“Levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”.

NOTA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

“A FAB não fará escolha, porque está feita. Poderá indicar prós e contras de cada avião a ser comprado no exterior.”

NELSON JOBIM
Ministro da Defesa

“Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais”

“Daqui a pouco, vou receber de graça”

LUIS INÁCIO DA SILVA
Presdidente da República

“Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor… Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele”

JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica, ontem na Folha.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

A Frase do Saito foi a melhor…

“O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele”

Afinal pra que o comandante da aeronáutica precisa saber a estratégia do Brasil. Eu me pergunto: Pra que?

Mauricio R.

Não reclame se a Embraer “misteriosamente” não vender mais ERJ nos EUA ou se aumentarem o nº de aeronaves das FFAA retidas no solo por falta de pçs de reposição.

FelipeTP

Para que?

Para ajustar as forças armadas de acordo com a estratégia.

RenanZ

Legal, assim que é o Brasil

Ngm assume nenhuma responsabilidade !!!

billy

A cúpula da FAB deveria pedir reserva caso a decisão contrarie seu estudo sobre qual a melhor opção para a força.

billy

Há muito já sabemos que o encalhado rafale é a pior opção para a FAB e para o Brasil.

Julio

Tomo a liberdade de comentar as frases do Ilustrissimo presidente Lula. “Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais” – o que entende o nosso presidente de politica internacional e estratégia? ele que é do Partido Talibã, abrimos as pernas para a Bolivia e Paraguai – a proposito dizem que está previsto o aumento da energia elétrica, o povo tem que pagar a conta -, sera que ele conseguira manter sua decisão quantos aos caça Rafale, falou “M..” e agora? pensou que estava numa negociação do sindicato ou do Partido… Read more »

Azul&branco

Para um Tenente-Brigadeiro do Ar, Comandante da Força Aérea Brasileira, usar a expressão:” …sei lá…”, é porque a cúpula política está promovendo uma BALBÚRDIA na condução político-estratégica do Brasil

Julio

Invincible, qual a estratégia do Brasil?? Algum dos colegas sabe me dizer?? Qual o plano plurianual do Brasil?? Esse governo não tem qualquer plano estratégico, não plano de Estado a longo prazo, o que tem é plano do Partido Talibã permanecer no governo. Agora, com todo respeito, digo que os comandantes militares tem que ter conhecimento dos planos estratégicos dos seus paises. Se não souberem como vão organizar seus comandados, distribuir as unidades pelo território nacional. A decisão apenas política leva a escolha para o o F 18 SH. Agora se formos politicos escolheriamos o Gripen, que tem parte dos… Read more »

Wolfpack

Com estes Bolivarianos no Poder, o Samba do Crioulo Doido toca bem alto no Planalto Central. É muita amadorismo com incompetência mais a malandragem Francesa… Pessoal a Dassault e o Governo Francês deita e rola sobre nossa incompetência. Os Americanos não sabem mais como lidar com esta região. Perderam a mão. É muito louco e desmiolado por metro quadrado, Lula, Evo, Chaves, Correa, Lugo… Têm mesmo que ativar a 4a Frota e despejar bases na Floresta Colombiana, pois de lá poderá fazer inteligência de alto nível e começar a entender o que estes aventureiros desejam. Saito, pede pra sair por… Read more »

CADU

Boa Tarde. Pessoal acordem, a FAB já fez a sua escolha, escolheu os caças: F-18, Gripen NG e Rafale, desclassificou quem ela achava ruim: Mig, Sukhoy, Eurofighter, etc…, agora o que ela pode fazer, e coloca-los numa ordem de preferência, ou técnica como queiram, mas quem escolhe o caça para o Brasil a partir de agora é o presidente, e não a FAB, agora se ela escolheu mal os caças, para competirem entre si, não é culpa de ninguém é sim dela própria, portanto eles (FAB)irão voar o caça que escolheram, e não o que o governo escolheu. Saudações a… Read more »

Roberto

Caro Wolfpack, entendo a sua decepção, porém, caro amigo, seria melhor no tempo do tucanato que literalmente sucateou tudo o que temos hoje? O CADU abaixo de seu comentário também fez o dele e achei muito oportuno, a FAB já executou sua escolha, agora o final tem que ser político mesmo. Pra mim, respeitando todos os colegas aqui da FAB, o erro está nela que promete o final do relatório a alguns meses e não entrega para o governo. Questões de preço já deveriam estar analisadas e com balizamentos para aceites e não ficar segurando o relatório final de cada… Read more »

bandeira

Ricardo e Cadu, segundo eu entendi, o Wolfpack, está questionando a ATITUDE do Sr. Presidente em antecipar o resultado,que ficou parecendo não ser do agrado da FAB, não os equipamentos selecionados, eu particularmente acho que os Americanos não transferem 100% de tecnologia, podem até transferir algo, mas tudo não, e acho que a França não têm condições de uma logística confiável no pós venda, quanto aos Suecos não tenho opinião formada, mas acho uma bela maquina o avião dêles.

Invincible

Só para registrar… Eu usei de ironia no meu comentário.

É um absurdo que não exista um alinhamento nas decisões e nos caminhos tomados.

Qualquer anúncio ou declaração em um negócio como este deve partir de um alinhamento de toda a equipe.

Esse negócio todo está uma bagunça.

Leoamx

O Lula confunde um atributo de caça. Ele acha que este tipo de avião só tem um parametro, velocidade máxima. Alguem precisa orienta-lo que um caça não é um carro de f-1 que vêm pelado, e que um caça necessita de aviônica, eletronica e armamento.