Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças “de graça”

35

Gabriela Guerreiro

vinheta-clippingEm meio à disputa entre a França, a Suécia e os Estados Unidos para a venda de aviões caça FX-2 ao governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o andamento das negociações. Ao ser questionado sobre a oferta dos Estados Unidos de transferir tecnologia das aeronaves ao país, assim como proposto pela França, Lula disse que o Brasil corre o risco de “receber de graça” os aviões-caça. “Daqui a pouco, vou receber de graça”, ironizou Lula.

O presidente não quis fazer outros comentários sobre nota divulgada hoje pela Embaixada dos Estados Unidos, na qual o governo norte-americano se mostra disposto a transferir tecnologia dos aviões caça FX-2 para o Brasil caso o governo brasileiro decida optar pela aeronave do país.

FONTE: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MD11

TA CERTO LULA DEIXE TIO SAN LA NO BAR COM OS WISKES DELE
INDEPENDENCIA DESE BANDO DE POLITCO E JORNALISTA QUE SE VENDE PRA AMERICA TBM DAQUI APOUCO COMESA OS CELEBROS LAVADOS A POR ODEDO CONTRA
O BRASIL NAO PRESIZA DESE AMERICANIZADOS

latino

E meus amigos me pareçe que todo esse desenrolar ja tinha cartas marcadas ,,

desde o começo o rafale era o preferido dos politicos ..

bom quem assinam os cheques são eles ,,então vamos esperar o anuncio final ,,

Antonio M

E o Lula não perde a chance de falar asneiras quando improvisa. Por isso que nem no PT gostam quando se mete a improvisar……

Leandro_O.

È acho que não foi mal negocio o Lula ter premeditado a compra! A Dassaul que ja tava no clima de ja ganhou, viu que não è bem assim…

O preco vai cair de novo com certeza, mais de graça acho que não vem não hehehehehe!!!
Torço pelo Rafale, e pra mim ja tava bom do jeito que tava, mas se vier mais barato melhor…

Wolfpack

Este cara esta colocando o FX2 na porta de ser cancelado. Alguém tem que calar a boca deste Sapo Barbudo sem instrução. Caiu no conto do Sarkosy e deixou o Jobim e o Saito de calças curtas, pois não teriam mais argumentos para negociar com a Dassault, agora estes dois tentam nos bastidores desesperados encontrar uma saída. Esta claro que a Dassault não pegou a isca e colocou o custo do Rafale nas alturas e é a FAB e o MD não desejam outro caça senão o Rafale, então anotem, se o Jobim e o Saito não conseguirem nada da… Read more »

Harry

Caros,

Nada errado com a preferencia do governo brasileiro, até porque foi com o trabalho dos dois presidentes e suas convergencias de politicas externas que a proposta franceses chegou a tal estágio.

Se dependesse Dassault Aviation passariam o minimo possivel de tecnologia, afinal tem o governo frances para manter a empresa, alem do mais para que ajudar uma concorrente.

Ai aparece o presidente com uma frase:

“o Brasil corre o risco de “receber de graça” os aviões-caça. “Daqui a pouco, vou receber de graça”.

Uma ironia infeliz, que com certeza não nos deixa em vantagem em nada.
Abs

Lucas Calabrio

Prezado Wolfpack
Nunca pensei que a Dassult fosse burra, pois esse projeto não vai ser cancelado.
Passou pela minha minha imaginação o seguinte:
1- O rafale perde pela burrice de querer aumentar o preço durante o jogo e desfazendo o trato já feito( e vai ter que viver com os typhoon da vida, devido a ter escala coisa que o rafale ainda não tem ou não terá), pois eles querem $$$$$$ e estão num atoleiro dos grandes. Vale salientar que os franceses precisam mais do Brasil do que nós deles.
2-Teremos 2 vencedores o gripen ng e f-18 sh
sds

AJPCS

SRs,

Não sou petista, e odeio o LULA, porém será que o “sapo barbudo” não tinha mesmo segundas intenções em dizer que a Dassault teria ganho a concorrência???
E aí sim, nesta reta final, receber uma redução significativa em todas as propostas???
Acho que não podemos descartar de modo algum uma reviravolta nesta decisão…

Até mais…

Antonio M

Mas se trata de uma concorrência ou de um leilão? Funcionam da mesma foram?

É que se trata de uma venda vultosa portanto os interessados em vender estão empenhando muita energia mas, corremos o risco de se encherem se o governo, Lula, MD seja quem for, ficarem somente ameaçando bater o martelo e gritando o tempo todo “quem dá mais ?!??!?, dou-lhe uma, dou-lhe duas………e quem dá mais ?!?!?!?!?” e ELES mandarem a tal concorrência às cucuias ……

Antonio M

correção: … da mesma forma?

Julio

Caro AJPCS, Também pensei a mesma coisa. Mas, não estamos numa reunião do sindicato dos metalurgicos ou na reunião do Partido Talibã, onde Lula acha que pode falar o que vem na cabeça. Trata-se de uma licitação internacional que envolve tanto empresas como governos. Lula brinca com a disputado entre os EUA e a França, mas, deve lembrar que EUA não é a Bolivia e olha que nós abrimos as pernas para os Bolivianos. A licitação estava sendo conduzida de forma exemplar e sem qualquer questionamento legal. Pior do que ver o presidente falando asneira é ouvir o energumeno do… Read more »

r2ribas

Srs. eu quero acreditar que ninguém é tão burro que daria os Franceses como vencedor antecipadamente por total inocência em algo tão serio, diante disso acho que tem algum interesse maior por de trás das declarações do Presidente, como por exemplo, baixar custos, etc.

Wolfpack

Senhores, sou o maior denfensor do Rafale e os números monstram sua superioridade perante os dois outros concorrentes. O Presidente Lula fez algo impensável, de forma unilateral, e bateu o martelo quando nada ainda estava decidido pelo Conselho de Segurança Nacional, Jobim e Saito(FAB). Isso é um desrespeito e burrice. Ou alguém aqui acredita que o Sapo Barbudo passou noites analisando a proposta Francesa. A Dassault ciente de ter ao lado Sarkosy e Lula, dois populistas de primeira, pensou que estava com tudo ganho, e não melhorou a proposta, está no Blog do Nassif(não gosto do cara, mas ele têm… Read more »

Leandro Mello

Só sei de uma coisa! Quanto maior for as expeculações do vencedor, mais barato será o preço do caça.

Nesse ponto até que Lula tem razão.

Wolfpack

O problema é pensar que os Franceses da Dassault os Americanos da Boeing são amadores neste negócio. A FAB e o MD estavam fazendo de tudo para tirar o máximo das propostas e dai chega o Lula e começa a falar o que não deveria em um momento de oportunismo contra a estratégia do Ministério da Defesa e da FAB. Pesou mais alto a opinião do Marco Top Top Aurélio Top Top Garcia. Com essa turma ai, a Boeing e a Dassault deitam e rolam.

Leandro Mello

De certa forma vc tem razão Wolfpack.

Eu só acho que o que o Lula fez foi na verdade criar uma tempestade num copo d’água, por isso ue eu falei que de certa forma isso, digamos foi benéfico, tanto é que fez até o congresso Estadosunidense liberar a TT para o Brasil.

Leandro Mello

De certa forma vc tem razão Wolfpack.

Eu só acho que o que o Lula fez foi na verdade criar uma tempestade num copo d’água, por isso que eu falei que de certa forma isso, digamos foi benéfico, tanto é que fez até o congresso Estadosunidense liberar a TT para o Brasil.

sonic wings

Wolfpack em 09 set, 2009 às 19:57

“Estamos a porta do cancelamento deste processo e maior culpado é nosso Presidente cachaçeiro.”

Vc tem noção do que ta escrevendo? Lula goste ou não, está fazendo a MAIOR modernização das FA dos ultimos trinta anos, acha pouco? Acha q ele não teve nada haver com isso? Só mais uma info, se ele comprar os RAFALES a decisão assim será feito, e não será o Jobim que sairá na foto, aos moldes FHC no governo de Itamar.

Fui, papo de política é em outro blog

Abs

João Augusto

Vamos Gripen! lol
Aff, nessa terra de conchavos e tapinhas nas costas eu vou é morrendo por dentro. Até sonhar perde a graça.
Vou jogar RPG e imaginar um país diferente.

Patriota

Não existem motivos para não adquirir o Rafale , a compra foi confirmada e este choro dos EUA é parecido com o dos alemães quando perderam a licitação no Chile, quando os franceses haviam ganhado
a licitação da marinha chilena os alemães vieram com palhaçada
tentando prejudicar a aquisição.

O FX2 acabou é os franceses ganharam , o problema é que o lula
tem tanto ministro que vai demorar um tempo até todos ficarem sabendo.

saudações

sonic wings

Srs. ao meu ver a maior dica dada anteriormente foi na entrevista ao presidente em que ele falava que não havia nenhum outro país “importante” com interesse em transferir tecnologia ao Brasil.

Nesta fala ele definiu que a parceria com a Suécia não traria beneficios politicos ao Brasil e decidiu passar a régua com RAFALE mesmo.

O que vcs acham? Abs

Lucas

Pessoal, vocês ficam dizendo que o Lula se precipitou, que é isso, que é aquilo, mas ninguem prestou atenção que por causa desta escolha feita pelo governo os 3 concorretes, pegaram suas facas e estão se retaliando, isto me parece que foi premeditado, pois presidente nenhum colocaria sua opiniao própria em um trabalho que esta sendo feito pela FAB e que por sinal esta demorando muito, ou seja, se o Lula ia escolher o que ele quizesse porque abririam o FX-2, colocariam um catálogo para o presidente e ele sabidamente apontada o dedo para o mais “bonito” e fechava a… Read more »

Marcelo Ramos

Quando a esmola e demais o santo desconfia, franceses educados , falando em TT, abaixando preços, parecia final de feira, a realidade veio a tona Com o circo que armaram no dia da independência tentaram forçar o fechamento do negocio na marra, passando por cima da FAB. Ainda bem que dentro das forças armadas existem pessoas dignas, de carater e principalmente patriotas que nao se intimidaram com a triste encenação e falarem abertamente que nada foi definido. Pelas noticias que temos acesso estava claro que os franceses haviam abaixado os valores absurdos de seu caça, que e muito bom, isso… Read more »

sonic wings

Dois pontos:

– Lula pode estar fazendo jogo de cena, jogando nos dois times. Com SArkô tá tudo certo vamos nessa e garante o apoio politico, depois vem um tecnico burocrata e anuncia o vencedor do Fx que pode não ser o de Sarkô e espero que não seja.

– Pessoal gastou saliva e tinta negociando a exclusividade na venda dos RAFALES na AL. Pergunto: pra que? Pra quem? Quem da america latina teria condições financeiras de embarcar nesta furada? Bolivia? Equador? Paraguai?

Abs

Bruno Rocha

Tem gente tão idiota que diz “presidente disse, ta falado!”
Só de pensar de existir mais pessoas, assim me da medo.

Seria melhor o Brasil aderir ao parlamento igual a inglaterra, pois nosso governo é uma total DESGRAÇA.

Presidente: palhaço
Senado: circo
Sarney: pop star

Marck

Só para complementar: Nota da Embaixada dos EUA “A Missão dos Estados Unidos no Brasil recebeu diversas indagações sobre a situação da proposta da Boeing para a concorrência dos caças FX-2 [programa de modernização da Força Aérea]. Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes. O governo dos EUA apoia totalmente a venda do F/A-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. Nosso governo aprovou a transferência de toda a… Read more »

belfiglio

Lula tanta enganar a FAB e o Nicolas Sarkozi sequer deve ter passado todo os dados da negociação para a Dassault, em que os preços devem ser menores e de ter repasse de tecnologia. Esta com cara que o FX-2 ja era Conforme informações deste link e tambem de outros muitos estrangeiros. http://www.alide.com.br/jomla/index.php/component/content/article/36-noticias/629-decisao-de-lula-foi-a-revelia-da-avaliacao-tecnica-da-fab Nada que lemos nos ultimos meses era verdade, os preços dos Rafale nao abaixaram, nao existe certeza que tecnologia sera passada, fica a criterio da empresa passar ou nao. O Gripen apesar de seus inumeros compomentes americanos e o que melhor se enquadra. Deixar assuntos militares e… Read more »

germa

acredito que o rafale no início só tinha um concorrente real,que era o SU-35, mas depois das indas e vindas e a escolha da short list a escolha do rafale era de longe a mais ampla.É só procurar aqui no blog a proposta vazia que os americanos nos mandaram e o SH não seria produzido no Brasil além do mais o chavito só está armado com SU-30 graças a super dotada inteligência da política externa do Washington. O processo do FX já está muito longe para simplesmente acabar,e não se trata de uma licitação,onde o preo mais baixo ganha, é… Read more »

Lucio

O Rafale vai chegar “pelado”. Vi numa entrevista em inglês de um site francês um representante da Dassault afirmar que os armamentos farão parte de um outro contrato estimado em mais alguns bilhões de dólares. Tem gente achando que o Lula fez uma jogada estratégica atropelando o Anuncio da compra dos novos aviões quando ele apenas escorregou na casca da banana ops garrafa de Champagne. Ele vem afirmando seu interesse no Rafale a meses e por isso a Dassault reluta em baixar o preço ( se é que pode baixar o preço ). Em tempo , não acredito que a… Read more »

Antonio M

E o que se refere a Hugo Chaves, ele só comprou os armamentos mais modernos devido ao seu alinhamento ideologógico ao país fornecedor e principalmente ao alto preço do petróleo. Na primeira crise e baixa no valor desse petróleo, já lhe impôs sérias restrições.

SÉRGIOCIN

O escolhido tecnicamente não foi o Rafale, pq também esta em desenvolvimento, principalmente o radar AESA, e a proposta americana agradou em cheio o corpo tecnico, pois nada no avião é projeto futuro, já existe e funciona. O principal desvio era a aprovação do congresso americano, q fez menção em liberar a transferência, não de tecnologia, mas dos códigos para integrações dos sistemas de armas e aviônicos utilizados pela FAB – entenda-se Israel. A decisão técnica já estava tomada, mas dependia da política. Com o Congresso americano indicando a tendência, em nota oficial da Embaixada americana, mantem-se o cronograma da… Read more »

Harry

Caros

O anuncio da preferencia do presidente passa a bola pro lados franceses ou eles atendem as solicitações brasileiras ou tchau.

Os outros que se quiserem se mexam. Agora quem ta errado somos nos.
HE, HE,

A concorrencia esta aberta. ISSO É COISA PRA MACHO.

Com um grande detalhe a Saab e a Dassault podem estar extintas daqui a quinze anos é o que estão dizendo os especialistas é como as grandes corporações privadas que criam fusões ou compram para poderem continuar competitivas.

Abs

Jonas Rafael

ha ha ha, como é engraçado esse Lula…

Patriota

Marcelo Ramos Ninguem passou por cima da FAB , o Rafale F3 já era o favorito da FAB desde o inicio do FX2 tanto em requisitos tecnicos como em transferencia de tecnologia . Algumas desvantagens dos concorrentes eram : 1- O caça apresentado pelo consocio europeu não é um caça multifunção e sim um vetor de superioridade aerea, sem falar na restencia em transferir tecnologia. 2- O Sukhoi 35 a foi desclassificado pois os russos não estavam dispostos a transferir a tecnologia e etc. 3- O gripen Ng não existe 4- O F-18 SH embreve terá sua linha de montagem… Read more »

sonic wings

Srs. a pergunta que devemos fazer e gostaria de o MD também o fizesse, com relação ao caça é: Devemos depositar todos nossos investimentos em um único projeto? Digo isso porque com os bilhoes de dolares extras que serão gastos no RAFALE poderíamos investir em outras frentes como baterias anti-aereas para o exercito, novos tanques peso e armamentos, embarcações ou mesmo na produção dos KC390 se optassemos por investir no GRIPEN caso o Brasil se negue em se alinhar com os EUA. Acho que este deveria ser o caminho.

Abs