Boeing propõe transferir US$ 1,5 bi em tecnologia de caças a jato

122

vinheta-clippingEm São Paulo, o vice-presidente executivo da Boeing, James Albaugh, afirmou a repórteres que a empresa está propondo a transferência para o Brasil de US$ 1,5 bilhões em tecnologia de caças a jato para o Brasil: “Nós acreditamos que os 1,5 bilhões de dólares de tecnologia que iremos transferir para nossos parceiros aqui farão deles uma indústria melhor nos anos que virão”.

A oferta da empresa para o programa F-X2 da Força Aérea Brasileira, ligada à venda 36 jatos de combate F/A 18 E/F Super Hornet, aparece como uma tentativa de mitigar propostas competidoras da Dassault francesa, que promove o avançado caça Rafale, e a sueca Saab, que promove o ainda a ser construído Gripen NG. Segundo a Boeing, o acordo para a entrega dos Super Hornets a partir de 2014 está estimado em um valor entre “dois e três bilhões de dólares”.

FONTE: AFP     FOTO: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
chacal

A briga tá ficando boa,será que vai rola dinheiro por fora.

João

Eu aceitaria a propina da Boeing e votaria no Rafale heheh.

Paulo Renato

Olha que a propposta da França é muito boa, acho que para os Americanos levar o congresso vai ter que aprovar a TT senão nada feito, e ainda melhorar um pouco mas a proposta.
Seria uma boa um porta aviões americano por aki heim……

Abs

PróPatria

Pelo amor de Deus F-18 NÂO. Chega desses americanos nos chantagearem. Esse caça já deu o que tinha q dar… tá saturado. Prefiro mesmo ficar com os Rafales e desenvolver tecnologias de adaptação e melhoria continua com os franceses ou arriscar o programa (quase do zero) de engenharia indepedente às tecnologias e peças americanas no Gripen NG. Eles (yankes) tão p#$%* da vida pq tão perdendo as ”rédeas”, não conseguem mais ter o mesmo sucesso na pressão psicológica na América Latina e agora vêm querer vender Fusca como carro zero ?!?! Sai fora.. acordo com os americanos no século XXI… Read more »

Moura

Eles dão espelhinhos aqui pros índios e nós entregamos o ouro pra eles. Incrível a cara de pau desses americanos e o lobby que fizeram juntamente a Globo. Fiquei com nojo ao assistir ontem a ridícula propaganda americana que a Rede Globo veiculou durante o jornal. Sequer citaram o fabricante dos caças concorrentes… É muito descaramento. Esses F-18 nasceram uma porcaria, evoluíram e vão morrer apenas como um vetor “aceitável”. Muitos pilotos americanos admitem que não gostam desse caça, agora os americanos querem empurrar esse lixo para nós como se fosse a oitava maravilha do universo. Achei engraçado o argumento… Read more »

hms tireless

vive le france…..Dues me livre! Os franceses se prostituem com muita facilidade.

Flavio

Só não falaram se o congresso deles já autorizou e o que vão transferir.

Como sempre, oferecem a lebre, mas só mostram o gato.

ou falando um português mais claro, oferecem o céu, mostram o céu, mas corremos o sério risco de ir parar no inferno.

william

aos apaixonados pelo rafale como eu, infelismente vai dar f-18, em uma hora como esta os americanos sabem negociar.

Alexander

O rafale e F-18 estão asas na frente do gripen isso ja foi conirmado

Desempenho: Rafale é mais manobravel que o F-18
Velocidade: Diferença entre eles é pouca
Radar: Do rafale é um poderoso radar AESA similar ao do F-22 porem ainda tem menor alcance que o F-18
O Rafale-M fez a maioria dos seus testes no Forch hoje A-12 seria um otimo AF-2
aki pra nos o nosso dinheiro taria mais bem guardado com os franceses de que os americanos

Paulo Renato

Concordo de que o F18 é um caça antigo e que não terá um futuro longo no mercado daqui uns 5 anos eles estão saindo para o deserto dando lugar aos F35, ainda não foi feito isso pq eles passam por uma crise séria demais para gastar dinheiro com a Defesa. Por muitos anos usamos o vetores da França os cansados MirageIII que de nada foi acrescentado a nossa Força. Eu preferia fechar com os Russos e trazer os SU35 ou SU34, e fecharia com o PAKFAT50 para um futuro promissor, os Heli de transporte seria tb da Rússia como… Read more »

Paulo Renato

Agora não sei se coloquei certo as especifações do PA Americano…
rs..rs…

Abs.

JC

“agora vêm querer vender Fusca como carro zero ?!?!” todos vcs que criticam o f18 estao chamando o pessoal da FAB de burro…se eles, que entendem muito mais que qq um aqui, concluem que os 3 avioes estao no mesmo nivel, com pequenas diferencas, quem sao vcs pra discordar? acham q eles nao pensam nos futuros desenvolvimentos, soh no armamento, velocidade, etc, como se o aviao soh fosse ser usado AGORA e nao em anos vindouros? hum….sou mais a FAB. podem olhar todos os meus comentarios, soh opino sobre condicoes, tranferencia de tecnologia e sobre a parceria com os governos,… Read more »

Felipe Cps

Nossa, acho que todo mundo aqui é piloto, pois é um tal de F/A-18 Super Hornet ser tachado de “lixo”… Quantos sábios pilotos num lugar só, acho que a FAB deveria até convocar o blogueiros em caso de guerra…

Paulo Renato

O nome melhor dizendo…

Abs.

mauro dias

Olha, para o negócio do tamanho que é , é pouco , ainda mais que , pelo menos na matéria do cliping , eles não dizem muito,fica tudo muito subjetivo.
O certo é que os franceses , na minha opinião , estão mais suceptíveis em TT, pois ainda não emplacaram nenhum , não que não seja uma puta máquina, mas querem com essa máquina , o negócio deslanche , em termos de publicidade também.

Flavio

Concordo com o JC…Como disse em outro comentário, temos que ver o que vão nos oferecer em TT, pois os 3 são muitos bons

Agora, confiar em americano é o mesmo que chamar o cachorro pra dormir na mesma cama….Ainda tem gente que gosta…espero que o Lula não.

Cdr

JC e Felipe Cps falaram tudo, tanto o o F18 quanto o Rafale são super caças bem diferentes das sucatas as quais o Brasil esta acostumado, independente doque vier certamente fará uma grande diferença na capacidade de defesa do pais, só fico com um pé atras com gripen em função do alcance, mas cabe a FAB chegar a um paramtro se ele seria ou não bom para as nossas necessidades.

Carlos Alberto

Nosso objetivo é conquistarmos independência política e assim deixarmos de ser colônia, o mais rápido possível. Vamos deixar de enrolação e partir com tudo para a nossa sobrevivência, como nação, ou daqui a pouco vamos ter que comprar água do rio amazonas se os gringos quiserem nos vender, porque antes de dar água essa sub-raça e nojentos brasileiros da colônia, darão para a nação americana e que se dane o resto do mundo. Nossa independência política passa pela França, !!! Por enquanto a França está disposta a nos ajudar, mas se demorarmos muito, os americanos vão convencê-la a deixar o… Read more »

Paulo Renato

Vc heim Felipe Caps !!!
Lixo não mas que vão sair de linha vão não serão fabricados pelo menos daqui a 5 anos, o F35 vai assumir a posição dele.

Abs.

Andre Luiz

Impressao minha ou estamos lendo variaçoes da mesma noticia a algumas semanas?

Nao aguento mais este papo de FX-2

Ô coisa chata, tomara que acabe logo

Bem seja la quem vencer vai virar wallpaper e vamos ficar falando dele pelos proximos trinta anos mesmo

Virtualxi

Uma vez que não seja mais uma sucata francesa, tá bom.

Agora quanto a questão dos Amraam, sendo oferecidos no pacote e na vesão -7, coloca um fim a disputa pelo lado técnico.

Fica portanto a disputa pelo lado político. Que infelmente tende pelo lado francês da coisa.

PróPatria

O problema não é achar que sabemos tanto quanto um piloto pra termos ou não razão em opinar se o F-18 é um lixo ou não..o problema é que eu não fico vislumbrado com qualquer made in usa. E todo esse lobby que eles tão fazendo é só pra querer vender arroz de terceira. Se eles estivessem tão dispostos a repassar tecnologia digna e moderna, pq não enfiaram uma proposta de F-35 e não desses Shornets? Dizer que o orçamento do F-X não cobriria é desculpa pra boi dormir. Faz tempo que eles americanos não são mais top de muitas… Read more »

Paulo Subtil

O Amraam não é tão importante assim.

Temos nossos própios desenvolvimentos em BVR. O importante é ter os códigos-fonte. Aí a gente compra mísseis de Israel/Africa do Sul e não depende dos americanos , nem dos franceses.

Tecnicamente , o Rafale é o mais avançado, embora parece que ainda não tem radar AESA, ainda em desenvolvimento, mas deverá ter.

Mas a manutenção é que são elas…

Estamos no Brasil , que canibaliza aviões para outros voarem…

Que adianta ter 120 rafales mas só poder voar com 10?O mesmo serve para os outros dois.

Paulo Subtil

E parem de falar no F-35. Sua manutenção é cara demais pro Brasil.

JC

Pessoal da FAB burrro…comprando ARROZ DE TERCEIRA!!!!

Felipe Cps

PróPatria: “pq não enfiaram uma proposta de F-35”

Simples: Foi o Palhaço Veste-Fardas Nelson Jobim que dispensou o F-35 achando que “era demais para a gente”.

Sds.

Flavio

Concordo com PróPatria. Novamente, não discordo do F18 ser bom, apesar que tem gente aqui tranformando-o em DEUS, um legítimo 5 geração, um F22…. Alguns não veêm que uma parceria com os USA no F18 é ruim, simplesmente porque eles querem vender, venda de prateleira, enquanto nós procuramos TT, e parceiros para desenvolvimento. Mas, pra que desenvolver, projetar, estudar não é??? vamos comprar F18, NAE, helis, tudo de segunda mão mesmo….vamos encher nossas forças de equipamentos americanos….Vamos financiar as pesquisas deles nÃo é??? assim oh, agente compra material de segunda mão, eles desenvolvem material de primeira….quando o material de primeira… Read more »

Flavio

Ah, ta bom então,

quer dizer que se o Jobim não dispensasse o F-35 os americanos iam nos vende-lo com TT???

Essa foi demais oh.

Olha que nem os israelenses conseguiram isso.
Estão com a maior dificuldade de colocar seus aviônicos nos F35.

A FAB só foi sensata em procurar caças que pudessem ser comprados com TT. Ela quer desenvolver aqui dentro, e não apenas comprar.

PróPatria

JC, não li ninguém chamando pessoal da FAB de burros, porém convenhamos que no fundo há um peso do gosto pessoal, deste rídiculo e estranho vislumbro de alas de dentro da FAB, por ”produtos americanos’. Essa coisa de TopGun já ficou na década passada.
Fala sério.

gerson ( fronteira sul)

se os caças são parecidos, como dizem. então ja sei quem venceu o f-x2.

f-18 já… não vejo porque pagar mais caro num rafale. e ainda não conseguir mante-lo.

no futuro sim. pak fa ou f-35

JC

“A FAB só foi sensata em procurar caças que pudessem ser comprados com TT”

E….tah lah, surpreeeesa!!
SH ainda no pareo….ateh com cartinha da Clinton.

Serah q o governo e a FAB seriam burros a ponto de comprar primeiro e esperar o congresso aprovar ou nao a venda? Estranho.

JC

Nao Sei, Pró, nao conheco ninguem da FAB…nao sei se eh apenas por “gosto”. Se nao for TECNICO, ai sim, sao uns babacas. Fica parecendo q vao a concessionaria comprar o carro mais bonito pro playboy e nao o melhor aviao pra forca.
Prefiro nao acreditar nisso. Ateh pq nao vi ninguem demonstrar por “a + b” pq o Rafale eh melhor que os outros.
Comparacoes tipo “super trunfo” nao sao validas.

Felipe Cps

Flávio: “Não entendo como tem gente que consegue achar que os americanos vão transferir tecnologia”

O mesmo raciocínio se aplica aos franceses meu amigo.

Sds.

BUENO

Eu tenho uma humilde opinião.
Que os EUA e Boeing sabem muito bem o potencial do Rafale e este sendo escolhido pela FAB a EMBRAER terá um ganho muito grande em tecnologia e também fortalecera a concorrência dele na Índia.

Moura

BUENO

Concordo plenamente, está na cara que o interesse dos americanos não é nos vender o F-18 SH, e sim impedir que compremos o Rafale. O pior é que essa não é a primeira vez que os americanos fazem esse joguinho só para tirar o caça Francês de uma concorrência.

Alguma coisa certamente existe para que os americanos tenham tanto interesse em impedir a venda do Rafale, o que é não sei, mas certamente não é birra.

Paulo Subtil

Destruir a indústria aeronáutica francesa…

Carlos

Isso é conversa pra boi dormir, 1,5 Bi nao é nada, eles tao de olho no pre-sal e na Amazonia, e ainda de quebra com esses 7 Bi nossos vao adquirir outros exemplares dos F-22 e F-35 as nossas custas, e ainda se livram da banheira velha.

Lucas Calabrio

Prezado Bueno
Bingo. Bem no alvo Bueno e se ganhar o Rafale é muito provavel que o Rafale leve na Índia e aí meu caro eles terão cada vez mais que abrir as TT para os indianos
Abraço

CADU

Boa Noite Amigos
Bueno, Moura, Paulo e Carlos estou de acordo com os três, alem do que, se o Brasil se desenvolver com tecnologia dos caças e fabricar os proprios, no futuro fica mais dificil vender sucatas e abaixar a cabeça para eles, rsrsrs, vão ter que nos engolir como diria o zagalo.
Saudações a todos.

CADU

de acordo com os quatro, rsrsrs, desaprendi matemática, rsrsrs

URUTAU

primeiro post
muito prazer senhores

agora o assunto em pauta
quantos pilotos ou ex-pilotos de caça existem aqui ?
creio que não muitos rsrsrsrs
então a titulo somente de esclarecimento e informação
aqueles que por ventura de um conflito belico qualquer irão expor as suas vidas ou seja os nosssos valorosos competentissimos e verdadeiros azes dos ceus …….. nossos pilotos …….. nossos caçadores
11 em cada 10 deles preferem o SH
portanto creio não haver maior ou maiores e melhores especialistas
no assunto para nos dizerem o que realmente é o melhor para o Brasil

sds

Gunter

Sr. URUTAU! Onde o senhor conseguiu esta “inforMalção? Qual instituto de pesquisa fez esta enquete entre os fabianos? este instituto é sério?
“11 em cada 10 deles preferem o SH” … é cada coisa que se lê por aqui!

karlus73

Bem pessoal isto na recta final está bem quente… quanta discussão. Há umas opiniões um pouco radicais. A da invasão da amazónia é a melhor, se tivéssemos uns séculos atrás acho que deviam temer isso. Uma pergunta destinada a quem disse que os pilotos americanos não gostam do SH e que estão loucos para se verem livres dele (talvez não vou ter resposta). Ainda há pessoas que confundem Super Hornet com o mais antigo Hornet. E já foi perguntado quem é piloto por aqui… digo já… eu não sou… mas gostaria. 🙂 Uma pergunta? Se o SH fosse de fabrico… Read more »

URUTAU

senhor Gunter serve a AFA ou o senhor quer nomes e patentes
resido a exatos 75 kms da mesma e a visito regularmente inclusive
posso dizer sem receio de incorrer em erro que assim como na AFA
em todas as outras unidades de caçadores o vetor SH tem a preferencia unanime da totalidade de nossos caçadores senhor quanto as coisas que aqui se lê encontramos um profundo e destilado odio aos americanos
que por muitas e muitas vezes impede age ate mesmo como um dique
represando talvez opiniões que sem o mesmo seriam mais sensatas e coerentes

sds

latino

URUTAU BEM VINDO AO CLUBE

CONVENHAMOS A ESCOLHA NÃO SERA PELOS NOSSOS VALOROSOS PILOTOS E SIM PELOS VIRA CASACAS DOS POLITICOS .

SDS

Dalton

Para aqueles que ainda insistem que o F35C irá substituir o F18E/F já foi veiculado inumeras vezes que o F35C irá entrar em serviço apenas em 2015, porém poderá haver um atraso de 2 anos. Suponhamos que haja um atraso de apenas um ano e ele entre em serviço em 2016…´provavelmente apenas um esquadrao 10 ou 12 aeronaves entrarao em serviço, como aconteceu com a estreia do Super hornet em missao a bordo do USS Abraham Lincoln, em 2002. O USS Harry Truman por exemplo só recebeu seus 2 esquadroes de Super hornet em 2007 ! Ou seja os F35C… Read more »

Bosco

Dalton,
não adianta! Eu já tentei. Rsrs….

Dalton

Eu sei Bosco…por isso resolvi tentar também, afinal vc parecia meio ” cansado “, (rs)

abraços

Gunter

Sr. URUTAU! Ainda não respondeu a pergunta! Tbem nao entendi, o senhor serve a AFA, ou a fonte serve a AFA? Não precisa informar a patente, mas não venha com generalidades, se tiver alguma informação concreta, argumente, explique o porque dessa sua fonte afirmar que 11 em 10 fabianos preferem o SuperHornet! Desta forma vc enriquece o debate.

Gunter

Sobre o ódio aos Americanos, não me inclua nesse rol, nem de ódio nem de amor, que em relação as nações, tenho somente ao nosso Brasil!