Decisão sobre compra de caças será política e estratégica, afirma presidente

29

vinheta-clippingO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11) que a Força Aérea Brasileira (FAB) está fazendo uma análise técnica das propostas apresentadas pelas empresas que querem vender ao Brasil 36 caças. Entretanto, segundo ele, a decisão final será política e estratégica.

“A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação. Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais”, disse em entrevista a jornalistas após participar de cerimônia em Ipojuca (PE).

Norte-americanos, franceses e suecos estão na concorrência para a construção dos caças. Na última segunda-feira (7), entretanto, o governo brasileiro chegou a anunciar que entraria em negociação com os franceses.

Lula disse que a melhor proposta para atender a demanda brasileira, até o momento, foi a do presidente da França, Nicolas Sarkozy. “O presidente Sarkozy, até agora, foi o único presidente que disse textualmente para mim que ele quer não só transferir tecnologia para o Brasil, mas produzir aqui e que o Brasil tem disponibilidade de vender o produzido aqui para toda a América Latina.”

Lula disse essa é a única proposta concreta até o momento mas, segundo ele, se alguém quiser ofertar mais, que o faça. “Negociação é assim”, disse.

Na segunda-feira (7), durante visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão de entrar em negociação com a França para a compra de 36 caças franceses Rafale. Uma das justificativas do governo brasileiro para dar preferência aos franceses foi a concordância do país europeu em transferir tecnologia.

Após o episódio, que provocou polêmica, já que o processo de escolha dos aviões ainda está em análise, o Ministério da Defesa divulgou nota negando que o processo tenha sido encerrado e que o governo brasileiro já tenha optado pelos caças franceses Rafale.

Em seguida, no dia (9), a Embaixada dos Estados Unidos divulgou nota informando que o Congresso americano autorizou a transferência de tecnologia ao Brasil para a construção dos caças F/A-18 Super Hornet.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bulldog

Começo a temer pela prorrogação da decisão…ano que vem tem eleição…não sei não…(rimou) rs. Se os três finalistas são aptos e a decisão é política, pra que barganhar mais???? Só se for esperando uma parceria profunda com a Saab, pq os EUA NÃO PODEM oferecer mais…Só que o Grifo tem componentes americanos e ingleses a “dar com pau”. Tá decidido. Só pode ser Rafale… então o que se deseja com esse circo??? desconto?? juros melhores??? ou observar o comportamento americano??? ou uma desculpa para adiar novamente o FX???

JC

” presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro nesta sexta-feira, em Pernambuco, que será política a decisão final sobre a escolha dos caças para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). As empresas Boeing, Dassault e Saab participam do processo de seleção para a venda de 36 jatos ao país. – A FAB, ela tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação, ela vai fazer e eu preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica e essa é do presidente da República e de ninguém mais – disse Lula. – Temos muito tempo para discutir porque eu… Read more »

bulldog

Agora…com a suposta trapalhada o governo conseguiu uma coisa… ninguém tá falando mais sobre o preço dos submarinos… rs.. lembram que a imprensa não falava de outra coisa?? e era, em sua maioria, contra gastar-se esse dinheiro??? então, por causa da língua solta do Lula, o assunto morreu. Agora se fala nos caças… será que foi de propósito???

COMANDANTE MELK

Senhores,

pelo amor de Deus, não é possivel que à assessoria do presidente não o tenha alertado que é o pior dos mundos ele ficar falando/justificando sobre isso “agora´´!!!! Vamos trabalhar assessoria!!!!!

Grato.

Marco Antonio Lins

Pemsamento!

Vai dar Rafaale se Deus quizer! A boquinha acabou F-18 é um F- 5 melhorado.Decida logo presidente!…..E outro nem existe ainda!..

athalyba

Acho que serei a única voz dissonante por aqui: estou achando a condução das etapas finais da compra simplesmente perfeita. Até aqui *todos* os envolvido estão de parabéns. O anúncio da Presidência dizia textualmente: “(…) levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”. Ou seja, tornou-se formal a informação que todos tinham ao pé do ouvido: que os azuis estavam na frente… Read more »

Ricardo GF

Lula não disse nada mais do que o que já está em LEI. A decisão final é efetivamente do PRESIDENTE DA REPÚBLICA e de ninguém mais, ponto final. Tanto a FAB quanto o Conselho de Defesa Nacional (constitucionalmente um órgão de CONSULTA do Presidente), neste caso, fornecem OPINIÕES que, ainda que obviamente importantes, NÃO SÃO vinculantes. Toda e qualquer decisão relacionada a compra de aviões militares no mundo inteiro é política. Ou os dissonantes se esquecem das recentes decisões de licitações contra empresas européias nos EUA? Ou a própria decisão de criação do Rafale na França? Ou que tal os… Read more »

Wilson Johann

Pessoal, Já tá tudo decidido. Deu Rafale e ponto final. E a autorização do congresso americano para transferência de tecnologia chegou tarde, para azar deles, ou sorte nossa… E mesmo que eles cubram a oferta da França em alguma coisa, o peso da aliança estratégica entre os dois países, Brasil e França, vai se fazer sentir. E nós não temos uma aliança dessas com os E.U.A. Pelo que estou vendo, a linha estratégica assumida atualmente pela aréa de defesa do Brasil é de aumentarmos significativamente nossa independência em relação aos americanos. Estivemos atrelados a eles durante muito tempo e nunca… Read more »

Amaral

Acredito que a melhor leitura do processo foi a feita pelo Wilson Johann. Há muito mais em jogo do que a compra de 36 aviões caça-bombardeiro-interceptador. Há também a transferência de tecnologia com prévia autorização para posterior vendas à américa latina. Há a possibilidade de acordo econômico entre a União Européia e o Mercosul. Há as deliberações para modificação do FMI. Há as modificações do Conselho de Segurança da ONU. Por tudo isso a decisão do presidente Lula não é sem prévia maturação tanto com as forças, quanto com o Itamaraty. O jogo é jogado e está sendo bem jogado.

Leandro Mello

Athalyba,

Você tirou as palavras da minha boca!

Com certeza era isso mesmo o que Lula e os interessados no FX-2 queriam, que a Saab e Boeing mostrassem ofertas melhores que a da Dessault.

Eu particulamente ainda acho que os EUA vão ter uma oferta melhor do que eles estão oferecendo atualmente. E ainda tem a Saab que esta muito quieta, com certeza está preparando para nos aferecer uma oferta melhor ainda.

Hornet

saiu no Zero Hora um entrevista com o representante da SAAB. Acho que os concorrentes têm plena noção do que está acontecendo. Aqui estão alguns trechos da entrevista: Zero Hora – A SAAB entende que houve confusão ou um anúncio precipitado na forma como o governo brasileiro demonstrou preferência pelos caças franceses? Bengt Janér – Não houve confusão. O presidente Lula recebeu o visitante ilustre (Nicolas Sarkozy) e a pressão deve ter sido muito grande. Nós entendemos que foi por aí. No dia seguinte, o ministro (Nelson Jobim) colocou as coisas de novo como eram. Ou seja, o francês fez… Read more »

Ricardo GF

Que “hermanos”, Marcelo Ramos? Vc realmente acha que os nanicos da América do Sul têm poder para invadir o Brasil? Caia na real, please. Quanto às críticas em relação ao “molusco”, leia meu post acima novamente. Se vc não entender, LEIA DE NOVO. E ainda bem que a decisão NÃO é apenas técnica; é ABSOLUTAMENTE necessário que uma compra desse vulto seja pesada SEMPRE em termos estratégicos, geopolíticos e de interesse nacional. Se tudo se resumisse a “qualidades técnicas” do avião, compraríamos uns F-35 de prateleira e calaríamos a boca. A FAB fez seu trabalho, o CND fará seu trabalho;… Read more »

Wolfpack

Se a decisão é do Molusco, para que serviu os testes e análises da FAB, ou mesmo o Conselho de Segurança Nacional? O Molusco tentou capitalizar em cima de um tema que não deveria ter tocado. Se deu tão mal e arruinou a última etapada do processo que o Jobim dia sim dia não vai a Imprensa falar algo, assim como o Brigadeiro Saito e agora um outro Brigadeiro reslveu falar, Dirceu Tondolo Noro do COPAC, dizendo que sim apontará o favorito da FAB para desespero de Marco Aurélio Top Top Garcia, Molusco, Celso Tamborim. Só faltam chamar o Briatore… Read more »

Hornet

PROJETO F-X2

Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças

Brasília, 11/9/09- A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes – Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa.

abraços a todos

Lechio Slepo

Off topic.
Criticas são necessarias. Faz parte da melhoria do processo.
Mas me sinto ofendido quando alguns se dirigem ao presidente do nosso pais, o BRASIL com termos chulos e discriminatorios. Ele foi eleito pela maioria. A maioria não estava errada. Os resultado estão ai.
Vou para de acessar este blog de informação. Não gosto de ser ofendido de graça!

Tales

SEGUE A NOTA, NA ÍNTEGRA: Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças Brasília, 11/9/09- A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes –Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa. A expectativa da FAB é concluir o processo de análise técnica até o fim de… Read more »

sonic wings

Srs. concordo com os nobres colegas e cada vez mais acredito que estamos na fase do “Dá ou desce”, só que neste caso ou a Dassault abaixa seu preço ou FX-2 termina aqui, inventam qq desculpa e encerram essa parada com mais uma duzia de Mirrages.

Pensar que o melhor mesmo seria apoiar uma decisão tecnica da FAB e seguir em frente.

Mas tá dificil.

Abs

Igor

Valeu Hornet! Curta mas muito boa a entrevista.

Marcelo Ramos

Sabias palavras do senhor Wolfpack, cada dia aparece um mane querendo dar a versao da historia, cada dia uma mentira ou versao da verdade distorcida eles nao estao a altura das pretenções do Brasil, nao estao a altura de representarem o Brasil em nada. Imagine se algum pais hermano invade alguma extensão territorial do Brasil, quero ver a cara destes incompetentes que deixaram na lama a segurança do pais, colocando como principal a estratégica política. Quero ver a estrategica politica quanto Su-30 estiverem sobre suas cabeças e termos apenas F5 para combate-los, quero ver que magica do Lula paz e… Read more »

Marcelo Ramos

@Ricardo GF #Que “hermanos”, Marcelo Ramos? Vc realmente acha que os nanicos da América do Sul têm poder para invadir o Brasil? Caia na real, please.# A Inglaterra pensou da mesma forma, voce acha que aquele paizinho a Argentina vai invadir as Falklands, coisa de louco proximo assunto deve ter dito a primeira ministra a dama de ferro Nao acreditaram mesmo com com varios indicios e com pedido dos militares ingleses na epoca de pelo menos colocarem alguns soldados ou armamento apenas para dar o recado estamos aqui. Deu no que deu, e aqui no Brasil sera a mesma coisa,… Read more »

URUTAU

Bom Dia Senhores É impressionante como o antiamericanismo campeia por estas plagas enevoando entorpecendo e até mesmo desmemoriando alguns por aqui quanto a fatos historicos antigos e mesmo alguns mais recentes na minha opinião o BRASIL ficou numa sinuca de bico pois vejamos os americanos antecedentes inumeros de vetos e negativas no que se diz respeito as vendas e compras de armamentos pelo BRASIL portanto não merecedores de nossa confiança os franceses a historia nos conta diversas invasões as famigeradas quase guerra da lagosta e a outra dos camarões queriam ou melhor roubavam e pirateavam nossas riquezas em nosso oceano… Read more »

URUTAU

Bom Dia Senhores Enquanto o BRASIL vacila e brinca de virar potencia ou superpotencia olhem isto O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros. “Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia. Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo. “Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender… Read more »

billy

Pelo contrário, os franceses foram os únicos a deixar claro que não montarão os caças no Brasil, nem repassarão códigos-fontes, além de não poderem baixar os valores apresentados, devido à já muito conhecida ineficiência francesa quer industrial, quer técnica. Fato já demonstrado em outras concorrências pelo mundo onde o rafale foi derrotado. Talvez seja por esta ineficiência que lula faz tanta questão de se entrelaçar com sarkozi.

Mauricio R.

Reze o Lula p/ o bem do Brasil, que os americanos não entendam que a decisão estava previamente tomada e a concorrência não passou de circo, senão heverão retalhações!!!

Getulio - São Paulo

A questão é que o projeto de hegemonia americana nunca passou pela america do sul, aqui sempre foi considerado seu “quinta” dito por muitos presidentes de forma direta ou indireta. Na época do FHC o Brasil já estava mal das pernas na economia e qual foi a fala do Bush sobre a situação economica do Brasil em saldar sua dívida com o FMI? R: Quem deve, deve pagar inclusive com terras, ou seja, a Amazonia, nas entrelinhas. Al Gore falou os brasileiros não sabendo fazer uso da amazonia que pertence ao mundo (E.U.A.) deverá sofrer uma intervenção e a área… Read more »

Getulio - São Paulo

Como os Suecos não estão querendo entrar nesta bola dividida, americanos x franceses, como falou o presidente do Gripen no Brasil sabiamente que perguntado se acredita que o presidente LULA voltaria atrás, respondeu: não, que o pensamento dele é na nação. Uma das melhores falas que já ouvi nesta guerra de informações. Acho que há espaço para o Gripen no Brasil/ O Lula comprará os 36 Rafales e haverá espaço para o Gripen, pois o Brasil necessitará mais que 36, 100 ou 1000 caças para se defender ou atacar, sendo uma potência global. Há espaço até para a Boeing, desde… Read more »

Getulio - São Paulo

Os americanos atacaram o Iraque sem autorização da ONU com seus aliados com mais de 3.000 (três mil) aviões.
Portanto, o Brasil ao se fortalecer quer fabricar aqui mesmo, seja através da Embraer ou de outra empresa os aviões de que necessitará no futuro, contra este tipo de ameaça ou ações imprevistas e não serão 36 ou 100 caças que protegerão nosso país, terão que ser a partir de centenas ou milhares, como estão se preparando a China, Índia, etc.

[…] “Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ningué… […]