Rússia pode comprar mais 60 caças Sukhoi até 2015, incluindo 48 Su-35

177

su-35-foto-knaapo

vinheta-clippingA Força Aérea da Rússia deve receber mais de 60 caças Sukhoi até 2015. Este acordo deve ser assinado em breve, durante a MAKS-09. A negociação inckui 48 Su-35, quatro Su-30M2 e 12 Su-27M. O valor estimado do contrato é de 1,9 bilhão de dólares. Nenhuma fonte oficial se manifestou sobre o assunto até o momento.

O Su-35 é considerado pelos russos um caça de geração 4++ por incorporar tecnologias de aeronaves de quinta geração.

A Rússia espera vender no mercado externo pelo menos 160 caças Su-35. Clientes potenciais incluem Índia, Malásia e Argélia.

FONTE: Ria Novosti / FOTO: Sukhoi

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

177 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Renato

Que sonho !!!
Poderíamos ter uns 120 desses aki na FAB

Lindo caça !!!

Abs.

JMRC

Ná minha opinião, este é o caça mais bonito que existe. (Gosto não se discute).

Luiz

Poderiamos ter comprado quase o dobro de caças que queriamos no FX-2 se tivessemos optados pelo SU-35 e estariamos muito bem servidos por muitos anos.

Fil

Existe um erro na notícia. O artigo refere a compra de 12 Su-27 M. O Su-27M é o antigo Su-35, logo, não faz sentido a compra de um modelo que pouco tem para oferecer quando comparado às versões mais modernas. Muito provavemente, o editor da RIA Novosti esqueceu-se de colocar um “S” antes do “M”. Isto para dizer que os Russos provavelmente vão comprar caças Su-27SM ( uma versão modernizada ) e não o Su-27M ( uma versão desactual e que não está mais em produção. Em relação ao Su-30 passa-se o mesmo, eles provavelmente queriam referir o Su-30MK2, uma… Read more »

Robson Br

Só 60 até 2015. Esses Russos…. e o tal PAK FA será que sai do desenho e vira projeto. Brincadeiras à parte. É um caça muito imponente. Pena que os russos não fizeram um acordo amplo. Talvez pelo medo de perder o mercado da AL, pois pelos preços praticados, a tendência natural é comprar deles. Veja só: até o chile se rendeu a qualidade e aos preços dos russos. Tirando a venezuela, o mercado russo na AL sera para os helis, pois poucos paises pode hoje manter caças desse nível. A sofisticação é muito grande, com isso a manutenção é… Read more »

Marcelo Tadeu

É isso que eu acho estranho nas FFAA Russas. Os caras são uma potência militar que ainda impõe respeito, apesar de toda penúnria que passaram e passam, mas os contratos de aquisição são muito tímidos para uma das maiores Forças Aéreas do planeta. 60 aviões!! Nem a Índia, que é muito menor. Eles vedem muito mais para o exterior do que compram.

Sds

welington

Nada de anormal, tudo como previsto….
Até 2011 a Rússia pretende investir cerca de 10 bilhões de dólares em equipamentos de defesa…
A Rússia pretende adquirir 1000 PAK FAs, 6 porta aviões nucleares, 8 submarinos classe Borei…
A Rússia quer a longo prazo retomar seu posto de super potencia juntamente com a China e os EUA, nada mais comum que a mesma COMEÇAR a atualizar e aumentar seu poderio bélico.
Um grande abraço a todos…

Jonas Rafael

1000 PAK FAs?!? Eu só acredito vendo…

Anildo Silva

60 cacas por US$ 1,9 bilhoes?? ‘Quase’ o dobro que queremos comprar por quase a metade do valor total.

Felipe Cps

“A Rússia pretende adquirir 1000 PAK FAs, 6 porta aviões nucleares, 8 submarinos classe Borei…”

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!!!!!!!!!!!!

Poder eles podem. Assim como o Brasil pode comprar 10 Porta-Aviões Classe Nimitz, 2000 F-35C, 20 Scorpene, 10 Barracuda, 10 Minuteman III, umas 40 Fragatas FREMM, 5.000 M1 Abrams, 1.000.000 de FN-SCAR, 30 X-Wing, 2 Naves Classe Enterprise, uns 200.000 sabres de luz…

E ainda podemos chamar pras FFAA uns 500 Guerreiros Jedi, mais uma tropa de Chupa-Cabras, o Saci, o Curupira, o Boitatá e a Mãe D´Agua, que é pra encantar os invasores…

Esqueci alguém?

Sds.

welington

Jonas Rafael você pode duvidar não há nada de errado nisso, mas a de se ressaltar que o PAK FA custara 80 milhões de dólares (Bem abaixo dos quase 400 milhões do F-22) e ele substituirá todos o s Flakers e Fulcrums que somam quase 1000 aeronaves alem de equipar os 6 porta aviões pretendidos e equipar alguns esquadrões hoje equipados com MIG-31 e equipar os esquadrões de SU-34, sem contar que em 2025 a Rússia vai ter o 6º maior PIB do mundo e em 2050 o 4º maior PIB percapto e o 6º maior… Agora se vai realmente… Read more »

DORNIER

welington
otimo comentario

Fábio Max

welington, Com todo respeito, penso que há algum equívoco, porque são projeções MUITO otimistas o custo do PAK-FA, principalmente se ele buscar ser o contraponto do F-22. Não que eu ache que o número de aeronaves esteja errado, mas penso que se for para substituir toda uma força aérea, optarão por um avião de menor custo, tal qual o F-35 em relação ao F-22. Fora isso, a Rússia não parece ter interesse em tantos porta-aviões, caso contrário não teria vendido o Gorshkov para a Índia, sem contar os sérios problemas de desativação da frota antiga de submarinos, sabendo-se do intuito… Read more »

J Curitiba

Welington,

Respeito sua opinião e sua admiração pela Rússia, mas creio que você está assumindo uma projeção das mais otimistas que já ouvi (para não dizer a mais otimista) sobre a inserção da Rússia no cenário econômico mundial futuro.

Talvez você devesse ampliar sua base de consulta sobre projeções econômicas, para traze-la para mais próxima da realidade.

Abraço,

CosmeBR

Eu duvido muito que o PAK-FA custe 80 milhões de dólares a unidade. Essas previsões são sempre muito otimistas visto que o F-22 tinha estimativa de custo inicial de 35 milhões de dólares(1985)[Revista Avião Revue Edição Especial 2001], mesmo preço inicial estipulado para o F-35(ano fiscal de 1994)[Revista Avião Revue Edição Especial 2002]. Ou seja, preços bem próximos dos dias atuais não?!

Abraço!

Jc

Vcs querem ver pra crer em 1000 pak? Eu, se vir um, jah ficarei “de cara”.
Convenhamos, a Russia esta com a economia bem meia boca, nao tem dinheiro pra tudo isso que as vovódkas estao querendo.

welington

Fábio Max sobre os 6 porta aviões a Rússia tem a intenção sim de ter uma força de porta aviões nucleares, são declarações feitas pelo comandante da marinha Russa e do governo… A intenção é de construir 6 porta aviões a longo prazo começando o primeiro por volta de 2015-2016… http://www.naval.com.br/blog/?p=33 http://www.naval.com.br/blog/?p=5490 Sobre os custos do PAK FA é bem simples, o mesmo já possui todas as suas tecnologias prontas com a exceção do motor que eles resolveram desenvolver um totalmente novo, o que falta é a aplicação destas tecnologias no vetor e testado, ou seja, como o projeto já… Read more »

welington

Já postei meu comentário o mesmo esta aguardando moderação, pois coloquei um link do BLOG poder naval,rsrs.
Um grande abraço a todos…

Jc

A unica coisa que a Russia ainda tem de “potencia militar” mesmo hoje em dia, sao as trocentas ogivas nucleares.
O resto…tah capenga…

Alexandre G.R.S.

Pessoal vamos com calma também. Como o Welington mesmo disse isso são projeções e podem ou não acontecerem. Porém desdenhar o outro sem conhece-lo em sua profundido pode ser um erro. E a história nos mostra diversos erros destes cometidos. Os Russos tem muito mais Know-How em assuntos de estratégia global do que nós. Eles já participaram de 2 guerras mundias e por muitos anos rivalizaram como os EUA. Isso pesa do final das contas. Com relação a defasagem das forças armadas Russas até concordo que houve de fato uma diminuição nas mesmas e cortes de orçamento. Mas ainda sim… Read more »

Alexandre G.R.S.

E quando digo da capacidade e audacia do povo russo o faço com conhecimento de causa… afinal sou neto de Russos hehehe então conheço bem essa raça… rsrsrss

Tiago Jeronimo

Isso se o SU-35 estiver pronto até 2015…

welington

O SU-35 BM será produzido em serie em 2011…

Alexandre G.R.S.

E segundo alguns a Venezuela poderia adquiri-los…
Já pensaram?

welington

A Venezuela é um dos maiores cliente em potencial a vir a adquirir esta aeronave!

Lol

Agora com essa… Serio, perceberam que várias forças armadas estao adquirindo novos equipamentos( tanques, misseis, aeronaves,submarinos, a adoçao de um novo fuzil pros eua!!!!1

Alexandre G.R.S.

hehehe por isso que eu digo: os Russos sabem pensar estratégicamente sim! Eles colocarão uma de suas melhores aeronaves em um continente que eles consideram uma nova zona de influência. Pois logo mais paises aliados à linha bolivariana da Venezuela também adquirirão sistemas de defesas russos. Por isso a grande insistência em os EUA venderem suas aeronaves. Não são somente seus sistemas… mas sim toda a sua influência. As coisas vão muito mais além do que meras observações reducionista… Será interessante ver o que acontecerá daqui para a frente. Só espero que tudo que, porventura, acontecer seja resolvido pelas vias… Read more »

Francisco AMX

Amigos, a Russia ainda é a segunda maior e mais poderosa Força Aérea, ainda é o segundo maior e mais poderoso exército junto com a China, e não só pelo poderio nuclear não! A Russia provou ao mundo, ano passado, que consegue derrotar um inimigo armado com armas mais modernas, e ocidentais diga-se de passagem, com o pé nas costas! isso mesmo! além de armas menos tecnológicas eram muitos soldados sem experiência, com tantos, poucos, outros veteranos da guerra contra os rebeldes da Chechênia… Na segunda grande guerra, eles “renasceram das cinzas”! nunca se dobraram! mas não só pela sua… Read more »

Jc

“consegue derrotar um inimigo armado com armas mais modernas, e ocidentais diga-se de passagem, com o pé nas costas!”

nao estudei o poderio militar da georgia, mas…acho q ateh o senegal vence.

Wolfpack

Tomará que este tão sonhada transferência de tecnologia venha, senão tem carinha na FAB que terá que dar explicações, pois os Su35 foram desclassificados por isso também.

Vovódka da Lua

Vai comprar sim os Sukhoi do meu Pavelzinho querido e vai comprar mais ainda que isso mais alguem precisa pedir pra eles pra comprar urgente uma capsula nova pra buscar a vovo´ veia aqui na lua antes uqe acabe a minha vodka!!!! A veia aqui consegue tirar oxigenio agua e alimento direto da vodka e isso vai revoluciona a viagem no espaco e´ o grande descobrimento do seculo mais precisa vir resgatar a veia aqui pra nao perder o conhecimento de como euzinha faco isso que nem eu sei direito ainda como e´ que isso e´ possivel!!!! Acho que eles… Read more »

germa

sobre as previsões,quem leu o relatório da cia para 2020 sabe do que o wellignton esta falando

eu lí no RIA que 20% da mão de obra russa trabalha, na manufatura, para a industria de defesa.

os caras tem Know-how e quanto mais força militar, mais influência e por essa razão mais poder de barganha com outros países.

abs 😉

germa

jc
procura no youtubill sobre os exercito da georgia e do senegal 😉

Wolfpack

E pensar que ele só saiu da concorrência do FX2 paraabrir caminho tranquilo pro Rafale.

Francisco AMX

JC se não estudou… deveria, daí o amigo irá perceber, muito bem, a diferença da Georgia, que, diga-se de passagem, ex república soviética (se o amigo tb não estudou) derrota o nosso exército, com mesmo efetivo, com o pé nas costas! e por favor… não me fale em Cigs e os cambau! não aguento mais ler sobre isso! como se o Brasil se resumisse a selva…
Reserve-se o direito de comentar quando se der o trabalho de por a preguiça de lado e ler sobre o assunto, minha opinião… serás mais respeitado por tal.
sem ressentimentos!

Rodrigo Marques

Bom, NAES necessitam de escoltas, manutenção, constante treinamento de tripulações, etc… E são ferramentas de projeção de poder, até aí nenhuma novidade, como também não é novidade que a economia russa não anda bem das pernas, visto que seu principal item de exportações, o petróleo, anda em baixa, então como uma ótima fonte de dolares entram as exportações de armas. Manter forças armadas de ponta são a melhor propaganda possível, junto obviamente a manutenção de interesses e influência política mundo afora. Isso explica para mim, os passeios dos TU-160 e do Pedro,o Grande por nossa vizinhança. Vejo nesses motivos a… Read more »

Baschera

Hahahaha…
Vovodka,

Volta….. a senhora procurando um “lunático” na lua, quando por aqui, na terra, tá cheio deles……e melhor, como o real valorizou denovo, o preço da vodka baixou !!!

Sds.

Jonas Rafael

Mais fantasioso do que 1000 PAKs são 6 PAs. Pra que a Rússia precisaria de tantos? Pela geografia do país eles não precisariam disso. Não tem territórios além de suas fronteiras onde precisem atuar ou defender. Hoje em dia os únicos que precisam mesmo de PAs em grande número são os americanos que adoram meter o nariz nos negócios dos outros…

Igo

Só acredito vendo….

General

Fico bastante revoltado pelo Brasil não ter comprado os Sukoi SU-35

e quanto mais eu me lembro da decisão brasileira de não optar por estes,vou para cama chorando snif! snif! snif! snif!

General

Fico bastante revoltado pelo Brasil não ter comprado os Sukoi SU-35

e quanto mais eu me lembro da decisão brasileira de não optar por estes,vou para cama chorando buáaaaaaaaaaa

Alecsander

Caros colegas Welington e germa Me desculpem por discorda, eu também acredito na capacidade russa de criar novas armas, mais vocês estão tentando fazer carnaval com algo que não da nem samba, essas informações que vocês falam, já estão defasadas a muito. De acordo com as mais novas e atualizadas projeções sobre o novo cenário econômico mundial, o grupo do BRIC deve ser reformulado para BIC, a Rússia que ao contrario de Brasil China e Inda que tem forte potencial industrial, a Rússia tem sua economia baseada na exportação de petróleo, por isso deve ser excluindo do grupo dos BRICs.… Read more »

CosmeBR

Eu disse!

Ricardo

Sim é verdade, a meta russa são 1000pak-fa que serão construidos até 2040, ou seja,pelo tempo não tem nada de anormal, fala em 1000 e tem gente achando que se faz isso em 5 ou 10 anos.

Ricardo

Barril de petróleo a 70 doláres e em 2002 não era nem 20. Barril só cai se a economia mundial afundar, caso contrario a tendencia é so aumentar.
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1269710-9356,00-PRECO+DO+PETROLEO+CEDE+AO+MENOS+US+EM+LONDRES+E+NOVA+YORK.html

Leo

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090615_briconeill_ss_ac.shtml

Destaque para as partes:
“o único país que poderia chegar perto dos níveis de riqueza dos países desenvolvidos é a Rússia”
2027
A economia dos Estados Unidos estaria em segundo lugar, com valor de US$ 21,61 trilhões. Em terceiro, a Índia (US$ 5,54 trilhões), em quarto, o Japão (US$ 5,39 trilhões), em sexto, a Alemanha (US$ 4,16 trilhões), em sétimo, a Rússia (US$ 4,02 trilhões), e em oitavo, o Brasil (3,87 trilhões), na frente da França, da Itália e do Canadá.

tecnocskye

Um caça e tanto

Angelo Nicolaci

welington Concordo com sua analise, eu tbm li muito a respeito das projeções geo-politicas para 2025 e se for concretizado as previsões teremos novamente uma grande Russia. Agora com relação a capacidade russa de se reerguer eu não duvidaria como muitos aqui andam desdenhando da Grande Mãe Russia, pois eles são muito diferentes de nós brasileiros, queria que nosso povo fosse metade do que eles são em termos de patriotismo e consciencia politica-estrategica. Agora JC Se você não conhece sobre um determinado assunto eu aconselho a ficar calado, pois fica muito melhor do que falar asneiras. Pois se não sabe… Read more »

Angelo Nicolaci

Com relação aos 6 PAs eu acredito, pois a nova visão russa exige grande poder de dissuassão e este preve dividir a espinha dorsal de projeção entre os Borei e os PAs, devido a nova situação global onde as vezes não basta deslocar subs pra intimidar, tem que se mostrar força.

E só mais uma curiosidade.

Muitos falam que os russo tomaram coça no afeganistão, oq esta acontecendo hj com os EUA e seus aliados??? é uma refilmagem de um velho filme com mais efeitos especiais….rsrsrs

Jc

O problema, caros amigos nervosinhos, eh que georgia tem “orgi” na palavra, entao onde trabalho eh busca “proibida”, entenderam. Nao precisam ficar tao nervosinhos…
Por isso falei q nao pude pesquisar. E, de fato, nunca li em lugar algum este pais ser referencia como potencia militar.

Passar bem e maracujina pra vcs…