqui, um PT-19, carregam histórias que agora poderão ser contadas na capital gaúcha. Um documento enviado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a Escola de Aviação Civil de Santa Maria – onde fica o aeroclube – não foi bem recebido pela maioria dos 60 associados. O pedido de transferência de quatro… Read more »

Lucas Calabrio

Bauru pode virar sede fixa do Egav PDF Imprimir E-mail 24/04/2008 Encontro Geral de Aviação pode deixar de circular pelo Interior do Estado; estrutura da cidade e do aeroclube ajuda Itinerante, o Encontro Geral de Aviação (Egav) pode adotar Bauru como sede definitiva. Técnico, o evento que será aberto hoje à noite, é voltado a profissionais da aviação. Já o Voa Bauru que começa amanhã, que contemplará famílias da cidade e região com várias atrações aéreas, todas gratuitas. Ambos os eventos serão realizados no Aeroclube de Bauru, em festa por conta de seus 69 anos. “A gente vai lutar para… Read more »

Lucas Calabrio

Academia do Ar – Especializada na formação de pilotos e comissários de vôo, e preparação de jovens aos concursos de admissão às escolas militares voltadas ao ensino aeronáutico. Aero Clube de Barretos – Página com informações sobre o Aero Clube. Barretos, SP. Aero Clube de Bragança – Traz a história do aero clube, sua localização, fotos do local e galeria de fotos de diversos aviões que por lá passaram. Disponibiliza dados sobre a previsão do tempo, o Departamento de Aviação Civil (DAC), Força Aérea Brasileira (FAB), Museu Aero Espacial, aviões, cursos de pilotagem, brevê, escola de pilotos, entre outros. Bragança… Read more »

Lucas Calabrio

Um show de sincronismo no céu de João Pessoa. Assim foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde do sábado (19), no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. A vinda dos pilotos à Capital fora anunciada no final de outubro passado pelo general Archias Alves de Almeida, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, em visita ao vice-prefeito Manoel Junior (PSB), no Paço Municipal. A exibição fez parte das comemorações dos 420 anos da Capital e também celebra os 65 anos do Aeroclube da Paraíba. “O Aeroclube passou a ser considerado um patrimônio… Read more »

Lucas Calabrio

Agenda PDF Imprimir E-mail Setembro de 2009 Data Cidade Evento 15/set -16h LIMEIRA/SP Aniversário do Município 19/set – 16h PIRASSUNUNGA/SP Aniversário do Aeroclube 27/set – 15h BELO HORIZONTE/MG Portões Abertos Outubro de 2009 Data Cidade Evento 03/10/2009 A def. São José dos Campos – SP Portões Abertos do DCTA 04/10/2009 A def. Florianópolis – SC Portões Abertos da BAFL 06/10/2009 A def. Santa Cruz do Sul – RS Oktoberfest 07/10/2009 A def. Bento Gonçalves – RS 62 Anos de Fundação 08/10/2009 A def. Carlos Barbosa – RS 50 Anos de Emancipação Política 09/10/2009 A def. Garibaldi – RS Festa Nacional… Read more »

Lucas Calabrio

Uma breve resumo de uma grande equipe PDF Imprimir E-mail 14 de Maio de 1952. Durante o táxi, ouvia-se o inconfundível roncar dos motores do T-6. Após um intenso treinamento, nos intervalos de almoço e nas folgas da instrução de vôo de um seleto grupo de instrutores, o Comandante da Escola de Aeronáutica, decidiu apresentá-los publicamente, quando da realização de uma cerimônia cívico-militar que seria assistida por uma numerosa delegação de Oficiais estrangeiros. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo, era o nascimento da Esquadrilha da Fumaça. T-6s fonte: MUSAL – Rio de JaneiroOs Tenentes Domenech, Fraga, Collomer e Martins,… Read more »

Lucas Calabrio

A História do Esquadrão * Parte 1 – de 1952 a 1964 A semente do que se tornaria a Esquadrilha da Fumaça começou a brotar no início dos anos 50, na antiga Escola de Aeronáutica, situada no lendário Campo dos Afonsos, RJ – berço da aviação militar brasileira. Naquela época, um seleto grupo de jovens instrutores se reunia nos intervalos das aulas e na hora do almoço para, a bordo de seus aviões, praticar diversas manobras e acrobacias, objetivando incentivar os cadetes e incutir-lhes confiança em relação às aeronaves e aos próprios instrutores. Este grupo, liderado pelo ent�o Ten. Domenech,… Read more »

Lucas Calabrio

A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras. A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano. Participou dos eventos aéronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria. Os membros da esquadrilha… Read more »

Lucas Calabrio

Esquadrilha da Fumaça divide atenção com manifestação contra Sarney Noelle Oliveira Cecília de Castro As atenções à tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, marco do fim do desfile de 7 de setembro, perderam força para uma manifestação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Durante as manobras das aeronaves, populares seguraram cartões vermelhos – em referência ao cartão que o senador recebeu, simbolicamente, de Eduardo Suplicy (PT-SP) – e cartazes que diziam “Fora Sarney” e “Não aos atos secretos”. Outros dois protestos, um de aposentados e pensionistas e um contra o Superior Tribunal Federal (STF) – em favor da… Read more »

Lucas Calabrio

Esquadrilha da Fumaça – 50 Anos 14 de maio de 1952. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo. Era o nascimento da “Esquadrilha da Fumaça”. Embora com uma estrutura bastante diferenciada daquela época, o Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, procura resguardar, hoje, os princípios de profissionalismo que lhe deram sustentação ao longo da sua existência. Com o reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como importante instrumento de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira, atingindo uma posição de destaque perante a opinião pública. Os modelos de avião utilizados nesses cinqüenta anos de existência da Esquadrilha da… Read more »

Lucas Calabrio

Patrouille de France e Esquadrilha da Fumaça se apresentam no dia 7 de setembro Defesa Escrito por Defesa Brasil Sex, 04 de Setembro de 2009 11:28 Blindados, carros de combate e grupamentos militares franceses serão atrações no desfile de 7 de setembro. A “Patrouille de France”- o esquadrão de demonstração aérea da França -, equivalente a Esquadrilha da Fumaça brasileira, terá uma participação especial nas comemorações do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. A chegada dos noves pilotos a bordo das aeronanes Alphajet será na próxima sexta-feira (4), às 14 horas, na Base Aérea de Brasília (BABR). Entre… Read more »

Lucas Calabrio

Simulador da Esquadrilha da Fumaça é validado pelos pilotos Agência USP – 09/09/2008 Simulador da Esquadrilha da Fumaça é validado pelos pilotos [Imagem: Embraer] Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto criaram um novo simulador para o avião Tucano, da Embraer. O aparelho, desenvolvido no Laboratório de Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), será utilizado utilizado na formação de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e pela Esquadrilha de Fumaça, em Pirassununga (interior de São Paulo). Um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) foi protocolado no último dia 13 de agosto, por… Read more »

Lucas Calabrio

Esquadrilha da Fumaça – orgulho nacional In: Geral 31 Aug 2009 bolacha_eda_04A Esquadrilha da Fumaça é o nome mais conhecido do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), onde teve início em 14 de maio de 1952 através de uma cerimônia civico-miltar para oficiais estrangeiros no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro. E foi através do incentivo do Tenente-Coronel Délio Jardim de Mattos que o grupo formado pelos Tenentes Domenech, Fraga, Collomer e Martins, com o objetivo de incentivar os Cadetes e de mostrar-lhes que poderiam confiar em seus instrutores e aviões, decolavam e executavam um sem número de manobras de… Read more »

Lucas Calabrio

O desfile cívico-militar de Sete de Setembro que começa amanhã às 8h45 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá a participação de 3.600 pessoas. A solenidade começará com a revista às tropas feita pelo presidente Lula. Depois da chegada do presidente à Esplanada, haverá a recepção ao convidado de honra desta edição do evento, o presidente da França, Nicolas Sarkozy. A escolha faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Lula e Sarkozy assinarão amanhã um contrato bilionário para compra de submarinos e helicópteros, que deve incluir, mais adiante, a aquisição de caças franceses. Depois da execução do… Read more »

Lucas Calabrio

Pra quem é apaixonado pelo NA T-6 e admirador do Coronel Braga, não pode deixar de ser apaixonado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que completou 57 anos de existência com honra e louvor. O início da saga de pilotos e mecânicos que empolgam multidões, deu-se em 14 de Maio de 1952 e até 1977 utilizava-se os aviões norte-americanos NA T-6 Texan, construídos sob licença no Brasil durante a Segunda Grande Guerra, com os quais foram realizadas 1225 apresentações. No final dos anos 60, por um breve período, operou os jatos de fabricação francesa… Read more »

Lucas Calabrio

A esquadrilha da fumaça é um grupo de aviação acrobático da FAB (Força Aérea Brasileira) que tem como base a cidade de Pirassununga/SP. Seu objetivo é de fazer apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente ela é formada por 13 pilotos e por 22 anjos da guarda (também conhecidos como mecânicos). Para ingressar na esquadrilha é um longo caminho, primeiramente tem que ser oficial da Força Aérea Brasileira e ter 1500 horas de vôo no total, sendo que 800 destas devem ser como instrutor de vôo na Academia da FAB e tem que ser aprovado no Conselho Operacional da Esquadrilha.… Read more »

Lucas Calabrio

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará no próximo sábado (25) uma apresentação em Roraima. As tradicionais acrobacias e manobras serão realizadas no espaço aéreo do Parque Anauá, a partir das 16h, e terão duração média de 45 minutos. Reconhecida mundialmente pela excelência de suas demonstrações, a Esquadrilha da Fumaça tem 13 pilotos, 17 mecânicos, conhecidos como anjos da guarda, trabalha com aeronaves modelo Tucano T-27, e apresenta 12 tipos de manobras. Entre as mais conhecidas estão o “coração” e o “cruzamento duplo”. Cada apresentação tem 24 seqüências de manobras, 55 acrobacias,… Read more »

Lucas Calabrio

Acompanhado de alguns integrantes do Vale Foto Clube, estivemos no dia 9 de agosto (dia dos pais), em Lorena/SP para curtir e fotografar a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea – Esquadrilha da Fumaça (EDA), de Pirassununga/SP. O evento foi realizado para cerca de 2 mil pessoas no CSU – Centro Social Urbano, em comemoração ao dia da Padroeira de Lorena: Nossa Senhora da Piedade. Nos posicionamos no campo de futebol do CSU, para buscar o melhor lugar para registrar o evento. Enquanto isso víamos crianças correndo e integrantes da própria EDA vendendo souvenires e aviõezinhos de isopor, que fizeram… Read more »

Lucas Calabrio

Onze dias após proclamar a independência do Brasil, Dom Pedro I decretou a criação de uma nova bandeira. O estandarte seria ornamentado com os ramos das duas culturas mais rentáveis da época: o café e o tabaco. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, 185 anos depois da homenagem imperial àquelas plantações, pudemos conferir que a cultura do tabaco ainda é forte, e é cultivado por mais de cem mil famílias no sul do País. Para os pequenos produtores, plantar fumo traz estabilidade, é seguro e rende mais que o feijão, o milho, a soja e inclusive o café.… Read more »

Lucas Calabrio

Notícias 2008/07/18 às 06:13 Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Fernando de Noronha Os céus de Fernando de Noronha recebem, neste sábado (19 de julho), as acrobacias dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça. O evento está marcado para as 15h no Porto de Santo Antônio e contará também com palestra e venda de diversos artigos da famosa equipe da Força Aérea Brasileira. A Esquadrilha da Fumaça nacional é a segunda mais antiga do mundo. O grupo, famoso por manobras arriscadas, possui também algumas acrobacias exclusivas, como o vôo invertido em formação, quando as aeronaves voam de cabeça para baixo em… Read more »

Lucas Calabrio

Esquadrilha da Fumaça Equipe vai à República Dominicana e encanta o público local com as suas belas acrobacias Tucano da Esquadrilha da Fumaça Mais * Fotos 1007 Esquadrilha da Fumaça * Enviar por Email 1007 O Esquadrão de Demonstração Aérea iniciou o ano de 2009 com uma missão ao exterior. O roteiro escolhido não poderia ser melhor: uma viagem até a agitada República Dominicana, na região do Caribe. No período de 23 de fevereiro a 03 de março, oito aeronaves T-27 da popular Esquadrilha da Fumaça, apoiadas por um C-130 Hércules do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte, foram… Read more »

Lucas Calabrio

Esquadrilha da Fumaça deverá se apresentar novamente em Itápolis PDF Imprimir E-mail Escrito por Assessoria de Comunicação 29-Jun-2009 Representantes da Academia da Força Aérea Brasileira, os Tenentes Marcelo Franklin Rodrigues e Nielson de Araujo Silva reuniram-se na Prefeitura, às 14:30 hs, do dia 06/08, com o vice-prefeito José Kawachi e representantes da imprensa local, para discutirem a possibilidade de uma nova apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Itápolis. A princípio a intenção da municipalidade era incluir a apresentação no calendário do aniversário da cidade, mais a Academia já tem compromisso agendado para o dia 20 de outubro e terá disponível… Read more »

Lucas Calabrio

Mais de três mil pessoas estiveram na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no último dia 23, para as comemorações dos 57 anos da Esquadrilha da Fumaça. No céu, os aviões T-27 Tucano escreveram em fumaça: “1952 Fumaça 2009”. No evento, que reuniu várias gerações de pilotos e ex-integrantes, houve uma palestra proferida pelo Cel R/1 Harold Lyra Vergara Filho, que integrou a Esquadrilha da Fumaça no período 1973 a 1977, época de operação dos North American T-6. O Comandante do EDA, Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, também fez uso da palavra, comentando sobre as projeções… Read more »